20 de julho de 2013

Tipo Fairy (Fada)



Introduzido na sexta geração, o tipo Fairy conta hoje com 8 Pokémon fadas, número este que deve aumentar quando todos os monstrinhos da sexta geração forem revelados. É possível ainda que mais criaturas das antigas gerações se tornem tipo Fairy. Há também 4 técnicas do tipo, o que logo deve mudar para mais. E, como Fada foi revelado depois da terceira geração, suas técnicas nunca estiveram incluídas na classificação dessa época, em que estas eram Físicas ou Especiais dependendo apenas do tipo a que pertenciam. Por fim, como no TCG Fairy ainda não apareceu, não se sabe se ele será incluído em outro tipo ou se ganhará um próprio e exclusivo.

Obs: Três dos Pokémon Fada pertencem a gerações anteriores à do lançamento do próprio tipo. Na sexta geração, Marill, Jigglypuff e Gardevoir ganharam Fairy como tipo secundário, conservando os seus respectivos tipos primários.


Na batalha

O tipo Fairy, no videogame:
É super efetivo contra: Fighting, Dragon, Dark
É pouco efetivo contra: Fire, Poison, Steel
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Fighting, Bug, Dark
Tem fraqueza a: Poison, Steel
É imune a: Dragon

Visto que há tão poucos Pokémon tipo Fairy, sendo ainda que a maioria deles foi recém revelada e quase nada se sabe sobre eles, no presente momento não é possível analisar as fadas em batalha. Além disso, verificando os dados de Marill, Jigglypuff e Gardevoir, Pokémon antigos mas agora também pertencentes a Fairy, não se encontram muitas semelhanças em relação a seus stats. Por exemplo, enquanto os dois primeiros têm HP como stat mais elevado, o terceiro tem HP não muito destacado. Além disso, enquanto Jigglypuff é bom no ataque (Attack e Special Attack), Marill é melhor na defesa (Defense e Special Defense) e Gardevoir é excelente nos stats especiais (Special Attack e Special Defense). Ou seja, pelo menos por enquanto, o tipo Fada é mesmo indefinível na batalha. A única coisa que lhes é certa é que a vantagem contra o tipo Dragon os torna Pokémon bastante desejáveis. Isso também ajudou a equilibrar melhor o jogo, uma vez que os dragões estavam próximos da invencibilidade até a quinta geração, pois eram fracos a Dragon e Ice, apenas, mas muito fortes.


As técnicas tipo Fairy

Sylveon usa Moon Blast!
Moon Blast - Sem descrição oficial. O usuário parece "emprestar" o poder da Lua para atacar. Além de causar dano físico no alvo, pode também reduzir-lhe o Special Attack.
Fairy Wind - Sem descrição oficial. O usuário parece convocar um vento mágico, que acerta o alvo causando-lhe dano físico.
Draining Kiss - Sem descrição oficial. O usuário possivelmente dá um beijo no alvo, sugando sua energia. O alvo sofre dano físico e o usuário tem HP recuperado.
Geomancy - Sem descrição oficial. O usuário aparentemente usa o poder da Terra para causar enorme dano físico. É uma técnica exclusiva a Xerneas.


Os Pokémon tipo Fairy

Flabébé e sua flor
Baseados nos seres da mitologia europeia, os tipo Fada são, acima de tudo, muito graciosos. Eles possuem um olhar tranquilo, simpático e, ao mesmo tempo, cativante. Nota-se também que vários deles estão associados ao rosa, cor relacionada ao amor e à delicadeza. Tal delicadeza, nos tipo Fairy, é notável no pouco tamanho e peso - Sylveon, com 23,5kg, é a mais leve Eeveelution, enquanto que Flabébé é o menor Pokémon (ao lado de Joltik), com 0,1m de altura, e também o mais leve (juntamente com Gastly e Haunter), com 0,1kg. E, a julgar pelas fadas das gerações anteriores, os Pokémon desse tipo gostam mais de viver em campos verdes e pradarias, e na proximidade de rios. Contudo, pelo visto alguns deles preferem a vida dos ambientes urbanos.

Ao que tudo indica, os Pokémon fada são bastante amigáveis, tanto com os humanos quanto com a natureza. Aliás, estão sempre protegendo seus amigos. Gardevoir, por exemplo, é capaz de criar pequenos buracos negros para ajudar seu treinador. Já Flabébé, desde que nasce, fica responsável por proteger uma flor: ele tem que carregá-la pela vida toda. Isso é uma possível alusão ao fato de que, na mitologia, as fadas eram encarregadas de colocar pétalas nas flores durante a primavera.

Spritzee e Swirlix
Além disso, é possível deduzir que os tipo Fairy são bem agradáveis, estando geralmente relacionados a elementos cotidianos, mas cheirosos, saborosos e/ou divertidos - enfim, que nos remetem a coisas boas. Para perceber isso, basta ver o nome da espécie de cada Pokémon Fada. Existem, por exemplo, os Pokémon Algodão Doce (Swirlix), Balão (Jigglypuff), Perfume (Spritzee) e Vida (Xerneas).

O curioso é que esse jeito agradável dos Pokémon fada muitas vezes está intrinsecamente ligado aos seus hábitos alimentares. Swirlix, por exemplo, adora doces e, de tanto comê-los, acaba ficando com o corpo coberto por açúcar e grudento como um algodão doce. Já Spritzee tem uma dieta mais variada, mas que influencia diretamente na fragrância que libera. Algumas delas, de tão cheirosas, conseguem hipnotizar aqueles que as cheirarem! Outros tipo Fairy, como Marill e Jigglypuff, são herbívoros - o primeiro gosta de algas e o segundo, de frutas, principalmente maçãs.


Xerneas
Xerneas é o primeiro e único lendário entre as fadas conhecido até hoje. Pouco se sabe sobre ele, mas suspeita-se que ele seja inspirado nos quatro cervos da Yggdrasil, árvore da Mitologia Nórdica. Esses quatro cervos andam sobre a terra, na horizontal, seguindo o eixo x do plano tridimensional. Isso explicaria o porquê de Xerneas ter o corpo em forma de X e ser mascote da versão X da sexta geração. Mas, por enquanto, são apenas boatos. O que é fato realmente é que esse Pokémon forma uma dupla com Yveltal (Dark/Flying), o Pokémon Destruição, mascote da versão Y dos jogos.

Obs: Muito antes de ser tornar um tipo, Fairy era (e ainda é) um dos Egg Groups, ou grupos de cruzamento Pokémon. Há vários fãs que acreditam que certas criaturas desse grupo vão se tornar tipo Fairy também. A tirinha a seguir, extraída da conta do Tumblr da página Rare Candy Treatment, explica e brinca com essa expectativa dos fãs:

Quadrinho 1: Em Pokémon X & Y, o tipo Fairy será introduzido, o que servirá como nova forma de impor limites aos tipo Dragon.
Quadrinho 2: Já foi confirmado que Marill e Jigglypuff, ambos pertencentes ao Fairy Egg Group, adotarão o novo tipo. Isso faz com que muitos acreditem que algumas das demais espécies desse grupo de cruzamento tenham grandes chances de também adquirir o tipo Fairy.
Quadrinho 3: E outras, menos chances.

No entanto, vale lembrar que Gardevoir, que não pertence ao Fairy Egg Group, ganhou o tipo Fada da mesma maneira. Ou seja, vários Pokémon podem vir a adquirir o novo tipo independentemente de seu grupo de cruzamento (Para saber mais sobre os Egg Groups, clique aqui).

Os tipo Fairy são, sim, graciosos, mas conseguem ser mais poderosos do que os dragões!

Referências: Bulbapedia, Serebii, Pokemon.com, baggedmilkprincess.tumblr.com, 
rarecandytreatment.tumblr.com, PBN.
  Para referências de uma imagem específica, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:
#Compartilhe:
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. E, fechando o projeto dos Tipos de Pokémon, essa foi a matéria sobre Fairy! Lembrando que, como esse tipo foi recém anunciado, pouco se sabe sobre ele, então a matéria será atualizada depois (e somente depois) do lançamento de X e Y.

    Como agora todos os Tipos Pokémon já possuem matéria escrita por mim (confira as demais pelo link http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html) , agora estou com um novo projeto na PBN, sobre o qual vou falar em breve... Fiquem ligados!

    Não esqueçam de comentar, deixando sugestões, críticas, correções, perguntas, etc. ˆˆ

    ResponderExcluir
  2. Matéria excelente.
    Até agora todos os tipos fairy me agradaram principalmente Flabébé que eu espero que ganhe uma evolução.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre mais uma ótima matéria, agora é esperar por mais informações sobre o tipo fairy.

    ResponderExcluir
  4. Foi sua melhor matéria! :D
    PBN, já viu minha resposta em relação à vaga.

    ResponderExcluir
  5. Ice Type boicotados x.x

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei, achei que swirlix era um algodão doce mas na verdade ele é como o scrafty ou cubone que esconde seu verdadeiro rosto, muito bom gostei ^^ espero mesmo que a lenda de yggdrasil finalmente apareça em pokemon, eu amo a mithologia nordica

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelos comentários, galera!

    Anônimo (20 de julho - 19:28) --> Por que você diz que o Tipo Ice foi boicotado? Tem matéria dele aqui: http://www.poke-blast-news.net/2013/03/tipo-ice-gelo.html ˆˆ

    ResponderExcluir
  8. rare candy treatment não é um tumblr.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo (22 de julho - 08:45) --> Realmente não é, por isso que na matéria diz que a tirinha foi "extraída da conta do Tumblr da página Rare Candy Treatment". Ou seja, a página Rare Candy Treatment possui uma conta no tumblr, que foi de onde retirei a tirinha ˆˆ

    ResponderExcluir
  10. ta mas tambem existe o diance(rock/fairy)

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post, serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!