XnálYse: Lilligant



Olá, garotxs! Tudo bom? Espero que venham aproveitando essa semana. E já que estamos chegando ao final dela, quer dizer que é hora de acompanharmos mais uma XnálYse comigo. Nesses últimos dias, tanto o Drago quanto eu estamos tendo uma grande quantidade de compromissos. Por conta disso, está bastante difícil conseguir escrever as análises. Imagino que isso vá melhorar com o passar do tempo e poderemos trazer mais matérias para vocês. Vamos lá!
- A XnálYse de hoje é um pedido do meu amigo Rafael Lourenço. E dessa vez, a escolha é Lilligant!
- Vocês já repararam o quanto Pokémon é uma franquia com fortes signos e identidade visual? Venho pensando bastante nisso nos últimos tempos. Essa é uma futura pauta de pesquisa acadêmica para mim (espero que sim). xD
- Gostaria muito de fazer um momento de batalhas com vocês e trazer aqui na PBN, algo como um live. O que acham? Devido ao fato de ser difícil trazer as análises com os compromissos que tenho, venho deixando de lado a parte de "aplicação em batalha". O live seria bom para compensar. Isso é algo a se pensar com o tempo.
- Dá o play AQUI e vem comigo!

Lilligant


Tipo: Grama

Base de stats: 
HP - 70
Ataque (ATK) - 60
Defesa (DEF) - 75
Ataque especial (SP ATK) - 110
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade - 90
Total: 480

Overview:
Lilligant, o Pokémon Florescer, é a forma evoluída de Petilil com o uso da Pedra do Sol. Dizem que é muito difícil fazer a flor na cabeça de Lilligant desabrochar. Essa costuma ser uma tarefa fácil até mesmo para os treinadores mais experientes. Caso não seja bem tratada, ela murchará. Uma das principais características desse Pokémon está relacionada ao florescer em sua cabeça. A flor é símbolo de carinho vindo de seus treinadores e deve ser bem cuidada para que não seque. Quando está aberta, libera uma fragrância extremamente relaxante e agradável. Por ter uma aparência muito bonita, Lilligant é comum dentre as celebridades. Todas gostam de possuir uma. Em batalha, ela não costuma ser muito usada. Porém, Lilligant é um Pokémon que se beneficia de uma série de movimentos de dança importantes para o combate. A mais comum combinação é da habilidade Own Tempo e do golpe Petal Dance. Sua base de stats não é alta, com exceção de seu ataque especial, mantendo pontos relativamente baixos em quase tudo.


Habilidades:
- Own Tempo (normal): previne que o Pokémon fique confuso.
- Chlorophyll (normal): dobra a velocidade do Pokémon sob um sol forte.
- Leaf Guard  (oculta): cura problemas de status sob um sol forte.

É muito difícil encontrar um Pokémon capaz de se beneficiar de todas as suas habilidades com facilidade. Lilligant consegue romper com isso e possui três das mais úteis em batalha. Cada uma delas será responsável por um diferente papel em batalha. Own Tempo mantém um set muito simples, mas bastante útil, prevenindo a eventual confusão proveniente de Petal Dance. Chlorophyll e Leaf Guard, ambas com efeito ativado quando existe um sol forte em campo, funcionam, respectivamente, para sweepar ou fornecer suporte ao time. A habilidade deverá ser escolhida de acordo com a necessidade de Lilligant na equipe.

Prós:
- Conta com uma base de ataque especial realmente alta;
- Suas habilidades são muito versáteis;
- Possui uma série de movimentos de dança, sempre bastante eficazes em batalha;
- O combo Quiver Dance + Petal Dance + Own Tempo pode ser devastador;
- Compensa as baixas em alguns stats através de movimentos e habilidades;
- Não apenas suas habilidades são versáteis, como sua função em campo também;
- Sou apaixonado por Lilligant. Acho super ostentação ter uma com uma flor aberta.

Contras:
- HP, ataque, defesa e defesa especial são realmente baixos;
- Apesar da versatilidade, existe uma previsibilidade que Lilligant venha com Petal Dance;
- Quase todos os seus golpes são do tipo grama;
- Enquanto Pokémon de grama, conta com uma série de desvantagens simples em batalha.


Pina Bausch
- Quiver Dance
- Petal Dance
- Hidden Power (rocha / gelo)
- Synthesis
Item: Life Orb / Leftovers
Habilidade: Own Tempo
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid
Para um Pokémon extremamente dançante, nada melhor que um set contendo duas de suas melhores danças. A proposta aqui é mais simples: aumentar o potencial de stats ofensivos de Lilligant ao máximo, garantindo que se torne quase um pivot na batalha, tanto ameaçando, quanto defendendo bem. Começamos, então, com o movimento Quiver Dance. Por meio dele, as bases de velocidade, ataque especial e defesa especial serão aumentadas. Posso dizer que esse é um dos melhores movimentos já criados em Pokémon. O boost oferecido em três diferentes stats e que se completam de maneira importante é excepcional. A partir dele, Lilligant terá força e agilidade suficientes para usar Petal Dance, seu golpe mais importante. Em condições normais, o uso de Petal Dance faria com que o usuário ficasse confuso (mesmo efeito de Outrage). Entretanto, Lilligant possui a habilidade Own Tempo, responsável por prevenir confusões. Assim como falei nos contras, quase todos os seus golpes especiais são do tipo grama. Por isso, chegamos ao terceiro slot somente com Hidden Power, podendo ser escolhido entre rocha e gelo, somente para fornecer cobertura. Ao final, Synthesis ajudará esse Pokémon a se manter por mais tempo em campo.

Isadora Duncan
- Teeter Dance / Protect / Substitute
- Toxic
- Leech Seed
- Giga Drain / Petal Dance
Item: Leftovers
Habilidade: Own Tempo
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Calm
A versatilidade de Lilligant, bem como seu learnset de status relativamente bom, permite que pensemos em uma estratégia staller. Por mais que suas defesas não sejam promissoras, é possível chatear bastante o adversário com uma sequência de movimentos que minem o HP enquanto ela se mantém segura atrás de proteções e restaurações. O segundo set de hoje começa com uma escolha bem ampla: Teeter Dance, Protect ou Substitute. O primeiro é responsável por causar confusão em todos os Pokémon adjacentes, ou seja, ideal em alguns casos de batalhas duplas e triplas; o segundo e o terceiro funcionam de maneira similar, protegendo Lilligant de eventuais golpes de adversário. Na sequência, existe uma combinação entre Toxic e Leech Seed. Como devem saber, sou um grande fã desses dois movimentos de status e sempre trago algo relacionado a eles nas XnálYses. Ambos permitem destruir gradativamente o HP do oponente. Enquanto isso, Lilligant poderá se manter estável para usar um golpe de grama, seja Giga Drain (que auxilia muito na restauração e manutenção de seu HP) ou o poderoso Petal Dance.

Garota de Ipanema
- Sunny Day
- Aromatherapy
- Healing Wish
- Solar Beam
Item: Heat Rock
Habilidade: Leaf Guard
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Calm
E olhem que coisa mais linda, mais cheia de graça é Lilligant, do corpo dourado e com um balançado que é mais que um poema. Principalmente, quando exposta ao sol, ela terá performances muito úteis em qualquer time que se utilize de climas. Aqui, sua habilidade Leaf Guard permitirá que se mantenha livre de quaisquer problemas de status debaixo da luz solar intensa. Nosso terceiro set começa com o movimento Sunny Day. Através dele, o sol será chamado para a batalha. Em condições normais, esse efeito climático duraria 5 turnos, mas o item Heat Rock possibilita um aumento para 8. Daí em diante, Lilligant se transforma em um Pokémon clerical que fornece suporte a todo o time. Os movimentos Aromatherapy e Healing Wish fazem muito bem esse papel, auxiliando os aliados a se manterem bem na batalha. Enquanto um cura todos os problemas de status da equipe, o outro derrota Lilligant automaticamente, porém permite que o HP do próximo a entrar em campo seja restaurado (ideal para quando Lilligant estiver quase sendo derrotada). No último slot, um golpe STAB: Solar Beam. Com o sol em campo, ele não precisa mais "carregar" durante um turno.

Birdhouse
- Sunny Day
- Solar Beam
- Nature Power
- Hidden Power (rocha / gelo)
Item: Life Orb / Leftovers
Habilidade: Chlorophyll
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid
Nosso último set de hoje é uma nova opção para Lilligant sweepar em batalha. Ao contrário do primeiro, aqui não existe uma dependência direta de Quiver Dance para aumentar os stats. A melhor opção é lidar diretamente o uso do sol, ativado pelo movimento Sunny Day. Através da habilidade Chlorophyll, sua velocidade será dobrada, permitindo ter ainda mais agilidade para golpear em batalha. Com esse aumento, Lilligant passa a ser perigosa, já que conta também com um altíssimo ataque especial. A partir disso, Solar Beam surge como seu melhor golpe. Bem como antes, não precisará mais carregar para atingir o oponente. Em seu terceiro slot, ela terá Nature Power. Esse é um movimento que se modifica dependendo diretamente do lugar onde o usuário batalha. Em combates online, ele se transforma em Tri Attack (aquele mesmo de Porygon-Z). O maior benefício de Tri Attack é seu efeito secundário múltiplo: ele queimar, congelar ou até mesmo paralisar o adversário. O último golpe é HP gelo ou rocha para fornecer a cobertura necessária a Lilligant.


Outros movimentos importantes:
- Sleep Powder, Stun Spore, Dream Eater, Worry Seed, Helping Hand.

Checks, counters e considerações finais:
- Devem ter percebido que Lilligant é um Pokémon que diretamente se relaciona ao sol. Por isso, em alguns casos, Pokémon com Drought (Groudon, Ninetales e Mega Charizard Y) são alguns dos seus melhores aliados. Outros importantes companheiros são Heatran, Claydol, Nidoking.

- Lilligant é um Pokémon com defesas extremamente defasadas. Logo, derrotá-la pode não ser algo extremamente difícil. Os seus principais counters são Drapion, Scizor, Pinsir.

- Ela é um dos Pokémon que mais gostei na 5ª geração. Infelizmente, sua performance em combate não é incrível e possui stats parcialmente mal distribuídos. Por outro lado, seu combo de ataque especial e velocidade, junto a alguns movimentos de status benéficos, transformam-na em um Pokémon com potencial.

E chegamos ao fim de mais uma XnálYse, meninxs! Antes de encerrarmos, gostaria de pedir desculpas a vocês pelos atrasos nas postagens e por deixarem sem análises por duas semanas. Tentarei aumentar o tempo dedicado a PBN. Obrigado pelos comentários na última edição, batemos um recorde. Não se esqueçam de deixar mais e mais comentários com sugestões para o quadro e acréscimos. Até mais! ^^


30 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Faz xnalyse do slowking

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise, gostei principalmente do primeiro set!! Sugiro Raticate, Hypno ou Seaking pro próximo *3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Esse primeiro é bastante usado, inclusive parte dele aparece sempre na Battle Maison. São boas sugestões. xD

      Excluir
  3. Boa análise, sempre vejo se você tá on no showdown, mas nunca está :/.
    No primeiro set, eu usaria Sleep Powder no lugar do Synthesis.
    No segundo, eu não vejo a necessidade da habilidade ser Leaf Guard, se ela tiver Aromatheraphy em seu moveset.
    No último você usou a habilidade Chlorophyll, mas na introdução está Own Tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pois é, por isso queria guardar um tempo pra aparecer lá e receber todos os desafios, transmitir algo ao vivo.Eu tenho um pouco de receio de Sleep Powder de vez em quando. A chance de falha é expressiva. :/ No caso do Aromatherapy é mais pra auxiliar o time mesmo. Leaf Guard é apenas um bônus. Vish, verdade! Corrigi. xD

      Excluir
  4. misericordia, n sabia q era tao insana, petal dance+own tempo! caramba n sabia q ela tinha esse ataque e essa habilidade, impressionado! :0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, alguns Pokémon menos usados acabam tendo bastante opção competitiva e acabamos nem vendo sempre.

      Excluir
  5. prefiro o hp de Rocha pois mata quatro das cinco fraquesas de planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o de gelo bem eficaz também. Ele ajuda a pegar dragões, especialmente Dragonite, que Lilligant teria dificuldade de lidar.

      Excluir
  6. será que ela é boa para o concurso de fitas ?

    ResponderExcluir
  7. Faz do Noivern!

    ResponderExcluir
  8. Faz do emolga! Queria usar um no competitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses roedores elétricos merecem uma atenção especial agora. Ótima sugestão!

      Excluir
  9. Noctowl pra próxima? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos passarinhos que mais gosto. Boa escolha! :3

      Excluir
  10. Sugiro Conkeldurr!!!
    Tenho me interessado nessa Pokémon e queria uma visão e análise dele. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é excelente em batalha, gosto muito. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  11. que usa esse bicho no competitivo?

    ResponderExcluir
  12. eeveelution please

    ResponderExcluir
  13. ótima análise Will! não imaginava tantos sets para Lilligant mas você me surpreendeu outra vez com dicas bem funcionais. eu também gosto muito de Lilligant mas tenho que confessar que seu parceiro Whisimcott (não sei como escreve) se sobressai a ela, por ter um movepool e habilidades melhores, acho que uma mega evolução poderia dar uma forcinha a ela :)
    - Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigado! Muito feliz por você estar gostando das análises. Ah, seu pedido de XnálYse está se aproximando, hein!? Então, Prankster é quase apelão, HAHA. Mas você tem toda razão. Whimsicott tem uma boa visibilidade e um comportamento melhor em batalha. Lilligant é bonitinha, só precisa desse impulso mesmo.

      Excluir
    2. me surpreendo com o carinho que voce tem com seus fãs *--*
      nao vejo a hora do meu querido Driiblim entrar em cena ;)))
      vou ser o treinador mais feliz do mundo pokemon kk
      -Guilherme

      Excluir
    3. Porque eu não seria ninguém no site sem o apoio de todos que acompanham o trabalho e gostam. Sou extremamente grato a cada um, o carinho vem disso. <3 Vish, agora mesmo que preciso fazer o Drifblim, HAHA.

      Excluir
  14. Ótima análise Will!
    Lilligant também é um dos meus favoritos da 5ª geração, tendo ficado em meu time durante toda a versão white. Sempre gostei muito de pokémons flores como Vileplume, Roselia e Lilligant, pelo seu charme e fofura mas nunca espereitanto deles em batalhas, por isso adorei conhecer um pouco mais sobre seu potencial competitivo. Me lembro muito bem de um colega uma vez que criticou minha utilização da Lilligant no time, mas agora posso mostrar que ele estava errado! haha
    Minha sugestão dessa semana é que não se esqueça do Ledian, algum dia ainda quero ver essa análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dan! Ela também passou pelo meu time algumas vezes (dentre as tantas que joguei BW/B2W2 :P). Esses Pokémon baseados em flores sempre são muito atraentes. Gosto bastante também, especialmente da Roserade, tanto de aparência quanto em batalha. Ah, agora é sua vez de ir lá e usar uma Lilligant contra ele. xD Não esqueço do Ledian. Você e esses insetos. :P

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال