PokeBattle

Quando se fala no cenário competitivo de Pokémon, muitos pensam logo nas regras criadas pela Smogon. A Smogon é um fórum conhecido por tentar balancear o competitivo com regras do jogo e classes para os Pokémon, e suas classificações rendem discussões internet à fora. Isso porque metade dos jogadores seguem suas regras e a outra metade não. Mas como a maioria dos torneios organizados e simuladores por aí seguem as regras da Smogon, metade dos jogadores não tem outra opção a não ser segui-lá ou não participar. Mas as coisas estão mudando. PokeBattle é o nome do novo simulador de batalhas do cenário competitivo de Pokémon, e ele é totalmente diferente dos outros simuladores.

A principal diferença do PokeBattle para outros simuladores está no fato dele não classificar os Pokémon em classes dependendo da força ou popularidade, mas visa equilibrar o uso de Pokémon muito usados com os esquecidos podendo ocasionar a criação de um time com Mega Kangaskhan e Panpour juntos . Isso porque o simulador usa um sistema de pontos. Cada Pokémon possui uma pontuação chamada PBV (PokeBattle Values) e cada treinador deve formar times com o limite de 1000 PBV's. Pokémon famosos ou considerados muito poderosos possuem PBV muito alto e para usá-los é necessário balancear o time com Pokémon mais esquecidos ou considerados fracos. A famosa e banida pela Smogon Mega Kangaskhan custa 320 PBV, se alguém quiser usá-la vai ter que usar Pokémon com pouco PBV como Sliigoo com 75 PBV. Além disso, os PBV's de um Pokémon são atualizados constantemente para manter o simulador atualizado.


Em entrevista ao site Nintendo Blast, um dos criadores do PokeBattle, Philip7086, disse:

"Eu costumava ser responsável pelo sistema de classificação, e sempre senti que tinha algo de errado na forma que lidavam com o banimento de Pokémon. Muitas vezes, era uma combinação de diferentes Pokémon que eram “bons demais”, e ainda assim um deles era banido. Essa abordagem sempre pareceu boba para mim, e foi assim que tive a ideia dos PokéBattle Values. O propósito deles é:
- Criar um metagame mais balanceado em que grandes ameaças são usáveis, mas com um alto preço;
- Promover a criatividade na elaboração de times. Assim os jogadores não usarão sempre diferentes combinações das 10 ameaças mais poderosas;
- Descentralizar o metagame o quanto for possível, aumentando a variedade de Pokémon sendo usados;
- Recompensar a habilidade ao forçar todos os jogadores a lutarem em um ambiente de igualdade, ao menos em relação à formação de times."


Você pode ler a entrevista completa aqui.

É claro que o PokeBattle usa regras como as da Smogon, como não poder colocar dois Pokémon adversários para dormir ao mesmo tempo, mas esse não é o caso.

Se você gosta de jogar no competitivo mas não concorda com as regras da Smogon o PokeBattle é perfeito pra você. Visite o site e experimente o PokeBattle, e se quiser me desafiar algum dia procure por EvertonCable lá.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. "Não vemos times assim na smogon" sim você vê, esses dois times estão bem clichês na verdade.

    Gostei da ideia do simulador, realmente inovador, vou testar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já ouviu falar do pokemon showdown? esse simulador que vc ta falando não tem nada de inovador viu?

      Excluir
    2. "Gostei da ideia do simulador, realmente inovador, vou testar agora."

      Meu caro, não tem nada de inovador, já existe um simulador há tempos, ou vc não conhece o pokemon showdown?

      Excluir
  2. Que bacana! Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo plenamente. Eu sempre quis usar o time que eu usava nos meus jogos mas por causa das regras da smogon de ficar banindo eles, eu fui forçado a ficar jogando no Battle Maison, PWT e battle frontier para sempre ;-;
    Esse homem tem bom gosto pras coisas...

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma conta lá e até achei legal, mas lá também banem a Serperior com Contrary e o Hawlucha com Flying Gem, uma pena.
    Mas é legal o simulador.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال