Conheça Todos os Pokémon Lendários de Kanto a Paldea

Pokémon Lendário

Os Pokémon Lendários são criaturas muito poderosas conhecidas por suas relações com a mitologia do mundo Pokémon. As estatísticas destes Pokémon normalmente são mais elevadas que as dos outros Pokémon, e eles são encontrados de forma muito rara na natureza.

Muitos Pokémon lendários podem assumir formas alternativas e a maioria deles possuem gênero indefinido. Os Pokémon lendários também compartilham a característica de não poderem se reproduzir ou ser chocados de Ovos.

Com exceção de Type: Null, Cosmog e Kubfu, os Pokémon lendários também são conhecidos por não evoluírem. 

Por muito tempo questionou-se se haveria apenas um Pokémon lendário de cada espécie, mas essa informação foi refutada ao longo dos anos por várias evidências nos jogos. 

Atualmente, existem mais de 60 espécies diferentes de Pokémon Lendários, o que representa menos de 7% de todos os Pokémon descobertos. Uma curiosidade é que o tipo Inseto é o único tipo que não foi representado até o momento em um Pokémon Lendário.

Nesta matéria, você vai conhecer todos os Pokémon lendários de cada uma das regiões do mundo Pokémon, de Kanto a Paldea!

Pokémon Lendários de Kanto

A região de Kanto possui cinco Pokémon Lendários: Articuno, Zapdos, Moltres, e Mewtwo.

Outro Pokémon que também deve ser lembrado é Arcanine, que embora não seja um verdadeiro Pokémon Lendário, é referenciado desta forma na descrição da Pokédex de alguns jogos, como em Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee, a qual diz que Arcanine é considerado um Pokémon lendário no oriente. Em Pokémon Ultra Moon, a Pokédex também diz que há muitos contos antigos dizendo que Arcanine é um Pokémon Lendário, embora atualmente este Pokémon seja encontrado de forma mais comum.

Articuno


Articuno é um Pokémon Lendário de tipo Gelo. De acordo com as diferentes descrições da Pokédex, suas belas asas azuis são feitas de gelo, e Articuno possui o poder de criar nevascas ao congelar a umidade do ar. Entre os seus stats, destaca-se por suas fortes defesas física e especial. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Snow Cloak, a qual aumenta a evasiva do Pokémon quando uma tempestade de gelo está ativa na batalha.

Zapdos


Zapdos é um Pokémon Lendário de tipo Elétrico. De acordo com as diferentes descrições da Pokédex, Zapdos surge em nuvens de tempestade e tem o poder de controlar eletricidade, relâmpagos e trovões. Entre os seus stats, destaca-se por seu forte ataque especial e velocidade. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Static, a qual pode causar paralisia quando atacado fisicamente por um adversário.

Moltres


Moltres é um Pokémon Lendário de tipo Fogo. De acordo com as diferentes descrições da Pokédex, Moltres surge antevendo a primavera, consegue controlar o fogo e, quando está ferido, busca vulcões e magma para se recuperar. Entre os seus stats, destaca-se por seu forte ataque físico e especial. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Flame Body, a qual pode causar queimadura quando atacado fisicamente por um adversário.

Mewtwo


Mewtwo é um Pokémon Lendário de tipo Psíquico, sendo considerado o mais icônico de toda a franquia. Criado em laboratório para ser um clone mais forte do que o mítico Mew, Mewtwo se tornou poderoso demais para ser controlado pela estrutura que os cientistas montaram para sua criação. Os acontecimentos dos jogos da primeira geração e os remakes mostram momentos após o Pokémon destruir a estrutura de clonagem na ilha de Cinnabar feita pela Equipe Rocket, cujo líder Giovanni busca a Master Ball que poderia ser usada para capturá-lo definitivamente. O Filme Pokémon Mewtwo vs. Mew retrata o lendário com todo o poder que é esperado dele, o que aumenta ainda mais a sua mística.

De acordo com as diferentes descrições da Pokédex: "Mewtwo é um Pokémon que foi criado por manipulação genética. No entanto, embora o poder científico dos humanos tenha criado o corpo deste Pokémon, eles falharam em dotar Mewtwo de um coração compassivo". Entre os seus stats, destaca-se por seu forte ataque físico, ataque especial e velocidade. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Unnerve, a qual impede o Pokémon adversário de comer berries durante a batalha.

Mega Mewtwo X e Mega Mewtwo Y

O mais poderoso dos Pokémon também possui Mega Evolução, não apenas uma, mas duas. O Mega Mewtwo X tem um acréscimo muito grande em ataque físico, tornando-se um Pokémon de tipo Psíquico e Lutador, e possui a habilidade Steadfast, que aumenta a velocidade toda vez que ele é acuado e impedido de atacar. O Mega Mewtwo Y se mantém como um Pokémon de tipo Psíquico e tem um aumento muito grande em ataque especial, para aumentar a força dos golpes psíquicos. A habilidade desta versão é Insomnia, a qual impede o Pokémon de dormir em batalha.

Pokémon Lendários de Johto

A região de Johto possui cinco Pokémon Lendários: Ho-Oh, Lugia, Raikou, Entei e Suicune. Estes Pokémon Lendários estão divididos em dois grupos: Legendary Beasts (Raikou, Entei e Suicune) e Tower Duo (Ho-Oh e Lugia).

Ho-Oh


Ho-Oh é um Pokémon Lendário do tipo Fogo e Voador. Ho-Oh é descrito, na Pokédex de Pokémon Gold, como uma lenda que voa pelos céus com suas asas em sete cores. Representando o arco-íris, ele é conhecido por trazer Pokémon de volta a vida – o que fez aos três Pokémon mortos durante o incêndio da Brass Tower, criando Entei, Raikou e Suicune. Em jogo, destaca-se por seu ataque especial e defesa especial. Até a terceira geração, era o único Pokémon que podia aprender Sacred Fire.

Na antiguidade, o lendário Ho-Oh era avistado sobrevoando a Bell Tower e a Goldenrod Tower. Contudo, com a destruição da Brass Tower em Ecruteak City, Ho-Oh passou a vagar pelo mundo em busca de um treinador de coração puro.

Lugia


Lugia é um Pokémon Lendário do tipo Psíquico e Voador, conhecido como o guardião dos mares. Sendo o responsável por resolver conflitos territoriais entre Moltres, Zapdos e Articuno, é também conhecido por sua telepatia e poder massivo: com um único bater de suas asas, Lugia é capaz de criar furacões e tempestades que duram dias. Devido a isso, o lendário escolhe a reclusão em Whirl Islands, emergindo somente em situações que necessitem de sua intervenção. Em jogo, destaca-se por ataque especial e defesa especial. Aeroblast – um movimento do tipo Voador com 100 de poder, 85% de precisão e chance aumentada de acerto crítico – é seu ataque exclusivo.

Raikou


Raikou é um Pokémon Lendário de tipo Elétrico que representa o relâmpago que destruiu a Brass Tower. Conhecido por percorrer pastagens com latidos que se assemelham a trovões, Raikou é um atacante especial, com 115 em ambos ataque especial e velocidade.

Entei


Entei é um Pokémon Lendário de tipo Fogo que representa as chamas que consumiram a Brass Tower. É dito que um novo Entei surge a cada vez que um vulcão aparece. Erupções são provocadas pelo rugido deste lendário. Sendo um atacante físico, Entei possui 115 de ataque e 110 de velocidade.

Suicune


Suicune é um Pokémon Lendário de tipo Água que representa a chuva que extinguiu o incêndio da Brass Tower. Sendo o mascote de capa de Pokémon Crystal, o lendário é também o objeto de fascínio de Eusine. Suicune é conhecido por purificar águas e estar sempre seguindo o sentido dos ventos do norte. Sendo um Pokémon defensivo, o lendário possui como maiores stats sua defesa e defesa especial, ambas com 115 pontos. O Pokémon Paradoxo Walking Wake, apresentado em Pokémon Scalet e Violet, assemelha-se visualmente com Suicune.

Pokémon Lendários de Hoenn

A região de Hoenn possui oito Pokémon Lendários: Regirock, Regice, Registeel, Latias, Latios, Kyogre, Groudon e Rayquaza. Estes Pokémon Lendários estão divididos em três grupos: Legendary Titans (Regirock, Regice e Registeel), Eon Duo (Latias e Latios) e Super-ancient (Kyogre, Groudon e Rayquaza).

Regirock


Regirock é um Pokémon Lendário de tipo Pedra. Seu corpo é como um golem, composto puramente de pedras marrons e laranjas. No seu "rosto" há nove esferas amarelas no formato de "H", as quais podem piscar dependendo da situação. Apresenta Stats extremamente defensivos, com 200 de defesa e 100 de defesa especial.

Regice

Regice é um Pokémon Lendário do tipo Gelo. Seu corpo é como um iceberg, composto puramente de gelo, podendo atingir temperaturas de até -200° C. No seu "rosto" há sete esferas amarelas no formato de "+" que podem piscar dependendo da situação. Apresenta Stats extremamente defensivos, com 100 de defesa e 200 de defesa especial.

Registeel

Registeel é um Pokémon Lendário de tipo Aço. Seu corpo é semelhante a um robô, composto puramente de metal, com formas arredondadas. No seu "rosto" há sete esferas amarelas em um formato hexagonal que podem piscar dependendo da situação. Apresenta Status extremamente defensivos, mas mais equilibrados, com 150 de defesa e 150 de defesa especial.

Latias


Latias é um Pokémon Lendário do tipo Dragão e Psíquico, e apenas do gênero feminino. Seu corpo é semelhante a um pássaro ou até um avião, de cor vermelha e branca e com um triângulo azul no peito. Não há uma lenda por trás desse Pokémon, mas ela é muito rara e conhecida por ser o par de Latios. É o único Pokémon capaz de aprender Mist Ball, um golpe do tipo Psíquico que possui 50% de chance de reduzir o ataque especial do oponente. O item Soul Dew, exclusivo da Latias e do Latios, pode ser equipado para aumentar o ataque especial e defesa especial (3ª até a 6ª geração) ou aumentar o poder de golpes Dragão e Psíquico (7ª geração para frente).


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Latias ganhou a habilidade da Mega Evolução quando equipada com a Latiasite. Sua aparência vermelha muda para a cor roxa e suas asas se combinam com os braços, em um formato bastante apropriado para uma se tornar uma montaria.

Latios


Latios é um Pokémon Lendário do tipo Dragão e Psíquico, apenas do gênero masculino. Seu corpo é semelhante a um pássaro ou até um avião, de cor azul e branca e com um triângulo vermelho no peito. É tão raro quanto Latias e juntos formam o Eon Duo. É o único Pokémon capaz de aprender Luster Purge, um golpe tipo Psíquico que possui 50% de chance de reduzir a defesa especial do oponente. Também pode ser equipado com Soul Dew.


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, ele também pode usar a Mega Evolução quando equipado com a Latiosite. Sua aparência azul muda para a cor roxa e fica bastante semelhante à Latias, inclusive na possibilidade de ser utilizado como montaria. O que muda fisicamente entre o Mega Latios e a Mega Latias é a cor dos olhos.

Kyogre


Kyogre é um Pokémon Lendário de tipo Água. Seu corpo é semelhante a uma baleia de cor azul e com algumas listras vermelhas que podem brilhar. Acredita-se que ele é a personificação do mar ou ainda o criador do mar segundo mitos, sendo um Pokémon poderoso capaz de controlar tanto a água como a chuva. Ele é tido como um salvador em regiões que enfrentam grandes secas e geralmente vive nas profundezas do oceano.


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Kyogre se tornou capaz de utilizar a Reversão Primal (semelhante a uma Mega Evolução) quando equipado com o Blue Orb. Essa é a verdadeira forma de Kyogre, tão poderosa a ponto de ser capaz de colocar em risco a vida do planeta. Nessa forma, Kyogre ganha uma habilidade e golpe exclusivos:
  • Primordial Sea: habilidade que possui as propriedades normais da chuva, mas também anula golpes do tipo Fogo. Essa condição não pode ser cancelada por Rain Dance, Sandstorm, Hail, Sunny Day ou habilidades que criem essas condições.
  • Origin Pulse: um golpe poderoso tipo Água que causa dano em área nos oponentes.

Groudon


Groudon é um Pokémon Lendário de tipo Terrestre. Seu corpo é semelhante a um dinossauro bípede de cor vermelha e com listras pretas que podem brilhar. Acredita-se que ele é a personificação da terra ou ainda o criador dos continentes do mundo segundo mitos, sendo um Pokémon capaz de causar erupções vulcânicas e secas extremas. Ele é tido como um salvador em áreas devastadas por inundações e geralmente vive nas profundezas do solo em câmaras de magma.


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, Groudon se tornou capaz de utilizar a Reversão Primal quando equipado com o Red Orb. Essa é a verdadeira forma de Groudon, tão poderosa quanto Kyogre e com poder semelhante para colocar em risco a vida do planeta. Nessa forma, Groudon se torna tipo Fogo e Terrestre e ganha uma habilidade e golpe exclusivos:
  • Desolate Land: habilidade que possui as propriedades normais do clima ensolorado, mas também anula golpes tipo Água. Essa condição não pode ser cancelada por Rain Dance, Sandstorm, Hail, Sunny Day ou habilidades que criem essas condições.
  • Precipice Blades: um golpe poderoso tipo Terrestre que causa dano em área nos oponentes.

Rayquaza


Rayquaza é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Voador, e completa o trio dos Super-ancient junto com Kyogre e Groudon. Seu corpo é semelhante a uma grande serpente verde com braços e listras amarelas e vermelhas pelo corpo. Dizem que Rayquaza viveu por milhares de anos na camada de ozônio, alimentando-se de água, meteoros (principalmente Mega Stones) e outras partículas. Ele é capaz de encerrar o conflito entre Groudon e Kyogre, e por conta disso é adorado por moradores de Hoenn como o salvador da região. O Sky Pillar foi construído em sua homenagem.


Rayquaza é tido como o primeiro Pokémon a alcançar a Mega Evolução, e sua primeira aparição foi em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire. Devido ao fato de Rayquaza se alimentar de Mega Stones, acredita-se que a energia da Mega Evolução corre naturalmente por seu corpo. Seu poder é capaz de desfazer a forma Primitiva de Kyogre e Groudon e encerrar um conflito capaz de destruir o planeta.

Rayquaza possui duas habilidades e um golpe exclusivos:
  • Air Lock: habilidade da forma normal de Rayquaza, nega os efeitos de clima enquanto estiver na batalha.
  • Delta Stream: habilidade adquirida por Mega Rayquaza, remove os efeitos atuais de clima e deixa a condição de Strong Winds que tornam neutros golpes que são super efetivos em tipo Voador. Essa condição só pode ser mudada por Desolate Land, Primordial Sea ou quando o Rayquaza deixa a batalha.
  • Dragon Ascent: é um golpe tipo Voador, causa dano e reduz a defesa e defesa especial de Rayquaza em um estágio. Ele precisa conhecer esse golpe para usar a Mega Evolução.

Pokémon Lendários de Sinnoh

Nos jogos da quarta geração, somos apresentados ao Pokémon criador do universo, o mítico Arceus. É a partir dele que são criados Dialga, Palkia e Giratina e todos os demais Pokémon Lendários.

A região de Sinnoh possui nove Pokémon Lendários: Dialga, Palkia, Giratina, Uxie, Mesprit, Azelf, Regigigas, Heatran e Cresselia. Alguns destes Pokémon Lendários estão divididos em grupos: Creation trio (Dialga, Palkia e Giratina) e Lake Guardians (Uxie, Mesprit e Azelf).

Uxie


Uxie é um Pokémon Lendário de tipo Psíquico. É conhecido como o portador do conhecimento e, segundo a Pokédex, este Pokémon forneceu às pessoas a inteligência necessária para resolver vários problemas. Seus principais stats são defesa e defesa especial, e sua habilidade Levitate dá imunidade a golpes terrestres.

Mesprit


Mesprit é um Pokémon Lendário de tipo Psíquico. É conhecido como o portador das emoções e, segundo a Pokédex, este Pokémon ensinou aos humanos a nobreza da tristeza, dor e alegria. Seus stats são equilibrados entre ataque e defesa, e sua habilidade Levitate dá imunidade a golpes terrestres.

Azelf


Azelf é um Pokémon Lendário de tipo Psíquico. É conhecido como o portador da força de vontade e, segundo a Pokédex, este Pokémon dotou os humanos da determinação necessária para enfrentar qualquer uma das dificuldades da vida. Seus principais stats são ataque físico e especial, e sua habilidade Levitate dá imunidade a golpes terrestres.

Dialga


Dialga é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Aço, sendo conhecido como o guardião e controlador do Tempo. Segundo a Pokédex, Dialga tem o poder de acelerá-lo, diminuí-lo, invertê-lo ou até pará-lo. Pode ir ao futuro e ao passado. No passado era cultuado pelo Diamond Clan. Possui um movimento de assinatura chamado Roar of Time, golpe do tipo Dragão com Base Power de 150. Seus stats são equilibrados, mas ataque e defesa físicos e ataque especial são destacados. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Telepathy, que previne danos causados por ataques de Pokémon aliados.

 

Em Pokémon Legends: Arceus descobrimos que Dialga possui uma Forma Origem, a qual se assemelha a um centauro, porém suas patas se tornam lanças. Seus stats mudam, aumentando a defesa especial e reduzindo o ataque físico em 20 pontos.

Palkia


Palkia é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Água, sendo conhecido como o guardião e controlador do Espaço. Segundo a Pokédex, seu controle total sobre os limites do espaço permite que ele se transporte para lugares distantes ou mesmo para outras dimensões. No passado era cultuado pelo Pearl Clan. Possui um movimento de assinatura chamado Spacial Rend, golpe do tipo Dragão com Base Power de 100. Seus stats são equilibrados, mas ataque físico e especial e defesa especial são destacados. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Telepathy que previne danos causados por ataques de Pokémon aliados.


Em Pokémon Legends: Arceus descobrimos que Palkia possui uma Forma Origem, a qual se assemelha a um centauro-dragão. Seu stats de ataque aumenta em 20 pontos, enquanto diminui sua velocidade na mesma proporção.

Heatran


Heatran é um Pokémon Lendário de tipo Fogo e Aço. Heatran foi formado a partir do magma da Terra, porém como seu corpo é feito de aço resistente, é parcialmente derretido em alguns pontos devido ao seu próprio calor. Possui a habilidade Flash Fire, que potencializa ataques do tipo Fogo quando for atingido por ataques deste tipo, e a habilidade oculta Flame Body, que pode causar queimadura no Pokémon adversário, caso este seja atingido fisicamente. Seu movimento de assinatura é Magma Storm e seus stats se destacam pela defesa, ataque especial e defesa especial.

Regigigas


Regigigas é um Pokémon Lendário de tipo Normal. É um dos Pokémon golem elementais, mas com o poder de mover continentes e controlar Regirock, Registeel e Regice. Segundo a Pokédex, diz-se que Regigigas criou outros Pokémon a partir de muitos materiais diferentes antes de mover os continentes para onde estão hoje. Possui a habilidade Slow Start, que reduz os stats de ataque e velocidade do Pokémon. Seu movimento de assinatura é Crush Grip e seus stats se destacam pelo ataque, defesa e defesa especial. Nos jogos, o jogador sempre irá precisar dos demais Regis para encontrá-lo.

Giratina


Giratina é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Fantasma, sendo conhecido como o guardião e controlador do mundo reverso. Segundo a Pokédex, este Pokémon vive em um mundo ao contrário do nosso, onde o conhecimento comum é distorcido e estranho. Shadow Force é o seu movimento de assinatura. Seus stats são equilibrados, mas HP, defesas e defesa especial são destacados. Sua habilidade é Pressure, que exige o gasto de 1 PP a mais quando é atacado por um adversário, e sua habilidade oculta é Telepathy que previne danos causados por ataques de Pokémon aliados.

 

Giratina Forma Origem é sua verdadeira forma, com o poder de viajar e controlar as dimensões através do tempo e do espaço. Aumenta o seu stats de ataque e ataque especial em 20 pontos, enquanto diminui sua defesa e defesa especial igualmente. Além disso, sua habilidade passa a ser Levitate, a qual dá imunidade a golpes terrestres.

Cresselia


Cresselia é um Pokémon Lendário de tipo Psíquico, e representa uma das fases da lua, particularmente sua fase crescente. Tem a habilitade Levitate que dá imunidade a golpes terrestres. Segundo a Pokédex, aqueles que dormem segurando a pena de Cresselia têm sonhos alegres garantidos. Seus principais stats são o HP, defesa e defesa especial. Possui dois movimentos de assinatura: Lunar Blessing e Lunar Dance.

Pokémon Lendários de Unova

A região de Unova possui nove Pokémon Lendários: Reshiram, Zekrom, Kyurem, Cobalion, Terrakion, Virizion, Tornadus, Thundurus e Landorus. Eles estão divididos em três grupos: Tao Trio (Reshiram, Zekrom e Kyurem), Swords of Justice (Cobalion, Terrakion e Virizion) e Forces of Nature (Tornadus, Thundurus e Landorus).

Tematicamente, o Tao Trio representa o conflito de ideais, o equilíbrio entre Yin e Yang; as Espadas da Justiça são equivalentes Pokémon dos Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas; e os Forças da Natureza são inspirados nos kami, divindades da natureza no xintoísmo.

Zekrom


Zekrom é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Elétrico. No mito fundador de Unova, Zekrom foi o dragão associado ao irmão mais novo – o idealista. Com seus trovões, o lendário destruiu reinos que perderam o espírito de justiça em seus corações. Zekrom possui uma habilidade exclusiva, Teravolt, que faz com que seus ataques ignorem habilidades inimigas. Quando em batalha, Zekrom entra no Overdrive Mode, o que faz sua cauda de turbina acender.

Além disso, o dragão negro possui dois movimentos de assinatura: Bolt Strike – com 130 de poder, 85% de precisão e 20% de chance de paralisar o adversário – e Fusion Bolt – com 100 de poder, 100% de precisão e que dobra de poder caso algum outro Pokémon tenha usado Fusion Flare no mesmo turno. No que diz respeito a stats, Zekrom se destaca por seus 150 de ataque e 120 em ambos defesa e defesa especial.

Reshiram


Reshiram é um Pokémon Lendário de tipo Dragão e Fogo. No mito fundador de Unova, Reshiram foi o dragão associado ao irmão mais velho – o realista. Com suas chamas, o lendário destruiu reinos que ignoram a verdade devido a cobiça de seus corações. Possui uma habilidade exclusiva, Turboblaze, em que os ataques do lendário ignoram as habilidades dos oponentes. Quando em batalha, Reshiram entra no Overdrive Mode, o que faz sua cauda de turbina acender.

O dragão branco de olhos azuis também possui dois movimentos de assinatura: Blue Flare – com 130 de poder, 85% de precisão e 20% de chance de queimar o adversário – e Fusion Flare – com 100 de poder, 100% de precisão e que dobra de poder caso Fusion Bolt tenha sido usado no mesmo turno. Nos stats, Reshiram possui 150 de ataque especial e 120 em ambos ataque e defesa especial.

Kyurem


Kyurem, o Pokémon lendário do tipo Dragão e Gelo, possui duas histórias de origem. A primeira o descreve como um meteoro congelado que chocou-se contra Unova e criou o Giant Chasm. Aqui, Kyurem é considerado um ser extraterrestre que, supostamente, congelava e consumia pessoas e Pokémon que se aproximavam. Já sua segunda origem, narrada por Drayden (o líder de ginásio de Opelucid City), conecta de forma mais direta o lendário com Zekrom e Reshiram.

Partindo do mito fundador, é dito que Zekrom e Reshiram eram, no passado, um único dragão que foi utilizado por dois irmãos para criar a região de Unova. Conforme os ideais desses irmãos divergiram - sendo um deles idealista e o outro realista -, o dragão inicial se dividiu em dois outros, um branco e um negro.

O subproduto dessa divisão seria, então, um dragão cinza - Kyurem. Sendo, nesse sentido, uma casca vazia capaz de ser preenchida pelos ideais que uma vez lhe foram próprios, Kyurem pode fundir-se novamente com Zekrom ou Reshiram por meio do DNA Splicers, realizando o processo de Absofusion e transformando-se em Black Kyurem ou White Kyurem.

Em sua forma base, Kyurem possui 660 de stats base, com 130 em ambos ataque e ataque especial. Também, no nível 80, aprende seu golpe de assinatura, Glaciate, do tipo Gelo com 65 de poder, 95% de precisão, causando dano e diminuindo a velocidade de todos os Pokémon adversários.


Black Kyurem, fusão de Kyurem com Zekrom, possui 700 de stats base, com 170 em Attack e 125 em HP. Aprende Fusion Bolt e seu golpe exclusivo, Freeze Shock, do tipo Gelo, com 140 de poder, 90% de precisão e 30% de chance de paralisar o alvo.


White Kyurem, fusão de Kyurem com Reshiram, possui 700 de stats base, com 170 em ataque especial e 125 em HP. Aprende Fusion Flare e seu golpe exclusivo, Ice Burn, do tipo Gelo, com 140 de poder, 90% de precisão e 30% de aplicar queimadura no adversário.

Cobalion


Cobalion é um Pokémon Lendário de tipo Aço e Lutador, baseado em Athos, o líder dos Três Mosqueteiros. Cobalion é conhecido por sua calma e compostura, além de seu olhar de autoridade, que faz até o mais indisciplinado dos Pokémon o obedecer. É responsável, junto com as outras Sword of Justice, por proteger Pokémon da violência e destruição causada por humanos. Cobalion é um Pokémon defensivo, com 129 de base stats em defesa.

Terrakion


Terrakion é um Pokémon lendário de tipo Pedra e Lutador, baseado em Porthos, o maior e mais forte dos Três Mosqueteiros. Terrakion é conhecido por seu poder e compaixão para com os indefesos, destruindo qualquer um que ameace Pokémon inofensivos. Assim sendo, é um Pokémon ofensivo, com 129 de base stats de ataque.

Virizion


Virizion é um Pokémon lendário de tipo Planta e Lutador, baseado em Aramis, o mosqueteiro galanteador. Virizion é descrito como o mais gracioso e ágil das Sword of Justice. O lendário de destaca por sua defesa especial de 129.

Tornadus

Tornadus Incarnate Form

Tornadus é um Pokémon lendário do tipo Voador. Inspirado em Fūjin, o deus dos ventos xintoísta, Tornadus é capaz de criar tempestades e de alterar as estações. É temido por agricultores devido a força destrutiva de seus ventos. Além disso, Tornadus é conhecido por sua rivalidade com Thundurus, conflito esse datado desde o início dos tempos. Seu movimento exclusivo, Bleakwind Storm, do tipo Flying, possui 100 de poder, 80% de precisão e 30% de chance de diminuir a velocidade de todos os adversários. Durante a chuva, o golpe sempre acertará.

Tornadus Therian Form

Tornadus é capaz de alterar sua forma utilizando o Reveal Glass. Ao viajar entre regiões, ele assume sua Therian Form, com seus principais stats distribuídos em 121 de velocidade e 110 de ataque especial. Uma vez já dentro da região, Tornadus transforma-se na sua Incarnate Form, com 111 de velocidade e 125 de ataque especial

Thundurus

Thundurus Incarnate Form

Thundurus é um Pokémon lendário de tipo Elétrico e Voador. Inspirado em Raijin, o deus xintoísta do trovão e relâmpago, Thundurus é temido por agricultores devido suas destrutivas tempestades de raios, capazes de causar incêndios florestais. Apesar disso, o solo afetado pelos raios do lendário também são enriquecidos com nutrientes. Seu movimento exclusivo, Wildbolt Storm, possui 100 de poder, 80% de precisão e 20% de chance de paralisar todos os Pokémon em batalha. Durante a chuva, o golpe sempre acertará.

Thundurus Therian Form

Thundurus também é capaz de alterar sua forma por meio do Reveal Glass. Ao viajar entre regiões, ele assume sua Therian Form, com seus principais stats sendo 101 de velocidade e 145 de ataque especial. Já dentro da região, Thundurus assume sua Incarnate Form, com 111 de velocidade e 125 de ataque especial.

Landorus

Landorus Incarnate Form

Landorus é um Pokémon lendário de tipo Terrestre e Voador. Inspirado em Inari Ōkami, deus xintoísta da fertilidade e da agricultura, Landorus é o responsável por reprimir o confronto entre Thundurus e Tornadus. Sendo conhecido como o Guardião dos Campos, o lendário auxilia o crescimento das plantações e a nutrição do solo. É reverenciado no Abudant Shrine, em Unova, e é considerado em Hisui, juntamente com Enamorus, um dos Deuses dos Campos. Landorus possui um movimento exclusivo, Sandsear Storm, com 100 de poder, 80% de precisão e 20% de chance de causar queimadura em todos os adversários. Durante a chuva, o movimento sempre acertará.

Landorus Therian Form

Ao viajar entre regiões, ou por meio do Reveal Glass, Landorus assume sua Therian Form, com 145 de ataque e 105 de ataque especial. Nas regiões, usa sua Incarnate Form, com 115 de ataque especial e 125 de ataque.

Pokémon Lendários de Kalos

Existe apenas um grupo de Pokémon lendários na região de Kalos, conhecido como Aura trio, formado por Xerneas, Yveltal e Zygarde.

Xerneas


Xerneas é um Pokémon lendário do tipo Fada que representa a vida. É a contraparte do Yveltal, que representa a destruição. Xerneas apresenta duas formas dependendo da situação. Quando em batalha ou em um Pokémon Contest, ele fica no Active Mode e seus chifres ficam coloridos.


Em qualquer outra situação ele fica no Neutral Mode e seus chifres ficam da cor ciano. É o único Pokémon com a habilidade Fairy Aura, que aumenta o poder de golpes tipo Fada em 33%, e o único que aprende o movimento Geomancy, que aumenta o ataque especial, defesa especial e velocidade em dois estágios depois de um turno.

Yveltal


Yveltal é um Pokémon lendário de tipo Sombrio e Voador que representa a destruição. É a contraparte do Xerneas, que representa a vida. Yveltal possui a habilidade exclusiva Dark Aura, que aumenta o poder de golpes tipo Sombrio em 33%, e tem como golpe exclusivo Oblivion Wing, que causa dano e recupera o HP de Yveltal em 75% do dano causado.

Zygarde

Zygarde Forma 50%

Zygarde é um Pokémon lendário de tipo Dragão e Terrestre. Ele completa o Aura Trio, representando a ordem para manter o equilíbrio entre vida e destruição. Em Pokémon X e Y, ele apresenta apenas uma forma, mas em Pokémon Sun e Moon (7ª geração) foram introduzidas mais duas formas que mudam de acordo com a quantidade de Zygarde Cells, itens encontrados pelo chão e armazenados no Zygarde Cube. Existem 95 células e 5 núcleos, totalizando um total de 100 itens para coletar.

Zygarde Core

Os núcleos representam os cérebros do Zygarde e tem vontade própria, diferente das células que são estáticas.

Zygarde Forma 10%

Zygarde 10% Forme é criado a partir de 9 células e um núcleo. Apresenta um corpo canino, é especializado em combate a curta distância e é muito ágil. O Zygarde 50% Forme é criado a partir de 50 células e pelo menos um núcleo, forma encontrada em Pokémon X e Y. Seu corpo é semelhante a uma serpente, possui olhos hexagonais que lembram um inseto e algumas células do seu corpo podem brilhar.

Zygarde Forma 100%

O Zygarde 100% Forme é criado a partir das 95 células e 5 núcleos e possui corpo humanoide, com garras e asas. A forma completa aparece para trazer de volta o equilíbrio entre vida e destruição. Sendo assim, seu poder supera o de Xerneas e Yveltal.

Em Pokémon X e Y, Zygarde apresenta apenas uma habilidade e golpe exclusivos. A habilidade é Aura Break, que reverte o efeito das habilidades “aura”, e o golpe é Land’s Wrath, tipo Terrestre e acerta todos os Pokémon adversários. Em Pokémon Sun e Moon, foram adicionados mais três golpes e outra habilidade. A habilidade é Power Construct, que muda o Zygarde para a 100% Forme no final do turno quando sua vida fica abaixo da metade (volta a forma anterior quando acaba a batalha). Os novos golpes são:

  • Core Enforcer: tipo Dragão, causa dano ao oponente e suprime sua habilidade caso já tenha atacado ou usado algum item no mesmo turno;
  • Thousand Waves: tipo Terrestre, causa dano ao oponente e o impede de sair do campo (Pokémon tipo Fantasma são imunes a esse efeito);
  • Thousand Arrows: tipo Terrestre, causa dano ao oponente mesmo que ele esteja fora do chão, como no caso de Pokémon tipo Voador, Pokémon sob efeito de Magnet Rise, Telekinesis, Fly, Sky Drop ou Bounce, com habilidade Levitate ou ainda equipado com Air Baloon.

Pokémon Lendários de Alola

A região de Alola possui 11 Pokémon Lendários: Type: Null, Silvally, Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Fini, Tapu Bulu, Cosmog, Cosmoem, Solgaleo, Lunala e Necrozma. 

Type: Null


Type: Null é um Pokémon Lendário do tipo Normal criado artificialmente pela Aether Foundation para combater as Ultracriaturas. A máscara colocada em seu rosto é utilizada para controlar o seu poder. É dito que as informações ultrassecretas deste Pokémon foram roubadas, e novas espécies de Type: Null foram replicadas em Galar. Type: Null evolui para Silvally por Felicidade. No Brasil, Type: Null teve seu nome localizado como "Tipo Nulo".

Silvally


Silvally é um Pokémon lendário do tipo Normal que evolui de Type: Null. Ele também foi criado artificialmente, com informações coletadas na Canalave Library de Sinnoh, fazendo com que sua habilidade RKS System permita que este Pokémon mude seu tipo livremente, assim como Arceus. O fator final para despertar o verdadeiro poder deste Pokémon foi o forte vínculo com um treinador em quem ele confia.  

Tapu Koko


Tapu Koko é um Pokémon de tipo Elétrico e Fada, guardião da Ilha Melemele. Ele confunde seus inimigos voando muito mais rápido que o olho pode seguir. Ele tem um temperamento explosivo, mas esquece o que o deixou com raiva um instante depois.

Tapu Lele


Tapu Lele é um Pokémon lendário de tipo Psíquico e Fada, guardião da ilha Akala. É inocentemente cruel. O aroma perfumado das flores é a fonte de sua energia. Enquanto se agita, Tapu Lele espalha suas escamas estranhamente brilhantes. Diz-se que tocá-los restaura a boa saúde.

Tapu Fini


Tapu Fini é um Pokémon lendário do tipo Água e Fada, guardião da ilha Poni. A densa névoa que ele cria traz a queda e destruição de seus inimigos confusos. As correntes oceânicas são a fonte de sua energia. Embora seja chamado de divindade guardiã, terríveis calamidades às vezes acontecem àqueles que se aproximam imprudentemente de Tapu Fini.

Tapu Bulu


Tapu Bulu é um Pokémon lendário de tipo Planta e Fada, guardião da ilha Ula'ula. De acordo com o Pokédex, emite sons de toque com a cauda para que os outros saibam onde está, evitando conflitos desnecessários. Em batalha, Tapu Bulu comanda as plantas para imobilizar seus inimigos e, em seguida, dá-lhes um golpe selvagem com seus chifres.

Cosmog


Cosmog é um Pokémon lendário do tipo Psíquico. Em tempos passados, era chamado de filho das estrelas. Dizem que é um Pokémon de outro mundo, mas nenhum detalhe específico é conhecido. Mesmo que seu corpo indefeso e gasoso possa ser levado pela menor brisa, ele não parece se importar. Quando está em apuros, ele se teletransporta para um lugar seguro para se esconder. Cosmog evolui para Cosmoem no nível 43.

Cosmoem


Cosmoem é um Pokémon lendário do tipo Psíquico. Imóvel como se estivesse morto, seu corpo é ligeiramente quente ao toque. No passado distante, era chamado de casulo das estrelas. O rei que governou Alola nos tempos antigos construiu um altar para adorá-lo. À medida que absorve a luz, o Cosmoem continua a crescer. Sua casca dourada é surpreendentemente sólida. Cosmoem evolui para Solgaleo ou Lunala no nível 53, dependendo da versão do jogo.

Solgaleo


Solgaleo é um Pokémon lendário do tipo Psíquico e Aço. A intensa luz que irradia da superfície de seu corpo pode fazer com que as noites mais escuras se iluminem como o meio-dia. Na ativação de seu terceiro olho, ele parte para outro mundo. Em escritos do passado distante, é chamado pelo nome de “a besta que devora o sol”.

Lunala


Lunala é um Pokémon de tipo Psíquico e Fantasma. Existem registros em escritos de muito, muito tempo atrás, onde era conhecido pelo nome de “a besta que chama a lua”. Quando seu terceiro olho é ativado, ele voa para outro mundo. Este Pokémon devora a luz, desenhando o véu escuro sem lua da noite sobre o brilho do dia.

Necrozma


Necrozma é um Pokémon lendário do tipo Psíquico que possui diferentes formas. A luz é a fonte de sua energia. Se não estiver devorando a luz, as impurezas se acumulam sobre seu corpo, e Necrozma escurece e para de se mover. Ele tem uma disposição extraordinariamente viciosa e está constantemente disparando raios laser. Aparentemente é de outro mundo.


Com o item N Lunarizer, Necrozma pode se fundir com Lunala e assumir a forma Dawn Wings. Necrozma Dawn Wings é do tipo Psíquico e Fantasma. De acordo com o Pokédex, esta é sua forma enquanto está devorando a luz de Lunala. Ele agarra os inimigos com suas garras gigantes e os despedaça com força bruta. Nesta forma, Lunala não tem vontade própria.

Com o item N Solarizer, Necrozma pode se fundir com Solgaleo e assumir a forma Dusk Mane. Necrozma Dusk Mane é do tipo Psíquico e Aço. De acordo com o Pokédex, esta é a forma de Necrozma enquanto absorve o poder de Solgaleo, tornando-o extremamente feroz e impossível de controlar. Ele ataca os inimigos e depois os corta com as garras em suas quatro patas e costas.
Quando Necrozma está na forma Dawn Wings ou Dusk Mane e com o Ultranecrozium Z equipado, ele pode assumir a forma Ultra Necrozma, que é do tipo Psíquico e Dragão. Esta é a sua forma quando absorve uma energia de luz esmagadora. Ele dispara feixes de laser de todo o corpo, afetando os seres vivos e a natureza de diversas maneiras.

Pokémon Lendários de Galar

A Região de Galar é composta por vários grupos de Pokémon Lendários, cada um com suas características, bem diversificadas. São Pokémon Lendários da região de Galar: Zacian, Zamazenta, Eternatus, Kubfu, Urshifu, Regieleki, Regidrago, Articuno de Galar, Zapdos de Galar, Moltres de Galar, Calyrex, Glastrier e Spectrier.

Zacian

Zacian Forma Hero of Many Battles

Zacian é um Pokémon lendário do tipo Fada. Ele tem uma segunda forma quando carrega a Rusted Sword. Na forma Crowned Sword, Zacian é dos tipos Fada e Aço. Um Pokémon canino na cor ciano com olhos amarelos, com 2,8 metros, pesando em sua forma normal 110 kg e na forma Crowned Sword 355 kg. Possui visíveis cicatrizes de luta.

Zacian Forma Crowned Sword

É o único Pokémon que pode ter a habilidade Intrepid Sword e também o único Pokémon capaz de aprender o movimento Behemoth Blade em sua forma Crowned Sword. Ataca de forma majestosa e rápida como se fosse uma dança, e seus golpes mal podem ser vistos a olho nu, podendo cortar tudo com sua espada, até mesmo as mais grossas escamas de dragões.

Zamazenta

Zamazenta Forma Hero of Many Battles

Zamazenta é um Pokémon Lendário do tipo Lutador. Ele tem uma segunda forma quando carrega o Rusted Shield. Na forma Crowned Shield, Zamazenta é dos tipos Lutador e Aço. Um Pokémon canino na cor magenta com olhos amarelos, com 2,9 metros, pesando em sua forma normal 210 kg e na forma Crowned Shield 785 kg. Possui visíveis cicatrizes de luta. Aliou-se a Zacian para lutar contra Eternatus.


É o único Pokémon que pode ter a habilidade Dauntless Shield e também o único Pokémon capaz de aprender o movimento Behemoth Bash em sua forma Crowned Shield, que é sua verdadeira forma. Conhecido como o Mestre da Luta de Escudo, ataca de forma majestosa. O escudo de Zamazenta aguenta até as garras de Pokémon Dragão e dizem que seu poder pode causar rachaduras na terra.

Eternatus

Eternatus é um Pokémon lendário dos tipos Venenoso e Dragão. Com um corpo esquelético semelhante a uma coluna vertebral, violeta escuro com partes vermelhas. Eternatus consegue projetar uma energia massiva ao usar Dynamax Cannon. Seu tamanho lhe faz ser o Pokémon mais alto existente. Em sua forma normal possui 20 metros, mas em sua forma Eternamax chega a 100 metros. Normalmente pesa 950 kg, mas seu peso na forma Eternamax é desconhecida. Ele é a origem e o responsável pelo fenômeno Dynamax e Gigantamax, devido ao seu poder que vaza em forma de partículas por toda Galar. É o único Pokémon capaz de aprender Dynamax Cannon e Eternabeam.
Eternatus assume a forma Eternamax quando acumula toda a energia da região de Galar. É um estado de sobrecarga de energia. Essa forma não pode ser assumida por Eternatus em estado normal e não pode ser utilizada em batalha.

Kubfu


Kubfu é um Pokémon Lendário do tipo Lutador. Evolui para Urshifu quando mostra o pergaminho em uma das Torres dos Dois Punhos. A forma para a qual evolui dependerá de qual torre ele treinará. Kubfu evolui para Urshifu Single Strike Style ao estudar o pergaminho na Tower of Darkness, e evolui para Urshifu Rapid Strike Style ao estudar o pergaminho na Tower of Waters. Kubfu tem 60 centímetros de altura e pesa 12 kg. Um pequeno Pokémon semelhante a um urso, cinza escuro com focinho amarelo e pelo branco na cabeça e peito. Ele trabalha duro para treinar seu corpo e mente. Possui um órgão único que lhe permite criar energia de Luta. Embora possa ser um Pokémon tímido, pode se tornar corajoso e confiante após treinos e em frente a batalhas.

Urshifu

Urshifu Single Strike Style

Urshifu é Pokémon Lendário que evolui de Kubfu. Ele possui duas formas distintas, das quais não pode haver alteração. Urshifu possui a forma Gigantamax para as suas duas formas. Urshifu é um Pokémon bípede semelhante a um urso, com braços e pernas longos e grandes patas e garras para golpear. Urshifu tem 1,90 metros de altura e 105 Kg. O estilo e personalidade do Urshifu são determinados pelo seu treinamento em um das duas Torres dos Dois Punhos. Ele adora comer mel, principalmente Max Honey, vivendo em montanhas em regiões distantes.

Urshifu Rapid Strike Style

O Urshifu Single Strike Style é dos tipos Lutador e Sombrio, enquanto o Urshifu Rapid Strike Style é dos tipos Lutador e Água.

Regieleki

Regieleki é um Pokémon lendário do tipo Elétrico. Semelhante a um golem elétrico, seu corpo é feito de eletricidade e possui sete pontos rosas em sua face, formando a letra X. Ele possui cinco anéis azuis em seu corpo que são isolantes elétricos. Segundo a lenda, Regieleki foi criado por Regigigas utilizando eletricidade pura. Ele absorve elétrons para se manter vivo. Regieleki possui 1,20 metros e 145 Kg. É o único Pokémon capaz de aprender o movimento Thunder Cage e a habilidade Transistor.

Regidrago


Regidrago é um Pokémon lendário do tipo Dragão. Semelhante a um golem esférico. Tem um corpo vermelho escuro formado de energia de dragão e possui sete pontos azuis em sua face formando a letra Y. Os seus braços podem se unir durante um ataque, formando a cabeça de um dragão. Segundo a lenda, Regidrago foi criado por Regigigas usando energia de dragão cristalizada. Devido a sua composição corporal, ele possui os movimentos do tipo Dragão mais poderosos do mundo Pokémon. Possui 2,10 metros e 200 Kg. Possui o golpe assinatura Dragon Energy e é o único Pokémon capaz de ter a habilidade Dragon's Maw.

Glastrier


Glastrier é um Pokémon lendário do tipo Gelo. Glastrier pode se fundir a Calyrex usando Reins of Unity, tornando-se Ice Rider Calyrex. Glastrier é um Pokémon equino de pelagem branca. O gelo de sua crina é mais duro que diamante. Possuidor de uma força incrível e um poder destrutivo extraordinário, Glastrier é um Pokémon agressivo. Embora não possa correr rápido, Glastrier pode congelar o chão e deslizar rapidamente por ele. Possui 2,2 metros e 800 Kg. Era um Pokémon conhecido por ser muito arrogante e orgulhoso e já foi governante de Crown Tundra. Costuma amar cenouras, principalmente Iceroot Carrots. É o único Pokémon com a habilidade Chilling Neigh.

Spectrier


Spectrier é um Pokémon lendário do tipo Fantasma. Glastrier pode se fundir a Calyrex usando Reins of Unity, tornando-se Shadow Rider Calyrex. Spectrier é um Pokémon equino de pelagem negra e crinas roxas. Gosta do silêncio e do isolamento, sendo mais ativo à noite. Possui uma visão fraca, porém seus quatro outros sentidos são extremamente aguçados. Dizem que seu chute pode separar o corpo da alma e pode roubar a força vital de seres adormecidos. É um Pokémon arrogante e orgulhoso que já governou Crown Tundra. Possui 2 metros e 44,5 Kg e ama cenouras, principalmente as Shadowroot Carrots. É o único Pokémon com a habilidade Grim Neigh.

Calyrex


Calyrex é um Pokémon lendário do tipo Psíquico e Planta. Possui duas formas que são ativadas usando Reins of Unity junto de Glastrier ou Spectrier. É um Pokémon bípede, com as pernas sendo duas vezes mais longas que seu dorso. É dito que Calyrex governou Galar na antiguidade, sendo um governante misericordioso. Se move com graça e é extremamente inteligente. É um dos poucos Pokémon a compreender e falar telepaticamente a língua dos humanos de forma fluente, e pode possuir o corpo de um humano para se comunicar. Também possui o poder de ver o presente, passado e futuro.


O Ice Rider Calyrex representa a fusão de Calyrex com Glastrier, sendo do tipo Psíquico e Gelo. De acordo com a lenda, diz-se que este Pokémon uma vez mudou uma grande floresta - e todos os Pokémon que vivem lá - para um novo local durante a noite. O Shadow Rider Calyrex, por sua vez, representa a fusão de Calyrex com Spectrier, sendo do tipo Psíquico e Fantasma. Dizem que este Pokémon correu por toda a região de Galar para trazer o verde para as terras devastadas.

Articuno de Galar


Articuno de Galar é um Pokémon lendário de tipo Psíquico e Voador. Ele possui a habilidade Competitive, a qual aumenta o seu ataque especial se algum stat for reduzido em batalha. A Pokédex o descreve da seguinte forma: "Suas lâminas semelhantes a penas são compostas de energia psíquica e podem cortar grossas folhas de ferro como se fossem papel". Além disso, é dito que "este Pokémon dispara feixes que podem imobilizar os oponentes como se tivessem sido congelados".

Zapdos de Galar


Zapdos de Galar é um Pokémon lendário de tipo Lutador e Voador. Sua habilidade é Defiant, a qual aumenta o seu ataque físico se algum stat for reduzido em batalha. A Pokédex o descreve da seguinte forma: "Um chute de suas pernas poderosas pulverizará um caminhão basculante. Supostamente, este Pokémon corre pelas montanhas a mais de 180 mph". Além disso, é dito que "quando suas penas se esfregam, elas produzem um som crepitante como o choque elétrico".

Moltres de Galar


Moltres de Galar é um Pokémon Lendário do tipo Sombrio e Voador. Sua habilidade é Berserk, a qual aumenta o seu ataque especial se algum stat for reduzido em batalha. A Pokédex o descreve da seguinte forma: "A aura sinistra e flamejante deste Pokémon consumirá o espírito de qualquer criatura que atingir. As vítimas se tornam sombras queimadas de si mesmas".

Pokémon Lendário de Hisui

Em Pokémon Legends: Arceus, a região de Hisui foi apresentada introduzindo um novo Pokémon Lendário, Enamorus.

Enamorus

Enamorus Incarnate Forme

Enamorus é um Pokémon Lendário de tipo Fada e Voador. É o quarto membro do grupo Forces of Nature da região de Unova, representando o amor e o ódio. Enamorus é um Pokémon do gênero feminino que possui duas formas: Incarnate Forme e Therian Forme. As formas podem ser mudadas usando o item Reveal Glass.

  • Incarnate Forme: apresenta um corpo humanoide. Seus stats são mais ofensivos com ataque, ataque especial e velocidade elevados, comparado à sua outra forma.
  • Therian Forme: é uma mistura de uma tartaruga com cobra. É conhecida por ser a forma mais agressiva, lançando sua ira em quem desrespeitar qualquer forma de vida. Seus stats são mais equilibrados entre ataque e defesa, mas apresenta baixa velocidade comparada à sua outra forma.

Enamorus Therian Forme

Enamorus possui um golpe exclusivo tipo Fada chamado Springtide Storm, que causa dano em todos os Pokémon do oponente. Em Pokémon Legends: Arceus, o golpe tem chance de aumentar todos os stats por 3 turnos quando usado pela Incarnate Forme, mas quando usado pela Therian Forme tem chance de diminuir as defesas do oponente por 3 turnos. Em Pokémon Scarlet e Violet, o efeito do golpe é único independente da forma de Enamorus: possui 30% de chance de diminuir o ataque do oponente em um estágio.

Pokémon Lendários de Paldea

A região de Paldea é formada por dois grupos de lendários: Treasures of Ruin (Ting-Lu, Chien-Pao, Wo-Chien e Chi-Yu) e Paradox duo (Koraidon e Miraidon). Novos Pokémon lendários serão apresentados nas expansões The Teal Mask e Indigo Disk, como Orgepon e Terapagos.

Ting-Lu


Ting-Lu é um Pokémon lendário de tipo Sombrio e Terrestre. De acordo com a Pokédex, o medo derramado em um antigo recipiente de ritual se revestiu de rochas e sujeira para se tornar um Pokémon. Também é dito que ele lentamente traz sua cabeça extremamente pesada para o chão, abrindo a terra com enormes fissuras que chegam a mais de 160 pés de profundidade. 

Chien-Pao

Chien-Pao é um Pokémon lendário de tipo Sombrio e Gelo. De acordo com o Pokédex, o ódio daqueles que pereceram pela espada há muito tempo se revestiu de neve e se tornou um Pokémon. Este Pokémon pode controlar 100 toneladas de neve caída. Ele brinca inocentemente entrando e saindo das avalanches que causou. 

Wo-Chien


Wo-Chien é um Pokémon lendário de tipo Sombrio e Planta. O rancor de uma pessoa punida por escrever as más ações do rei em tábuas de madeira se revestiu de folhas mortas para se tornar um Pokémon. Wo-Chien drena a força vital da vegetação, fazendo com que as florestas próximas murchem instantaneamente e os campos se tornem estéreis.

Chi-Yu

Chi-Yu é um Pokémon lendário de tipo Sombrio e Fogo. A inveja acumulada em pérolas curvas que desencadeou vários conflitos se revestiu de fogo e se tornou um Pokémon.  Ele controla chamas queimando em mais de 5.400 graus Fahrenheit. Ele nada casualmente pelo mar de lava que cria ao derreter rocha e areia.

Koraidon


Koraidon é um Pokémon lendário de tipo Lutador e Dragão. Este parece ser o Rei Alado mencionado em um antigo diário de expedição. Dizia-se que dividiu a terra com os punhos nus. Em batalha, assume a forma Apex Build. Como meio de transporte, pode assumir as formas Limited Build, Sprinting Build, Swimming Build e Gliding Build.

Miraidon


Miraidon é um Pokémon lendário de tipo Elétrico e Dragão. Esta parece ser a Serpente de Ferro mencionada em um livro antigo. Diz-se que a Serpente de Ferro transformou a terra em cinzas com seus raios. Em batalha, assume a forma Ultimate Mode. Como meio de transporte, pode assumir as formas Low-Power Mode, Drive Mode, Aquatic Mode ou Glide Mode.

Esta matéria foi atualizada e escrita de forma colaborativa por: Mizu, Jully Lacarte, Rafael Alziro, João Meireles e Danilo Andretta.

20 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Ótima matéria, muito fiel...

    ResponderExcluir
  2. sera esse lendario não indendificado tem algo avé com os tipos fada e grama parece uma fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ta falando do celebi?

      Excluir
    2. Na vdd o celebi e um mitico -_-

      Excluir
  3. kkk juro q n sabia que o darkrai era lendario

    ResponderExcluir
  4. sera esse lendario n indentificado o minsigno kkk sqn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o missigno é um glitch,não um lendario ._.

      Excluir
  5. existem uns30 tipos de unown e eles todos so sabem um ataque que injusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que no final todos eles são o mesmo pokemon,não muda nada se ele está em uma forma ou outra sempre vai ser o mesmo pokemon.

      Excluir
  6. Esses ícones/artes são de que fonte oficial exatamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São artes usadas pela Pokémon Company em campanhas não relacionadas diretamente a jogos ou anime: https://archives.bulbagarden.net/wiki/Category:The_Pok%C3%A9mon_Company_artwork

      Excluir
  7. Onde está o Arceus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Arceus é um Pokémon Mítico. Ele está na outra matéria: https://www.poke-blast-news.net/2022/09/pokemon-mitico-os-pokemon-mais-raros.html

      Excluir
  8. Por que não tem os da região de paldea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd tem os de paldea sim foi mal glr ;-;

      Excluir
    2. tem da regiao de Paldea sim ,os melhres sao Zamazenta e Zacian

      Excluir
  9. todos eles sao muito lindos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال