Team Builder: Especial XplosYon Cup



Salve, salve, trainers do meu coração!
Tudo na paz?

As festas acabaram e agora a vida segue, não é mesmo? O que vocês fizeram de bom? Viajaram? Baladearam? Foram visitar a avô? Praia?
Eu fiquei por aqui mesmo. Passei a virada com meu filho e esposa :) foi tudo bem legal.

Hoje lhes trago um Team Builder diferente. O time que aqui citado pertence ao Joel Junior, campeão do nosso torneio Xplosyon Cup e um grande amigo pessoal meu.
Vocês terão a oportunidade de conhecer melhor a equipe que o levou ao topo numa análise que farei de cada um dos seus Pokémon!
Espero que gostem o/


Valeu ae, Joel!



Mega Manectric



Base Stats:
HP: 70
Attack: 75
Defense: 60 (80)
Sp. Attack: 105 (135)
Sp. Defense: 60 (80)
Speed: 105 (135)

Nature: Timid
IVs: somente HP, Special Attack, Special Defense e Speed.
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 HP
Item: Manectite
Moveset: Volt Switch, Hidden Power Ice, Flamethrower, Protect
Habilidade: Lightning Rod (Intimidate)

Mega Manectric é seu Pokémon com maior Speed e, por isso, é um dos mais preservados. Protect é seu move inicial devido ao Speed não ser aplicado no primeiro turno pós megaevolução. Dessa forma, ele o mantém seguro para que possa ser mais rápido que a grande maioria dos adversários do cenário competitivo (salvos casos Choice Scarf).
Sua moveset tem excelente cobertura e o Intimidate atrasa bastante os adversários Physical-based. Isso dá a ele a possibilidade de ser surpreendido por Pokémon nesta mesma categoria porém segurando Choice Scarf uma vez que diminui em um nível o Attack deles.



Mamoswine


Base Stats:
HP: 110
Attack: 130
Defense: 80
Sp. Attack: 70
Sp. Defense: 60
Speed: 80

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 Def
Item: Assault Vest
Moveset: Icicle Crash, Earthquake, Ice Shard, Knock Off
Habilidade: Thick Fat

Mamoswine esbanja consistência. Detentor da combinação Thick Fat+Assault Vest, torna-o um adversário complicado.
Knock Off é a surpresa em sua set. Qualquer adversário, ao ver este time, esperaria moves como esse vindo de Sableye, por exemplo. Joel surpreende bastante nesse quesito.
Com seus 200 pontos máximos em Attack (LV 50, Adamant, EV 252 e IV) e três moves STAB sendo um deles prioritário, Joel faz você odiar este mamute, HAHAHAHA
(Digo isso porque eu mesmo o odeio, rs)



Gengar


Base Stats:
HP: 60
Attack: 65
Defense: 60
Sp. Attack: 130
Sp. Defense: 75
Speed: 110

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 Sp. Def
Item: Choice Specs
Moveset: Sludge Bomb, Shadow Ball, Psychic, Focus Blast
Habilidade: Levitate

Na minha opinião, é a melhor forma de se usar um Gengar. Conseguimos explorar totalmente seus dois pontos fortes - Special Attack e Speed - causando danos imensos. Com Choice Specs equipado, esse cara atinge 333 pontos em Special Attack no nível 50 sem nature beneficiária. Seu Speed, 200 pontos máximos (nv. 50, Timid, EV 252 e IV).
Aí é só descer a pancada, HAHAHA!
Sludge Bomb e Shadow Ball são seus STAB; Psychic e Focus Blast são armas contra Special Walls relevantes como Snorlax, Ferrothorn, Conkeldurr Assault Vest, entre outros,
Predicts contra moves tipo Terra também são muito bem-vindos devido a seu Levitate o/

DICA: Jamais o use contra adversários mais rápidos. Gengar é MUITO frágil e até mesmo moves com dano normal podem nocauteá-lo.



Sableye


Base Stats:
HP: 50
Attack: 75
Defense: 75
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 65
Speed: 50

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Atk
Item: Lum Berry
Moveset: Foul Play, Taunt, Will-o-Wisp, Recover
Habilidade: Prankster

Com um desses em seu time, predicts se tornam coisas simples de se fazer. Por inúmeras vezes, você enfrentará adversários hazzard que levarão Taunt na face e serão obrigados a trocar.
Outra possibilidade, é seu adversário contar com Espeon no time esperando devolver Taunt no Magic Bounce quando você escolhe Foul Play já prevendo aquele change. Tadinho, já perdeu mais da metade do HP e a luta mal começou...
Não tem segredo. Sableye acaba com estratégias assim como acaba com Physical Sweepers, Pokémon Bandados, Scarfados que usem de moves Physical-based e por aí vai.
Não se deixe enganar pelos status base de NENHUM Pokémon. Lembre-se de que muitos eles têm potencial para surpreender qualquer treinador, por mais experiente que seja. Sableye é um exemplo.
Recover o retira de riscos enquanto Lum Berry cura qualquer status vindo de um Prankster mais rápido que o seu ou Toxic Spikes que estavam em campo quando seu Taunter estava na PokéBall.

DICA: JAMAIS enfrente Special Sweepers nem mesmo Pokémon Fada. É chão pro coitado do Guri do Mal.



Slowbro


Base Stats:
HP: 95
Attack: 75
Defense: 110
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 80
Speed: 30

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Rocky Helmet
Moveset: Scald, Toxic, Slack Off, Flamethrower
Habilidade: Regenerator

Em sua estratégia, Slowbro desempenha a função de Physical Wall podendo ser um aniquilidor de Walls adversárias devido o move Toxic.
Slowbro já conta com 178 pontos máximos em Defense (LV.50, Nature Bold, EV 252, IV) enquanto Snorlax atinge esta mesma pontuação em Special Defense.
Scald é a sua ofensiva STAB que ainda pode causar BURN, assim como Flamethrower, deixando Slowbro ainda mais forte contra Physical Sweepers quando combinado com Rocky Helmet fazendo ser um grande prejuízo atacá-lo fisicamente. Mesmo que causem o mesmo status negativo, os moves têm propriedades totalmente diferentes.
Slack Off recupera 50% de seu HP total simplesmente porque todo Wall decente tem que ter um heal HAHAHAHA!
Regenerator completa sua "imortalidade". Sempre que retornar a PokéBall, este Pokémon recupera 25% de seu HP total!



Snorlax


Base Stats:
HP: 160
Attack: 110
Defense: 65
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 110
Speed: 30

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Atk
Item: Chesto Berry
Moveset: Crunch, Body Slam, Curse, Rest
Habilidade: Thick Fat

Neste time, Joel o usa dentro do termo Bulky Physical Sweeper que nada mais é que um Pokémon com a possibilidade de derrotar - ou swapar -  o time todo do adversário aumentando Defense e Attack utilizando de Physical-based moves quando já se é um Special Defender competente.
Curse aumenta um nível em Attack e Defense e,  em contrapartida, reduz um nível em Speed - o que não importa nem um pouco -, tornando-o uma espécie de "defensor duplo". Duplo porque esse cara atinge 178 pontos em Special Defense (LV.50, EV 252, Nature Careful e IV)! TUDO ISSO misturado a um excelente Physical Sweeper e Wall!
Crunch derruba os temidos Fantasmas. Body Slam é um STAB muito eficiente que, inclusive, possui 30% de chance de causar o status PARALIZE ao oponente.
Rest é o que torna Snorlax annoying pois, além de recuperar todo o seu HP (que conta com sensacionais 237 pontos, levando em consideração LV.50, EV 252 e IV), retira os status negativos. Chesto Berry, providencialmente, irá acordá-lo instantaneamente, mesmo que somente uma vez.
Sua habilidade, Thick Fat, o torna uma ameaça iminente a Pokémon que atacam com Fogo ou Gelo, porque seus ataques serão reduzidos a metade.



Considerações finais.

O time conta com dois Walls e um Stall que são mais que suficientes para dar toda a consistência necessária aos companheiros.
Cabe ao piloto do time prestar atenção em todos os adversários que estão do outro lado e nas possibilidades de switches in e out que seu oponente possa vir a fazer.
Gengar só entra em três casos: como Lead; quando um companheiro caiu antes dele ou quando você tiver a certeza de que seu oponente não infligirá dano quando seu Fantasma entrar em cena. Já Mamoswine pode receber mais danos, sejam físicos ou especiais. Preste atenção nesses pontos.




Bom, não preciso dizer que Joel tem uma estratégia super consistente. Afinal, este time o levou a ser o campeão da nossa XplosYon Cup!
Esses Pokémon falam por si mesmos! São excelentes.
Parabéns mais uma vez pela conquista, mermão!

Abraço! Até o próximo TEAM BUILDER!
GOTTA CATCH `EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. faz um time com Orochi zangoose , HAHAHAHA

    www.youtube.com/watch?v=wzZiNMUtR4E

    ResponderExcluir
  2. Garanto a vcs q meu kecleon leva pelo menos o gengar, manectric e o snorlax haha
    Qndo descobrirem o potencial dele já vai ter passado huehue

    ResponderExcluir
  3. Faz um time com arcanine e umbreon =S

    ResponderExcluir
  4. zangoose + Toxic Boost + close combat = 1 hits k.o Snorlax

    www.youtube.com/watch?v=PLD2d4MNXqc

    imagine com 2 Swords Dance + Facade ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال