PokéNav Plus


Olá pessoal, como vão vocês?
Hoje iremos falar sobre uma das maiores novidades de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire: PokéNav Plus.



O PokéNav Plus é uma nova versão do antigo PokéNav existente em Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald. O novo PokéNav possui ferramentas que trazem as novidades de Pokémon X e Y e também mecanismos completamente novos. Nessa matéria, falaremos sobre todos eles, mas daremos atenção especial para o DexNav.

AreaNav


O AreaNav do PokéNav Plus traz o mapa de Hoenn. No rodapé da touch pad são exibidos cinco botões mais o botão para voltar a tela principal do PokéNav. No canto superior direito está o botão de zoom, que pode ser ativado apertando o botão Y. Abaixo está a lista com a função dos botões do rodapé:
Botão “Places”: Permite que o jogador veja os locais no mapa e uma breve descrição de cada lugar selecionado.
Botão “Pokémon”: Permite que o jogador cheque quais Pokémon vivem em cada área do jogo. Os que o jogador viu e os que não viu.
Botão “Trainers”: Contém a função “Trainer’s Eyes” que permite que o jogador veja detalhes sobre os treinadores que, ocasionalmente, podem te desafiar para uma revanche.
Botão “Bases”: Permite que o jogador veja os lugares aonde estão as Secret Bases encontradas.
Botão “Berries”: Permite que o jogador saiba em qual rota plantou Berries e quando elas estão prontas para serem colhidas.


BuzzNav


O BuzzNav funciona como uma pequena televisão dentro do PokéNav Plus. Nele são mostrados vários “programas” contando pequenas histórias das aventuras de treinadores ao redor do mundo.
Quando você conecta os jogos à internet ou passa pro jogadores usando Street Pass, novos programinhas são mostrados usando os nomes dos treinadores por quem você passou. Esses programas falam de coisas diversas como batalhas, Secret Bases e Mirage Spots, etc.
O mais importante do BuzzNav é que ele é que libera as Secret Bases e Mirage Spots encontrados via Street e Spot Pass. Quando você passa por jogadores, seja on-line ou via wireless, um ícone mostrando uma caixinha de correio será mostrado no BuzzNav. Esse ícone virá sempre acompanhado de um número que é o número de pessoas por quem você passou. Clicando nesse ícone, você será perguntado se quer assistir as notícias. Responda sim e algumas mensagens aparecerão dizendo que você passou por um certo número de treinadores, que as notícias foram atualizadas, que novas Secret Bases foram encontradas assim como novos Mirage Spots. Somente após isso, esses novos Mirage Spots e Secret Bases estarão disponíveis para visitação.


PlayNav


O PlayNav é o “aplicativo” mais simples entre os quatro do PokéNav Plus. Nele ficam as três novidades introduzidas em Pokémon X e Y: o Player Search System (PSS), o Pokémon-Amie e o Super Training. Essas novidades mudaram bem pouco em relação a X e Y, portanto não existe mistério algum.

DexNav


Agora sim a maior novidade de todas. O DexNav é o aplicativo mais funcional e complexo do PokéNav Plus. Suas funções vão desde mostrar os Pokémon que vivem em cada local até identificar Pokémon selvagens que estejam por perto.

Mostrando Pokémon
Quando você ativa o DexNav, uma tela com uma imagem estilo GBA aparecerá. Nessa telinha serão mostrados todos os Pokémon que vivem nas redondezas. Porém, algumas observações devem ser feitas. Primeiro, os Pokémon que você nunca viu (não estão visualizados na PokéDex) não serão mostrados em determinada área. Exemplo: Na Rota 101 vivem o Zigzagoon, Poochyena e Wurmple. Se você só tem o Wurmple visualizado na Dex, somente ele será mostrado na tela do DexNav, enquanto a Poochyena e o Zigzagoon ficarão ocultos até você encontra-los pelo menos uma vez.
Segundo, os Pokémon que você apenas visualizou na Pokédex serão mostrados como Silhuetas no DexNav. Pokémon completamente registrados (que você já capturou) serão mostrados completamente ilustrados e ainda desbloquearão novas possibilidades no DexNav.
Terceiro, o DexNav também indica o método usado para encontrar os Pokémon. Para exemplificar, vamos usar a Rota 104 (onde fica o cais do Mr. Briney). Nessa rota existe matinho para encontrar Pokémon andando e água para encontra-los nadando ou pescando. Nesse caso, o DexNav mostra uma imagem com uma porção de terra e com água mais clara e água mais escura (como se fosse um lugar para usar Dive em R/S/E). Os Pokémon mostrados na Terra são aqueles que podem ser encontrados andando. Aqueles mostrados na água mais clara são os que podem ser encontrados usando surf e os que são mostrados na água escura são os que podem ser encontrados pescando.

As Coroas
À medida que você vai capturando os Pokémon, as telas do seu DexNav vão sendo preenchidas por ilustrações de Pokémon. Assim que você captura um certo número de Pokémon, verá que uma pequena coroa aparecerá no canto superior direito da tela do Dexnav. Clicando nessas coroas, assim como em qualquer lugar da tela (exceto em cima dos Pokémon já capturados), você verá uma mensagem dizendo se você já capturou todos os Pokémon possíveis na área ou se ainda faltam Pokémon. Essas coroas aparecem em 4 cores diferentes e indicam níveis de preenchimento de área diferentes:
Coroa de Bronze: Aparece quando você capturou todos os Pokémon que aparecem nos matinhos ou andando pela terra da área onde você está. A mensagem exibida quando você clica nessa coroa diz que ainda existem Pokémon para serem capturados.
Coroa de Prata: Aparece quando você capturou todos os Pokémon que aparecem na água, seja surfando ou pescando. Você não precisa capturar todos os que aparecem surfando E pescando para adquirir essa coroa. Ela vai aparecer se você tiver completado a área em um dos dois modos. Você também não precisa ter a coroa de bronze para aparecer a coroa de prata. Ela aparece pela captura de todos que estão na água, sem ter relação com aqueles que estão na terra. A mensagem exibida também diz que ainda há Pokémon para serem capturados.
Coroa de Ouro: Esta só aparece quando você captura todos os Pokémon de uma área, seja na terra, surfando ou pescando. Porém, isso exclui os Pokémon que podem ser encontrados após a National Dex. Isso significa que, para obtê-la, somente é necessário capturar todos os que aparecem normalmente na rota. Essa coroa é o nível mais alto de coroa antes da Nat. Dex. Antes de obtê-la, a mensagem que ela mostra é de que você capturou todos os Pokémon que vivem na área, porém, após a atualização da Dex, ela passa a exibir a mesma mensagem que as coroas anteriores.
Coroa de Platina: Esta só aparece quando você captura todos os Pokémon possíveis naquela área e somente após a National Dex é possível obtê-la. O lugar mais fácil para consegui-la é o Rusturf Tunnel (o Túnel que liga a cidade de Rustboro à cidade de Verdanturf), porque nessa caverna só aparecem Whismur (E Geodude via Rock Smash, mas, aparentemente, o DexNav não leva esse método em conta). Sendo assim, é só capturar um Whismur e receber a National Dex e você terá sua coroa platinada. A mensagem exibida diz que você capturou todos os Pokémon possíveis naquela área.

Esgueirando-se


Os novos jogos trouxeram a novidade de poder se esgueirar nos matinhos, água ou cavernas para poder encontrar Pokémon. O DexNav traz uma função importante nessa mecânica nova: Ele pode identificar o Pokémon que está por perto. Isso acontece de forma automática cada vez que um Pokémon começa a se mexer pela grama, na água ou em cavernas.
Assim que o Pokémon começa a se mexer, o DexNav emite um sinal sonoro e uma mira com uma lupa no meio irá aparecer. Clicando nesse ícone, uma tela diferente será mostrada, mostrando a silhueta do Pokémon no centro da tela ou a figura completamente ilustrada, caso você já tenha ele registrado na Pokédex.
Uma mensagem será mostrada abaixo do circulo azul indicando que há um Pokémon por perto. À medida que você se aproxima, a mensagem muda, pedindo para você se mover mais de vagar. Aproximando-se mais um pouco, informações sobre o Pokémon podem aparecer, porém isso varia de acordo com o número de vezes que você encontrou aquele Pokémon.

Informações sobre o Pokémon


Como dito acima, algumas informações serão mostradas sobre o Pokémon que você está prestes a batalhar. Essas informações aumentam com o número de encontros com aquele Pokémon (Não é necessária a captura). Essas informações são:
Search Level: (Canto superior direito) Mostra o número de vezes que você já encontrou aquele Pokémon. Note que esse número pode ser visto na página daquele Pokémon na Pokédex também.
Type: (Abaixo do Search Level) Mostra o tipo do Pokémon.
Potential: (Abaixo do Type) São três pequenas estrelas verdes que mostram os IVs perfeitos dos Pokémon. Isso significa que, um Pokémon encontrado nos matinhos, água ou caverna em pontos que se mexem podem possuir até 3 IVs perfeitos. Quanto mais você encontra aquele Pokémon, a chance de ele ter as estrelinhas cheias são maiores.
Ability: (Abaixo do Potential) Mostra a habilidade do Pokémon. Quanto mais você encontra um Pokémon, mais chances terá de encontra-lo com sua Hidden Ability.
First Move: (Canto inferior esquerdo) Mostra o primeiro movimento da lista desse Pokémon. Quanto maior o Search Level, maior a chance de ele ter um Egg Move.
Level: (Acima do First Move) Mostra o Nível do Pokémon. Quanto maior o número de encontros, mais chance de encontrar um Pokémon com nível bem acima do normal.

Chaining
O que pouca gente sabia no lançamento dos jogos é que, com o DexNav, é possível fazer chaining de Pokémon. Isso é, encontrar a mesma espécie de Pokémon várias e várias vezes, aumentando suas habilidades de modo geral.
Para poder fazer chain com o DexNav, é necessário ter aquela espécie de Pokémon registrada na Dex. Só assim, ele ira aparecer ilustrado na tela do DexNav. Os Pokémon ilustrados no DexNav podem ser clicados, levando pra uma tela parecida com a mencionada acima. Nessa tela você verá o nome do Pokémon, assim como o Search Level dele e seu tipo, e também dois botões. No canto inferior esquerdo está o botão “Pokédex”, que leva você para a página desse Pokémon na Pokédex. Do lado desse botão está o botão “SEARCH”. É com esse botão que você irá fazer chaining. Clicando nesse botão, o DexNav vai começar a procurar o Pokémon nos matinhos ali por perto e é quase garantido que ele irá encontrar (NÃO é certeza que ele encontre sempre). Derrote ou capture o pokémon sucessivamente. Fazendo isso continuamente, você terá mais chances de encontrar Pokémon com Item, habilidades ocultas, Egg Moves, com IVs perfeitos e, consequentemente, Shinies.
A cada 5 encontros com o mesmo Pokémon, o nível dele aumenta em 1. Isso irá acontecer até que ele esteja 20 níveis acima do normal (Descontando o aumento de nível que pode acontecer naturalmente com esses Pokémon), e depois irá voltar ao normal. Isso não é uma quebra de chain. O jogo apenas reinicia a contagem de nível.
À medida que sua chain fica maior, os Pokémon nos matinhos começam a desaparecer mais rápido, aumentando a chance de você quebra-la. Nas cavernas ou na água, o Pokémon vai mudar de lugar mais de pressa, também aumentando a chance de erro e quebra da chain. Além disso, se você encontrar algum outro Pokémon selvagem, sua chain se quebrará (como com o Poké Radar), se você correr do Pokémon, isso também quebrará sua chain, além da tradicional mudança de rota ou local que sempre quebrou chains.

Pokémon exclusivos pós National Dex
Assim que você completa a sequencia de Kyogre ou Groudon na história do jogo, você poderá ir ao laboratório do Prof. Birch. Lá, ele fará a atualização da sua Dex para National Dex e dirá que as mudanças do clima provocaram o aparecimento de vários Pokémon pela região. A partir de então, você poderá encontrar esses Pokémon pelas rotas e lugares de Hoenn, mas eles só aparecem nos matinhos, água ou chão quando se mexe. Basicamente, são 3 Pokémon novos pra cada rota/lugar. Abaixo, segue a lista com os Pokémon e suas rotas:


Local
Pokémon
Route 101
Route 102
Route 103
Route 104
Route 105 (OR)
Route 105 (AS)
Route 106 (OR)
Route 106 (AS)
Route 107 (OR)
Route 107 (AS)
Route 108 (OR)
Route 108 (AS)
Route 109 (OR)
Route 109 (AS)


Route 110
(AS)
(OR)




Route 111
Route 112 (OR)
Route 112 (AS)
Route 113
Route 114
Route 115
Route 116
Route 117
Route 118
Route 121
Route 122
Route 124
Route 125
Route 126
Route 127
Route 128
Route 129
Route 130
Route 131
Route 132
Route 133
Route 134
Petalburg Woods
Granite Cave
Fiery Path
Jagged Pass
Safari Zone
Meteor Falls
Shoal Cave
Mt. Pyre

É isso pessoal! Comentem!

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito bom esse post, eu já tenho estrela de platina em todos os lugares, mas acrescente na lista de Pokémon o Shellos dos mares do leste que aparece somente no Alpha Sapphire, o que você colocou é o Shellos dos mares do oeste que aparece somente no Omega Ruby.

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso dos dois jogos para conseguir completar a Pokedex

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال