Team Builder #8



Olá, caros trainers!
Cá estou junto a vocês para mais um Team Builder! lol
Dessa vez, o time selecionado foi o do leitor JV Mestre :D Já nos conhecemos no ingame de Pokémon X e Y. Tivemos boas batalhas, fizemos trades e conversamos pelo chat.
Valeu pelo comentário, JV! Continue sempre conosco. A satisfação é de toda a equipe *-*



Bora pro que interessa, entonces o/



Klefki


Base Stats:
HP: 57
Attack: 80
Defense: 91
Sp. Attack: 80
Sp. Defense: 87
Speed: 75

Nature: Impish ou Careful
IVs: todos, exceto Sp. Attack
EVs: 252 Def / 252 Sp. Def / 4 Spd
Item: Light Clay
Moveset: Thunder Wave, Foul Play, Reflect, Light Screen
Habilidade: Prankster

Klefki, o Pokémon molho-de-chaves...
HAHAHA, brincadeiras a parte, ele é muito interessante. Por mais que ele seja um Lead óbvio, isso também pode servir ao seu favor.
Como? Simples.
A primeira vantagem de se ter um desses se dá já no momento no qual seu oponente vê seu time e vice-versa. Um bom jogador - não precisa ser nenhum expert pra isso - vai selecionar algum Pokémon que seja anti-Klefki como Lead. Dessa forma, você usa o "predict" de seu oponente contra ele mesmo colocando algum monstrinho que tenha, digamos, a vantagem-da-vantagem pois este terá ABSOLUTA CERTEZA que você vai abrir de Aço/Fada. Sacou? Sim. Então, vamos seguir rs.
Esta moveset é a melhor. E eu justifico isso pelo seguinte: Foul Play é, de longe, A APOSTA quando se fala de movimentos ofensivos.
Primeiro ponto: você JAMAIS irá treinar seu Klefki em Attack ou Special Attack, correct? Sendo assim, vamos usar um move que não dependa do seu poder mas sim do de seu oponente :). Quanto mais forte (moves Attack-based) o adversário ficar, mais HP tiramos dele.
Thunder Wave vai reduzir a velocidade das principais ameaças que usam deste artifício, dando mais tempo para você poder proteger seu time com Reflect e Light Screen que, por sua vez, com a ajuda de Light Clay, durarão não cinco mas OITO turnos!
Dei a opção de escolher entre as natures Impish (+Def, -Sp.Atk) e Careful (+Sp.Def, -Sp.Atk) porque caberá a você escolher o que sua fadinha-das-fechaduras vai tankar. Lembre-se que em Defense ele pode atingir 157 pontos máximos (Lv.50, EV 252, IV, Nature Impish) e em Special Defense, 152 (Lv.50, EV 252, IV, Nature Careful).


Greninja


Base Stats:
HP: 72
Attack: 95
Defense: 67
Sp. Attack: 103
Sp. Defense: 71
Speed: 122

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 x
Item: Life Orb
Moveset: Scald, Rock Slide, Ice Beam, Taunt / Hidden Power (Terra) / Dark Pulse
Habilidade: Protean

Talvez o Pokémon do cenário OU mais OU de todos, HAHAHAHA! Acredito que, junto com Talonflame, Greninja é um dos Pokémon mais utilizados na Geração VI.
E não é pra menos.
Além de dispôr de uma VASTA build de moves, Gregre possui Protean que o torna do tipo do move utilizado fazendo assim com que TODOS sejam STAB! Isso é muito forte e é também por isso que ele é um ícone do competitivo.
Scald, Rock Slide e Ice Beam já fornecem uma cobertura imensa mas que pode ser ainda maior e, consequentemente, complicada.
Vamos a explicação:

Greninja, assim como a maioria esmagadora de Pokémon existente, aprende Hidden Power (vou chamar de H.P.). Neste caso, é ainda melhor pois ele pode ser tornar o mesmo tipo do H.P. em questão. Levando isso em consideração, temos um tipo que se sobrepõe aos demais quando o assunto é este sapo-ninja: TERRA.
Além de não aprender nenhum move ofensivo que tenha este tipo, ao se tornar Terra, Gregre pode se livrar de ameaças que, sendo dos tipos Água, Pedra e Gelo, seriam um problema. Um exemplo disso é Thunder Wave. Estando no tipo em questão, ele se livra do status PARALIZED que vem sendo a forma que os trainers mais usam para praticamente anulá-lo. Além, é claro, de causar Super Effective naqueles pertencentes ao tipo Elétrico.
Bom, mas isso tem um preço. Para alguns jogadores, alto demais.
Todos sabemos que para se conseguir H.P. de determinado tipo é necessária uma estrutura específica de IVs. No caso de Terra, são essas as possibilidades resultantes no tipo em questão:

#1
HP: x
Attack: x
Defense: x
Special Attack: 31
Special Defense: x
Speed: x

#2
HP: 31
Attack: 31
Defense: 31
Special Attack: x
Special Defense: x
Speed: 31

#3
HP: x
Attack: 31
Defense: 31
Special Attack: x
Special Defense: x
Speed: 31

#4
HP: 31
Attack: x
Defense: 31
Special Attack: x
Special Defense: x
Speed: 31

OBS: Notem que estas são TODAS AS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS. Ou seja, qualquer uma delas resultará em Hidden Power Terra. Aqui, forneço somente o conhecimento a vocês sobre quais IVs se deve ("31") ou não ("x") ter para alcançar o objetivo.
Fonte: www.gamefaqs.com/boards/989552-/58772271

Taunt aparece como a possibilidade de livrar seu time de hazzards como Stealth Rock (que causam um estrago violento em Talonflame) e Dark Pulse seria mais uma opção de move STAB, porém com a possibilidade de flinch e imunidade ao tipo Psíquico.
MAKE YOUR CHOICE!


Mega Manectric


Base Stats:
HP: 70
Attack: 75
Defense: 60 (80)
Sp. Attack: 105 (135)
Sp. Defense: 60 (80)
Speed: 105 (135)

Nature: Timid
IVs: HP, Special Attack, Special Defense e Speed / Attack, Special Attack, Special Defense e Speed / Special Attack, Special Defense e Speed
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 x
Item: Manectide
Moveset: Flamethrower / Overheat, Thunderbolt, Volt Switch, Hidden Power (Gelo)
Habilidade: Lightning Rod (Intimidate)

Jogar com ele, assim como a maioria dos membros desse time, é muito simples. Diria que este Pokémon faz o estilo "direto ao ponto".
Volt Switch é o move que você mais usará nesta set pois sair do campo atacando é ótimo. Melhor ainda com um move que seja Special-based em um monstrinho Special Sweeper (coisa que não funciona tão bem em U-Turn-Greninja). Em suma, Volt Switch ainda amadurece a ideia de usar Overheat na moveset pois ele lhe isenta de gastar uma ação fazendo aquela troca praticamente obrigatória pós-perda de dois níveis em Special Attack.
Caso ainda assim não ache viável, sempre teremos Flamethrower.
Hidden Power tipo Gelo fecha a perfeita set. Para obtê-lo, segue as combinações:

#1
HP: x
Attack: 31
Defense: x
Special Attack: 31
Special Defense: 31
Speed: 31

#2
HP: 31
Attack: x
Defense: x
Special Attack: 31
Special Defense: 31
Speed: 31

#3
HP: x
Attack: x
Defense: x
Special Attack: 31
Special Defense: 31
Speed: 31


Talonflame


Base Stats:
HP: 78
Attack: 81
Defense: 71
Sp. Attack: 74
Sp. Defense: 69
Speed: 126

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack
EVs: 252 Atk / 252 Spd / 4 x
Item: Life Orb
Moveset: Brave Bird, Flare Blitz, U-Turn, Roost / Swords Dance
Habilidade: Gale Wings

Sem dúvida alguma, o Pokémon mais usado no cenário competitivo OU.
A combinação Brave Bird+Gale Wings+Life Orb faz de Talonflame um Pokémon difícil de ser batido e é muito comum de ser vista neste monstrinho justamente pela quantidade imensa de dano que pode causar. Ele atinge 146 pontos máximos em Attack (Lv.50, Nature Adamant, EV 252, IV), o que não é tão alto porém quando combinados a um priority-move de base 120 de dano, estragos são facilmente causados.
U-Turn atua como o safety-move que é. Caso encontre um adversário que lhe é bad match, é só usá-lo.
Deve-se ressaltar que, na maioria dos casos, o dano causado não é pouco, pelo contrário.
Por ter baixo HP, usar Life Orb e seus moves de ataque serem resultados em recoil (sem contar com a probabilidade de se deparar com Rocky Helmet por aí), Talonflame dura pouco. Para isso, temos Roost que, consequentemente, é também priority-move, HAHAHA.
Existem trainers que preferem pancadaria bruta e pura e optam por Swords Dance, rs.

Defina sua estratégia! :)


Conkeldurr


Base Stats:
HP: 105
Attack: 140
Defense: 95
Sp. Attack: 55
Sp. Defense: 65
Speed: 45

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack
EVs: 252 Atk / 128 Def / 128 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Mach Punch, Drain Punch, Poison Jab / Ice Punch* / Thunder Punch* / Fire Punch*, Stone Edge
Habilidade: Guts
*Geração anterior.

Quando seu adversário vê esse cara, a primeira coisa que ele pensa é: toma BURN!
Pois boa sorte, caro oponente o/.
Guts te livra do efeito de redução no atributo Attack causado pelo BURN e, quando for infligido outro status - dentre eles PARALIZE, POISON e SLEEP -, aumenta este mesmo atributo em 50%.
Mach Punch lhe dá a vantagem da prioridade; Drain Punch recupera seu HP quando em apuros; Stone Edge causa danos massivos. Poison Jab, Ice Punch, Thunder Punch ou Fire Punch complementam um moveset de ampla cobertura. Escolha bem qual usar.
Assault Vest faz com que Conkeldurr não seja derrotado facilmente por Pokémon ataques Special-based.
PRA CIMA DELES!


Nidoking


Base Stats:
HP: 81
Attack: 102
Defense: 77
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 75
Speed: 85

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 Sp. Atk / 252 Spd / 4 x
Item: Choice Scarf
Moveset: Sludge Wave / Flamethrower, Earth Power, Thunderbolt, Ice Beam
Habilidade: Sheer Force

Particularmente, prefiro o Drill Pokémon como Attack-based. Neste  time, porém, a estratégia exige o contrário.

Nidoking conta com excelente movepool. Tem cobertura para causar Super Effective a grande parte de seus adversários além de se proteger muito bem contra seus algozes: Thunderbolt para tipos Água; Flamethrower para tipos Gelo e Pokémon tipo Metal imunes ou resistentes a Earth Power; Ice Beam para os conterrâneos do tipo Terra e para os Dragões.
Sludge Wave é mais um move STAB porém não possui a cobertura ampla que Flamethrower tem. Analise bem o ambiente competitivo e veja qual deles pode ser mais eficaz de um modo geral ;)

Cara, imagina um monstro que atinge 225 pontos em Speed (Lv.50, Nature Timid, EV 252, IV, Choice Scarf, batendo até o velocista dos velocistas), 137 em Special Attack somando ainda 30% de bônus em todos os moves de sua set e, pra fechar, conta com um dos melhores designs já inventados... SIM! É o Scarf King!

Ele também é imune a moves elétricos portanto sempre esteja atento para possíveis trocas providenciais.
Lembre-se de que Sheer Force concede bônus em todos os moves citados porém remove seus efeitos adicionais.



Considerações Finais.

Este é um time no qual o garoto Leandro Beninca teria uma coisa a dizer: TACA-LE PAU, MARCOS!
O time é inteiro ofensivo. Porrada a batalha toda sem dar tempo do oponente respirar!

Klefki tem a função de fazer com que seus companheiros aguentem iminentes danos para que estes sobrevivam e batam mais ainda nos coitados dos inocentes adversários, HAHA!
Importante ressaltar que, mesmo aparentando inconsequência, não se afobe: pare, pense, analise. Muitas vezes adrenalina demais não trás bons resultados.
Recomendo que analise bem o time do oponente, conte com a possibilidade de cair em "predicts". Evite ser surpreendido. Um erro pode ser crucial uma vez que você não dispõe de um Cleric.
Muito cuidado com o ímpeto.
O time ataca sempre mas cabe a você pensar SEMPRE antes de clicar em um move, seja ele qual for. Esses tipos de times exigem atenção redobrada pois um erro pode lhe custar a batalha.



É isso, trainers!
Espero que tenham curtido a análise que realizei do time de um leitor que já me é familiar, o JV. Se quiserem, assim como ele, me adicionem. Sempre que estou online, realizo batalhas e converso pelo chat :D
FC: 0920-0270-7527, nick: Kinho.

O que acharam do novo template da PBN? Gostaram? Eu, particularmente, achei sensacional o trabalho dos meus companheiros! A ideia de preencher o site com as cores verde, vermelha e azul relacionando aos lendários Rayquaza, Groudon e Kyogre (meu preferido *o*) foi genial! lol

Um abraço a todos <3
GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

30 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Ótima análise! Kinho, já adicionei seu FC. Adiciona o meu também: 0147-0763-1670.
    - Watson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro Watson hahaha

      Está adicionado :)

      Excluir
  2. Esse time é realmente muito ofensivo, poderia me dizer a melhor forma de usa esse time.

    Hydreigon/Dusknoir/Galvantula/Eelektross/M.Charizard(Y)/Metagross

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esse seu time, hein?
      Vamos ver... haha

      Abraço e valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Add aee Kinho FC: 4442-0640-9132
    ótima análise ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ae, Lokuale!

      Mudou de time ou ainda tá usando aquele lá? Era Conkeldurr, Mega Gyarados, Sylveon, Volcarona, Forretress e Espeon né?
      Me lembro bem, afinal foi meu primeiro Team Builder aqui na PBN o/

      Abração! E tá adicionado :D

      Excluir
    2. Eu tô montando esse time ainda, e nossa você lembrou de todos hein ^^
      Então, eu primeiro testo todos os meus teams no Showdown aí só depois passo pro game mesmo. Mas valeu mesmo, aquele Team builder me ajudou muito ^^ Vlw por add, abração o/

      Excluir
    3. Ah, sim. Precaução e teste são coisaa indispensáveis, realmente.
      Desejo sucesso com o desenvolvimento aí :)

      Excluir
  4. Why so smogon? Prefiro quando você analisa times mais originais...

    ResponderExcluir
  5. Faz o meu time Galvantula,Klefki,M-Pinsir,Electivire,Empoleom,Espeon

    ResponderExcluir
  6. Nintendo do Klefki ser tão bom. Meu Blaziken shiny com speed boost mata ela em um segundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Klefki não é e nunca será o Pokémon chamado "win condition" do seu team. Ele não é o vencedor de batalhas.
      Acredito que, muito provavelmente, um Blaziken bem treinado o derrote com um só golpe. Concordo com você.
      Mas quando falamos em batalha, não se olha para um Pokémon somente. Se olha para todo um time.
      Klefki protege mas também precisa ser protegido. Se o sei adversário for ciente disso, seu Blaziken não vai ter tempo de toca-lo rs

      Excluir
  7. Reparei que dificilmente vc usa pokemons tipo Grass.
    É tudo por causa das inúmeras fraquezas que eles têm? Suspeito que sim..que pena. Meus preferidos são os tipo Grass, e Flying..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ele que cria esses times cara, são as pessoas nos comentários que pedem pra ele formar uma estratégia com a equipe de quem pediu. Por exemplo, se você pedir um time de Grass/Flying dizendo quais pokés você quer, ele monta a estratégia pra você ^^

      Excluir
    2. Era isso que eu ia responder, haha

      Valeu, Lokuale o/

      Excluir
    3. Ah sim, kkkkk. Entendi.
      Pena que eu ainda não tenho o jogo, se não eu pediria sim kkkk.

      Mas tipo, reformulando minha pergunta...
      As pessoas que pedem formações de estratégias aqui muitas vezes não colocam, usam tipos Grass nos times, pq eles têm muitas desvantagens, ou tem como mudar isso com uma estratégia bem bolada? Eu sempre vejo tipos Fire, Water nos times, menos Grass(dificilmente). Entenderam oq eu quis dizer?

      Gosto dos tipos Grass e Flying, mas não gosto do Tropius. Estranho, não? kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. hahahha entendo.
      Sinceramente, é possível meio que "remediar" estas fraquezas com um time bem montado. Afinal, numa equipe, um Pokémon compensa o outro.
      Basta ao trainer ter a capacidade de pensar na estratégia e nos componentes dela.

      Excluir
  8. Meu MBlaziken shiny derrota o Klefki em um segundo.

    ResponderExcluir
  9. Ótima análise Kinho!! ESse time tem vários Pokémon que adoro, digo vários mesmo tirando o Manectric que não gosto muito, os demais foram protagonistas em alguma jornada.RS! Ótima análise e parabéns pelo time. Aguardando a análise do seu time hein!!! Hahahaha Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Psico!
      Sempre uma satisfação receber seus comentários aqui na página o/
      Hahaha farei sim! Como estou trabalhando em muitas coisas ao mesmo tempo, essa análise estou fazendo aos poucos rs.
      Primeiro, o Team Builder normal; depois o projeto secreto que a PBN me incumbiu de realizar (muahahahaha); terceiro: meu livro *-*
      Prometo que publicarei tudo isso em breve pra vocês :)

      Abraçao!

      Excluir
  10. Adoro as analises team da PBN,eu sou novato no competitivo e queria uma ajuda com a minha team.
    Charizard,Gardevoir,Lucario
    Jolteon,Espeon,Hydreigon.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, de primeira vista, achei esse seu time bem legal. Tô quase achando que é modéstia exagerada sua esse negócio de ser "novato" no competitivo, hein senhor Josias? Hahahahaha

      Devido ao time ser garante Sp. Attack, você poderia usar o Chari Mega X com Dragon Dance e fazer o Lucario Attack-based.
      Afinal, todo o restante do time é special-based. Treino básico de Speed 252 e Sp Atk 252 em todos.
      Para Hydreigon, equipe-o com Choice Specs :)

      Faça o teste.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado marcos,M.Charizard X ainda não posso usar por que minha versão é a Y,mas o lucario baseado em atk eu vou tentar sim.
      Vou deixar aki meu FC por favor me adicionem,meu Friend safari ta meio vazio.
      4184-1676-4878

      Excluir
    3. Josias, já te adicionei, add meu FC também: 0147-0763-1670
      - Watson

      Excluir
  11. Me add Kinho 2574-0915-8438,

    Kaian,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaian me add q eu vou add o seu blza.
      Ae galera quanto mais melhor.

      Excluir
    2. Kaian realmente esta dando inválido :(
      Watson tudo certo vlw.

      Excluir
  12. Oi, podia formar um time com esses pokémons ? ( São os que eu gosto ^^ ):Infernape, Snorlax, Pikachu, Sceptile, Greninja e Staraptor ? Vlw ae

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال