XnálYse: Aromatisse e Slurpuff



Oi, pessoal! Estamos bem? O que andam fazendo nesse tempo de férias? Espero que estejam aproveitando com consciência. Bom, vamos ao que interessa agora. Como sabem, é dia de XnálYse comigo. E como eu amo fazer esse quadro, não me canso de fazer análises maiores. Essa semana, teremos dois Pokémon e que conseguem atender à demanda do quadro. Até agora, já foram analisadas 31 diferentes espécies (você pode encontrar todas na guia "Atrações" - "XnálYse"). Dentre todas essas, 4 tipos tiveram apenas um Pokémon cada. E é pensando nisso e em conhecermos as espécies de Kalos que começamos hoje.
- A XnálYse de hoje é sobre Aromatisse e Slurpuff e será uma batalha pelo #1 da Billboard;
- Aproveitem para deixar comentários a respeito do quadro, com sugestões de estratégias a serem acrescentadas e Pokémon para as próximas análises;
- Não precisam exagerar no tom dado no comentário. Procuro responder todos e receber bem cada uma das palavras que mandam. É muito bom receber aprovação e críticas construtivas de todos. O caso é que existe quem se aproveita do anonimato para tentar fazer mal à imagem do site e é aí onde fico triste;
- Deem o play AQUI;
- Aproveitem e roaaar!

Aromatisse

Tipo: Fada

Base de stats:
HP - 101
Ataque - 72
Defesa - 72
Ataque especial - 99
Defesa especial - 89
Velocidade - 29
Total: 462

Overview:
Aromatisse, o Pokémon Fragrância, é um dos principais representantes do novo tipo fada, inserido na sexta geração. Ele é famoso por sua relação com os aromas. Aromatisse se aproveita de sua habilidade de produzir perfumes para atacar o adversário ou se defender. É comum que produza perfumes bons e ruins. Quando um treinador cria um Aromatisse, demora a se habituar aos diferentes aromas, podendo sofrer muito várias vezes. Esse Pokémon costuma criar aromas em batalha que o oponente não gosta e cria uma vantagem assim. Em combate, ele faz jus a sua capacidade e seus movimentos são, predominantemente, baseados em aromas. Aromatisse é capaz de exercer a função de cleric ou tank, já que conta com defesas rígidas (especialmente por seu HP) e um ataque especial mediano/alto. Infelizmente, sua função pode ser exercida melhor por Florges e Blissey. Mas Aromatisse é uma boa opção, melhor ainda se estiver na presença de Trick Room (ele possui uma das menores velocidades existentes).


Habilidades:
- Healer (normal): pode curar aliados em batalhas duplas e triplas de problemas de status.
- Aroma Veil (oculta): protege-se e aos aliados de problemas de estados mentais.

Prós:
- Possui uma base defensiva sólida, especialmente por seu HP (101);
- Fornece um bom suporte como cleric e atua de maneira fundamental em batalhas duplas e triplas;
- Através de sua distribuição de stats, exerce múltiplas funções, variando da ofensiva à defensiva;
- Enquanto tipo fada, possui uma imunidade (dragão) e fraqueza a dois tipos pouco comuns (veneno e metal).

Contras:
- Com uma baixíssima velocidade, depende de Trick Room para maximizar seu desempenho;
- Sua eficácia no formato single é reduzida;
- Tem o nariz da Lady Gaga.

For Nebraska, Nebraska I love you
- Calm Mind
- Moonblast
- Psyshock
- Energy Ball / Thunderbolt
Item: Leftovers / Life Orb
Habilidade: Aroma Veil
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 252 SP ATK, 4 DEF
Nature: Modest
Esse é, possivelmente, o set mais eficaz para Aromatisse em um formato single e que se desprenda de sua capacidade clerical. Ele utiliza sua base mediana de ataque especial unida ao HP, que garante resistência, tornando Aromatisse um excelente tank. O set começa com Calm Mind, movimento responsável por aumentar o ataque especial e a defesa especial. Através desse aumento, Aromatisse é capaz de se tornar extremamente ofensivo com um set baseado em variedade. O primeiro golpe é seu STAB mais poderoso, Moonblast. Ele tem um efeito secundário que pode reduzir o ataque especial do Pokémon atingido. A união do efeito de redução de Moonblast somado ao aumento da defesa especial de Aromatisse por Calm Mind permite que seja muito difícil de se derrotar pela parte especial. O terceiro slot de movimento contém Psyshock. Apesar de questionado, esse golpe é especial e atinge a defesa física do oponente. De modo geral, possibilita a Aromatisse atingir a defesa física e especial. Por fim, cabe uma escolha entre Energy Ball e Thunderbolt. Enquanto o primeiro pode reduzir a defesa especial do adversário, o segundo pode paralisar.

I want your ugly, I want your disease
- Toxic
- Protect
- Wish
- Moonblast / Draining Kiss
Item: Leftovers
Habilidade: Aroma Veil
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 148 DEF, 108 SP DEF
Nature: Bold / Calm
Com o surgimento de um cenário competitivo forte dentro dos jogos Pokémon, uma nova tendência tem se manifestado e se tornado muito comum. Ela consiste, basicamente, em usar um Pokémon com alta base defensiva (Aromatisse é um excelente representante nesse sentido) para causar um dano massivo ao oponente através de problemas de status e manter-se preso a movimentos de restauração e proteção/substituição. O problema escolhido aqui é o badly poison provocado por Toxic. Ele provocará dano gradual ao Pokémon envenenado, aumentando a cada turno. Dessa maneira, Aromatisse precisa se proteger de ataques através de Protect. Assim, o dano causado por Toxic se expande, Leftovers restaura seu HP e se previne de danos maiores. Caso o oponente provoque tais danos maiores em Aromatisse, é possível restaurar o HP por meio de Wish. Por fim, um golpe deve ser usado para encerrar. Existe a possibilidade de optar pelo poder de Moonblast ou pelo efeito secundário de absorção de energia de Draining Kiss.

'Cuz she walks so bad like it feels so good
- Heal Pulse
- Aromatic Mist
- Trick Room
- Dazzling Gleam
Item: Leftovers
Habilidade: Healer
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 0
EVs: 252 HP, 148 DEF, 108 SP DEF
Nature: Bold / Calm
Muito se menciona sobre a função clerical e de suporte promovida por Aromatisse e esse set vem para demonstrar como isso funciona. O primeiro ponto a pensarmos é a habilidade: Healer ajuda os companheiros em batalhas duplas e triplas (o set se reserva a esse formato de batalhas, não se aplicando em singles) a se livrarem de problemas de status. Começamos então com o movimento Heal Pulse, capaz de restaurar o HP de aliados. É válido ressaltar que Heal Pulse pode restaurar o HP dos oponentes caso não exista nenhum aliado em campo no momento. O segundo movimento é a assinatura de Aromatisse: Aromatic Mist. Ele deve ser usado para aumentar a defesa especial de algum Pokémon companheiro. Reparem como a habilidade e os dois primeiros movimentos se baseiam em auxiliar o time. Essa é a função de cleric e visa somente o benefício dos parceiros. Como terceiro movimento, uma boa opção para ajudar tanto Aromatisse quanto um time lento é Trick Room. O principal problema aqui é a pequena duração da inversão da velocidade, não existindo item que melhore isso. O golpe do set é Dazzling Gleam, que atinge todos os oponentes em duplas e trios.

I left my head and my heart on the dance floor
- Toxic
- Aromatherapy
- Wish
- Moonblast
Item: Leftovers
Habilidade: Aroma Veil
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 148 DEF, 108 SP DEF
Nature: Bold / Calm
O último set de Aromatisse é uma alternativa single para o anterior, mas mantendo a ideia de preservar o time. Além disso, também nutre a opção do segundo set, quando se opta por derrubar o adversário por meio de um problema de status. O set começa exatamente com isso. O uso de Toxic permitirá provocar badly poison. A mesma estratégia (tentar vencer Aromatisse ou um dos Pokémon na equipe) pode partir do adversário. E para limpar o time de quaisquer problemas, surge Aromatherapy. Esse movimento cura todos os Pokémon aliados de quaisquer problemas de status. Na sequência, existe Wish. O diferencial aqui é que podemos passar a restauração adiante. Como Wish demora dois turnos para ter seu efeito ativado, um aliado pode entrar em campo e garantir o benefício. No último slot, o tradicional e mais forte STAB de Aromatisse: Moonblast.


Checks, counters e considerações finais:
- Aromatisse possui uma das 10 menores velocidades do mundo Pokémon. Para sua perfeita performance, é quase obrigatório o uso de Trick Room. Isso quer dizer que um dos melhores parceiros é Bronzong. Mas é importante lembrar que tanks/walls sempre necessitam de bons sweepers do seu lado. No caso, Alakazam surge como uma boa opção.

- Vencer um Pokémon de alto HP é tarefa para Toxic, como tenho falado nas últimas semanas. Porém, o que fazer quando o Pokémon defensivo possui Aromatherapy? Partir com muita força para seu lado mais fraco. No caso de Aromatisse, sua defesa é mais baixa e ele não possui movimentos para aumentá-la. Pokémon como Metagross, Toxicroak e até mesmo Garchomp proporcionam alta força física para isso.

- Aromatisse ocupa um cargo que poucos Pokémon ocupam numa batalha. Além de seguir a tendência stall, ajuda seus companheiros. Muitos veem-no como inferior a Florges, mas é de extrema utilidade em times altamente lentos.

Slurpuff



Tipo: Fada

Base de stats:
HP - 82
Ataque - 80
Defesa - 86
Ataque especial - 85
Defesa especial - 75
Velocidade - 72
Total: 480

Overview:
Slurpuff, o Pokémon Merengue, é a versão oposta a Aromatisse. Ambos foram inseridos na sexta geração e representam o novo tipo fada. Slurpuff é conhecido por sua grande capacidade olfativa. As descrições da Pokédex tratam-no como um Pokémon capaz de "enxergar" com o nariz. Ele possui um olfato milhões de vezes mais poderoso que o humano. Slurpuff costuma ajudar as pessoas a encontrarem frutas pelo cheiro e auxilia cozinheiros. Sua capacidade de absorver cheiros é tão grande que identifica os menores odores em uma grande área. Em batalha, seu maior destaque está em suas habilidades. Ambas possuem alto valor de uso em batalha e podem ser encaixadas de diferentes maneiras. Mas sua distribuição de stats cria um Pokémon com função de batalha instável e pouco definida. Outro ponto a se observar é que Slurpuff possui muitos movimentos de auxílio, assim como Aromatisse, porém suas defesas impedem o uso.



Habilidades:
- Sweet Veil (normal): previne os aliados de dormirem.
- Unburden (oculta): dobra a velocidade se o item for perdido ou consumido.

Prós:
- Ser um Pokémon somente do tipo fada garante uma imunidade e duas únicas desvantagens pouco comuns;
- Suas habilidades permitem um uso duplo: proteção (Sweet Veil) ou ofensividade (Unburden);
- Parece a Katy Perry em "California Gurls".

Contras:
- Sua base de stats possui uma péssima distribuição. Ela estabelece um equilíbrio baixo entre todos os stats;
- Não possui defesas suficientes para garantir o uso da maior parte de seus movimentos de status;
- Um de seus grandes diferenciais é o uso de Belly Drum. Mas possui apenas 8 golpes físicos, sendo 6 do tipo normal. Isso impede o uso de sua melhor estratégia;
- Do lado especial, não aprende Moonblast, contando com Dazzling Gleam como seu STAB mais forte;
- Fica atrás de muitas outras fadas com melhores funções;
- Toda a construção de Slurpuff o transforma em um Pokémon fraco e pouco usável.

California gurls, we're unforgettable
- Belly Drum
- Play Rough
- Return
- Wish
Item: Sitrus Berry
Habilidade: Unburden
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant
Como mencionei anteriormente, uma das melhores capacidades de Slurpuff está relacionada a sua base se ataque. Apesar de ser limitada, essa estratégia é funcional. O set se inicia com Belly Drum. Esse movimento é famoso por aumentar ao máximo o ataque do usuário, mas consumindo metade do HP. Para compensar esse prejuízo, a melhor opção é o uso da Sitrus Berry. Dessa forma, o HP perdido é parcialmente recuperado. E aí surge o efeito da habilidade Unburden. Como a Sitrus é consumida, Unburden dobra a velocidade de Slurpuff e permite pleno uso dos golpes em alta velocidade. O primeiro deles é o STAB Play Rough, capaz de reduzir o ataque do adversário. O terceiro slot se movimento possui Return. A base se felicidade de Slurpuff não é alta, mas esse é um de seus poucos golpes físicos. Por fim, o HP perdido ao longo do tempo pode ser recompensado com Wish.

'Cause I am a champion and you're gonna hear me roar
- Calm Mind
- Dazzling Gleam
- Psychic / Flamethrower / Hidden Power (terra)
- Energy Ball / Surf / Thunderbolt
Item: Sitrus Berry
Habilidade: Unburden
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest
Em paralelo ao ser anterior (físico), existe esse (especial). Slurpuff conta com uma boa variedade de golpes especiais, todos possíveis de serem usados. Para aumentar sua capacidade mediana ofensiva, o set se inicia com Calm Mind. Esse movimento garante aumento nas bases de ataque especial e defesa especial, dois dos mais baixos stats de Slurpuff. A partir disso, desenrolam-se todas as possibilidades de golpes vindos de Slurpuff. Mesmo não tendo acesso a Moonblast, ele pode usar Dazzling Gleam. O diferencial aqui é a ação em batalhas duplas e triplas. Seu terceiro movimento vem para oferecer cobertura contra os tipos que Slurpuff mais tem problemas. As opções são variadas, passando por Psychic (pode reduzir a defesa especial do oponente), Flamethrower (pode causar queimaduras) e HP terra (lida com metais e venenosos). O último golpe também deve ser usado de acordo com a necessidade da batalha: Energy Ball (também reduz a defesa especial do adversário), Surf (atinge todos os Pokémon em batalhas duplas e triplas) e Thunderbolt (pode paralisar).

I finally found you, my missing puzzle piece
- Calm Mind
- Cotton Guard
- Yawn
- Dream Eater
Item: Leftovers
Habilidade: Sweet Veil
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold / Calm
O último set para Slurpuff é pouco consistente e até mesmo questionável diante dos anteriores. De modo geral, sua função é aumentar as defesas do Pokémon até que esteja quase inquebrável. Isso será feito através de Calm Mind (especial) e Cotton Guard (física). As altas defesas dele garantem durabilidade em batalha, essencialmente pela restauração vinda de Leftovers. Na sequência, temos o duvidoso Yawn. Esse movimento é um dos poucos que causam sono e possuem 100% de precisão. Mas seu problema é que necessita de dois turns para causar efeito. Ele funcionará melhor caso um aliado prenda o oponente em campo com movimentos como Mean Look. Assim que dormir, Slurpuff pode se aproveitar para usar Dream Eater. Assim, seu HP será restaurado e o do oponente, consumido.

Checks, counters e considerações finais:
- Slurpuff não possui um uso fácil em batalha e pode cair rapidamente graças a uma baixa funcionalidade. De toda forma, atua melhor em times onde lhe seja assegurada proteção, principalmente contra problemas se status. Ao usar golpes como Surf, pode atuar bem próximo a Pokémon que absorvam isso.

- Deve se ter cuidado em relação à combinação Belly Drum + Unburden. Para derrotá-la, existem poucos Pokémon preparados. Assim, é necessário impedir que aconteça rapidamente. Para derrotar Slurpuff, opte por Pokémon com alto poder especial e ágeis, como Gengar.

- Como devem ter percebido, Slurpuff me decepciona muito competitivamente. Sendo assim, é difícil elaborar estratégias sobre uma construção limitada.

E por hoje é só, menines! Fiquei muito triste por conseguir trazer apenas 3 sets com músocas da Kay Perry, mas deem o play aí em todos os álbuns dela e continuem acompanhando a PBN e a XnálYse. Nos comentários, batama um papo competitivo comigo. Deixem muitas sugestões de análises e acréscimos na de hoje. Até mais! o/





31 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Filho, tua coluna eh a melhor daqui! Hahahhahaha morro de rir com os títulos das estratégias.

    Keep going! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado! É mega bacana quando gostam das bobagens que eu falo. :P

      Excluir
  2. tenho q ser sincero: detestei essa dupla de fadas desde q vi as artworks pela primeira vez!
    mas sua análise foi ótima como sempre!! qase mudei de ideia sobre usar uma aromatisse no meu time!!! (mas ainda prefiro a florges)
    ah! poderia fazer a análise do drapion? ele tem muito potencial em status diferentes e gostaria de sugestões de como usá-lo melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar Florges nas singles e Aromatisse nas doubles/triples, assim consegue potenciais legais diferentes. Mas muito obrigado por acompanhar!

      Tenho muita vontade de falar sobre o Drapion. Quem sabe ele não pinta na PBN em breve?

      Excluir
  3. POR FAVOR, N MISTURE POKÉMON COM CANTORAS POP!! AGRADECIDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas são assuntos tão legais juntos. Como faz? :(

      Excluir
  4. po mlk agr faz um com musicas eletronicas pra nos que essa ideia foi daora d+ kkkkkkkkkkk chorei de rir aqui e curti a analise de 2 pokes que pra mim eram os piores de kalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, vou ir pra uma balada pra juntar material de música eletrônica. :P

      Mas que bom que gostou. Obrigado por ler a matéria!

      Excluir
  5. Sempre gostei muito do Aromatize... Mas queria sugerir uma Análise do Wormadam (em todas as formas) e tmbm do Mothim! Quem sabe do Tropius, já que ta chegando aew OR e AS!

    Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tropius é um dos meus Pokémon favoritos em Hoenn. Já anotei as sugestões e tentarei atender em breve.

      Excluir
  6. Ótima análise! Ambos são pokemons excelentes em doubles e triple battles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fato. Eles realmente são bem legais em doubles e triples, principalmente Aromatisse.

      Excluir
  7. Muuuito bom, cara!

    É uma coluna comprida, mas que é tão bem escrita e divertida que se lê tudo sem nenhum cansaço ou coisa do tipo.

    ADOREI a citação das cantoras pop. Ficou mais divertido ainda.

    Meus parabéns! Sério mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Ótima coluna! Meus parabéns, cara!

    Apesar de ser um texto longo, você o escreveu tão bem e de maneira tão divertida, que nem se percebe e já chega ao fim.

    Adorei a comparação com as cantoras pop; deixou o texto ainda mais divertido. Meus parabéns a você e a toda a PBN!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ler os dois comentários que você deixou. Fico muito feliz que o quadro receba uma aprovação tão bacana dos leitores.

      Espero que continue acompanhando a PBN. Obrigado por ler a matéria!

      Excluir
  9. Faz do Manectric

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manectric é bem legal. Logo atenderemos. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  10. Na frase 'Cause I am a champion and you're gonna me roar vc esqueceu de colocar a palavra "hear".
    Analise ótima, como sempre, parabéns!

    Eu gostaria de ver uma XnalYse do Goodra ou do Dragonite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dizia eu que tinha feito revisão do texto, haha. Obrigado pela correção!

      As duas sugestões são bem interessantes. Já anotei!

      Excluir
  11. Por favor faz uma Xnalyse do Swampert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que forem lançadas as mega evoluções oficialmente, faremos uma análise especial dos iniciais de Hoenn. Obrigado pela sugestão!

      Excluir
  12. Sempre que vejo um Aromatisse entrar em campo, lembro do Michael Jackson (voz).

    ResponderExcluir
  13. SENSACIONAL: Adorei o toque que deu comparando os pkmn com cantoras POP.

    ResponderExcluir
  14. Não entendi os nomes dos Sets,mas achei engraçado o "-Tem o nariz da Lady Gaga";
    Gostaria que Slurpuff fosse um Poké melhor =C...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mais trechos que gosto mesmo. Mas é verdade sobre o Slurpuff, pena que não é muito legal. :(

      Excluir
  15. faz do dragalge e do clawitzer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós já temos Dragalge. Você pode conferir na nossa guia "Atrações" - "XnálYse". Mas Clawitzer é muito legal, tanto que uso. Sugestão anotada!

      Excluir
  16. óótima análise, sempre acredktei no potencial de Aromatisse, principalmente em times Trick Room....
    a comparação com cantoras pop caiu muito bem kkkk
    faz uma analise do Gensect ou da Meloetta, tenho muitas dúvidas de como usá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha obrigado! Fico feliz que tenha gostado da análise de hoje. Nós não costumamos fazer lendários, mas podemos usar as sugestões um dia.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال