TOP 10: Peso (Weight)


Olá, pessoal! Tudo bom com vocês? Hoje é comecinho de segunda, ou seja, dia de Top 10! atrasado na PBN. Na semana anterior, o quadro teve uma resposta muito legal e entrou na lista das matérias mais lidas do site. Por isso, gostaria de agradecer a vocês por acompanharem e permitirem que ele ganhe tanto destaque. Agora, é hora de fazermos mais uma etapa. O tema da semana é o peso (conhecido como weight dentro dos jogos). Vamos lá!

Antes de falarmos propriamente dos Pokémon mais pesados, é importante entendermos o conceito desse atributo. O peso é, como todos sabem, a medida da massa de um Pokémon, seja em quilos (medida comum no Brasil) ou libras (usada em países de língua inglesa). Ao contrário da altura, o peso é capaz de influenciar dentro da batalha. Golpes como Grass Knot, Low Kick ou Heavy Slam se utilizam dele para fazerem os cálculos de dano. Dentro da realidade da franquia, esse atributo é um dos mais questionados. Todos os Pokémon mais leves são muito pesados, enquanto que os mais pesados não chegam a uma tonelada. Em um comparativo com o nosso mundo, são valores extremamente baixos.

Critérios:
- O desempate será feito sempre pela base de stats. O Pokémon que tiver mais pontos fica em uma posição melhor;
- Quando duas formas de um Pokémon estiverem na lista, será considerada somente a mais pesada. Isso evita repetições e permite que mais espécies participem do quadro;
- Como vários Pokémon do Top 10! de hoje já apareceram aqui na semana passada, as informações deles serão complementares.

10 - Heatran (430 kg)


Tipos: Fogo / Metal

Habilidades:
Normal
- Flash Fire: aumenta o poder de golpes do tipo fogo se for atingido por um, ignorando o dano.

Descrições da Pokédex:
OR - Ele habita cavernas vulcânicas. Ele cava com seus pés em formato de cruz para rastejar em tetos e paredes.
AS - Sangue fervente como magma corre através de seu corpo. Ele faz seu lar em cavernas vulcânicas.

Base de stats:
HP - 91
Ataque - 90
Defesa - 106
Ataque especial - 130
Defesa especial - 106
Velocidade - 77
Total: 600

Heatran é um dos Pokémon mais importantes existentes. Isso não se deve a sua participação nas lendas, mas sim pelo desempenho competitivo excepcional. Surgido na quarta geração (Sinnoh), ele compõe parte dos mitos da origem da vida. Algumas teorias apontam que Heatran foi designado como o guardião do núcleo da Terra. Esse Pokémon costuma viver em cavernas vulcânicas, onde o magma circula intensamente. Seu corpo pesado é feito quase que inteiramente de metal. Entretanto, existe lava na sua formação e seu sangue se aquece muito. Baseado em um artrópode, mais possivelmente uma aranha ou uma barata, seus pés con garras metálicas se prendem às paredes. O calor vindo de Heatran é tão poderoso que pode geram tempestades de chamas que envolvem os oponentes, capacidade que gera seu golpe de assinatura, Magma Storm. Suas altas defesas e estabilidade do HP o transformam em um Pokémon difícil de ser derrotado, especialmente por nove resistências e uma imunidade (duas se a habilidade for Flash Fire). O ataque especial é seu stat mais alto, mas ele é mais comumente visto de uma posição staller, composta do importante Stealth Rock, Will-o-Wisp e Roar. Heatran se molda em campo através dos predicts (previsões dos movimentos do oponente).

9 - Primal Kyogre (430 kg)


Tipo: Água

Habilidades:
Normais
- Drizzle (normal): quando o Pokémon entra em campo, começa a chover.
- Primordial Sea (primal): sempre que Kyogre estiver em campo, acontecerá uma chuva extremamente forte.

Descrições da Pokédex:
OR - Através da reversão primal e com o poder completo da natureza, ele retornará para sua verdadeira forma. Ele pode invocar tempestades que causam a elevação dos níveis do mar.
AS - Dizem que Kyogre é a personificação do mar em si. Lendas contam sobre seus muitos conflitos com Groudon, já que cada um procurou ganhar o poder da natureza.

Base de stats (Kyogre / Primal Kyogre):
HP - 100 / 100
Ataque - 100 / 150
Defesa - 90 / 90
Ataque especial - 150 / 180
Defesa especial - 140 / 160
Velocidade - 90 / 90
Total: 670 / 770

Primal Kyogre já passou pelo Top 10! na última semana (altura). Ele tem sido um Pokémon de enorme destaque na franquia com o lançamento de Omega Ruby & Alpha Sapphire. A pauta volta a ser sua disputa com Groudon. Kyogre, enquanto protetor das águas e dos mares, traz à tona sua habilidade de convocar chuvas para expandir os mares. Os anseios dele giram em torno de transformar os níveis marinhos em maiores que os terrestres. Sua origem parece estar associada a uma criatura conhecida como Leviatã, ser comparado a uma baleia nos mitos hebraicos. Durante muito tempo, acreditou-se que o Leviatã habitava os mares e trazia fortes chuvas, capazes de revirar barcos e destruir tudo que se lançava às águas, mito que durou até as Grandes Navegações. Com o fim da Idade Média europeia e a consolidação dos Estados em um regime de Absolutismo (onde o poder absoluto estava concentrado nas mãos de um nobre), Thomas Hobbes escreveu comparando o Leviatã a uma plena destruição. Sua força e ações impensadas são comparadas as de Kyogre. Em batalha, o benefício da chuva costuma ser largamente usado como uma proteção, especialmente com a habilidade Primordial Sea. Origin Pulse, a mais nova assinatura desse Pokémon, transformou Primal Kyogre em um dos mais poderosos de todo o jogo.

8 - Snorlax (460 kg)


Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Immunity: o Pokémon se torna imune ao envenenamento.
- Thick Fat: diminui os danos de golpes dos tipos fogo e gelo.

Oculta
- Gluttony: o Pokémon come berries mais rapidamente.

OR / AS - Os dias típicos de Snorlax consistem em nada mais que comer e dormir. É um Pokémon tão dócil que existem crianças que usam sua grande barriga como lugar para brincarem.

Base de stats:
HP - 160
Ataque - 110
Defesa - 65
Ataque especial - 65
Defesa especial - 110
Velocidade - 30
Total: 540

Famoso por seus hábitos extremamente preguiçosos, Snorlax mantém sua rotina baseada em comer grandes quantidades de comida e, então, dormir. A origem baseada em um urso justifica seu comportamento (paralelo a uma hibernação). Quando dorme, nada é capaz de acordá-lo, exceto o som de uma flauta especial. Segundo relatos, ele pode comer cerca de 400 kg de comida por dia. Isso quer dizer que um Snorlax pode ingerir um valor próximo de seu próprio peso em alimentos. A falta de movimentação pode transformá-lo em um ótimo lugar para brincadeiras, já que sua barriga grande é usada como pula-pula. Normalmente, os roncos podem ser ouvidos a uma grande distância e podem se assemelhar a um choro. Durante algumas épocas do ano, Snorlax costumam descer das montanhas e podem deitar nas rotas, interferindo a passagem. Esse Pokénon já apareceu no Top 10! anteriormente, destacado por seu altíssimo HP. A defesa especial completa a resistência poderosa. Mas Snorlax também se beneficia intensamente do ataque e da baixa velocidade, transformando-o em um tank. As estratégias são diversas e podem partir de Curse até Recycle.

7 -  Hoopa - Unbound Forme (490 kg)

(Créditos da arte na imagem)

Tipos (Confined Forme): Psíquico / Fantasma
Tipos (Unbound Forme): Psíquico / Noturno

Habilidade:
Normal
- Magician: quando o Pokémon atinge o adversário com um golpe, rouba seu item.

Descrições da Pokédex:
OR - Em sua verdadeira forma, ele possui uma grande quantidade de poder. Lendas da sua avareza contam como uma vez ele levou um castelo inteiro para ganhar o tesouro escondido nele.
AS - Dizem que ele é apto a pegar qualquer coisa que desejar com seus seis anéis e seis braços fortes. Com seus poderes selados, ele está transformado em uma forma muito menor.

Base de stats (Confined / Unbound):
HP - 80 / 80
Ataque - 110 / 160
Defesa - 60 / 60
Ataque especial - 150 / 170
Defesa especial - 130 / 130
Velocidade - 70 / 80
Total: 600 / 680

Ao longo das últimas semanas, Hoopa foi o principal assunto de Pokémon. Isso lhe rendeu uma participação no último Top 10! e uma XnálYse que vocês podem ler AQUI. Muitas informações sugerem que esse Pokémon é capaz de abrir portais e fendas especiais para se locomover de um ponto a outro. Normalmente, Hoopa leva seus objetos roubados para um local completamente desconhecido. A ganância e a avareza são seu maior destaque. Até mesmo em batalha, ele é capaz de tomar itens do oponente com a habilidade única, Magician. Com as teorias surgindo, muitas pessoas têm apostado na influência direta de Hoopa nas aparições de lendários na nova região de Hoenn. Convencionalmente, eles somente aparecem em suas respectivas regiões ou moram em mundos paralelos ao nosso, como Giratina. Mas os portais abertos por Hoopa podem ser um ponto de comunicação entre os mundos e regiões. Outra evidência disso é seu amplo destaque nos jogos Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire e a participação no novo filme, ao lado dos guardiões da terceira geração.

6 - Avalugg (505 kg)


Tipo: Gelo

Habilidades:
Normais
- Own Tempo: o Pokémon não pode ficar confuso.
- Ice Body: o HP é restaurado durante uma tempestade de granizo.

Oculta
- Sturdy: o Pokémon não pode ser nocauteado em um só golpe.

Descrições da Pokédex:
OR - Seu corpo coberto de gelo é duro como metal. Seu corpo pesado esmaga qualquer coisa que se erga em seu caminho.
AS - A forma como um bando de Bergmite se amontoa em suas costas o faz parecer com um porta-aviões feito de gelo.

Base de stats:
HP - 95
Ataque - 117
Defesa - 180
Ataque especial - 44
Defesa especial - 46
Velocidade - 28
Total: 514

Avalugg é um dos Pokémon mais inorgânicos. Seu corpo enorme e pesado é completamente formado por gelo. Esse gelo é tão duro que se torna inquebrável e capaz de derrubar qualquer coisa que aparecer na frente. Ele concentra um enorme poder físico, um dos maiores dentre todos os Pokémon. Como um iceberg, a maior parte de sua massa se encontra na parte inferior, parcialmente escondida. Quando visto de cima, ele se assemelha a uma mesa, com uma superfície totalmente plana e lisa. Sua barriga é rugosa e forma uma porção pontiaguda. Nas costas de Avalugg, vários Bergmite se acumulam. Isso traduz muito bem sua origem: os barcos porta-aviões. Esse corpo volumoso forma uma das mais rígidas defesas na franquia. Se por um lado, ele é tão resistente; por outro, consegue golpear com força extrema. Infelizmente, suas bases especiais e a velocidade são vergonhosamente baixas. A correção pode ser feita com a habilidade Sturdy. Comumente, seu uso varia de uma base em Rapid Spin até uma queda de agilidade com Curse, além do marcante Recover.

5 - Dialga (683 kg)


Tipos: Metal / Dragão

Habilidades:
Normal
- Pressure: o adversário gasta o dobro de PPs em seus movimentos.

Oculta
- Telepathy: o Pokémon esquiva de golpes aliados em batalhas duplas e triplas.

Descrições da Pokédex:
OR - Um Pokémon mencionado na lenda. Dizem que o tempo começou a se mover quando Dialga nasceu.
AS - Ele tem o poder de controlar o tempo. Ele aparece nos mitos da região de Sinnoh como uma antiga divindade.

Base de stats:
HP - 100
Ataque - 120
Defesa - 120
Ataque especial - 150
Defesa especial - 100
Velocidade - 90
Total: 690

Ao lado de Palkia, Dialga é uma das mais antigas divindades que estabeleceram a ordem e criaram o mundo. Ambos são baseados nas lendas japonesas de Izanami e Izanagi, espíritos criados pelas entidades maiores e que atuaram na formação das terras. Arceus,  no começo de tudo, criou Dialga e Palkia para que controlassem o tempo e o espaço, respectivamente. Os conflitos entre os dois se acirraram e foram colocados em diferentes dimensões. As lendas afirmam que o coração de Dialga bate e coordena o tempo, que só passou a existir quando o Pokémon nasceu. Assim como todos os lendários mais antigos e importantes da mitologia, seu papel é diretamente ligado à vida e à existência. Seu enorme poder fez com que entrasse na lista dos mais ameaçadores dos jogos. Suas defesas se destacam pelos valores altos (característica de metálicos), mas o mais importante de seus stats é o ataque especial. Roar of Time, seu golpe de assinatura, garante dano suficiente para que precise ficar um turno sem se mover. 

4 - Mega Steelix (740 kg)


Tipos: Metal / Terra

Habilidades:
Normais
- Rock Head: elimina o efeito de recoil dos golpes.
- Sturdy: o Pokémon não pode ser nocauteado em um só golpe.
- Sand Force (Mega Steelix): aumenta o poder de golpes dos tipos terra, rocha e metal durante uma tempestade de areia.

Oculta
- Sheer Force: elimina o efeito secundário de golpes para aumentar o seu poder.

Descrições da Pokédex:
OR / AS - Steelix vive ainda mais profundamente que Onix. Esse Pokémon é conhecido por cavar até o núcleo da Terra. Existem relatos desse Pokémon atingindo uma profundidade de mais de seis décimos de uma milha subterrânea.

Base de stats (Steelix / Mega Steelix):
HP - 75 / 75
Ataque - 85 / 125
Defesa - 200 / 230
Ataque especial - 55 / 55
Defesa especial - 65 / 95
Velocidade - 30 / 30
Total: 510 / 610

Steelix é um Pokémon querido pela maior parte dos fãs da franquia. Sua presença marcante nos jogos da região de Johto e no anime integrando o time do Brock o transformaram em uma peça bastante popular. Seu corpo duro é formado pela constante exposição a pressão e calor no subsolo. Como atinge grandes profundidades, a força do solo exercida sobre Steelix transformou sua composição em um metal mais duro que diamante. A temperatura é muito importante em sua massa, já que os relatos apontam que alguns já foram encontrados escavando próximo do núcleo da Terra. Ele pode triturar tudo que encontrar pelo caminho e isso facilita para fazer túneis. A visão apurada de Steelix permite enxergar na escuridão do solo. A megaevolução realça suas habilidades defensivas, aumentando em 30 pontos cada, o que permite a ele segurar até mesmo os golpes mais eficazes. De outra posição, o ataque bruto combinado à habilidade Sand Force pode causae estragos.

3 - Giratina - Altered Forme (750 kg)


Tipos: Fantasma / Dragão

Habilidades:
Normais
- Pressure (Altered): o adversário gasta o dobro de PPs em seus movimentos.
- Levitate (Origin): o Pokémon ganha imunidade aos golpes de terra.

Oculta
- Telepathy: o Pokémon esquiva de golpes aliados em batalhas duplas e triplas.

Descrições da Pokédex:
OR - Dizem que esse Pokémon vive em um mundo no lado reverso do nosso, onde o conhecimento comum é distorcido e estranho.
AS - Ele foi banido por sua violência. Ele silenciosamente observa o velho mundo do Mundo da Distorção.

Base de stats (Altered / Origin):
HP - 150 / 150
Ataque - 100 / 120
Defesa - 120 / 100
Ataque especial - 100 / 120
Defesa especial - 120 / 100
Velocidade - 90 / 90
Total: 680 / 680

Giratina, símbolo da antimatéria no universo Pokémon, representa o oposto de tudo. Seu comportamento sempre violento e destrutivo fez com que estivesse sempre mantido no Mundo da Distorção. A principal referência para sua origem é o conto "My Lord Bag of Rice", muito conhecido no Japão. Dentro de sua história, um monstro conhecido como Seta (uma espécie de centopeia) causa a destruição onde se encontra. Por conta disso, todos buscam derrotá-lo. Sua comparação com Giratina não fica apenas na violência, como também no formato de seu corpo. O Pokémon, em sua versão Origin, se assemelha a uma serpente, mas com muitas patas. Enquanto que o comparativo com a antimatéria surge dentro do próprio jogo. Sempre que se choca com a matéria, ambas se destroem produzindo energia. Sempre que Giratina vem ao nosso mundo, mesmo que enfraquecido, pode provocar a destruição.

2 - Mega Metagross (942.9 kg)

Tipos: Metal / Psíquico

Habilidades:
Normais
- Clear Body: previne que o Pokémon sofra reduções em seus stats.
- Tough Claws (Mega Metagross): aumenta em 30% o ataque.

Oculta
- Light Metal: reduz pela metade o peso do Pokémon.

Descrições da Pokédex:
OR - Metagross tem quatro cérebros no total. Combinados, os quatro cérebros podem resolver cálculos difíceis tão rápido quanto um supercomputador. Esse Pokémon pode flutuar no ar recolhendo suas quatro pernas.
AS - Metagross é o resultado da fusão atingida por dois Metang. Quando está caçando, esse Pokémon prende a presa no chão sob seu corpo massivo. Ele então come a vítima vulnerável usando a grande boca no seu estômago.

Base de stats (Metagross / Mega Metagross):
HP - 80 / 80
Ataque - 135 / 145
Defesa - 130 / 150
Ataque especial - 95 / 105
Defesa especial - 90 / 110
Velocidade - 70 / 110
Total: 600 / 700

Sempre associado a uma super inteligência, Metagross é uma espécie de robô que forma um complexo metálico munido de diversos cérebros. Já que ele foi o resultado de dois Metang que se fundiram, é dono de quatro massas cerebrais. A agilidade em seu raciocínio permite calcular tudo e prever com precisão a movimentação do adversário. Metagross utiliza cálculos para agir. Então, o imponente corpo pode ser lançado sobre o oponente. Suas pernas com pequenas garras podem se prender ao chão para pressionar o que estiver abaixo. Durante o processo da megaevolução, o peso aumenta intensamente. Sua aparência se mantém agressiva e robótica, porém com as pernas se transformando em braços. Apesar de se encontrar preso ao chão, é possível encontrar Metagross flutuando com o auxílio dos poderes psíquicos ou movimentos como Magnet Rise. Com o rápido banimento de Mega Salamence de OU, Mega Metagross se tornou uma das novas megaformas mais aplicadas em batalha. Seus sets sempre giram e torno de Hammer Arm, Zen Headbutt, Meteor Mash e Bullet Punch, aproveitando as incríveis bases de ataque e defesa. Seu condicionamento em batalha somente se altera pela elevação marcante da velocidade.

1 - Primal Groudon (999.7 kg)


Tipo (Groudon): Terra
Tipos (Primal Groudon): Terra / Fogo

Habilidades:
Normais
- Drought (Groudon): quando o Pokémon entra em campo, começa um sol forte.
- Desolate Land (Primal Groudon): sempre que Groudon estiver em campo, acontecerá um sol extremamente forte.

Descrições da Pokédex:
OR - Dizem que Groudon é a personificação da terra em si. Lendas contam sobre seus muitos conflitos com Kyogre, já que cada um procurou ganhar o poder da natureza.
AS - Através da reversão primal e com o poder completo da natureza, ele retorna para a sua verdadeira forma. Ele pode causar a erupção do magma e expandir as massas terrestres do mundo.

Base de stats (Groudon / Primal Groudon):
HP - 100 / 100
Ataque - 150 / 180
Defesa - 140 / 160
Ataque especial - 100 / 150
Defesa especial - 90 / 90
Velocidade - 90 / 90
Total: 670 / 770

Assim como Kyogre, Groudon também se encontra representado nos antigos mitos hebraicos. Leviatã, criatura dos mares, possuía uma famosa disputa contra uma criatura conhecida como Behemoth. O conflito dos dois era tão intenso que a força de nenhum homem era capaz de pará-lo. Behemoth, representado com uma forma que mistura elefante, rinoceronte e crocodilo, costuma ser uma pura representação do mal. Assim como o conflito hebraico, Kyogre e Groudon também disputaram de maneira ameaçadora no mundo Pokémon. Groudon, sendo a pura figura da terra, trouxe para a região de Hoenn profundas secas. A eliminação da água permitiu a ele tentar expandir as porções continentais sobre o mar. Com o poder pleno da reversão primal, ele extingue toda a umidade existente com um sol muito forte. A habilidade Desolate Land transformou Primal Groudon em um Pokémon muito difícil de ser derrotado. Sua nova forma dispensa a desvantagem quádrupla a água, mantendo somente a terra. Golpes de terra são, em sua maioria, físicos e não são capazes de bater de frente com uma defesa altamente sólida. O aumento de ataque especial é um dos pontos mais relevantes para sua participação competitiva. O novo destaque é a assinatura Precipice Blades.

Top 20 Pokémon mais pesados:

1 - Primal Groudon (999.7 kg)
2 - Groudon (950 kg)
3 - Mega Metagross (942.9 kg)
4 - Giratina - Altered Forme (750 kg)
5 - Mega Steelix (740 kg)
6 - Dialga (683 kg)
7 - Giratina - Origin Forme (650 kg)
8 - Metagross (550 kg)
9 - Avalugg (505 kg)
10 - Hoopa - Unbound Forme (490 kg)
11 - Snorlax (460 kg)
12 - Primal Kyogre (430 kg)
13 - Heatran (430 kg)
14 - Regigigas (420 kg)
15 - Steelix (400 kg)
16 - Wailord (398 kg)
17 - Mega Aggron (395 kg)
18 - Mega Rayquaza (392 kg)
19 - Aggron (360 kg)
20 - Kyogre (352 kg)

Top 5 Pokémon mais pesados (iniciais):

1 - Torterra (310 kg)
2 - Emboar (150 kg)
3 - Meganium (100.5 kg)
4 - Venusaur (100 kg)
5 - Samurott (94.6 kg)

Chegamos ao final do quadro, pessoal. Peço desculpas a vocês pelo atraso, mas foi por motivos de força maior. Na semana que vem, retorno como mais um Top 10! na PBN. Deixem sugestões de temas para o quadro e maneiras de deixá-lo melhor e mais interativo. Obrigado por lerem e até quinta com a XnálYse! ^^

17 comentários:

  1. UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU DELICIAAA DE TOP 10 MANDAAAAAA MAAAAAAAAAAAIS WILL SEU LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Muito legal conhecer mais sobre os pesados da franquia! Mas é muito estranho nenhum deles chegar a 1 tonelada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais, né!? Mesmo os montes de metal são extremamente leves.

      Excluir
  3. Faz Top 10 Tipo Grama Mais Fortes em Status

    ResponderExcluir
  4. "Metagross é o resultado da fusão atingida por dois Metang" ... '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Metang é a fusão de 2 Beldum. :P

      Excluir
  5. Tem muitos pokemons bem mais pesados que o torterra, então eu não consigo entender porque o torterra é o único que não consegue se mover direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torterra estava acostumado com o peso que tinha como Turtwig quando ele evoluir preciso de um tempo para se acostumar com aquele peso.

      Excluir
    2. Exatamente como o anônimo disse agora. Turtwig tem uma relativa mobilidade. Quando evolui, seu corpo fica muito pesado (leva todo um "continente" nas costas). Isso acaba dificultando. Normalmente, pesados também são altos, distribuindo melhor a massa.

      Excluir
  6. Q delicia poder mandar grass knot e low kick na maioria desses ai hehehe

    ResponderExcluir
  7. agora faz os mais leves

    ResponderExcluir
  8. HP - 100
    Ataque - 120
    Defesa - 120
    Ataque especial - 150
    Defesa especial - 100
    Velocidade - 90
    Total: 90

    Base stat de um lendário menor que a de um Sunkern?!

    ResponderExcluir
  9. Mega wailord pesaria uns 1596.0 kg gracas a que ele cresceria ate 45 metros seria esmagador so stats Seria assim hp 250 attack 160 defense 95 special attack 200 special defense 100 speed 130 seria avassalador o 935 so um mega arceus poderia pará-lo

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!