XnálYse: Drapion



Oi, meninxs. Tudo bom? Cês são demais! Na última XnálYse, recebi uma grande quantidade de comentários legais de vocês, tanto aqui quanto na página da PBN no Facebook. E esses comentários foram excelentes, porque motivaram a fazer mais análises com tom leve e bem humorado, além de me fazerem rir junto com vocês. E pra garantir a XnálYse com uma qualidade que possa agradar a todos, vambora hoje atendendo a um pedido. Que tal uma conversa?
- Continuem sempre comentando as análises. Deixem cada vez mais sugestões para atendermos e, claro, críticas que deixem o quadro cada vez melhor.
- Em breve, o TOP 10! retornará e com ainda mais informações. Além dele, um novo quadro onde me comunico ainda mais com vocês, através de discussões abertas a todos.
- Quaisquer dúvidas que tenham ou algo que queiram comentar a respeito de Pokémon, podem me procurar no Facebook (Will Fernandes) ou no Twitter (@Willssf). Gostaria de responder a todas as dúvidas fora daqui também.
- A XnálYse de hoje é sobre o punk Drapion. E ela é atendendo a um pedido anônimo. Obrigado pela sugestão, anônimo!
- O quadro de hoje muda um pouco o formato e ganha mais informações.
- Deem o play AQUI para a trilha de hoje.
- Vamos lá! Roaaaar!

Drapion
Tipos: Veneno / Noturno

Base de stats:
HP - 70
Ataque (ATK) - 90
Defesa (DEF) - 110
Ataque especial (SP ATK) - 60
Defesa especial (SP DEF) - 75
Velocidade (SPD) - 95
Total: 500

Overview:
Drapion, o Pokémon Escorpião Ogro, é conhecido por sua grande força e violência. Esse Pokémon costuma atacar pessoas nos desertos, lugar onde habita. Com suas garras poderosas, é capaz de destruir até mesmo o metal de um carro. Drapion se tornou temido e assustador graças a sua característica traiçoeira. Por atacar as pessoas fracas e cansadas, além de girar sua cabeça em 180°, consegue ser sorrateiro. Os Drapion mostram seu poder com suas garras. Eles gostam de atacar usando apenas a força, sem nenhuma habilidade venenosa. Mas eles conseguem liberar toxinas das garras e presas. Em batalha, conta com uma altíssima defesa, além de bases excelentes de ataque e velocidade. Sua combinação de tipos lhe rende uma única desvantagem. Dessa forma, seu número de counters é reduzido. Um de seus grandes diferenciais está na união de sua habilidade Sniper a movimentos críticos. Por outro lado, suas bases de defesa especial e HP deixam muito a desejar.


Habilidades:
- Battle Armor (normal): previne que o Pokémon seja atingido por golpes críticos.
- Sniper (normal): aumenta o poder de golpes que se tornam críticos.
- Keen Eye (oculta): previne que o Pokémon tenha a precisão reduzida.

Dentre as três habilidades de Drapion, Sniper salta como uma opção efetivamente melhor. Isso se deve a Drapion possuir uma série de movimentos que podem se tornar críticos. Battle Armor pode ser usada quando se opta por movimentos mais poderosos de seu learnset e que não dependem diretamente de se tornarem críticos (como Poison Jab substituindo Cross Poison). Já Keen Eye é descartável em quase todos os Pokémon que possuem. Competitivamente, é muito raro encontrar movimentos que alterem a precisão do rival.

Prós:
- Sua combinação de tipos garante uma única desvantagem (terra), relativamente incomum, e uma imunidade (psíquico);
- Um de seus grandes destaques é a soma de Sniper + Cross Poison, Night Slash e Slash;
- Alta base de defesa;
- Suas bases de ataque e velocidade são muito importantes;
- Acesso à combinação de Toxic Spikes e Whirlwind / Roar;
- Aprende golpes importantes, como Knock Off, Pursuit, Fell Stinger.

Contras:
- Bases de defesa especial e HP medianas/baixas;
- Dependência básica de uma só habilidade, com uma hidden ability quase inútil competitivamente;
- Ele me dá medo :'(


Slash
- Swords Dance
- Cross Poison
- Night Slash
- Slash / Ice Fang
Item: Razor Claw / Life Orb
Habilidade: Sniper
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 SPD, 56 HP
Nature: Adamant
Assim como mencionei anteriormente na XnálYse, Drapion possui uma habilidade interessante (Sniper) unida a um set de golpes críticos. Isso cria uma relação forte de dependência entre ele e a tática. E que tal começarmos justamente com ela? Como Drapion possui uma boa base de ataque físico, aproveita-se disso para realizar golpes poderosos na defesa inimiga. O set se inicia com um típico Swords Dance para Pokémon de alto ataque e com potencial para, talvez, sweepar. A partir do aumento nessa base de stat, Drapion consegue carregar seus golpes. Na sequência, temos três golpes com uma propriedade fundamental: podem se tornar críticos. E sua habilidade aumenta o poder de golpes que se tornam críticos. Os dois primeiros são os STABs Cross Poison (esse com uma chance de envenenar o oponente) e Night Slash. No fim, existe uma escolha entre Slash (combinação com Sniper) ou Ice Fang para fornecer cobertura.

Alice Cooper
- Cross Poison
- Night Slash
- Rock Slide
- Ice Fang
Item: Choice Band / Choice Scarf
Habilidade: Sniper
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Drapion é um Pokémon com bases medianas/altas de ataque e velocidade. Isso fornece possibilidade de investir em um set baseado em choice items. Aqui, são válidos Choice Band (aumenta o ataque) e Choice Scarf (aumenta a velocidade). Ambos aumentam em 50% as respectivas bases, mas permitem o uso de um único movimento enquanto o Pokémon se mantiver em batalha. Um dos grandes diferenciais de dois golpes é o fato de poderem causar flinch. Os dois primeiros golpes do set são os mesmos STABs anteriores, Cross Poison e Night Slash, com ambos baseados em Sniper. Os dois últimos golpes são os de flinch. O primeiro deles é Rock Slide, bom golpe para lidar com um maior número de tipos Pokémon. Por fim, usar Ice Fang permite duas coisas importantes: recuar o adversário e congelá-lo. Como podem ter observado, esse set é especialmente planejado para quem necessita de um Pokémon ofensivo e resistente para montar um time.

Led Zeppelin
- Swords Dance
- Poison Jab
- Crunch
- X-Scissor / Earthquake
Item: Life Orb
Habilidade: Battle Armor
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Para não manter Drapion ligado a uma única habilidade e criando uma dependência, esse set é uma alternativa para o primeiro. De modo geral, ele se baseia em um aumento na base de ataque através de Swords Dance. Esse movimento dobra o ataque cada vez que usado, tornando Drapion um Pokémon extremamente perigoso e ofensivo, contando com um set variado. Seus golpes de STAB mudam e se tornam alternativas mais poderosas. Um deles é Poison Jab. Seu efeito de envenenamento do adversário é uma opção para derrotá-lo mais rapidamente. Seu outro STAB é Crunch, do tipo noturno. O mais importante aqui é pensar na chance que esse golpe possui de diminuir a defesa do oponente. Seu uso sucessivo faz com que seja, tecnicamente, cada vez mais poderoso. No último slot, vale uma opção entre X-Scissor e Earthquake. Enquanto um possui estabilidade, o outro tem poder e é uma parceria para duplas e trios.

Deep Purple
- Toxic Spikes
- Roar
- Knock Off
- Cross Poison
Item: Shuca Berry
Habilidade: Sniper
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP DEF, 4 DEF
Nature: Careful
O último set de hoje para Drapion se aproveita de sua boa base defensiva física e conta com auxílios à especial. Aqui, o Pokémon assume o posto de líder (lead) no time. Ele consegue usar o movimento Toxic Spikes unido a Roar. Uma observação é que o efeito de Toxic Spikes varia de acordo com a quantidade de vezes que foi usado. Se for lançado apenas uma vez, causará poison no oponente; caso seja usado duas vezes, provoca badly poison em todos os Pokémon que entrarem em campo. Assim que forem aplicados os espinhos no campo adversário, Drapion pode ir retirando os Pokémon de campo com Roar. A cada vez que um Pokémon sair de batalha e entrar outro, será envenenado. Drapion pode se aproveitar de Roar para envenenar todo o time adversário. O terceiro movimento é Knock Off, usado para desarmar o rival. Esse golpe serve para retirar itens do oponentes, principalmente aqueles que interferem diretamente na batalha, como Leftovers ou Life Orb. Por fim, Drapion conta com Cross Poison para derrotar o adversário.


Outros movimentos importantes:
- Pursuit, Fell Stinger, Iron Tail, Aqua Tail, Fire Fang, Thunder Fang, Hone Claws.

Checks, counters e considerações finais:
- Drapion é um Pokémon extremamente versátil dentro de suas limitações. Ele consegue eliminar grande parte dos adversários por si só. Mas alguns grandes parceiros para ele são Pokémon como Milotic e Politoed, ambos oferecendo cobertura e resistência a múltiplos possíveis problemas.

- Derrotar um Drapion não é tarefa fácil. Uma das possibilidades é o uso de Will-o-Wisp para reduzir seu ataque e limitá-lo. Possíveis counters para ele são Gliscor, Mawile e Klefki, esse último sendo um grande usuário de movimentos de status e que podem segurar Drapion.

- Drapion é um dos Pokémon mais curiosos existentes e sua combinação de aparência e versatilidade cativam grande parte dos jogadores. Ele possui uma estética violenta e imponente, realçando sua força. E é essa força que o transforma em uma opção de batalha sólida e difícil de se derrotar.

E é isso, pessoal! E aí, vocês gostam do Drapion? Costumam usá-lo? De que forma usam? Não se esqueçam de sugerir novos sets e Pokémon para futuras análises aqui no quadro por mim ou pelo Drago. Antes de encerrar, gostaria de perguntar algo sobre o quadro: existe algum tipo de informação que gostariam de ver aqui e que eu ainda não trouxe? Ah, espero que curtam tanto as bandas/músicos de hoje tanto quanto eu. Bom, é isso. Até semana que vem!

31 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. está de parabéns!
    Drapion é meu pokemon favorito. pena que ainda não tem um mega evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a mega forma não apareça em breve? Drapion realmente merece.

      Excluir
  2. Will ele da medo em todo mundo menos no Infernape.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá até pena de lembrar o que ele fez com Staraptor, Buizel e Torterra. Ele é muito assustador!

      Excluir
  3. ha ha ta com medinho ta com medinho will sff nem o darkrai me da medo ne com os pesadelos que ele causa mais eu tenho uma cresilia em pokemon xy não adianta pedir para eu trocar ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica se achando não que eu tenho todos os Pokémon incluindo Diancie comigo.E qual o problema dele ficar com medo?Eu tenho medo de filmes de terror assim como você deve ter medo de alguma outra coisa, então cara para de encher.

      Excluir
    2. o anônimo ai em cima acha que tá no mundo pokemon, só pode kkkk

      Excluir
    3. Então consegue umas Lunar Wings pra gente. Assim, ficamos livres dos medos e pesadelos.

      Excluir
    4. mais eu tambem tenho a diancie e will não da para conseguir a lunar wing apqrtir do jogo e eu não to no mundo pokemon e quase todos quejogaram black white2 tem esse pokemon e so tenho medo de cair de uma montanha de 700 m pracima e vc tambem taenchendo e não tava querendo me gaba não não eculpa minhase voce não entendeo o que eu quis dizer

      Excluir
    5. descupe will tava eqquivocado de rir de vc sinto muito

      Excluir
  4. os criadores de pokemons são realmente gênios, pois além de se preocuparem em agradarem os fãs ainda se preocupam em encaixa-los no metagame, distribuir status, pensar em counters, fraquezas para que o pokemon não fique apelão...
    tudo isso deve dar muito trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um trabalhão mesmo, né? E isso é apenas uma parte de tudo que eles fazem. Produzir games é bem legal e difícil.

      Excluir
  5. faz uma análise de pokes que façam duplas, como Liligant e Whismicott (não sei como escreve)
    aliás ótima análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são dois dos meus Pokémon favoritos. Tentaremos atender em breve. Obrigado pelo elogio!

      Excluir
  6. faz do margikarp
    zoeira faz as eeveelutions por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que tem muita estratégia pra Magikarp, hein!? HAHA

      Queria fazer um especial com todas as eeveelutions, mas são muitos Pokémon.

      Excluir
    2. Ah, mas logo cada uma delas vai aparecer por aqui. Anotada a sugestão. Obrigado!

      Excluir
    3. a melhor do margikarp é splash com evs de hp def speed pois numa luta de 2 deles o tiver mais disso ganha

      Excluir
    4. Tem uma muito legal que envolve Flail.

      Excluir
  7. Por favor,faz do Blaziken e Mega Blaziken!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blaziken virá num mega especial iniciais de Hoenn. Mas estamos apenas esperando serem lançadas as mega formas de Swampert e Sceptile oficialmente.

      Excluir
  8. Já tem do Mawile? Se não, faz plz *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, acredita que ia fazer Mawile semana passada e acabei adiando? Quero muito fazer em breve.

      Excluir
  9. Sempre gostei muito do Drapion, acho a aparência dele brutal e intimidadora! Só não sabia que ele era tão bom no metagame, já que tô começando a jogar agora o competitivo no XY, embora eu jogue Pokémon desde R/B/Y no meu antigaço GBC. Valeu por mais uma ótima análise Will!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito atraente para a competição. Essa mistura de Pokémon violento e forte traz a alma das batalhas para todos os treinadores que usam. Alguns Pokémon acabam ficando ofuscados com o passar do tempo e Drapion foi assim. Mas ainda bem que você conheceu um pouquinho dele hoje. Espero que possa usar e vencer muitos desafios! Obrigado!

      Excluir
  10. Dedenne. Não faço menor ideia de como usá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedenne é mesmo pouco conhecido em batalha. Sugestão anotada!

      Excluir
  11. Faz do Volcarona, se ainda não fez. Ah, faz com música tbm e.e

    ResponderExcluir
  12. Gostei dessa XnalYse, mas faz aí a do Crobat por favor, ainda não achei o Moveset perfeito.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال