O que esperar competitivamente das novas megaevoluções? (Parte 1)

Olá, meninxs! Como todos estão? Espero que bem e animados com tanta coisa bacana que aconteceu no mundo Pokémon nos últimos dias. Vi que várias pessoas comentaram em alguns lugares sobre eu ter feito a análise da Lopunny e logo depois ela ter recebido uma megaevolução. Queria dizer a vocês que eu sou médium e estava adivinhando. Brincadeira! Não esperava por essa. Mas se eu disser que é a terceira vez que algo acontece quando faço XnálYse, vocês acreditam?

A primeira foi com o Hawlucha. Logo que comecei a analisá-lo, foi divulgado que apareceria no anime. Depois, foi a vez de Sableye. No mesmo dia que comecei o texto sobre ele, foi revelada a mega forma e tive que parar de escrever, adiando a XnálYse dele. E agora é a vez de Lopunny. Bom, muito se falou de megaevoluções nos últimos dias, então decidi trazer essa pauta para discutirmos hoje. Vamos passar por todas as novas evoluções mostradas até agora e falaremos sobre o que muda ou o que se espera delas. Vambora!

Mega Sceptile


Tipo: Grama / Dragão
Habilidade: Lightning Rod (absorve todos os movimentos do tipo elétrico e aumenta o ataque especial, negando o dano)

O que muda em relação à forma normal?

Quando pensamos nas alterações de Sceptile para Mega Sceptile, não encontramos nada. Podemos dizer que ele se manterá com a mesma função em batalha. Sceptile sempre foi um dos Pokémon mais rápidos existentes e isso só vai ser ressaltado na nova forma. De início, podemos prever que seus grandes aumentos serão na velocidade (tornando-se, talvez, mais rápido que Mega Gengar e Mega Alakazam), além de boost na base de ataque especial, em detrimento das defesas. Basicamente, Sceptile vai ser um sweeper eficaz e capaz de derrotar, tranquilamente, muitos adversários em um só golpe. E é justamente aí onde está seu maior problema: caso se depare com um Pokémon tank (boa defensiva e bom ataque, mas lento), Sceptile vai encarar um belo desafio. Como sua forma normal já possui bases defensivas miseráveis (65 e 85), imaginem diminuindo mais ainda. Isso quer dizer que ele é um Pokémon de alto potencial, mas muito frágil, mesmo ocorrido com Mega Alakazam. Por se tornar dependente de segurar uma mega stone, Sceptile não mais conseguirá carregar sua Focus Sash tradicional do competitivo. E então, deve se preocupar muito, principalmente com golpes de prioridade (em especial Ice Shard).

Muito se questionou a respeito de sua habilidade. Enquanto Pokémon do tipo grama / dragão, Sceptile já possui uma resistência quádrupla a golpes do tipo elétrico. Obviamente, em condições normais, ninguém usa, por exemplo, um Thunder nessa combinação de tipos. Vendo dessa forma, é realmente inútil possuí-la. O diferencial de Lightning Rod está focado em Thunder Wave. Quando jogamos contra um Pokémon muito ágil, é tendencioso que tentemos frear sua velocidade paralisando. Agora, Mega Sceptile está protegido dessa circunstância. Outro ponto importante dela é nas batalhas duplas e triplas. De um lado, ela atrai golpes elétricos, poupando aliados de sofrerem danos. Do outro, Sceptile faz excelentes parcerias em times de Discharge. Por fim, sua combinação de tipos também falha quanto ao grande número de desvantagens (seis). De modo geral, Mega Sceptile vai sweepar muito bem, levando times inteiros em algumas circunstâncias. Mas não esperem que ele dure muito tempo em campo.

Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 70
  • Ataque - 105
  • Defesa - 55
  • Ataque especial - 155
  • Defesa especial - 75
  • Velocidade - 170
  • Total: 630

Mega Swampert


Tipos: Água / Terra
Habilidade: Swift Swim (dobra a velocidade durante um efeito climático de chuva).

O que muda em relação à forma normal?

Particularmente, Swampert foi minha mega forma favorita dos iniciais de Hoenn. E não apenas pela aparência, mas imagino que vai se tornar a melhor em batalha dentre as três megaevoluções. Em sua forma normal, Swampert possui um grande destaque como tank, já que garante altos bônus relacionados a HP, ataque e defesas medianas/altas. Qualquer pessoa poderia dizer: esse é, então, o melhor Pokémon existente! Infelizmente, não. Swampert, mesmo sendo tão resistente e ofensivo, não tem grande velocidade, ficando limitado a uma base de apenas 60. E o que muda para a mega forma? Segundo informações prévias, Mega Swampert será ainda mais lento. Aparentemente, seu corpo grande está muito pesado e faz com que se mova ainda mais devagar. Por outro lado, suas bases de ataque, defesa e defesa especial serão aumentadas. Logo, vemos que ele será um tank muito difícil de se derrubar. Sua combinação de tipos se mantém, garantindo a ele apenas uma única desvantagem (quádrupla) ao tipo grama. Apesar de sabermos por antecipação que ele sofrerá em relação, especialmente, a Will-o-Wisp (mesmo ocorrido com Scizor e Garchomp), Mega Swampert ainda manterá uma função ofensiva interessante em batalha. Sua velocidade não será o grande diferencial e que provocará problemas. Mesmo lento, suas defesas fazem com que permaneça em campo por um longo tempo, por mais golpes que leve.

E para aqueles que ainda duvidam do potencial de Mega Swampert, a Game Freak apresenta sua habilidade: Swift Swim. Uma grande sacada e que nos garante um Rotom 2.0. Quando Swampert entrar em um campo onde está chovendo, sua velocidade será dobrada! E é aí onde podemos afirmar que ele se torna uma máquina de derrubar os times mais diversos. Além de aumentos nas defesas e no ataque, agora possui uma velocidade que, mesmo com a base reduzida, será dobrada. Em outras palavras, ele será rápido, ofensivo e defensivo. Essa é uma das únicas circunstâncias em que um Pokémon comum recebe distribuição alta e uniforme em todos os stats. Para essa função, damos o nome de pivot, ou seja, aquele que você tem grandes dificuldades de derrotar e te agride de forma intensa.

Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 100
  • Ataque - 140
  • Defesa - 125
  • Ataque especial - 95
  • Defesa especial - 125
  • Velocidade - 50
  • Total: 635

Mega Sableye


Tipos: Noturno / Fantasma
Habilidade: Magic Bounce (reflete para o oponente todos os movimentos de status usados contra Sableye)

O que muda em relação à forma normal?

Basicamente tudo, mas mantém Sableye num uso extremamente curioso e importante para o time. Essa era uma das mega formas mais esperadas desde que foram anunciados os remakes de Hoenn. Muito se especulava sobre Mega Sableye desde que Mega Mawile surgiu. Infelizmente, XY não trouxeram sua nova evolução. Mas OR/AS vêm compensar essa falha. E ele é exatamente o oposto a Mega Mawile. Durante a mega evolução, a pedra do peito de Sableye se desloca para fora e se torna um escudo para protegê-lo. Graças a isso, sua defesa consegue aumentar consideravelmente. Segundo tudo que foi liberado a respeito de Mega Sableye, seu aumento em defesa física será gigantesco. Parte disso pode ser percebido por uma de suas descrições, que afirma que nada consegue o rubi que ele carrega. Outro dos stats aumentados em Sableye foi, curiosamente, seu ataque especial. Por mais que a maioria de seus golpes sejam físicos, são os especiais que sofrerão grande melhora. Apesar de ter um boost defensivo, sua defesa especial, aparentemente, mantém-se semelhante. Isso quer dizer que ainda continua pouco útil (atualmente, é de 65). Por ter que carregar a pedra constantemente, sua velocidade é drasticamente reduzida. O peso da pedra provoca a maior alteração em Sableye: seu peso passa de 11 kg para 161 kg! Esses 150 kg a mais quebram ainda mais sua capacidade de se mover rapidamente em combate.

A principal mudança em torno dele agora é a substituição da habilidade Prankster. Como está lento, a tendência é que Mega Sableye não possa mais se mover antes do adversário para uma performance ágil de movimentos de status. Por conta disso, é trocada por Magic Bounce, mesma habilidade de Espeon, Xatu e Mega Absol. Seu rubi, além de protegê-lo de golpes, também reflete quaisquer movimentos de status usados contra ele. Isso quer dizer que a única forma de atingir um Sableye é com golpes que causem dano, não havendo mais a possibilidade de, por exemplo, queimá-lo ou causar envenenamento.

Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 50
  • Ataque - 85
  • Defesa - 125
  • Ataque especial - 105
  • Defesa especial - 75
  • Velocidade - 40
  • Total: 480

Mega Diancie


Tipos: Rocha / Fada
Habilidade: Magic Bounce (reflete para o oponente todos os movimentos de status usados contra Diancie)

O que muda em relação à forma normal?

Muitos de vocês não devem conhecer Diancie competitivamente ainda. Por ser um Pokémon relacionado a um evento específico do filme, nem todos tiveram acesso à ela. Entretanto, algumas pessoas possuem esse Pokémon via evento / clonagem / hack. Como devem se lembrar, Diancie é uma forma alterada de Carbink. Quando um Carbink passa por uma grande transformação e influência metamórfica, torna-se um Diancie. Por possuírem as mesmas origens, ambos têm bases de stats relativamente iguais. O único diferencial é que Diancie soma 50 pontos em cada um dos ataques. E, afinal, o que sua mega forma traz de novo em torno disso? Devem ter percebido que o corpo dela não possui mais rochas escuras e demais impurezas semelhantes às de Carbink. Seus diamantes ficam ainda mais brilhantes e muito maiores, ocupando quase todo seu corpo. Segundo as informações divulgadas até agora, a perda das impurezas do corpo irá diminuir muito as defesas de Diancie, mas aumentar seus ataques e sua velocidade. Como sua base saltará para 700 pontos, esperamos que ela se torne um grande sweeper em batalha, podendo atingir até mesmo a tier Uber em sua mega forma. Diancie será capaz de performar golpes mistos a uma altíssima velocidade. Por mais que suas defesas caiam (até mesmo 50 pontos menores), ainda representam um Pokémon bastante resistente.

Assim como Mega Sableye, a habilidade de Diancie também é Magic Bounce. Algumas pessoas questionaram o fato de ser a terceira mega evolução a usar a mesma habilidade. Porém, essa é a melhor opção aqui. O efeito dos diamantes protege Mega Diancie de quaisquer movimentos de status usados contra ela, estando sujeito somente a golpes diretos. Ouso dizer aqui que ela será praticamente inquebrável em batalha e estará, com certeza, em Uber. E por quê? É simples. Temos aqui um Pokémon com defesas absurdamente altas, mesmo que reduzidas, além de um ataque misto e velocidade. Já que não contamos com problemas de status usados diretamente, só resta atacar uma grande base de defesas.

Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 50
  • Ataque - 165
  • Defesa - 100
  • Ataque especial - 165
  • Defesa especial - 100
  • Velocidade - 120
  • Total: 700

Mega Metagross


Tipos: Metal / Psíquico
Habilidade: Tough Claws (aumenta em 33% o poder de golpes físicos)

Com o surgimento da sexta geração, a tabela de tipos sofreu alterações (não apenas a inclusão do tipo fada). Isso fez com que Metagross perdesse pontos competitivamente, caindo de tier e sendo muito questionado quanto a seu valor em batalha. Por conta disso, era temido que sua megaevolução, que já era dada como existente há muito tempo, não tivesse um poder tão interessante. E é aí onde os mais céticos se confundiram. Mega Metagross garantiu um equilíbrio em sua base de stats, que agora é altíssima (700). Segundo o que é mencionado em torno dele, seu maior acréscimo é na velocidade. Desde seu surgimento, Metagross era tratado como um Pokémon lento e que perdia muito em batalha por conta disso. Mesmo tendo, sempre, boa defensiva e ofensiva, não conseguia lidar com oponentes mais rápidos e perigosos. Agora, a Game Freak nos revelou que esse será seu stat com maior boost. Dentre os outros, todos receberão aumentos também (exceto HP). Espera-se que Mega Metagross possua um equilíbrio em tudo. Os ganhos em ataques e defesas não serão muito grandes, mas proporcionarão um bom diferencial. E o que podemos esperar dele? Tudo de melhor. As falhas da sexta geração que acarretaram sua queda competitiva serão suprimidas. Mega Metagross poderá saltar de tank para sweeper/pivot. Um dos diferenciais é que poderá realizar um ataque misto e se defender muito bem dos mais variados golpes, com um total de 9 resistências.

Sua habilidade é a mesma de Mega Charizard X e Mega Aerodactyl: Tough Claws. Por meio dela, seu ataque, que já tem grande força, torna-se ainda maior. Ele ganhará 1/3 a mais em seu poder, atingindo níveis extremamente altos. Atualmente, sua base de ataque físico é de 135. Supondo que Tough Claws fosse aplicada sobre ela, alcançaria quase 180 pontos. Então, podem imaginar como será poderoso com um valor maior que 135.

Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company):

  • HP - 80
  • Ataque - 155
  • Defesa - 140
  • Ataque especial - 115
  • Defesa especial - 100
  • Velocidade - 110
  • Total: 700

Bom, pessoal, chegamos ao fim dessa primeira parte. Hoje, falei de apenas 5 das 10 novas megaevoluções reveladas até agora. Na sexta, postarei a segunda parte da matéria, abordando as demais da mesma maneira que hoje. Vale lembrar que essas são apostas bem particulares mesmo. É difícil termos certeza, então os stats são bem especulativos. Deixem nos comentários se vocês acham que serão realmente assim ou diferentes. Não se esqueçam de falar também qual a mega favorita de vocês até agora. 

36 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. No quesito do Mega Sableye vc pode muito bem jogar um jogo mental dentro da batalha com ele e sua forma normal devido a Prankster e Magic bounce sacaneando aqueles que ousarem atacar ja de cara com ataques normais com o prankster dando prioridade a seus ataques de efeito (especialmente Will-o-wisp) e so depois mega-evoluir

    E eu acho que Mega-Metagross pode se tornar um grande counter conta Mega-dianice por ter velocidade aumentada e Bullet punch que causam dano bem super-efetivo nela assim como e capaz de resistir a ambos seus Stabs mas vamos ter como fica pos-lançamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é por conta dessa variação durante entrar na batalha usando Prankster e megaevoluir quando estiver confortável que tanto se fala sobre a "apelação" dele mesmo. Vai ser a grande carta de Mega Sableye. Já surgiram algumas pautas que discutem Mega Metagross como um possível Uber, até antes de Mega Salamence, e isso provaria cada vez mais que ele tem potencial mesmo, assim como você disse, pra countear Mega Diancie.

      Excluir
  2. ótima matéria parabéns *--*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gosto muito das suas analises!

    ResponderExcluir
  4. Por favor Will coloque o Mega Blaziken na proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, infelizmente Blaziken não vai entrar nessa matéria. Aqui, vou falar apenas dos que foram revelados agora.

      Excluir
  5. Postagem interessante! Não vejo a hora do próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atento à PBN e em breve teremos a segunda parte.

      Excluir
  6. Não sei se vai valer a pena usar um mega-metacross em batalha. Não sei ao certo como ele será, mas provavelmente com ele vou continuar usando a combinação "weakness police+agility", assim como faço com o tyranitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa combinação do item é realmente um problema, já que megas só ficam presas a uma stone. Acho válido tentarmos conhecer um pouco cada uma delas. Podem nos surpreender muito.

      Excluir
    2. Concerteza :)

      Excluir
  7. a mega agora mais esperada vai ser mega milotic e que seja water/fairy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente pedindo Mega Milotic mesmo e todos apostando nesse tipo que você falou.

      Excluir
  8. a mega agora mais esperada vai ser mega milotic e que seja water/fairy

    ResponderExcluir
  9. Will, então sugiro que você comece a fazer a análise do Flygon e da Milotic! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Se depender dos fãs, são esses mesmos. Mas ainda estou na esperança de falar de Shiftry e Ludicolo.

      Excluir
  10. WILL TENHO 2 DIANCIES E QUERO DAR PRA VC.
    -ADELAIDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Adelaide? Muito obrigado. Se puder deixar contato para nos falarmos sobre isso.

      Excluir
  11. n dou meu diancie so tenho 1 e é legitimo, minha prima mora no japão e eu pedi pra ela assistir ao filme, ela n liga mto pro pokémon y dela, então ela pegou e passou pro meu. :3

    ResponderExcluir
  12. Coloca slowbro e audino

    ResponderExcluir
  13. Mega Swampert é absolutamente incrível... imagem agressiva, uma boa base de stats e eu curti a sua habilidade - mas ele fica dependente de uma equipe construída em torno de Drizzle ou Rain Dance, e se ele mesmo for o usuário da Rain Dance, não vai poder usar Damp Rock! Isso dificulta muito o seu uso como pivot. Pra mim, ele permanece tank

    Mais uma vez vc deu um show, Will! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente comentando sobre ele vir com um grande destaque em double battles. E essa é a chance de tirarmos um Pokémon do limbo e usá-lo como parceiro bacana: Bronzong.

      Thiago, você sempre muito gentil nos comentários. Obrigado por acompanhar! ><

      Excluir
    2. Essa perspectiva da Double Battle é realmente interessante... estou ansioso pela parte 2! Acompanharei suas postagens sempre que der!

      PS: eu ODIEI o visual da Mega Lopunny - tosquearam as orelhinhas lindas! T.T

      Excluir
    3. Olha, ganhei um leitor assíduo. Muito obrigado por acompanhar! xD

      Tadinha da Lopunny. Mas o bom é que dá pra fazer um casaco de pelo quentinho agora :3. Eu gostei dela, perdeu aquele ar Playboy e ficou mais Pokémon, com pernas e braços (extra fininhos) no lugar.

      Excluir
  14. Matéria muito interessante,parábens =D

    ResponderExcluir
  15. ai tem um: Possível base de stats (aproximações, considerando os dados fornecidos pela Pokémon Company),quando tiver essa estimativa que nem dos outros pode fazer do,mega altaria,mega salamence,ou mega loppuny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou preparando essas novas estimativas e a matéria sai essa semana. Acompanhe a PBN! xD

      Excluir
  16. acredito muito no potencial do sceptile, pena que ele perde Unburden, mas com essa velocidade (se for confirmados os stats) ele se igualará a Deoxys S então com certeza ele vai ser um grande sweeper!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é tudo muito especulativo ainda, é difícil dizermos. Mas pelas informações divulgadas até agora, ele vai ganhar muita velocidade. Deve se tornar a mega mais rápida.

      Excluir
  17. Minha Mega Evolução preferida dentre as novas é o Mega Swampert, mais se for para minha Mega preferida ainda não lançada será o Mega Hydreigon ele é meu Pokémon preferido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Mega Hydreigon ainda vai demorar um pouco. Pode aparecer, talvez. A Game Freak tem surpreendido.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال