XnálYse: Gourgeist



Olá, pessoal! Tudo bom com vocês? Hoje é dia de sair e se divertir. Por conta disso, já vamos animando e nos comportando. Brincadeiras à parte, nada de sair para vocês (só pra mim), primeiro aula. Algumas pessoas tiveram dúvidas na semana passada sobre o rumo que a XnálYse toma com o surgimento de megaevoluções de Pokémon que já analisamos. Quando OR/AS forem lançados, atualizarei todas as matérias feitas até aqui de Pokémon que receberam formas novas. E o que temos pra hoje?
- Hoje, a análise é sobre Gourgeist. Ele foi o pedido de um anônimo. Obrigado, anônimo!
- Não sei se vocês sabem disso, mas eu sou treinador especializado em fantasmas, ou seja, hoje a análise é mais que especial.
- Deem o play AQUI para a trilha de hoje.
- Aproveitem! ROAAAR!

Gourgeist


Tipos: Fantasma / Grama

Base de stats (Small):
HP - 55
Ataque (ATK) - 85
Defesa (DEF) - 122
Ataque especial (SP ATK) - 58
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade (SPD) - 99
Total: 494

Base de stats (Average):
HP - 65
Ataque (ATK) - 90
Defesa (DEF) - 122
Ataque especial (SP ATK) - 58
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade (SPD) - 84
Total: 494

Base de stats (Large):
HP - 75
Ataque (ATK) - 95
Defesa (DEF) - 122
Ataque especial (SP ATK) - 58
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade (SPD) - 69
Total: 494

Base de stats (Super Size):
HP - 85
Ataque (ATK) - 100
Defesa (DEF) - 122
Ataque especial (SP ATK) - 58
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade (SPD) - 54
Total: 494

Overview:
Gourgeist, o Pokémon Abóbora, é a forma evoluída de Pumpkaboo. Esses Pokémon possuem quatro diferentes formas em batalha e que atuam de acordo com seus tamanhos. Com seus braços compridos, Gourgeist agarra suas presas e faz com que sofram. Ele costuma sempre cantar. Dizem que quando canta, as pessoas que ouvirem serão amaldiçoadas. Durante as noites de lua cheia, Gourgeist começa a vagar pelas ruas de cidades cantando suas músicas misteriosas. Dessa forma, todos do lugar acabam sofrendo com uma maldição. Ao agarrar a presa com seus braços, fica feliz observando o sofrimento. Quanto mais sofrido for, mais Gourgeist se sentirá feliz e começará a cantar coisas alegres. Em batalha, suas quatro diferentes formas interferem diretamente em seu uso. Quanto maior, maiores as bases de HP e ataque, mas menor a velocidade; quanto menor, mais ágil e menos resistente. Graças à combinação de tipos, Gourgeist sofre menos que outros Pokémon de grama, já que conta com duas imunidades e quatro importantes resistências. Com um set variado, pode atuar como um Pokémon ofensivo ou apenas atrapalhar a vida do oponente.


Habilidades:
- Pickup (normal): o Pokémon coleta itens dentro e fora de batalha.
- Frisk (normal): o Pokémon avisa qual item o adversário está segurando.
- Insomnia (oculta): previne que o Pokémon durma ou seja atingido por Yawn.

Aqui está o principal problema de Gourgeist: habilidades. Todas as três são pouco empregadas e não influenciam de maneira tão benéfica em seu desempenho em campo. Pickup irá restringir a um time que possua Knock Off ou contar com a perda de itens pelo oponente (como por meio de Harvest). Sua utilidade é quase toda voltada para fora da batalha. Apesar de Frisk ser utilizável em alguns vagos casos, identificar itens adversários não costuma ajudar no desempenho. Além disso, muitos dos Pokémon costumam usar itens previsíveis e que identificamos facilmente sem a habilidade. Insomnia é sua melhor opção. Atualmente, dos movimentos que provocam sono mais usados, dois importantes são do tipo grama (Spore e Sleep Powder). Por conta disso, Gourgeist se previne aqui somente de coisas como Yawn, Hypnosis e Dark Void.

Prós:
- Devido à alteração das formas, Gourgeist é um Pokémon extremamente versátil;
- Acesso aos movimentos Destiny Bond, Leech Seed, Trick-or-Treat, Pain Split, Seed Bomb, Shadow Sneak;
- É o único Pokémon do tipo grama capaz de usar golpes de fogo;
- Possui duas imunidades;
- É um fantasma, não precisa de maior pró que esse <3

Contras:
- De uma forma ou de outra, ser um tipo grama é extremamente complicado;
- Apesar de contar com um learnset especial vasto, sua base de ataque especial é muito reduzida (58);
- Suas formas são permanentes, ou seja, não podem ser alteradas;
- Duas das formas são dispensáveis competitivamente (Average e Large);


Elvira, a Rainha das Trevas
- Leech Seed
- Will-o-Wisp
- Substitute / Trick-or-Treat
- Shadow Sneak
Tamanho: Super Size
Item: Leftovers
Habilidade: Insomnia
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Careful
Quando falamos de Gourgeist, especialmente tratando da forma Super Size, podemos entender que ele é um Pokémon extremamente defensivo. Apesar das defesas, ele também recebe um bom bônus de ataque a custo de sua velocidade. Com isso, dizemos que ele é uma espécie de tank físico (defende bem e consegue causar danos diretos). E é pensando nisso que damos início ao primeiro set de hoje. O objetivo aqui é simples: aproveitar-se, especialmente, da base de HP, mantendo-a e consumindo a resistência do adversário. O primeiro movimento é a melhor opção para isso: Leech Seed. Observem que seu efeito é gradual; a cada rodada que passa, onde ele causa dano ao Pokémon afetado e absorve energia para Gourgeist, essa restauração se torna maior (efeito paralelo ao de Toxic). No terceiro slot, trago duas opções para vocês, uma interagindo com o alto HP da forma Super Size e outra que faz parceria com seu quarto movimento. O primeiro deles é Substitute. Defender-se enquanto se usa Leech Seed permite uma sequência de batalha eficiente e difícil de romper. Caso opte por Trick-or-Treat, assinatura de Gourgeist, transformará o adversário em um tipo fantasma. Dessa forma, ele conseguirá usar Shadow Sneak quase sempre com efeito super efetivo. É importante lembrarmos que Shadow Sneak possui prioridade, ou seja, compensa a base de velocidade 54.

Jack Skellington, o rei das abóboras
- Seed Bomb
- Phantom Force / Shadow Sneak
- Flame Charge
- Pain Split / Destiny Bond
Tamanho: Small
Item: Leftovers / Life Orb
Habilidade: Insomnia
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Aqui, escolhi para vocês um set voltado para a menor forma de Gourgeist (mais rápido, mas menos resistente) e que é construído especialmente para quem gosta muito de atacar. Começamos, então, com seu golpe de grama físico mais poderoso: Seed Bomb. Aqui, já cabem duas observações muito importantes a respeito de Gourgeist e Seed Bom. Primeiramente, sua forma Small possui uma base ofensiva relativamente menor que da Super Size (15 pontos a menos), mas pode compensar isso aproveitando de golpes mais poderosos. E, em segundo lugar, devemos ressaltar que Seed Bomb é seu único golpe de grama físico com um poder mais alto, apesar de ainda possuir 80 e nenhum efeito secundário. Seu segundo slot é preenchido por um golpe fantasma à escolha da estratégia do time. Com Phantom Force, podemos quebrar qualquer tipo de proteção (Protect, Detect, King's Shield), porém requer dois turnos. Por conta disso, é arriscado em determinadas batalhas. É muito fácil o adversário trocar por um Pokémon normal e anular o dano recebido ou ainda por algum outro Pokémon resistente (como tipo noturno). Dessa forma, ganha um turno de liberdade. Como opção paralela a Phantom Force, existe Shadow Sneak. Apesar de ter um poder menor, possui prioridade e estabilidade. Seu terceiro golpe fica a cargo do surpreendente Flame Charge. Ele fornece cobertura e aumenta a velocidade de Gourgeist conforme for usado. Por fim, temos outras duas opções. Por meio de Pain Split, Gourgeist consegue se manter em batalha mais tempo usando restaurações de HP (MUITO CUIDADO com Pain Split, já que ele estabelece um cálculo da média do HP de Gourgeist com o do oponente). Já Destiny Bond unido à velocidade de Flame Charge, leva o adversário para o faint junto.

Mortícia Addams
- Trick Room
- Gyro Ball / Rock Slide
- Seed Bomb
- Destiny Bond
Tamanho: Super Size
Item: Leftovers
Habilidade: Insomnia
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 0
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Brave / Sassy
Lembram-se que eu disse anteriormente que Gourgeist em sua forma Super Size possui uma base de velocidade de apenas 54? Isso o transforma em um Pokémon extremamente lento (seu corpo grande e pesado impede sua movimentação em batalha). E é baseado nisso que construímos uma estratégia que se vale da inversão da velocidade em batalha para que ele se beneficie. Como isso pode ser feito? Através de Trick Room. Esse movimento permitirá que os Pokémon mais lentos ataquem primeiro durante cinco turnos. Algumas análises antes, apontei um problema para Trick Room e acho importante ressaltar: atualmente, nenhum item é capaz de aumentar sua duração em campo (muitos acham que Light Clay faz isso, mas estão enganados). Durar apenas cinco turnos pode ser um contratempo e atrapalhar uma estratégia maior e que requer mais tempo. Como Gourgeist é lento, que tal se aproveitar mais ainda disso? A escolha aqui é Gyro Ball. Quanto mais lento ele for em relação ao adversário, mais poderoso o golpe se torna, podendo atingir uma base de até 150. Caso não goste muito desse movimento, uma outra cobertura maior pode ser aplicada: Rock Slide. Já que Gourgeist está sob o efeito de Trick Room e ataca antes, Rock Slide terá a chance de causar flinch quando atingir o oponente. Observem que tanto Trick Room quanto Rock Slide podem ser muito bem aplicados em duplas e trios. Seu terceiro slot é ocupado por um STAB de grama, Seed Bomb. Ao final, Destiny Bond pode ser empregado como anteriormente, derrotando o oponente caso Gourgeist atinja 0 de HP.

Sweeney Todd
- Trick
- Trick Room
- Safeguard
- Explosion
Tamanho: Super Size
Item: Choice Scarf
Habilidade: Insomnia
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 0
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Careful
O último set de hoje deve ser muito bem pensado antes de ser usado em batalha. A função dele é trazer Gourgeist para campo, atrapalhar o adversário, auxiliar o time e depois sacrificá-lo. Muita gente não gosta de usar o sacrifício do Pokémon em capo por ser algo, aparentemente, "malvado" e rápido em batalha. Isso quer dizer que é preciso ter certeza de que quer isso. Seu primeiro movimento é Trick. Por meio dele, é possível trocar o item de Gourgeist com o oponente. Escolhemos, aqui, a Choice Scarf. Existe a possibilidade de trazer, por exemplo, outro choice item, uma orb de problemas de status, Black Sludge ou, até mesmo, Lagging Tail. Pensando em Choice Scarf, o adversário terá sua velocidade aumentada, mas sempre poderá usar um único movimento até ser retirado de campo. Após isso, escolhemos dois movimentos que contribuam diretamente para o benefício do time. Assim como no set anterior, Trick Room inverterá os ataques na batalha e os Pokémon mais lentos atacarão primeiro. Enquanto Safeguard protegerá o time de eventuais problemas de status (queimaduras, paralisisas, envenenamentos). O último movimento deverá ser o que retira Gourgeist de batalha: Explosion. Por possuir uma base de poder de 250 pontos, Explosion causará um grande estrago em quem for atingido.
Outros movimentos importantes:
- Confuse Ray, Disable, Charge Beam, Fire Blast.

Checks, counters e considerações finais:
- Caso opte por atuar em um time de Trick Room, Gourgeist faz grandes parcerias com Claydol, Gliscor, ou Quagsire, por exemplo. Em demais circunstâncias, é preciso pensar bem a respeito do set escolhido e maneira como melhor se encaixa na party, auxiliando aliados e contribuindo para o time.

- Apesar de possuir bons movimentos que atrapalham o oponente, Gourgeist é um Pokémon muito frágil. Vencê-lo só se torna mais difícil em sua forma Super Size. Sua forma Small é pouco estável, já que não tem grandes defesas e, mesmo com o aumento de velocidade, fica atrás de Pokémon como Greninja e Noivern. Para derrubar sua forma Super Size, é preciso alterar suas condições de status ou prezar por um grande sweeper especial. Além de Greninja e Noivern, é possível escolher Charizard, Volcarona, Togekiss.

- Gourgeist se tornou, rapidamente, um dos meus Pokémon favoritos em Kalos. Sua aparência e suas descrições tratam-no como um Pokémon perigoso. Por mais que tenha sempre um sorriso no rosto, é assustador e malvado. Em batalha, costumo usá-lo com alguma frequência. Seu comportamento de tank físico é bastante atrativo.

E é isso, pessoal! Chegamos ao fim de mais uma análise. O que vocês acham do Gourgeist? Costumam usá-lo? De que forma? Deixem comentários acrescentando informações a ele e, claro, com sugestões de análises para as próximas semanas. Antes de terminarmos, fiquem com esse desenho aleatório que fiz do Gourgeist. Até logo! o/


37 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Parabéns otima analise sou seu fâ! e novamente peço mightyena ou beautifly (sei que ja ta ficando chato rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Que nada, não está chato. Só estou equilibrando as análises. Em breve, atenderei seu pedido.

      Excluir
  2. ótima análise Will!
    Gourgeist é realmente um pokemón muito resistente e versátil, você poderia fazer um set dele com Flame Charge...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O set "Jack Skellington, o rei das abóboras" tem Flame Charge. xD

      Excluir
  3. Faz uma do heracross por favor

    ResponderExcluir
  4. Faz uma do Starmie, Will.

    por favorzinho.

    <3

    ResponderExcluir
  5. Engraçado.. Hoje mais cedo eu consegui um pumpkaboo shiny via metodo masuda,sorte que veio fêmea,agora ela já é uma gourgeist. Acho que foi obra do destino.rsrs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns outra análise perfeita! faz uma análise do milotic, quem sabe ela ganha uma mega evolução depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes chances do Milotic ganhar mega mesmo. Quem sabe ela não aparece aqui em breve? ^^

      Excluir
  7. will-chan fais do golett

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente o Pokémon mais interessante da geração de Kalos. Além de possuir defesas ótimas, em sua forma Super Size, esse Pokémon faz juízo ao tipo fantasma.
    Na minha versão de X, esse Pokémon simplesmente destruiu traiçoeiramente qualquer treinador que apareceu na frente, com um moveset bem interessante que, combinado com a nature, garantia momentos de agonia para o oponente. Consistia basicamente no set da Elvira - adorei esse nome, sério - mas com Seed Bomb e Phantom Force no lugar dos dois últimos ataques. Leftovers + Leech Seed + Um turno sem receber ataque do Phantom Force + Dano do Will-o-wisp no oponente me fazia a pessoa mais demoníaca do mundo.
    Boa análise, até então, a que mais gostei. Boa sorte nas demais.
    Ah, estou usando o moveset indicado pela Lopunny. É um Pokémon bem meia-boca, mas consigo brincar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado e usado muito bem o Gourgeist. Ele é, de verdade, muitooo bom. Ah, o Lopunny? Que bacana! Pode transferir para OR/AS e aplicar ainda mais na mega forma.

      Excluir
  9. Que tal vc fazer uma anlise do malamar com choice scarf?

    ResponderExcluir
  10. Gatinho, suas análises são ótimas, PARABÉNS! Faz a análise de alguns desses: Froslass (por favor), Glaceon, Purugly, Togekiss *-*, Skuntank, Delcatty ou Altaria.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, obrigado! E obrigado mais ainda pelo elogio. Em breve farei alguns deles. Outro beijo! ;)

      Excluir
  11. will faz do haunter mismaguios bannete dusknoir golurk
    trevenant por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trevenant nós já temos. Você pode conferir na guia "Atrações" - "XnálYse". Mas ótimas sugestões!

      Excluir
  12. Will, amei os nomes dos sets!!! Principalmente o set da Elvira!!! <3 Foi o melhor set da XnalYse de hoje

    Você sempre arrasa... não curto muito o small size, mas mesmo o set Jack Skellington ficou excelente! Já disse, vou repetir: sou seu fã! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, e eu sou seu fã! Sério, muito obrigado por ter acompanhado sempre, cê é demais! :3

      Os sets sempre filmes que eu gosto muito. Eu também prefiro o Super Size, Small não é tão interessante de usar em batalha. Mas obrigado de novo!

      Excluir
    2. Acompanharei SEMPRE!! Você é incrível em todas as suas análises: são perspectivas interessantes competitivamente e ainda assim muito divertidas! A propósito, meu fantasma preferido é o Sableye, e quero muito ver a XnalYse dele que foi abruptamente interrompida com a revelação da Mega!! ;3

      Excluir
    3. Foi tão surpreendente a parada que fiquei até chateado na hora, HAHA. Mas ele vai ser um dos primeiros Pokémon que irei analisar assim que tivermos o lançamento. Aliás, ele é realmente um amor de Pokémon, mesmo com a base de stats bem baixinha. <3

      Excluir
  13. Nossa, sempre acompanhei a Pokémon Mythology, e aprendi muito lá, mas decidi expandir horizontes, e vim para PBN, e nossa... Will meu amigo, você está de parabéns pelas suas análises. Sério você tem uma visão diferenciada do ramo competitivo, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mythology também foi um dos sites que fizeram parte da minha vida em Pokémon. Eles sempre tiveram um trabalho muito legal. Poxa, sério, muito obrigado pelo comentário! A melhor parte de escrever as análises é a resposta que recebo de vocês. Espero contribuir muito ainda para o crescimento de todos no competitivo. Obrigado!

      Excluir
  14. Por favor poderia fazer uma xnalyse de um desses Pokémon Dusknoir, Swampert, Manectric ou Honchkrow ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Swampert virá assim que os novos jogos forem lançados. Muito obrigado pelas sugestões!

      Excluir
  15. ótima análise Will, como sempre o nome dos sets faz juz das suas ultilidades...
    por favor, faz uma do Frosslas, adoro o set Focus Sash+Cursed Body+Taunt+Thunder Wave+Destiny Bond é uma ótima anti-lead além de ser muito chata de lhe dar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ela é realmente muito boa em batalha, né? E é o Pokémon que estou supondo que melhor vá countear Salamence em OR/AS. Logo logo Froslass aparece por aqui.

      Excluir
  16. Will, eu sou o rapaz que fez o comentário, falando sobre a Pokémon Mythology, gostei tanto do seu trabalho, que queria perguntar. Você tem algum meio de contato? Face, Fórum, Chat, ou algo do tipo? Gostaria de conversar contigo, aprender mais, e quem sabe ajudar também....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, claro! Pode me adicionar no Facebook: facebook.com/FernandesWill

      Excluir
  17. Bacana seu trabalho! Uma xnalyse do Typhlosion, Ambipom e Zoroark por favor meu querido =D Creio que eles merecem assim como merecem uma mega!!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, são Pokémon muito legais mesmo! Muito obrigado! xD

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال