XnálYse: Dedenne



Olá, pessoal! Tudo bom conosco? Sabem o que temos hoje? XnálYse! Bom, o quadro já está com uma grande quantidade de Pokémon analisados, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Uma das coisas mais bacanas é a interação que vocês têm conosco. E com a interação, vêm sugestões muito legais para analisarmos. Infelizmente, não temos como atender a todos. Por outro lado, procuro sempre ouvir o que sugerem. E é nessa vibe que vamos começar hoje com uma análise vinda de um pedido. Aquele papo de sempre antes de tudo.
- A análise de hoje é do fofo Dedenne, atendendo a um pedido anônimo. Obrigado, anônimo!
- Deixem muitas sugestões e acréscimos sempre nos comentários.
- Gostaria de dar boas vindas ao Kinho, novo redator da PBN e que vai escrever para a parte competitiva também. Boa sorte e muito sucesso a ele!
- Deem o play AQUI para a trilha de hoje.
- Aproveitem e roaaar!

Dedenne


Tipos: Elétrico / Fada

Base de stats:
HP - 67
Ataque (ATK) - 58
Defesa (DEF) - 57
Ataque especial (SP ATK) - 81
Defesa especial (SP DEF) - 67
Velocidade (SPD) - 101
Total: 431

Overview:
Dedenne, o Pokémon Antena, é um dos tradicionais roedores elétricos inseridos em todas as gerações. Ele possui um corpo pequeno e arredondado, com destaque para seus bigodes e sua grande cauda. Com seus bigodes em formato de antena, Dedenne consegue se comunicar com aliados que estão longe. É capaz de emitir ondas de elétricas através de suas bochechas. Quando Dedenne quer expressar carinho ou atacar, esfrega as bochechas nos outros. A eletricidade acumulada nelas pode paralisar quem receber esse "carinho". Com sua cauda extremamente comprida, Dedenne é capaz de roubar energia de casas e usinas. Depois, libera o que acumula nos oponentes. Em batalha, é um dos piores Pokémon existentes. Dedenne reúne péssimas combinações: habilidades inúteis, stats (com exceção da velocidade) baixos, além de um learnset que deixa muito a desejar. Seu grande diferencial está no suporte que pode oferecer ao time, essencialmente por sua agilidade.


Habilidades:
- Cheek Pouch (normal): restaura parcialmente o HP quando o Pokémon consome uma berry.
- Pickup (normal): o Pokémon coleta itens dentro e fora da batalha.
- Plus (oculta): aumenta o ataque especial quando o Pokémon está em batalha juntamente com um que possua Plus ou Minus.

Em linhas gerais, as três habilidades de Dedenne podem ser consideradas parcialmente inúteis ou possuem baixo uso competitivo. Cheek Pouch requer o uso de uma berry e seu consumo para ter uma pequena restauração de HP. Berries são itens de uso reduzido e depender de uma delas impede escolher outros mais funcionais. Por isso, Cheek Pouch é pouco funcional. Dentro de batalha, Pickup depende do apoio de golpes que derrubem os itens adversários (Knock Off). Assim, Dedenne rouba o item derrubado (vale lembrar que também pode tomar uma berry de Harvest). O problema surge quando pensamos que nem todos os times possuem uma dinâmica de itens. Por fim, Plus necessita da presença de Minus somente nas batalhas duplas e triplas. Ao usarmos uma estratégia assim, mantemos dois Pokémon elétricos em campo e a repetição de tipos pode ser perigosa.

Prós:
- Alta base de velocidade;
- Acesso ao movimento Entrainment;
- É tão fofo que me faz ver arco-íris.

Contras:
- Não possui bom STAB fada;
- Baixas bases em todos os stats;
- Ataque especial mediano;
- Habilidades quase que completamente inúteis;
- Seu learnset é extremamente vazio, estando limitado a, quase que somente, movimentos elétricos.


Sandy Bochechas
- Nuzzle
- Volt Switch / Thunderbolt
- Grass Knot
- Hidden Power (terra)
Item: Focus Sash
Habilidade: Pickup
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid / Modest
Antes de começarmos a analisar o primeiro set de Dedenne, nada melhor que lembrarmos da Sandy Bochechas para tratarmos de bochechas perigosas. E é justamente delas que vamos falar logo de cara. Como todos sabem, Dedenne é um Pokémon com baixo ataque, mas Nuzzle aparece no set mesmo sendo golpe físico. Por quê? Porque ele é uma alternativa para Thunder Wave. Ambos são capazes de paralisar o adversário, porém Nuzzle provoca dano. Sabemos que o dano não será grande, mas tirar um pouco do HP do oponente é mais interessante que paralisar sem golpe (Thunder Wave). Na sequência, duas opções que atuam de maneiras distintas. Com Volt Switch, Dedenne coloca um problema no rival (paralisia de Nuzzle) e foge, dando espaço para outro Pokémon. Como devem se lembrar, gosto muito da estratégia bater e correr permitida por Volt Switch. Para aqueles que não se simpatizam muito com as trocas, Thunderbolt garante uma estabilidade interessante. Por fim, dois golpes de cobertura: Grass Knot e HP terra. Ambos lidam com os principais problemas de Dedenne, especialmente o tipo terra. Vale lembrar que Grass Knot depende do alto peso de quem recebe o golpe.

Hamtaro
- Rain Dance
- Thunder
- Grass Knot
- Hidden Power (terra)
Item: Damp Rock
Habilidade: -
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid / Modest
Como sabem, é difícil lidar com Pokémon que possuem uma dinâmica semelhante a de Dedenne. Por possuírem estratégias pouco sólidas, ficam limitados a um mesmo set ou fornecem auxílios para o time. E é partindo dessas duas noções que podemos entender esse segundo set de hoje. Vocês podem perceber que ele é muito semelhante ao anterior. O diferencial está no fato de Dedenne ser uma espécie de lead e garantir um rumo para o time. E como isso pode ser feito? Pela chuva. O uso de Rain Dance garante a ele a chance de usar um de seus golpes mais poderosos: Thunder. Esse é um dos principais movimentos do tipo elétrico, com uma grande força e que cobre o ataque especial mediano de Dedenne. Além disso, podemos dizer que a chuva (uma nota: Rain Dance dura, normalmente, 5 turnos. O item Damp Rock faz com que dure 8. Dessa forma, outros Pokémon na party se aproveitam também) é um grande benefício e se alia a uma estratégia mais ampla. Os últimos golpes (Grass Knot e HP terra) dão a mesma cobertura de antes.

Ligeirinho
- Entrainment
- Toxic
- Protect
- Parabolic Charge
Item: Sitrus Berry / Lum Berry
Habilidade: Cheek Pouch
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid
Já devem ter percebido que interpreto Dedenne como um Pokémon nada interessante competitivamente. Mas ele possui um bônus curioso: é capaz de transferir seu problema relacionado a habilidades para o adversário. Isso quer dizer que o oponente passa a ter uma habilidade tão pouco útil quanto Dedenne. E como fazer algo assim? É simples. Através do uso do movimento Entrainment, o alvo passa a ter a mesma habilidade. No caso dessa estratégia, Dedenne faz o Pokémon rival passar a ter Cheek Pouch. Essa mesma ideia pode ser feita, também, com as outras habilidades (Plus e Pickup). A partir daí, adotamos a estratégia de causar um problema de status (badly poison) e intercalar entre a proteção e um movimento de restauração. Assim, o oponente cai pelos danos causados por Toxic. A única maneira de restaurar o HP de Dedenne gradativamente é por meio de Parabolic Charge. Uma coisa válida de mencionar é o uso das berries. Caso sejam consumidas, Cheek Pouch entra em cena e também restaura o HP de Dedenne.

Pinky e Cérebro
- Helping Hand
- Discharge
- Grass Knot
- Hidden Power (terra)
Item: Focus Sash
Habilidade: Pickup
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid / Modest
Eu falei anteriormente sobre a possibilidade de Dedenne oferecer suporte a uma equipe. No terceiro set, partimos mais uma vez dessa ideia. Agora, a estratégia funciona exclusivamente para batalhas duplas ou triplas. Começamos a fazer isso com o movimento Helping Hand. Esse movimento parece inútil, já que sempre falha em batalhas single. Mas nas demais, irá aumentar a base de poder de um aliado. O segundo movimento é Discharge, responsável por atingir todos os Pokémon em campo. Um bom aliado para uma situação assim é Zebstrika, que adquire cada vez mais poder por Helping Hand e Discharge. Os últimos golpes são as mesmas coberturas mencionadas nos últimos sets.


Outros movimentos importantes:
- Covet, Snore, Eerie Impulse

Checks, counters e considerações finais:
- Por ser um Pokémon de suporte para estratégias básicas, Dedenne atua nos mais variados times. Caso seja feita a opção pela estratégia de chuva, por exemplo, bons aliados são Ludicolo e Poliwrath. Mas vale lembrar que Pokémon com Minus (Manectric, Klinklang e Minun) são úteis diante de Plus.

- Devido às baixas defesas, derrotar Dedenne não é muito difícil. Seu principal benefício é a velocidade. Então, Pokémon mais rápidos ou munidos de golpes de prioridade são seus maiores problemas.

- Dedenne é um dos Pokémon mais cativantes e fofos dentro da geração. Porém, Pokémon assim tendem a ser fracos e inferiores competitivamente. Ele pode ser usado quando se optar por um time que precise de suporte ou que seja com Pokémon bonitinhos.

E é isso, meninxs! O que vocês acham do Dedenne? Costumam usá-lo? Como deve ser encaixado em um time? Deixem sugestões e acréscimos para a próxima semana. Até já!

34 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. uso ele com HP ice mto util contra garchomp e dragonite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Muito bom usar assim, ainda mais pelo fato dele não aprender golpe fada legal.

      Excluir
  2. lecal, faz do lapra ppppfffffvvvvv

    ResponderExcluir
  3. Faça um para a dupla de leões pokemon: Luxray e Pyroar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que podemos pensar em juntar os dois. Mas logo, ambos aparecem por aqui.

      Excluir
    2. Poderia fazer do Furret porfavor?!? Eu adoraria :3

      Excluir
  4. Faz uma análise do minun ou do milotic por favor!!!!

    ResponderExcluir
  5. A próxima análise pode ser do Porygon 2 e do porygon-Z por favor ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são dois dos meus Pokémon favoritos. Quero muito fazer em breve!

      Excluir
  6. Faz analise do Mightyena ou Beautifly por favor?/.Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Eu que agradeço pela sugestão!

      Excluir
    2. Uma duvida você parou com o TOP 10!?

      Excluir
    3. Só tava de férias e era difícil escrever um quadro maior como o Top 10!. Mas planejo voltar com ele essa semana.

      Excluir
  7. ADOREI MAS VC BOTOU TUDO BEM CONOSCO?N ENTENDI :)

    ResponderExcluir
  8. ACRESCENTE NA HABILIDADE PLUS QUE AUMENTA O SP ATTACK QND TEM ALGUEM COM MINUS OU PLUS, AUMENTA COM AS DUAS.

    ResponderExcluir
  9. Analíse de um pokemon com mega evolução seria legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar alguns legais pra trazer na XnálYse. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  10. Faz do solrock e lunatone

    ResponderExcluir
  11. faz eeveelutions ma faz uma semana as de kanto na outra as de jotho na ourta as de sinnoh e na outra a de kalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem válida a sugestão. Todo mundo gosta muito. Obrigado!

      Excluir
  12. Dedenne tem acesso ao ataque Play Rough..Um mixed set é possivel....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com uma base de apenas 58 de ataque e sem movimentos que aumentem o ataque, Play Rough é muito inviável.

      Excluir
  13. Dedenne é realmente o pokemon mais fofo dessa geração, sinto uma vontade imensa de apertar essas buchechinhas e de morder essas orelhinhas que parecem feitas de pasta americana rsrs
    mais falando competitivamente, duvido muito que Dedenne seja usavel em um time, até porque pikachu é mais útil que ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucas pessoas costumam usar. Pikachu é bem usado, até mais que Raichu.

      Excluir
  14. Will, suas análises são sensacionais!! Faz uma do Klefki ou uma da Lopunny! Mais uma vez, parabéns pelas análises excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Lopunny! Quero atender ao seu pedido na semana que vem. Muito obrigado!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال