XnálYse: Beautifly


Olá, garotxs! Tudo bom? Sabem quem está de volta aos trabalhos na PBN? Pois é. Passei algumas semanas afastado do site por uma série de motivos. E como não estava mais aguentando me manter longe, volto finalmente com mais uma XnálYse celebrando os remakes de Hoenn, lançados há algumas semanas.
- A análise de hoje é de Beautifly, que eu já perdi as contas de quantas pessoas pediram. Somente na matéria anterior, Beautifly foi um pedido do Rodrigo da Silva (mais uma e ele também ganha música), do John Kepler e de um anônimo (que também pediu Dustox junto). Vocês podem imaginar o quanto ela é um Pokémon querido.
- Dustox também faria parte do quadro, mas optei por tirá-lo devido às curtas possibilidades em campo. Mesmo que não tenha aparecido aqui hoje, continua sendo um dos meus Pokémon preferidos em Hoenn e logo fará parte da XnálYse.
- O DanLobl está escrevendo uma excelente fanfic aqui na PBN e que viaja pelo continente de Kalos. O texto é uma excelente maneira de conhecermos mais um pouquinho da região. Confiram AQUI esse quadro muito legal do site.
- Deixem mais sugestões de Pokémon de Hoenn para analisarmos aqui no quadro nas próximas semanas.
- Deem o play AQUI - essa é uma música para homenagear o retorno da Majora's Mask - e venham comigo!

Beautifly


Tipos: Inseto / Voador

Base de stats:
HP - 60
Ataque (ATK) - 70
Defesa (DEF) - 50
Ataque especial (SP ATK) - 100
Defesa especial (SP DEF) - 50
Velocidade (SPD) - 65
Total: 395

Overview:
Beautifly, o Pokémon Borboleta, é a forma evoluída de Silcoon. Por mais que possua uma aparência tranquila e muito bonita, Beautifly é extremamente agressivo e furioso. Costuma atacar todas as vezes que se zanga. Com uma boca comprida e forte, ele é capaz de perfurar a presa para sugar os líquidos de seu corpo. Durante a primavera, é comum vê-lo voando junto aos ventos próximos às flores. Beautifly costuma coletar néctar das plantas com sua boca estendida. Dizem que eles sempre vêm ao encontro do pólen. Enquanto existir uma flor aberta, um Beautifly estará sugando. Seus stats para a batalha são vergonhosamente ruins. O único destaque fica a cargo do alto ataque especial, mas que não pode atuar sem a presença de velocidade ou defesas. Felizmente, salta aos olhos o movimento Quiver Dance, responsável por cobrir todas as suas principais deficiências em campo. Outro de seus problemas é a combinação de habilidades. De modo geral, Beautifly é um Pokémon carente de impulsos na batalha e falho em sua construção, apesar de possuir um learnset interessante.


Habilidades:
- Swarm (normal): aumenta o poder de golpes do tipo inseto quando o HP estiver menor ou igual a 1/3 do valor máximo.
- Rivalry (oculta): aumenta em 25% o poder de um movimento quando o adversário tem o mesmo sexo do Pokémon e diminui o poder em 25% quando o sexo é diferente.

Quando olho para as habilidades de Beautifly, realmente fico sem ter muito o que falar. Ambas são bastante complicadas de aplicarmos competitivamente. Entre as duas, Swarm é uma opção mais válida. As baixas defesas normalmente podem ser aliadas ao item Focus Sash, que manteria o HP baixo o suficiente para aumentarmos o poder de golpes do tipo inseto. O problema dessa habilidade é que se encaixa somente no quesito atacar, mas não se une a movimentos de status, por exemplo. Do outro lado, Rivalry é uma espécie de roleta russa: ou contribui muito para a sua estratégia ou consegue acabar totalmente com ela. Depender do sexo do Pokémon (mesmo acontecido com Cute Charm) não é aconselhável numa disputa.

Prós:
- Possui um ataque especial excepcional;
- Seu learnset é agradável, com bons movimentos como Quiver Dance, Giga Drain, Bug Buzz, Whirlwind e Morning Sun;
- Imunidade aos hazards Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web;
- Uma imunidade de tipos (terra);
- É um Pokémon querido entre 9 a cada 10 treinadores. :3

Contras:
- 5 de seus 6 stats são muito ruins;
- Recebe 50% de dano de Stealth Rock;
- Fica preso parcialmente à mesma combinação de movimentos;
- Cinco desvantagens, sendo uma quádrupla (rocha);
- Habilidade oculta quase que totalmente dispensável;
- Suas descrições na Pokédex são mais assustadoras que as de muitos fantasmas.


Efeito Borboleta
- Quiver Dance
- Bug Buzz
- Giga Drain
- Shadow Ball / Psychic / Electroweb (B2W2)
Item: Focus Sash
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
Começamos os trabalhos de hoje com um set que é capaz de reinar em pequenas tiers, mas teria um relativo problema em batalhas maiores. Beautifly tem potencial de sweepar guardado e que trazemos à tona aqui. Durante o overview, mencionei que o movimento Quiver Dance seria o ponto central para que os maiores problemas de Beautifly se compensassem. Esse movimento é responsável por aumentar as bases de ataque especial, velocidade e defesa especial ao mesmo tempo. De forma geral, é por meio dele que temos agilidade suficiente para uma forte ofensiva, esboçada na base 100 de ataque especial e agora aumentada. A partir daí, é possível conseguirmos um leque de golpes variados. O primeiro deles é o STAB inseto Bug Buzz, o principal movimento desse Pokémon e que pode abaixar a defesa especial do adversário. Giga Drain é uma excelente opção para uma eventual cobertura. Em seu último slot, cabe uma escolha entre diferentes sugestões: Shadow Ball e Psychic são muito semelhantes e possibilitam um amplo auxílio para o time como um todo; enquanto Electroweb é uma carta escondida para lidar com os tão comuns voadores.

Cavalgada das Valquírias
- Toxic
- Infestation
- Protect
- Morning Sun
Item: Leftovers
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 252 SP DEF, 4 HP
Nature: Bold
E que tal não dependermos diretamente de golpes para que possamos derrotar o oponente? Em um Pokémon com defesas na base 50, é algo realmente difícil de equilibrar e transpor, mas é uma fórmula que pode funcionar com a aplicação máxima de EVs e os altos IVs em cada um dos stats. Ao longo de todas as últimas semanas, vocês devem ter percebido que eu sou um grande fã de sets onde existe uma combinação de status condition + movimento de proteção, ou seja, algo que derrote o oponente sem atacá-lo diretamente, apenas minando seu HP progressivamente (talvez por isso sempre afirmem que meus times são chatos :'( ). E aqui, não será diferente. A tradicional combinação de Toxic e seu badly poison - dano que aumenta rodada após rodada - com o movimento Protect resulta em uma quebra do adversário com eventual restauração da "vida" de Beautifly. O diferencial do set se encontra no movimento Infestation, uma novidade da 6ª geração. Ele é conhecido como binding move ou trap move, já que prende o Pokémon atingido em campo, prevenindo o escape, e retira 1/8 de seu HP durante cada turno. Em seu último slot, Beautifly proporciona o já épico Morning Sun para restaurar seus pontos de saúde.

Healing the Great Fairy
- Sunny Day
- Safeguard
- Stun Spore / Tailwind (B2W2)
- U-turn
Item: Heat Rock
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 252 SP DEF, 4 HP
Nature: Bold
Apesar de não ser uma tarefa simples, que tal brincarmos com Beautifly numa posição que  possa funcionar em apoio a todo o time? Por mais que suas defesas não sejam a marca mais importante em suas estratégias, partimos do mesmo princípio usado no set anterior: investimento defensivo para uma entrada oportuna em campo. No terceiro set de hoje, esse Pokémon se baseia em movimentos de longa duração. Começamos com Sunny Day, responsável por trazer os climas para a batalha, e que se alia ao item Heat Rock, aumentando seu prazo de 5 para 8 turnos. A partir daí, podemos usar o segundo movimento: Safeguard. Com ele, Beautifly impede que o time sofra com problemas de status, fórmula ideal para lidar contra adversários stallers. Então, surge a possibilidade de escolhermos entre dois movimentos: Stun Spore é ideal para prejudicar o oponente (principalmente os mais rápidos); enquanto Tailwind aumenta a velocidade dos aliados. Quando todos os benefícios forem reproduzidos em campo, Beautifly pode escapar e dar espaço a outro através de U-turn.

     

Outros movimentos importantes:
- Whirlwind, Defog, Energy Ball, Hidden Power (terra).

Checks, counters e considerações finais:
- Uma das maiores preocupações de quem usa um Pokémon com uma combinação de tipos com fraqueza quádrupla ao tipo rocha é, sem dúvidas, o movimento Stealth Rock, tão comum nas competições. Um aliado capaz de rebatê-lo ou limpar o campo é uma ótima peça. Outros bons companheiros são Heatran, Rotom-W e Magcargo.

- Quando lidamos com insetos, muitos sendo também voadores (caso de Beautifly), é indiscutível que golpes de rocha sejam a resposta óbvia. Mas devemos ter muito cuidado com golpes grama e uma grande quantidade de movimentos de status duros. Alguns bons Pokémon para enfrentar Beautifly são Rhyperior, Skarmory e Xatu.

- Com stats extremos, Beautifly é um Pokémon recorrente no modo aleatório do Showdown e bastante comum em times da região de Hoenn. Seu valor é alto com um set composto de bons movimentos, especialmente Quiver Dance.

E chegamos ao final de mais uma XnálYse, meninxs. Espero que tenham gostado e que deixem muitos comentários com contribuições para o quadro (críticas, sugestões, acréscimos). Não se esqueçam de acompanhar a PBN e ficarem ligados em todos os trabalhos bacanas trazidos até aqui com bastante carinho. Obrigado e até mais!

20 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Qual episódio que é esse que o mostra um Beautifly atacando o Piplup com Shadow Ball?

    ResponderExcluir
  2. faca uma XnálYse do shedinja e ninjask( principalmente do shedinja, ele e um daqueles pokemon que eu sei que tem potencial, só não sei como usa-lo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shedinja é muito legal, seria uma excelente opção para o quadro. Obrigado pelas sugestões!

      Excluir
  3. Olá, bela análise, queria sugerir uma do esquecido de Hoenn.. kkkk meu Pokémon Favorito Grumpig! sou muito fã dele mas ele é bem sumido. Ninguem comenta sobre ele e ele é meu Pokémon favorito kkk. Por isso peço encarecidamente uma XnálYse do GRUMPIG . =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Matheus! Sabe que Grumpig faz parte do meu time na jornada por Hoenn agora? Gosto demaaais dele. Quem sabe não aparece aqui nas próximas análises. xD

      Excluir
  4. Olha eu denovo!Adorei essa analise,você conseguiu extrair todo o potencial de beautifly como esperado de você.Gostaria de fazer um novo pedido,gostaria de uma analise de Flygon (e uma musica?).Por ultimo gostaria de deixar meus parabens,você é 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode escolher a música pra quando fizer Flygon aqui. xD Obrigado pelo elogio, pelas sugestões e por sempre acompanhar o quadro!

      Excluir
  5. margikarp. tem que ter algum ponto positivo naquela coisa. só que não.XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, tem um vídeo ótimo de Magikarp sweepando. Só misturar com bastante Flail. xD

      Excluir
  6. Demais! Como sempre, mais uma ótima análise.
    Faz uma do Plusle e do Minun!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, André! ^^ Plusle e Minun já estão sendo planejados.

      Excluir
  7. Faz uma do Grumpig pfvr. É um dos meus pokes preferidos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grumpig tem sido bastante querido. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  8. Castform, Whisicash, Cacturne e Spinda. Sao bem esquecidos eles queria mt ver eles aqui..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos são bem legais, mas pouco lembrados em batalha. Sugestões anotadas.

      Excluir
  9. Will, como é bom vê-lo novamente publicando outra de suas análises! Sem falar que é de um inseto! Embora eu goste mais da Butterfree, não tem como não se cativar pela borboleta de Hoenn e eu já estava pensando em preparar uma pras pequenas batalhas do competitivo. Gostei muito dos sets, o "Cavalgada das Valquírias" é igualzinho ao que eu uso com meu Shuckle e posso garantir que funciona muito bem. Vou esperar ansioso pela análise da Dustox, mas meu pedido é por uma do Flygon (adoro esse dragão quase inseto). Também apoio o pedido do anônimo ali de cima pelo Ninjask e Shedinja, que com certeza estarão no meu time durante a jornada de Hoenn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Dan, há quanto tempo não te vejo. Isso que dá eu ficar sem postar. Já tinha imaginado que você iria adorar. Esse vício em insetos... :P Falando em Shuckle com "Cavalgada das Valquírias", é um dos Pokémon mais duros de derrubar que já enfrentei. Esse set nele é terrivelmente bom. Tem bastante gente pedindo Flygon há um tempão. Obrigado!

      Excluir
    2. Pode apostar então que vou usar meu querido Shuckle na próxima vez que batalharmos! E não é vício, é apenas muito amor por insetos! hahaha

      Excluir
    3. Já vou preparar um counter pra ele pra não correr riscos. HAHA

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال