XnálYse: Hoopa


Oi, pessoal. Tudo bom com vocês? Final de semana se aproximando e a XnálYse já chegou. Como devem se lembrar, temos homenageado a região de Hoenn aqui no quadro e o Drago e eu temos feito análises de diversos Pokémon da terceira geração. Mas hoje eu resolvi fazer uma matéria diferente das outras, com um Pokémon da sexta geração. Ele ainda é muito atrelado aos jogos ORAS. 
- O escolhido da vez é o Hoopa, foco das atenções nos últimos tempos.
- Até hoje, não trabalhei com lendários, mas será muito prazeroso.
- Já conferiram a volta do Top 10!? Domingo foi dia de matéria e tem mais no próximo.
- Vamos lá!?

Hoopa - Confined Forme

Tipos: Psíquico / Fantasma

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 110
Defesa (DEF) - 60
Ataque especial (SP ATK) - 150
Defesa especial (SP DEF) - 130
Velocidade (SPD) - 70
Total: 600

Overview:
Hoopa, o Pokémon Travesso, é um dos seis lendários pertencentes à região de Kalos. Com os anéis de seu corpo, ele manipula o espaço e cria fendas que conectam dois pontos. Sempre que vê algum item caro ou interessante, a avareza de Hoopa fala mais alto e ele os rouba, levando para um lugar desconhecido com sua capacidade de criar saltos dimensionais. Dizem que sua ganância é tão grande que uma vez roubou um castelo inteiro somente pelos tesouros existentes dentro dele. Ao contrário da maior parte dos lendários que possuem o seu padrão, Hoopa se destaca com uma divisão bem equilibrada de seus stats. A altíssima base de ataque especial garante que sua ofensiva seja devastadora. Do lado físico, ainda que o ataque seja 40 pontos menor que o especial, é passível de uso. Não podemos negar que suas defesas são um ponto difícil: enquanto a física é miseravelmente baixa, a especial segura diversos golpes. Hoopa cai muito diante de sua habilidade única, Magician, de dificílimo uso.


Habilidade:
- Magician (normal): quando o Pokémon atinge o adversário com um golpe, irá roubar o item.

Um Pokémon ganancioso não poderia ter outra habilidade se não uma responsável por roubar os itens dos oponentes, certo!? Através de Magician, sempre que Hoopa atacar, pode tomar o item carregado pelo adversário. Infelizmente, essa é uma péssima habilidade e que não traz grandes prós à batalha. Kalos pecou em seus lendários (as grandes exceções sendo Xerneas e Yveltal).

Prós:
- Seu ataque especial é gigantesco e o ataque físico não fica atrás;
- Altíssima resistência especial;
- Duas imunidades;
- Somente duas fraquezas;
- Hyperspace Hole, golpe de assinatura, tem bons efeitos secundários;
- Amplo set com movimentos de status diversos;
- Hoopa aprende golpes de quase todos os tipos;
- É muito fofo e fantasma. *-*

Contras:
- A baixíssima defesa e o HP mediano são perigosos em batalha;
- Apesar de só possuir duas fraquezas (fantasma e noturno), ambas são quádruplas;
- Dependência direta de um movimento (Hyperspace Hole);
- Infelizmente, ainda não está disponível.

(Créditos: diasapacibles)

La Jinn, o Gênio Místico da Lâmpada
- Nasty Plot
- Hyperspace Hole
- Shadow Ball
- Focus Blast
Item: Life Orb
Habilidade: Magician
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
Um Pokémon dono de uma base 150 de ataque especial e 130 de defesa especial é um excelente tank especial para o time. A partir dessa ideia, partimos para um set construído sobre uma poderosa ofensiva. O primeiro movimento é Nasty Plot, paralelo a Swords Dance. Com ele, é possível subir dois estágios (100% sobre os pontos originais) no ataque especial de Hoopa. Graças a isso, ele se torna extremamente ofensivo e é capaz de lidar com qualquer tipo de adversário, mesmo os mais resistentes. Hyperspace Hole é, sem dúvidas, seu principal STAB psíquico. Assim como eu disse antes, esse golpe possui enorme potencial. Com uma base de poder 80 e nunca falhando, ele é capaz de ignorar as proteções (Protect, Detect, Spiky Shield, King's Shield). No terceiro slot do set e como escolha de STAB fantasma, o tradicional Shadow Ball. Obviamente, Shadow Ball é um golpe recorrente e relativamente comum, mas se encaixa de forma positiva em qualquer Pokémon. O último golpe, cobertura de Hoopa, é Focus Blast. Mesmo com a baixa precisão, ele é uma boa escolha diante de noturnos e metálicos, por exemplo.

Phantom Girl
- Hyperspace Hole
- Knock Off
- Skill Swap
- Destiny Bond
Item: Leftovers
Habilidade: Magician
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 /31
EVs: 252 SP ATK, 200 SP DEF, 56 ATK
Nature: Mild
Partindo de um ponto de vista parcialmente diferente do anterior, Hoopa passa a ocupar agora uma função mais staller do que anteriormente. A presença de Hyperspace Hole é quase obrigatória em qualquer estratégia dele. A ideia do set é, predominantemente, quebrar estratégias adversárias de um posto de resistência especial mais intensa. O próximo golpe fica a cargo de Knock Off. Por mais que Hoopa possua 150 de ataque especial, seu lado físico é de 110, também muito alto. Dessa forma, Knock Off, que derruba o item do oponente, pode contar com uma força importante. Skill Swap é o terceiro movimento. Seu uso pode ser um pouco complicado, de modo geral. Entretanto, uma opção como ele é válida para corrigir a habilidade de Hoopa em comparação a de outros Pokémon. Assim que seu HP estiver no limite, que tal investir em Destiny Bond? Assim, o oponente, principalmente aqueles mais poderosos, cairá.

Zapp Brannigan
- Trick Room
- Light Screen
- Reflect
- Hyperspace Hole
Item: Light Clay
Habilidade: Magician
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 0
EVs: 252 SP DEF, 200 HP, 56 SP ATK
Nature: Calm / Sassy
E esse é o momento de aproveitarmos Hoopa enquanto Pokémon munido de muitos movimentos de status e, mais que isso, um apoio ao time, seja nas singles, doubles ou triples. Vocês devem ter reparado na base 70 de velocidade. Como sabem, esse é um valor muito baixo diante de tantos outros que ultrapassam os 100 pontos facilmente. Então, como podemos reverter esse cenário? Trick Room. Seu poder de inversão das velocidades (os mais lentos atacam antes) se ajusta perfeitamente a Hoopa e a um time construído em torno de walls e tanks. Como auxílio mais amplo para o time, as escolhas agora são Light Screen e Reflect, responsáveis por aumentar a defesa especial e defesa física, respectivamente, da equipe. O apoio de Light Clay aumenta a durabilidade dessas telas em batalha (exceto Trick Room). O golpe da estratégia é a assinatura Hyperspace Hole, indispensável.


Outros movimentos importantes:
- Trick, Thunder Wave, Ally Switch, Magic Coat, Wonder Room, Guard Split, Power Split, Recycle, Calm Mind.

Checks, counters e considerações finais:
- Enquanto dono de duas fraquezas quádruplas, Hoopa é um Pokémon que necessidade de um forte auxílio contra esses tipos. Aliados noturnos são muito importantes e podem ajudar muito em sua cobertura. Algumas das possibilidades são Mandibuzz (talvez, o melhor apoio possível), Mega Absol, Mega Sableye. Fora desse leque, outro válido pode ser Mega Lopunny.

- Do ponto de vista defensivo, Hoopa sofre muito diante de adversários ágeis ou que suportam com firmeza seus golpes. O cuidado deve ser redobrado com Pokémon como Dusclops e Dusknoir, Mandibuzz, Talonflame, Mega Mawile.

- Hoopa é um excelente Pokémon quando pensamos em seu poderoso Hyperspace Hole e na consistência, principalmente, especial. Toda a construção feita compensa sua deficiência na defesa física e a velocidade mediana. Ele é uma boa escolha para receber golpes diversos em campo.

Hoopa - Unbound Forme

(Hoopa Unbound ainda não possui uma arte oficial. Créditos na imagem)
Base de stats:
HP - 80
Ataque - 160
Defesa - 60
Ataque especial - 170
Defesa especial - 130
Velocidade - 80
Total: 680

Overview:
Hoopa atinge agora sua verdadeira forma: Unbound (Liberta). Sua maior diferença em relação à Confinada gira em torno do tamanho. Hoopa passa a ser um dos maiores e mais pesados Pokémon, com 6.5 metros e 490 quilos. Sua capacidade de criar portais e fendas dimensionais para roubar tesouros é ainda maior. Ele ainda mantém a mesma habilidade da forma anterior, Magician. Com o aumento de 80 pontos na base de stats, seu ataque e ataque especial recebem um enorme boost e disparam, mas ainda mantendo suas funções em campo. O melhor de tudo fica por conta da nova assinatura: Hyperspace Fury. Esse é um dos melhores golpes existentes na franquia. Vale ressaltar que a alteração dos tipos muda parcialmente a mecânica competitiva de Hoopa.


Habilidade:
- Magician (normal): quando o Pokémon atinge o adversário com um golpe, irá roubar o item.

A manutenção de uma habilidade como Magician em um Pokémon de enorme potencial diminui muito seu potencial numa batalha. O importante dela é poder equilibrar Hoopa, não permitindo que seja poderoso ao ponto de ser insdestrutível e segurando parcialmente seu poder.

Prós:
- As bases de ataque e ataque especial são assustadoramente altas;
- A defesa especial ainda se mantém poderosa;
- Sua velocidade aumentada, mesmo que em 10 pontos, melhora sua possibilidade de sweepar;
- Possui uma imunidade (psíquico);
- A nova combinação de tipos diminui as desvantagens;
- Se Hyperspace Hole já era poderoso, Hyperspace Fury, nova assinatura, vai muito além.

Contras:
- A defesa ainda permanece igual, apenas 60 pontos;
- A troca de tipos retira sua estabilidade (diminui as imunidades e resistências);
- Magician continua sendo sua habilidade, o que implica uma grave limitação;
- Sei que algumas pessoas gostaram de Hoopa-U, mas esse é um dos Pokémon mais estranhos já criados.


Gate Guardian
- Hyperspace Fury
- Psychic
- Drain Punch
- Fire Punch
Item: Life Orb / Choice Scarf
Habilidade: Magician
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 SP DEF, 56 SP ATK
Nature: Lonely
O set mais adequado para Hoopa-U foca em uma ofensiva mista, que tira proveito de seu altíssimo ataque, mas sem ignorar o ataque especial oportuno. Hyperspace Hole se transforma em Hyperspace Fury, um golpe do tipo noturno com um poder mais alto (100) e que ainda possui os mesmos efeitos secundários do anterior. A única alteração é que, a cada vez que for usado, o usuário sofrerá uma redução em sua defesa. Ou seja, quanto mais Hoopa atacar com Hyperspace Fury, mais frágil fisicamente ele se torna. Sua defensiva física já é baixa naturalmente, alterações negativas podem não fazer muita diferença. Beneficiando-se dos 170 pontos de ataque especial, Psychic é uma excelente escolha. É um golpe relativamente poderoso e que traz consigo bastante estabilidade. Os últimos dois golpes do set, Drain Punch e Fire Punch, são apenas para cobertura contra eventuais adversários mais difíceis de derrubar, como metálicos ou mesmo noturnos.

Whis
- Thunder Wave
- Zen Headbutt
- Hyperspace Fury
- Destiny Bond
Item: Life Orb / Leftovers
Habilidade: Magician
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SP DEF, 4 HP
Nature: Adamant
E chegamos ao último set da XnálYse de Hoopa. Esse é mais simples que os anteriores e se baseia, em parte, na estratégia de ParaFlinch (paralisia + flinch). O primeiro slot é preenchido por Thunder Wave. Qualquer Pokémon paralisado tem sua velocidade cortada em 75% e se torna um alvo vulnerável para o oponente. Por isso, Zen Headbutt, segundo movimento, recebe um pró. Seu efeito secundário, flinch, depende de Hoopa-U atacar antes o adversário, já fragilizado em sua agilidade. A partir daí, o ParaFlinch pode acontecer facilmente. Hyperspace Fury faz as vezes de golpe mais poderoso dentro da estratégia, sendo utilizado sempre que for necessário combater um rival mais duro. E assim que seu HP se aproximar do 0, Destiny Bond, aliado à paralisia é um trunfo para levar um Pokémon junto.



Checks, counters e considerações finais:
- Não restam dúvidas sobre o potencial da forma Unbound de Hoopa. Sua força em campo é evidenciada pelos valores astronômicos dos ataques e da defesa especial. Mas a fragilidade física requer parceiros como Heatran ou Scizor para que possam segurar os danos causados pelos adversários.

- A melhor maneira de se derrubar um Hoopa é através da agilidade associada a um alto valor de ataque. Quaisquer Pokémon que combinem ambos são capazes de causar problemas, como Mega Pinsir, Talonflame, Landorus.

- Vale muito a pena investir em um Pokémon com tamanho poder. Sua postura indiscutivelmente imponente ressalta seu valor enquanto lendário e enquanto uma poderosa peça em todos os times.

Obrigado por lerem, pessoal! A análise de hoje chega ao fim e gostaria, como sempre, de pedir comentários com sugestões para as próximas semanas. A preferência agora fica por conta de novas megaevoluções, aquelas inserdas em ORAS, que não precisam pertencem a Hoenn necessariamente. Até domingo, quando teremos Top 10! ^^



9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Oi,sou o Rodrigo e já que o foco são nas megaevoluções,gostaria de dar uma sugestão:Audino,acredito que é uma das megas menos usadas,e queria ver o seu trabalho nele.
    Conseguiu fazer uma ótima análise de um Pokémon ainda disponível legalmente,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indisponivel*

      Excluir
    2. M-Audino é um Pokémon extremamente curioso e que tem muitas possibilidades na megaevolução. É uma ótima opção! Muito obrigado, Rodrigo!

      Excluir
  2. Tenho que admitir que nunca esperaria a análise de Hoopa, mas foi ótimo saber um pouco mais sobre esse carinha. Acho muito estranho ele mudar de uma forma tão fofa pra um monstrengo desse! haha
    Adorei o set Phantom Girl com a presença de Skill Swap. Esse é um dos movimentos que acredito que deveriam ser mais usados no competitivo e, por coincidência, estou treinando um pokémon pra utilizá-lo nesse exato momento. É o tipo de coisa que seu oponente não esperaria, podendo surpreendê-lo muito bem.
    Estou ansioso pelo TOP 10! e pela próxima Xnályse! Do que será que vão tratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então foi bom ter feito a análise do Hoopa mesmo. Queria que fosse meio surpreendente mesmo. Eu também achei essa mudança da forma quase inacreditável. Como pode isso? HAHA

      O mais curioso sobre Skill Swap é que ele é base pra transformar Shedinja em um Pokémon quase indestrutível. É uma pena que muita gente não conseguir usar bem. =/

      Muitas surpresas ainda estarão no Top 10! e XnálYse. :P Mas tudo é segredo ainda.

      Excluir
    2. Shedinja?! Mas ele não aprende esse movimento. E qual habilidade seria melhor que o Wonder Guard pra ele?

      Excluir
    3. Ele não aprende, mas tem uma estratégia envolvendo Carbink. O Skill Swap é usado pra passar Sturdy pro Shedinja. Ele nunca é derrotado por nenhum golpe assim.

      Excluir
    4. Cara, como nunca pensei nisso antes!? Preciso arranjar logo um Carbink com Sturdy pra usar isso!

      Excluir
    5. Só precisa de todo um preparo, porque Skill Swap não trabalha sobre Wonder Guard. Daí tem que fazer mais coisas na troca da habilidade.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال