Soar (Voando pelos céus de Hoenn)


Olá pessoal! Como foram as festas? Estive um pouco sumido por falta de tempo para escrever mas aqui estamos nós de novo.
Hoje vamos tratar de uma nova mecânica introduzida em ORAS: o Soar (Sobrevoar).
Essa nova mecânica permite que o jogador voe livremente pelos céus da região de Hoenn, podendo descer em qualquer lugar do continente, incluindo alguns lugares que só são acessíveis via Soar. Você também pode encontrar pokémons enquanto estiver no céu. É uma boa forma de viajar pelo continente para realizar suas tarefas.


Requisitos e Diferenças de Fly
Para poder desbravar o céu de Hoenn, são necessárias duas coisas: Obter o Latios/Latias que lhe é oferecido no gameplay normal do jogo (após vencer seu pai no quinto ginásio), e obter o item Eon Flute que o Steven te dá depois que você derrota/captura Primal Groudon/Kyogre.
Depois que obtiver esses dois requisitos, é só ir a sua Bag, na divisão de Key Items e usar a Eon Flute. Uma animação irá mostrar Latios/Latias chegando e você subindo em suas costas. E ambos ascendendo ao céu. Latios/Latias irá mega evoluir (mesmo que a Mega Stone não estiver equipada) e você estará livre para desbravar pelo céu.
Soar e Fly tem objetivos parecidos mas mecanismos diferentes. Primeiro, Fly apenas te carrega diretamente para um ponto escolhido enquanto Soar te dá a oportunidade de voar livremente. Segundo, com Fly você pode apenas voar para lugares específicos, como cidades e a Liga Pokémon. Com Soar você pode voar para praticamente todos os lugares, não apenas cidades mas também entradas de cavernas, rotas, florestas, montanhas, o deserto na rota 111, etc. Vendo por esse aspecto, Soar é uma forma de viajar mais eficiente do que Fly.
Nota: Em ambos os casos, você precisa visitar um lugar primeiro antes de poder pousar nele. Portanto, mesmo obtendo o Soar antes de chegar a Liga Pokémon, você só poderá aterrissar nela após visita-la pelo menos uma vez.






Controles de Soar


Enquanto você estiver no ar sobrevoando, os controles do 3DS mudam um pouco de função. Aqui vão eles:
Botões Direcionais: Não funcionam.
Botões R/L: Não Funcionam.
D-Pad: Guia o personagem no céu. Para cima, move o personagem pra frente. Pra baixo, move o personagem para trás. Para os lados, muda a direção para qual o personagem está indo.
Botões de Comando: Todos têm uma função diferente. O Botão X faz o personagem olhar para cima. O Botão Y faz o personagem olhar para baixo. O Botão A serve para descer no lugar desejado e o Botão B faz o Pokémon dar um giro em alta velocidade para frente (só funciona se estiver em movimento para frente).
Comandos Especiais
Voar mais alto: Segure o Botão X e voe para frente ou segure o Y e voe para trás e, então, o personagem ganhará altitude no voo.
Voar mais baixo: Segure o Botão Y e voe para frente ou segure o X e voe para trás e, então, o personagem perderá altitude no voo.
“Dash” para cima ou para baixo: Para dar um “dash” para cima segure o Botão X, mova-se para frente e aperte o B. Para baixo, o comando é o mesmo, mas você deve segurar o Botão Y.
Enquanto você estiver voando, o Touch Pad do 3DS mostrará o mapa de Hoenn e uma seta amarela que mostrará a sua localização. A tela de cima mostrará você, Latios/Latias e todo o visual enquanto você voa. No canto superior esquerdo da tela de cima, aparecerá o nome de um local ou rota se você estiver sobrevoando algum. No canto inferior esquerdo da mesma tela, aparecerá uma mensagem instruindo a apertar “A” para descer. Aperte A e uma mensagem aparecerá perguntando se você deseja descer no local que está abaixo de você. Responda “Yes” para descer ou “No” para continuar voando.
Se você apertar A enquanto estiver sobrevoando um local sem nome (um lugar onde você não pode pousar), Latias/Latios vai balançar de forma negativa e você não pousará. Se você continuar voando sempre no mesmo sentido, vai atingir o limite imaginário da região de Hoenn, que corresponde ao limite do mapa mostrado no Touch Pad. Se você fizer isso, Latias/Latios fará uma manobra no ar e você terá dado meia-volta e estará voltado para o continente e não para o mar sem fim.

Pokémons no céu de Hoenn
Enquanto estiver voando sobre a região, irá notar que em alguns momentos, uma revoada de pássaros vai passar voando em algum local do céu de Hoenn. Se você se aproximar desses pássaros, uma batalha se iniciará e você poderá encontrar um dos seguintes pokémons:


Os pokémons vão estar em nível alto, geralmente entre o nível 40 e 50 e, aparentemente, todos tem a mesma chance de aparecer, sendo assim um mecanismo aleatório.

Mirage Spots
Agora, uma grande novidade. Os Mirage Spots são locais (geralmente ilhas) ao redor de Hoenn que aparecem todo dia de forma aleatória, são identificados por um brilho vermelho sobre eles e só são acessíveis via Soar. Isso quer dizer que é impossível acessar andando, surfando ou via Fly. Existem vários Mirage Spots diferentes e eles são divididos em quatro categorias: Mirage Island, Mirage Forest, Mirage Cave e Mirage Mountain, além dos Mirage Spots dos Pokémons lendários, dos quais falaremos depois.
É importante dizer que, apenas um Mirage Spot aparece por dia (exceto pelos Mirage Spots dos Lendários), porém, se você usar o StreetPass e passar por um outro jogador com uma Mirage Spot diferente, essa Mirage Spot será adicionada no seu jogo e vice versa. Assim, você terá duas ou mais Mirage Spots para poder aterrissar. Isto também funciona se você se conectar à internet pelo jogo. Todos os jogadores que passarem por você (Passerby), irão também te passar a Mirage Spot deles. Quando o dia virar, as Mirage Spots serão todas apagadas e você terá novamente apenas a sua Mirage Spot diária para poder encontrar.
Em cada ilha que você aterrissar, você poderá encontrar um ou dois itens ou até mesmo TMs. Além disso, cada ilha também traz um item oculto, porém esse item só aparecerá na ilha diária do seu jogo e não em ilhas encontradas via Street/SpotPass. Esses itens variam de acordo com o tipo de ilha que você encontrar e mudam diariamente assim como o próprio Mirage Spot. Abaixo segue a lista dos itens e suas ilhas respectivas:

Local
Itens
Mirage Cave
Red Shard
Blue Shard
Deep Sea Tooth
Mirage Forest
Tiny Mushroom
Big Mushroom
Razor Claw
Mirage Island
Pearl
Big Pearl
Razor Fang
Mirage Mountain
Green Shard
Yellow Shard
Deep Sea Scale

Mirage Cave
Abaixo segue a lista com a localização das Mirage Caves e seus Pokémons:


Figura
Local
Pokémons

Sul de Pacifidlog
Norte da Rota 132
Norte de Fallarbor
Norte de Fortree

Sudeste da Região

Sul da Rota 107
Norte da Rota 124
    


Oeste de Rustboro


Mirage Forest
Abaixo segue a lista com a localização das Mirage Forests e seus Pokémons:

Figura
Local
Pokémons
Norte de Lilycove

Sul da Rota 132
Leste de Mossdeep

Sul da Rota 109
Norte da Rota 124

Oeste da Rota 114

Oeste da Rota 105
Norte da Rota 111

Mirage Island
Abaixo segue a lista com a localização das Mirage Islands e seus Pokémons:

Figura
Local
Pokémons
Oeste de Dewford

Oeste da Rota 104

Rota 114
Rota 124

Rota 132
Sul da Rota 134
 
Sul de Pacifidlog

Leste da Shoal Cave

Mirage Mountain
Abaixo segue a lista com a localização das Mirage Mountains e seus Pokémons:

Figura
Local
Pokémons
Leste de Mossdeep
Norte de Mossdeep
Sudeste da Região
 
Norte de Lilycove

Oeste da Rota 104

Sul da Rota 129
Sul da Rota 131

Nordeste da Região


Mirage Spots dos Lendários



Além de todas as Mirage Spots mencionadas acima, você também pode encontrar no jogo outros spots especiais. Geralmente, nesses spots, não existe nada além de um anel dourado com um redemoinho escuro no meio. Interagindo com esses anéis, você será desafiado por um Pokémon Lendário. Esses Mirage Spots só aparecem se você preencher um pré-requisito e, enquanto esse requisito for atendido, o Mirage Spot estará lá sempre que você usar Soar. Caso os requisitos não sejam atendidos, os Mirage Spots não irão aparecer e os que você já havia encontrado irão sumir.

Abaixo segue a lista com os Mirage Spots dos Lendários e seus requisitos:

Crescent Isle



Essa é a única ilha que não tem requisito para ser encontrada. Ela pode aparecer como sua ilha diária ou como uma ilha recebiada via Street/SpotPass. Ela também é a única ilha que possui itens que variam (assim como os Mirage Spots normais). Esses itens são: Heart Scale, Deep Sea Scale, Deep Sea Tooth, Razor Claw e Razor Fang.
Essa ilha está localizada ao Sudeste da Rota 129 e é onde o Pokémon Cresselia pode ser encontrado. Ela está no Lv.50.


Fabled Cave



Essa caverna está localizada ao Norte da Rota 134. Para acessá-la é preciso ter um Pokémon Lv. 100 na equipe. Quando tiver um Lv. 100 na equipe, você poderá aterrissar nessa caverna e encontrar Reshiram (Omega Ruby) ou Zekrom (Alpha Sapphire). Ambos estarão no Lv. 50.


Gnarled Den



Essa caverna está localizada ao Norte do Mt. Chimney. Para acessá-la você precisa ter o Reshiram e o Zekrom na equipe. Aqui você poderá encontrar o Kyurem, que estará no Lv. 50, assim como o item DNA Splicers (que serve para fundir o Kyurem com o Reshiram ou o Zekrom). É um item oculto que está à esquerda do anel dourado.


Nameless Cavern



Essa caverna se encontra na Rota 126, ao Leste de Sootopolis. Para acessá-la você precisa ter três Pokémons com felicidade máxima na equipe. Nessa caverna você pode encontrar o trio de lendários de Sinnoh: Uxie, Mesprit e Azelf. Cada um deles é encontrado em períodos do dia diferentes. Uxie pode ser encontrado entre 20:00 e 20:59 horas, Mesprit pode ser encontrado entre 04:00 e 19:59 horas, e Azelf pode ser encontrado entre 21:00 e 03:59 horas. Todos eles estão no Lv. 50.


Pathless Plain



Essa ilha fica ao Sul da Rota 131. Para acessá-la você precisa ter três Pokémons com EVs maximizados (510 EVs) na equipe. Essa ilha é o lar do trio dos mosqueteiros de Unova: Cobalion, Terrakion e Virizion. Eles aparecem em diferentes dias da semana cada. Cobalion aparece todo Domingo, Quarta e Sexta-Feira, Terrakion aparece toda Terça-Feira e Sábado e Virizion aparece toda Segunda e Quinta-Feira. Todos estão no Lv. 50.


Trackless Forest



Essa floresta está ao Leste da Petalburg Woods. Para ter acesso à ela, é necessário ter o Lugia ou o Ho-oh no time. Nessa floresta, o trio de Johto aparece: Raikou, Entei e Suicune. A mecânica de aparição dos três é um pouco mais complexa. Eles aparecem a cada terço de hora durante todas as horas do dia, ou seja, em um dia, cada um deles terá aparecido 24 vezes. Raikou aparece nos primeiros 20 minutos de cada hora (Ex.: 00:00 - 00:19), Entei  aparece no segundo terço de cada hora (Ex.: 00:20 – 00:39), e Suicune aparece nos últimos 20 minutos de cada hora (Ex.: 00:40 – 01:00). Todos estão no Lv. 50.


Fenda no Espaço-Tempo



Esse é um dos dois Mirage Spots que aparecem no céu enquanto você usa Soar. Esse Spot fica Sobre Dewford Town. Para essa fenda aparecer, você precisa ter o Trio de Sinnoh (Uxie, Mesprit e Azelf) na equipe. Assim que você se aproximar, o jogo vai perguntar se você quer interagir com a fenda. Respondendo “Sim”, você terá uma batalha com Dialga (Alpha Sapphire) ou Palkia (Omega Ruby), ambos no Lv. 50. Assim que você tiver ambos (Dialga e Palkia) na equipe, você poderá voltar à fenda e ter uma batalha com Giratina, que também está no Lv. 50.


Nuvem de Tempestade



Esse é o outro Mirage Spot que aparece no céu. Esse spot fica Sobre Fortree City. Para essa nuvem aparecer, existem duas condições diferentes. A primeira é ter um Castform na equipe. Nesse caso, você terá a oportunidade de batalhar com Tornadus (Omega Ruby) ou Thundurus (Alpha Sapphire), ambos no Lv. 50. A segunda condição é ter os próprios Tornadus e Thundurus no time. Nesse caso a batalha será com um Landorus Lv. 50.


Para ler outras matérias de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, acesse nossa seção clicando aqui!

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. matéria excelente

    ResponderExcluir
  2. Em ORAS é possível usar Fly para acessar rotas e entradas de cavernas sim. No mais, matéria muito boa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, Soar > Fly. Além de fazer tudo o que o Fly faz, exceto ser um move, ele tem a chance de encontrar locais secretos e pokémons normais e lendários voando. Sem contar que, não é um HM (que torna um move do portador inútil), não é necessário estar com o/a Latios/Latias na equipe e ainda por cima é maneiro poder controlar o vôo do seu pokémon

    ResponderExcluir
  4. Ótmia matéria. Me tirou muitas dúvidas. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال