Review: Pokémon XY052

Boa noite, galera!
Trago uma surpresa pra quem não dormiu cedo hoje: mais uma review de Pokémon XY!
Este texto foi originalmente publicado em 18 de janeiro de 2015 no meu blog.


XY052/ Episódio 856 – O Confronto de Arte Ninja! Frogadier VS Barbaracle!!

Ninjas são velhos conhecidos no mundo Pokémon. Já nos primeiríssimos jogos da série, Koga infernizava a vida dos jogadores com suas paredes invisíveis e desde a primeiríssima temporada, eles tem sido uma presença recorrente também na série animada com suas mansões cheias de armadilhas, suas academias que ensinam desde a arte da luta a técnicas para manter a pele jovem e saudável por mais tempo e suas técnicas de ilusionismo. Porém, nenhum dos ninjas apresentados no anime conseguiu ter uma presença tão marcante quanto o menino Sanpei. Habilidoso e carismático, sua estreia rendeu um episódio excelente e ele foi um dos primeiros personagens do dia que eu quis que se retornasse. Dito e feito.
Durante uma sessão de treinamento de Ash com Pikachu e Froakie - adoro como sempre que temos Ash treinando, o Pokémon em treinamento é Froakie! Qualé Ash, Fletchinder também existe! -, nossos heróis são pegos de surpresa pela aparição de Sanpei! O menino à deriva no rio, gravemente ferido junto de seu sapão, agora um Greninja completamente evoluído - não é grande coisa evoluir seu Pokémon para o estágio final quando ele é o único que você tem né =P Um dos meus personagens do dia favoritos até aqui, seu retorno me deixou muito feliz (sim, ele e seu Pokémon aparecem gravemente feridos num retorno todo dramático e a minha maior preocupação é "Uhuul! Ele voltou!". Sou um ser humano horrível, eu sei). O legal sobre Sanpei é que os roteiristas parecem se preocupar demais em lhe tornar alguém bastante único e sólido, fornecendo diferentes informações sobre sua vida, que servem não só para mover a trama do episódio em si, mas enriquecer o personagem também.
Se Yonemura havia nos revelado que ele vivia numa vila ninja e era o caçula de dois irmãos - inclusive nos dando os nomes dos irmãos e especificando quais Pokémon eles usavam!!! -, Shinzo Fujita (Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!) apresenta seu instrutor, um ninja de alto nível chamado Sir Saizo - um invejo isso sim u.u - que lhe passa a tarefa de entregar um pergaminho para seus aliados numa mansão. Porém, um misterioso homem ataca ferozmente Sanpei e Greninja, antes que eles possam cumprir sua missão. É engraçado como Sanpei é incapaz de identificar a identidade do ninja mascarado porque ele possui a mesma estatura, a mesma roupa e a mesma bainha para guardar sua espada que o Sir Saizo. E, pra piorar, o dublador japonês NEM DISFARÇA a voz! De repente não sei se é mais Pokémon ou Sailor Moon, mas ao menos sabemos que Sanpei está na carreira certa. Se ele estivesse tentando ser um jovem detetive, faria de John Watson um Sherlock! E eu prefiro acreditar que ele também nunca tinha visto seu mestre usar Barbaracle pra não ficar muito humilhante.
Nossos heróis então rapidamente ajudam Sanpei e logo são atacados pelo ninja misterioso! É então que uma segunda grande revelação é feita não somente por Sanpei, mas aparentemente, pelos ninjas de Kalos em geral: eles soltam PODERES CÓSMICOS FENOMENAIS! Eles conseguem se teletransportar, dobrar a água, andar por debaixo do solo, soprar correntes de vento, fazer a voz ecoar ameaçadoramente e sabe-se lá mais o que os roteiristas tem na cabeça deles SOZINHOS. É Pokémon tentando abocanhar os fãs órfãos de Naruto. Há alguns detalhes bem legais nesses confrontos, como o Greninja fazendo sinais de ninjutsu - não pela necessidade, mas porque é foda! - ou o fato de que Ash sente tanto a pressão no ninja mascarado que manda logo Pikachu e Froakie de uma vez nas duas vezes que o confronta porque, convenhamos, não dá pra não trancar quando o inimigo além de usar uma máscara assombrosa de Shiftry ainda tem um Barbaracle, que é tipo um dos Pokémon mais medonhos a vagar na face da Terra!
Aliás, eu também acho engraçado como o Treinador de Pallet decide, pelo grupo, acompanhar Sanpei em sua missão porque ele totalmente não liga se é perigoso demais para uma criancinha como a Bonnie ir junto ou para o que seus amigos pensam. E ele repete a mesma falta de preocupação quando decide, novamente sem consultar a galera, que eles vão seguir o atalho perigoso que o jovem ninja conhece. Não é fácil se submeter aos impulsos do Palletiano, mas felizmente ele tem um grupo de amigos simplesmente tão corajoso - ou deveria dizer inconsequente? - quanto ele, todos dispostos a aceitar o perigo por um amigo e o resultado é um divertido episódio de aventura! Nossos heróis passam por lugares estreitos, exploram cavernas, sempre correndo risco iminente do ataque do misterioso ninja mascarado e todas as cenas carregam um nível de diversão muito grande!
E o legal que as situações pelas quais os personagens passam são realmente perigosas - aquele caminho de tábua é pior que qualquer ponte de madeira de Kanto! Felizmente, a limãozinha é uma verdadeira kunoichi e consegue se dar bem e, claro, quem acaba pagando o pato é o irmão limão! Eu levei um baita susto quando a parte em que Clemont estava simplesmente quebrou! E ainda levou Serena junto! É engraçado porque eu totalmente sabia que alguma coisa ia dar errado porque tudo indicava isso e sabia que seria com o jovem inventor porque né, mas quando realmente aconteceu, não deu pra conter o susto! Não sei se foi o efeito sonoro ou o grito da Serena ou animação em si, mas eu fiquei realmente assustado e temi pela vida do loirinho!
Para os shippers de Ash & Serena: o garoto de Pallet gritou o nome da Serena primeiro. Ash & Serena 1 X 0 Ash & Clemont.
É engraçado também como até no resgate, Clemont leva a pior. Enquanto Serena fica confortavelmente(?) enrolada pela cintura pela língua de Greninja - até hoje não me conformo dele enrolar a língua no pescoço =P - o jovem inventor fica pendurado pelo pé, de ponta-cabeça nas gosminhas do Froakie. E a carinha dele ao finalmente conseguir escalar depois de todo mundo? XD Ri alto. E o Froakie esperando é tão fofinho ♥ Falando em Clemont, este é um dos poucos episódios em que sua invenção funcionou e eu devo dizer que achei tão absurdamente genial ele ter uma máquina convenientemente criada para fingir passos dos pirralhos - que até tinha o Sanpei.
Tudo bem que os Treinadores raramente andam alinhados um do lado do outro daquele jeito e estão no meio de uma floresta, com muita mata e obstáculo, e ainda assim a máquina consegue funcionar muito bem. Eu também adoro quando Jessie fica com raiva do "pirralho de óculos" por ter inventado a máquina que os enganou e chuta justamente o bonequinho que o representava - com direito a mochilinha -, causando uma esperada explosão. Juro que vou sentir saudade quando ele deixar o anime porque essas invenções são responsáveis pelos momentos de humor mais genuinamente criativos desta saga! Dá até pra imaginar os roteiristas se divertindo pensando em mais quais genialidades podem sair daquela mochila!
Ao fim temos o momento decisivo em que Sanpei e Ash ficam cara a cara com o ninja misterioso! A luta que se segue é bem legal, com Sanpei e Ash atacando desesperadamente - o Treinador de Pallet novamente com seu incomum dois Pokémon simultaneamente - e Barbaracle sendo capaz de dominá-los com bastante facilidade. Ainda que o episódio deixe muito óbvio que o mascarado é o mestre de Senpai, a agressividade dos ataques é tanta que dá até pra acreditar que eles estão em risco de verdade. Afinal de contas, ele já tinha jogado Sanpei e Greninja para dentro de um rio e envenenado o sapão! Pergunto-me seriamente se é normal ninjas serem tão rigorosos assim com seus aprendizes e se o mestre tinha realmente a situação sob controle. Tudo bem que ele foi educado o bastante para esperar Ash ouvir até o final o que a Pokédex tinha a dizer sobre Barbaracle e Frogadier, mas será que ele teria dado realmente uma segunda Injeção Venenosa (Poison Jab) no Greninja ou teria se refreado no último instante? Engraçado eu ainda me chocar com a violência de Pokémon XY depois de Korrina e Lucario! Mas nunca saberemos a resposta, porque foi então que Froakie evoluiu!


A sequência de evolução do sapo com certeza já está entre minhas favoritas de todas! Primeiro porque o fato de ele evoluir durante a tentativa de salvar alguém vai muito de encontro à sua personalidade. Os roteiristas tem feito Froakie um Pokémon consistentemente preocupado com o bem-estar dos outros. O salto para proteger Greninja aqui reflete aquele momento no primeiríssimo episódio em que ele se lançou à frente de um ataque da Equipe Rocket para proteger Pikachu, antes mesmo de conhecer ou ter algum vínculo com qualquer um deles. Froakie é esse sapinho gentil que quer ser o herói, que se preocupa com os outros, que espera Clemont terminar de escalar, de prontidão para o caso de algo a dar errado - o que no caso do limãozinho tem alta probabilidade de acontecer. A sequência de evolução durante o salto é perfeita - lembra até um pouco o Gligar evoluindo no ar para resgatar Ash em Diamond & Pearl - e termina de forma bastante emocionante.
Entretanto, incomoda-me um pouco o fato de este ser o segundo episódio seguindo a tocar o tema de abertura no clímax! Eu entendo que a música é legal, porém existem outras músicas legais na história de Pokémon. Algumas bem mais legais pra ser sincero - amo a melodia e o arranjo de Mega V (Volt), mas tenho super gastura daquele vocal. Aliás, eu não acompanhei Best Wishes! todo (e não pretendo ver em japonês de qualquer maneira), mas não me lembro de ter ouvido nenhuma das músicas antigas do anime lançadas antes de XY tocando nos episódios que assistimos até aqui.
É como se agora esquecer as BGMs fizesse parte também do novo processo de "começar do zero" que cada saga propõe e eu considero isso um grande erro, especialmente no começo de uma saga porque isso deixa os roteiristas com uma única música para tocar nesses momentos. É uma limitação autoimposta boba quando se tem um acervo tão vasto quanto o de Pokémon! A animação aqui não estava com a mesma excelência do episódio anterior - achei a movimentação do Ash particularmente pobre aqui, meio estática demais -, mas ainda estava muito bonita - XY muito raramente decepciona na animação de algum episódio. A revelação do final pode ter feito alguns rirem e até deixado outros decepcionados, à espera de uma reviravolta real. Já eu fiquei bem indiferente mesmo. Porém, a única coisa importante é: Frogadier, volte a ser Froakie por um segundo e mostre como você evoluiu pra Bonnie!!!!
~~tadinha, perdeu a melhor evolução :'(

Considerações finais:
  • Enquanto isso num universo paralelo, Pokémon capturam humanos, treinam-lhes nas artes ninjas e os colocam para se enfrentarem em Batalhas Humanas;
  • Que coisinha mais linda a amizade de Froakie e Greninja :3


  • Com o episódio do Skrelp exibido tão recentemente (pra mim né rs) e fora de ordem, a condição severamente envenenado (badly poisoned) de repente parece a nova favorita dos roteiristas XDD Mas adorei ver as bolhinhas do veneno saindo do Greninja. Me lembrou os jogos originais;
  • É lindo demais como Clemont corre para proteger Bonnie num abraço quando os Golbat atacam. Aliás, muito massa vê-los grudados na parede na caverna *o*
  • Adoro quando Pikachu escapa da primeira rede que a Equipe Rocket lançou, nem ligando;
  • Aliás, Wobbuffet e Meowth são Pokémon que raramente partem para o ataque, então o fato de os dois terem sido mandados contra Barbaracle é tão estúpido! Especialmente porque Meowth raramente parte para ofensiva ele próprio e escolher o Barbaracle satânico como oponente é burrice e Wobbuffet nem faz a única coisa que ele pode fazer XDD;
  • Também não entendi qual foi a do lema rápido da Equipe Rocket. Aliás, que decepção voltarem a usar a mesmísszzzzzzz...
  • Outro detalhe bacana: Sanpei cuidando de Pikachu enquanto Ash e Frogadier enfrentam Greninja;


  • Neste episódio, Frogadier aprende o Golpe Aéreo (Aerial Ace). Como vocês devem ter percebido, todos os ataques escolhidos para o Frogadier de Ash, o Greninja de Sanpei e o Barbaracle de Saizo são inspirados em técnicas ninja. Multiplicar (Kage Bunshin), Shuriken d'Água, o Cortar do Frogadier e a Lâmina de Concha de Barbaracle todos são usados de modo a imitar formas de ataque ninja. E o mesmo vale para o Golpe Aéreo. No Japão, o nome do ataque é Tsubame Gaeshi, não por coincidência, também é o nome da técnica favorita de um lendário espadachim da era feudal japonesa chamado Kojiro Sasaki. A técnica fora inspirada no movimento que as andorinhas faziam com a cauda ao voar e era aplicada com tanta rapidez e precisão que podia acertar até mesmo uma ave em pleno voo - por isso o Golpe Aério de Pokémon nunca erra o alvo. O nome Tsubame Gaeshi quer dizer algo como "Reviravolta da Andorinha", mas também é chamada de "Rasante da Andorinha" ou "Corte da Andorinha" (agradecimentos à wikipedia);  
  • Ok, então temos ninjas porque Greninja. Agora realizem meu sonho, roteiristas, e me deem uma rival bruxinha para o Ash, sim, para o Ash. E que ela seja forte e ousada e atrevida e use Delphox e faça parte de uma irmandade e tenha estudante de uma escola de magia e possua uma varinha mágica. Afinal, há precedentes e magia existe no mundo Pokémon, então me deem o que eu quero!!! (e depois a gente fala num paladino para o Chesnaught)

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

7 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Qual o nome do seu site Sir Charizard?
    Gosto de suas matérias,quer dizer lá da pra ver sua matéria mais rapido que aqui né?
    Nâo que eu vá abandonar a PBN eu gosto muito desse site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sir's. Mas vc acha clicando lá em cima na frase "este texto..." ou procurando Sir Charizard no Google ^^

      Excluir
  2. um paladino pro chesnaught e uma bruxa para o delphox realmente seriam demais!
    muito boa a sua análise, vc escreve muito bem e continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o episódio e a review. Vale lembrar também a semelhança de tempo entre a evolução do Froakie e a do Treecko. E eu mal posso acreditar que a próxima review do Sir vai ser a do XY053, quero muito ler. :O (O episódio que me fez chorar que nem uma garotinha)

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o episódio foi a mesma coisa de estar vendo Naruto e acho Froakie é um ninja de Konoha.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال