#3 Modulo: Como montar uma equipe competitiva? (Parte 1)



Não, o competitivo não é fácil.

O competitivo é brutal. Apenas os melhores sobrevivem lá.

Quer se divertir? Faça isso no in-game. Não! Você pode fazer isso no competitivo também, mas depende muito do seu ponto de vista. Se diversão para você for usar Pikachu porque o acha bonito, ou usar um Tropius porque quer usar Pokémon nunca usados, você irá perder feio. Mas, se diversão para você for criar um bom time competitivo e passar mais de 30 minutos batalhando...

Bem-vindo ao mundo competitivo!





 Vamos para o básico. O que todo mundo recomenda.

Possuir uma barreira física:


Barreira física significa escolher um Pokémon com uma alta defesa (Def). Você o lançará na frente de Pokémon com ataques físicos. Por exemplo: Se aparecer um Mega Pinsir, você jogará o Pokémon que representa sua barreira física para suportar aquele ataque e ainda sobreviver para suportar outros. Ou seja, nada de usar um Charizard para ser barreira física, pois Mega Pinsir dar OHKO nele! Procure um Pokémon que tenha uma boa habilidade (Principalmente) e uma boa defesa. Nada de Pokémon com base 85 de defesa, não vai adiantar. Ao menos que ele tenha alguma habilidade boa, tipo: Unaware (Que rejeita todo e qualquer tipo de aumento de status. Por exemplo: Se um Mega Pinsir maximizar seu ataque e usar Return no seu Quagsire, Return vai causar o dano de um Mega Pinsir normal, sem levar em consideração seu aumento de status), ou outras habilidades: Regenerator (O Pokémon recupera ⅓ do seu HP total ao retornar para a Pokébola), e outras mais. E mesmo assim não valerá muito a pena, mas é claro, isso vai depender da sinergia do seu time. Procure Pokémon com defesas altas, exemplos: Slowbro 110 de Def + Regenerator, Gliscor 125 de Def + Poison Heal (Habilidade que cura o Gliscor quando ele está envenenado), Avalugg 184 de Def, Skarmory 140 de Def, e tantos outros.

Vamos usar o aplicativo PokeDmgCalc for 6th, que funciona como uma calculadora de danos. Vamos calcular quanto uma determinada barreira física sofrerá ao levar um dano de um Pokémon físico. Antes de postar a 2 Parte do modulo, posto um tutorial explicando como usar esse aplicativo.

Vamos usar o Slowbro, minha atual barreira física:

(Pra quem perdeu o post anterior explicando sobre Evs, Ivs e Nature, clique aqui).

EVs: 252 Def / 252 HP / 4 Sp. Atk
Nature: Bold
Ability: Regenerator 

Se um Talonflame usar Brave Bird em um Slowbro:



Se um Mega Pinsir usar Return em um Slowbro:



Se um Bisharp usar Knock Off (Stab + Super Efetivo) em um Slowbro:





Defesa especial:

Faz a mesma coisa que a defesa física, sendo que esse aqui suportará ataques especiais. Chansey é o Pokémon mais usado para esse requisito. Já que ela pode também executar as tarefa do healer (vou explicar mais adiante essa função), sem falar no seu HP anormal base de 250 e sp. def de 105. Muitos perguntam: por que usar Chansey se posso usar Blissey? A resposta é a seguinte: existe um item que se chama Eviolite, ele aumenta a def e a sp. def de um Pokémon na sua pré-evolução. Ou seja, o Pokémon não pode está evoluído completamente ou então esse item não vai funcionar. Com isso, Chansey ultrapassa Blissey e ainda se torna uma barreira física. (Mas não se limite em usa-la para as duas coisas). Quando batalho contra um time que tem Chansey, já fico emocionado porque sei que a batalha será épica. Mas depende muito da sinergia do seu time. Existe muitas barreiras especiais como Florges, Carbink, Goodra, e tantos outros.

Vamos usar Chansey:

Evs: 252 Def / 252 Sp. Def / 4 HP
Nature: Bold
Ability: Natural Cure

Se um Mega Alakazam usar Psychic em uma Chansey:



Se um Mega Mewtwo Y usar Psychic em uma Chansey:



Se Mega Gengar usar Slugde Bomb em uma Chansey:



Se um Mega Lucario usar Aura Sphere em uma Chansey:



Atacante Físico:

É aquele que atacará o adversário somente com ataques físicos. Costumo dizer que esse é um dos seus trunfos. Se você quiser deixa-lo para ser sua arma secreta, sugiro usar uma Mega, mas se quiser apenas um bom atacante físico, sugiro atacantes com speed alta e atk alto também. Muitos Pokémon são usados aqui, um leque de opções. Darmanitan (140), Garchomp (130)/Mega Garchomp (140), Azumarill (50 + Huge Power: dobra o ataque)/Mega Mawile (105 + Huge Power), Breloom (130 + Techinician: aumenta em 50% os golpes abaixos de 60 de poder), Scizor (130)/Mega Scizor (150) + ambos Techinician. São tantas opções, mas como falei, depende da sinergia do seu time.

Atacante Especial:

É aquele que atacará o adversário com golpes especiais. Esse também pode ser seu trunfo. Basta saber escolher o Pokémon adequado. Atualmente muitas megas estão sendo usadas para ocupar esse lugar: Mega Gardevoir (165), Mega Alakazam (175), Mega Gengar (170), Mega Charizard Y (159) e Pokémon normais, como: Alakazam, Gengar, Aegislash (Por mais que ele seja muito usado como atacante físico, seus status são iguais em relação a atk e sp. atk) e Chandelure. São muitas opções.

Healer:

Aqui você usará um Pokémon que cure sua equipe quando necessária. Acredite, isso é fundamental. Se o seu atacante físico ficar queimado, sua equipe sofrerá consequências gravíssimas. Então, ter alguém que aprenda Aromatherapy e Heal Bell é necessário. Alguns fazem fusões, por exemplo: Healer/Defesa Especial. O mais usado na verdade, e o mais sugerido também. E alguém para recuperar o HP dos outros. Usuários com Wish pode recuperar a si mesmo e a outros da sua equipe.

Alguém que proteja seu campo:

Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes, Sticky Web e tantas outras coisas que sujam o campo é horrível. Acaba com seu time. E uma 50% de chance de você perder caso seu campo seja sujo. Por isso, usuários com Magic Bounce (Habilidade que manda de volta todo golpe que não seja ofensivo) e usuários com Taunt (Que força o oponente a usar apenas golpes ofensivos). Sableye com Prankster e Espeon com Magic Bounce são muito usados.

Alguém que suje o campo inimigo:

Algo muito necessário também. E eu sempre escolho alguém pra essa função quando crio alguma equipe. Skarmory, Forretress e Shuckle são muitos usados para fazer isso.

Seu trunfo:

Aquele Pokémon que vai salvar seu time. Que você terá segurança. Que saberá que se todo o seu time for derrotado, aquele Pokémon poderá salvar tudo. Geralmente é alguém com Dragon Dance/Swords Dance + Golpes Prioritários e muitos outros.


Com isso terminamos a primeira parte do módulo 3. Na próxima parte vamos montar vários times competitivos e aprender como usa-lo. Depois vamos testar no showdown e calcular danos nos aplicativos. Até breve!

4 comentários:

  1. Estou adorando sinto que agora to sendo devidamente integrado ao competitivo.Ancioso para prox post

    ResponderExcluir
  2. Já que vcs falaram sobre esse app, bem que podiam fazer uma publicação indicando os melhores apps de pokemon.
    Eu uso a Dexy (android) e é uma das melhores pokedex pra celular, porém o projeto dela fechou, ou seja, não haverá atualização pra ORAS.
    Por isso peço que façam uma publicação indicando os melhores apps, falando os pós e contras deles.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Já que vcs falaram sobre esse app, bem que podiam fazer uma publicação indicando os melhores apps de pokemon.
    Eu uso a Dexy (android) e é uma das melhores pokedex pra celular, porém o projeto dela fechou, ou seja, não haverá atualização pra ORAS.
    Por isso peço que façam uma publicação indicando os melhores apps, falando os pós e contras deles.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. cara,se for fazer no showdown,vai ter que esperar pois o site ta em manutenção(provavelmente arrumando os sprites das new megas e talz)
    JVMestre

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!