Saudosismo ou Implicância?


Os fãs de Pokémon formam provavelmente a fandom mais contraditória de todas as muitas que nós, virtualmente ativos, temos acesso. E o uso deste adjetivo não foi impensado, pelo contrário, reflita sobre os tantos fanáticos pela franquia que você já conheceu, quantos deles já disseram amar e serem fiéis até os fios do cabelo e mantiveram este depoimento sem qualquer alteração até os dias de hoje? O fato é que ao mesmo tempo em que estes fãs estão dispostos a jurar diante do próprio Arceus que são verdadeiros admiradores de Pokémon, são capazes de chamar de ridícula uma criação recente dos gênios que trouxeram até nós os tão amados Pikachu e Infernape, por exemplo.

Nesta primeira coluna que, com toda a honra e dedicação, escrevo para a PBN, irei transcrever pensamentos que até hoje me deixaram um tanto quanto confuso em relação a estas pessoas que se desmentem a cada frase que usam. Espero poder contar com sua opinião ao fim do texto e sugestões para futuras melhorias, sinta-se livre para expor suas idéias sobre este assunto que poderia até mesmo ser chamado de polêmico.

Os blogueiros de plantão já estão acostumados a se deparar com alguns haters durante suas conturbadas navegações via internet. Um hater, para quem não sabe, é aquela pessoa que se manifesta sobre um determinado assunto apenas para criticar negativamente e se colocar contra tudo o que é tratado, independente da veracidade ou propriedade dos fatos. Para nós, Pokémaníacos, já é quase tão habitual encontrar um hater num xat quanto um Starly nas proximidades de Twinleaf Town. Isto porque, principalmente nas três mais recentes gerações, críticos pouco estabelecidos estão dispostos a denegrir a imagem dos novos Pocket Monsters, sejam eles bons ou não.

Mas o que levam eles a fazer isto? De onde eles vêm? É assunto para mais de um Globo Repórter, mas creio que posso resumir em apenas uma palavra: saudosismo. O saudosista é aquela pessoa que valoriza em demasia o passado. No nosso caso, os fãs das primeiras gerações, às quais para eles não possuem qualquer defeito e sequer podem ser comparadas a estas “pouco criativas” gerações novas.

Na opinião destas pessoas, uma gosma disforme tal como Grimer ou Muk é muito mais bem feita que um saco de lixo como Trubbish ou Garbodor. Contudo, comparar estas duas cadeias evolutivas já é considerado um argumento passado, portanto prefiro usar outra comparação para exemplificar o que quero dizer: os saudosistas consideram normal uma tartaruga ter dois canhões acoplados ao casco (Blastoise), porém entendem como um desrespeito à imagem dos antigos Pokémons um leão-marinho usando conchas como espadas e escudos (Samurott). Contraditório ou não?

Aparentemente muitas pessoas esqueceram o verdadeiro sentido de Pokémon, que é justamente não ter sentido. Crianças que antes se enlouqueciam por um rato elétrico cresceram e se tornaram adolescentes pseudo-intelectuais cuja inteligência é afrontada por uma cobra com pernas e braços. Mas desde quando Pokémon condiz com a realidade? Não é isto que nos encanta nesta aclamada franquia? Aqueles que quiserem animais comuns em seus habitats naturais deveriam sintonizar seus televisores e assistir ao Animal Planet, lá haverá muitas criaturas comuns e originais para poderem apreciar. Entretanto, quando se decide por assistir, jogar ou ler Pokémon, é necessário certa pré-disposição para acontecimentos fora da lógica que estamos acostumados. Ou você acha que na vida real a Equipe Rocket continuaria viva depois de “decolar de novo” por mais de 500 episódios?

Talvez o erro de muitas pessoas seja tentar levar à sério um conteúdo que é feito para o público infantil. E veja só, as crianças, que são o alvo da Game Freak, não apenas adoram Pokémon como fizeram os games Black&White se tornarem parte dos jogos mais vendidos nos anos passados, mesmo quando muitos os criticavam de forma fria e sem qualquer entendimento decente sobre seus mecanismos bastante evoluídos para o que estamos acostumados a encontrar num jogo Pokémon. E não tente argumentar dizendo que é estranho treinar um Throh por conta de seu judogi, quando passou horas treinando um Hitmonchan que usa luvas de Box.

Por favor, vamos rever nossos conceitos. O que é estranho para você pode ser maravilhoso para outro e nem por isto é necessário ofender ou criticar tão cruelmente algo para poder estabelecer uma opinião. Se sua vontade é que Pokémon chegue ao fim, veja que seus esforços estão sendo frustrados, pois a franquia não pára de crescer. E enquanto você está aí perdendo seu tempo com críticas tolas, muitos novos fãs surgem e a marca prospera. Se você realmente acha que estes novos jogos são uma perda de tempo, vá jogar os títulos antigos e reviver os bons momentos que já teve em Kanto ou Johto, ao invés de tentar atrapalhar aqueles que querem se aventurar por Sinnoh ou Unova. Há um leque de oportunidades para se explorar e quem está julgando pode não passar disto, um simples julgador. Opiniões são livres para serem dadas, mas nem todas são aceitas. Reflita sobre o assunto, tente abrir a mente e se livre do cabresto que lhe impede de enxergar à volta.

Felipe Albuqueque


36 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Perfeitoooo :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o post, só tenho uma coisa a dizer. Tem um pessoal que defende completamente a ideia que você passou no texto mas esquecem que as pessoas tem opinião própria. Eu não preciso gostar de todos os pokémons criados até hoje, e algumas pessoas já me ofenderam usando os argumentos que você trouxe aqui. Só queria deixar claro esse ponto, já que algumas pessoas esquecem que nem tudo é perfeito pra todos.

    Parabéns, gostei bastante do seu post! =D

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ficou otimo, as vezes da raiva de ver esse pessoal q so reclama dos novos pokemons, se nao gostam é simples, parem de jogar/assistir pokemon e vao arranjar outra coisa pra fazer em vez de ficar estragando a felicidade de quem realmente gosta
    claro q uma pessoa gosta de um pokemon q outro pode nao gostar, mas reclamar de todos os novos e dizer q so os antigos sao bons é pq a pessoa deixou de gostar de pokemon

    ResponderExcluir
  5. Perfeitoo, msm!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria!!! você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  7. concordo com o post e com o lucas nunes, por exemplo eu tenho uns amigos q me chamam de poser por q nao gosto do pikachu, e ainda por cima falam q depois da 2ªgeraçao e tudo digimon. E gostei dessa palavra, saudosismo,adcionei ela no meu vocabulario.

    ResponderExcluir
  8. Good,good...
    Ficou muito bom.
    "Concordo com o post, só tenho uma coisa a dizer. Tem um pessoal que defende completamente a ideia que você passou no texto mas esquecem que as pessoas tem opinião própria. Eu não preciso gostar de todos os pokémons criados até hoje, e algumas pessoas já me ofenderam usando os argumentos que você trouxe aqui. Só queria deixar claro esse ponto, já que algumas pessoas esquecem que nem tudo é perfeito pra todos.

    Parabéns, gostei bastante do seu post! =D"
    Lucas Nunes você não é obrigado a gostar de todos os pokémon's,mas algumas pessoas são completamente "puxa-saco" das primeiras gerações e se esquecem que toda geração tem seu pokémon "ruim" é isso que algumas pessoas tem que entender(não estou dizendo que você é uma dessas pessoas).

    ResponderExcluir
  9. 100% de acordo.
    Curti.
    Parabéns pela ótima redação.

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem, concordo que haters são pessimistas demais e criticam as coisas sem muito fundamento, mas também não precisa ser totalmente oposto a isso e adorar tudo o que é lançado... Só precisa ter senso crítico e saber separar o bom do ruim, de pessoa para pessoa. O problema que eu vejo é que muitas vezes os Pokémon novos são parecidos demais com os antigos, e isso incomoda (vide Carracosta e Blastoise, Oshawott e Piplup, Alolomola e Luvdisc). E talvez o que incomode mais ainda é ver a criação de Trubbish e Garbodor, que não são melhores ou piores que Grimer e Muk, mão são IGUAIS. Sei lá, às vezes a gente espera que depois de tantos anos os criadores da franquia passem a aprender o que pode deixar de ser feito... E se eu não gosto de alguns Pokémon e os critico, não é porque deixei de gostar da franquia Pokémon, ou nunca gostei dela "de verdade", é só porque me decepciono com uma franquia da qual esperava mais (ÀS VEZES, SÓ ÀS VEZES). Mas certamente que as novas gerações trazem muitos Pokémon bons, sem dúvida alguma. Só que parece que as coisas vão rápido demais, pois faz menos de três anos do lançamento de 156 novos Pokémon, e já estão sendo lançados mais cento e poucos (ou sabe-se lá quantos). De novo, só é preciso ter senso crítico.

    ResponderExcluir
  11. concordo em tudo desse post, o pessoal fala q agora só tem pokemon feio, e preferem a 1° geraçao, como se a 1° geraçao nao tivesse nenhum pokemon feio ¬¬, jynx manda lembranças, magnemite manda lembranças, muk <<< esse ai nem falo nada.

    ResponderExcluir
  12. Pokémon de fato vai sendo arrumando a cada geração. Não se sabe se foi algo proposital como o fato de lançar pré evoluções.

    ''Aparentemente muitas pessoas esqueceram o verdadeiro sentido de Pokémon, que é justamente não ter sentido.''

    Errado. O verdadeiro sentido de pokémon é o sentimento do ser humano com o animal, algumas coisas são distorcidas, como por exemplo: As batalhas que tornam pokémons escravos ao sofrerem e por incrível que pareça eles gostam disso. O outro sentido é a ausência ta tecnologia e grandes cidades, pois, a maioria dos episódios de pokémon, são baseados em campos e florestas. Mesmo assim ainda existem cidades.

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal, obrigado por opinarem e pelos elogios, acho que alcancei o objetivo com esta coluna: criar uma discussão sobre o assunto. Gostei muito das observações que "Lucas Nunes" e "Nekko" fizeram, isto porque de fato algumas vezes nós não gostamos de uma parte, mas nem por isto quer dizer que odiamos o todo. Apenas peço que entendam que este artigo é principalmente sobre aquelas pessoas que falam por falar, sem conhecer a fundo o assunto, diferente de vocês que parecem ter experimentado e criaram uma opinião verdadeira sobre o que dizem. Espero poder contar com mais comentários de vocês em minhas próximas postagens. Novamente agradeço a participação de todos, estou muito feliz com esta estréia! ;)

    ResponderExcluir
  14. Guilherme, vc se enganou no sentido de "tecnologia" nos episodios de pokemon, pq nos últimos episódios da pra se notar tecnologia q a algumas temporadas atras nao tinha, por exemplo... a alguns episodios atras eu vi o james mexendo num tablet e tals, e as portas das cidades quando ash se aproxima elas abrem sozinhas e talz (acho q isso da porta nao é oq "digamos" de tecnologia..mas tudo bem).

    ResponderExcluir
  15. a mão do carinha da 3geração no ETHAN kkkkkk

    ResponderExcluir

  16. Felipe Albuquerque, quantos anos vc tem mesmo ein? Você disse tudo que eu sempre defendi, só que com palavras perfeitas. Eu acabei de ler a minha prórpia opinião mas de uma forma tão eloquente que eu acho que não conseguiria dizer melhor nem que eu tentasse

    meus parabéns cara... vc escreve muito bem... virei seu fã

    vou ate postar no meu face XD

    ResponderExcluir
  17. Cara, eu concordo plenamente com sua opinião,mas eu discordo na parte que você diz que pokemons é feito para um publico infantil, claro o anime realmente é feito para as familias poderem verem juntos, mas, os jogos de pokemons tem um ar mais sério, não estou dizendo que pokemon deva ser uma coisa realista, mas pokemon não é algo feito para crianças, tanto que no mangá de Pokemon Adventures, que retrata um lado mais digamos assim "shonen" de pokemon, o proprio Satoshi disse que essa seriedade de pokemon adventures foi o que ele sempre imaginou no mundo de pokemon. porém, o que eu estou falando não tem nada a ver com o post, mas eu achei o seu post incrivel.
    P.S: talvez tenha ficado meio dificil de entender, mas eu não sou muito bom com palavras.

    ResponderExcluir
  18. Felipe, primeiramente ótima estréia. Gostei muito do seu texto, vc escreve bem demais, virei sua fã tbm xD
    Bom, concordo com várias coisas que foram ditas, mas como observado pelo Guilherme: "O verdadeiro sentido de pokémon é o sentimento do ser humano com o animal" Mas claro, com toda aquela temática das batalhas e etc que vemos na franquia. Tbm concordo MUITO com Nekko quando ele se referiu a fraquia "andar rápido demais". De fato, acredito que criar sempre mais e mais pokemons não vai ajudar em muita coisa, já são 649 e o numero só vai crescer com X e Y. Por um lado são mais golpes a serem feitos, mais possibilidades de batalhas, novas combinações de tipos, mas Pokémon não são SÓ os pokémons propriamente ditos, é a história, as cidades... a diversão que eu terei quando jogar. Posso muito bem não gostar do pokemon 1 ou do 2 (é a minha opinião afinal de contas) mas eu sei muito bem quando criticar. Só espero que esses novos jogos, Pokemon X e Y, tragam grandes mudanças (no bom sentido) e façam com que as pessoas parem de apenas "olhar" somente para os pokemons que foram criados, e passem a reparar nas grandes mudanças (seja de jogabilidade, gráficos, etc.) que temos quando um novo jogo é lançado.

    ResponderExcluir
  19. PERFEITO concordo completamente com tudo! parabéns por mais uma excelente matéria da PBN

    ResponderExcluir
  20. Louco por Felipe Albuquerque, meu ídulo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião , não é uma critica é apenas a minha opinião , o problema não são as novas gerações mais sim as novas temporadas , parece que elas perderam a "magia'' , das primeiras temporadas ( a saga original 1ª a 5ª temporada ) , a mudança de persongens e desgastante e é triste ve persnagens que amamos sairem da série e nunca mais voltar , eu sei que estou fugindo totamente do assunto do post que é sobre as gerações e não sobre as temporadas , mais normalmente quem crtica , são exatamentos aqueles fãs das primeiras temporadas . Acho que tbm a quantidade muito grande de pokemon incomoda , ninguem pode negar que a quantidade é imensa , e como eu disse la em cima , fica desgastante . E concordo quando vc disse que existe pokemon , "feio'' desde as primeiras gerações . Ja a questão dos jogos, e simplismente indiscutivel , a qualidade dos grafis os jogos atuais não da para se comparar com a dos primeiros jogos .

    ResponderExcluir
  22. P E R F E I T O

    ResponderExcluir
  23. concordo com q vc escreveu mas , não podemos deixar de fora que pokemon ta perdendo a criativida ou sera que sou eu que sou mais um hater e alias vc escreve/digita/fala muito bem continue assim que vc esta fazendo um ótimo trabalho , não , todos da PBN fazem um ótimo trabalho ^^

    ResponderExcluir
  24. Olha, gente, a pessoa que fala que todos os pokémons da 1ª geração são bons e que o resto é tudo ruim, pode ignorar. Em Pokémon, eu gosto da naturalidade, então eu estranho pokémons sorvete, saco de lixo. Muk? É uma gosma viva, o tanto de mídia que mostra isso já deveria ser uma coisa normal. Mesmo Blastoise sendo a evolução do meu inicial preferido de todos, seria melhor se ele não tivesse os canhões. Magnemite seria perfeito sem os parafusos. Chandelure poderia ser trabalhado para não ficar tão idêntico a um lustre, etc, etc. E também umas evoluções serem mais legais. Tipo, Dewott tinha tudo para virar lutador. Servine não precisava perder as patas. Reshiram não precisava de uma cauda de ventilador, Zekrom não precisava de uma cauda tão parecida com uma turbina.

    Eu reclamo mesmo quando eu acho estranho, mas pokemons como Darmanitan, Gigalith, Volcarona, Galvantula, Xerneas, Yveltal, Genesect (tá massa agora), Braviary, Golurk, são incríveis. Eles fazem pokemons incríveis quando querem, mas tem uns pokemons que parece que eles fazem só para completar um número.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom Felipe! É. Eu fico me perguntando isso toda hora. Falam mal do Pokémon Sorvete, Pokémon Saco de Lixo mas não falam mal do Pokémon Pokébola e do Pokémon seja-lá-o-que-for a Jynx.

    ResponderExcluir
  26. o post seria Perfeito se não fosse essa imagem meio gay... brincadeira! :D kkk

    ResponderExcluir
  27. Anônimo: O que você disse é verdade sobre a tecnologia, mas como eu havia mencionado, é raro aparecer muitos produtos tecnológicos no anime. Quanto ao que o Felipe Albuquerque disse: Acho que cada um tem a sua opinião pois, eu acho o seguinte, pokémons que se devem parecer com animais que se pareçam, agora os que se parecem com objetos, que se pareçam também, o feio é misturar os 2 e fazer algo totalmente fora da realidade, mesmo pokémon já sendo assim. Magneton é um exemplo do que eu estou dizendo.

    ResponderExcluir
  28. A grande verdedade de tudo isso é que pokémon deixou de ser novidade. Veja bem, para certas pessoas que jogaram pokémon a 10~14 anos atraz era tudo muito novo e mágico. Era uma máximo você poder capturar pokémons, treinalos, evoluilos, derrotar outros treinadores e todas as outras coisas que fazemos nos jogos da franquia. Só que vem jogo novo, e tudo continua igual, sempre se lança novos pokemons, sempre se tem o mesmo objetivo, capturar novos pokes, treinalos, conseguir 8 insignas e derrotar a elite dos 4. Com isso a magia da novidade vai diminuindo e antes coisas que eram maravilhosas como um Muk se tornam bobas. "Perae, mas você ainda gosta do Muk?", sim, eu me acostumei com ele. Do mesmo jeito que se eu jogasse com o pokemon sorvete eu ia me acostumar com ele. Mas a minha pré-disposilção para "conhecer" esses novos pokes já não é mais a mesma de antes e com isso eu prefiro jogar outro game ou fazer outra coisa. Com isso quando falam com alguêm que era fan de pokémon a anos atraz de uma nova Gen e mostram uma nova forma de Mewtwo a reação dele é essa repulsa de aceitar esse novo poke e chamalo de digimon.

    Bom, antes que pensem que eu sou hater (=P) sou grande fan da franquia, joguei todos dos games desde Red e Blue, sempre fui muito viciado em pokémon, e com certeza jogarem Pokémon X e Y. Só vejo essa atitude de rejeição de novos pokes em amigos meus que abandonaram esse vicio a um bom tempo atraz. Essa saudosismo existe da perte deles, pokémon para eles é uma lembrança boa e mostrar para eles uma nova forma do Mewtwo é "ferir" essa boa lembrança que eles tem. Bom, bobo são eles que não continuam a se divertir com pokémon né =P

    ResponderExcluir
  29. Concordo em tudo! Parabéns, foi uma ótima "apresentação". Estes saudosistas são muito chatos mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo concordo plenamete quando vc disse "Essa saudosismo existe da perte deles, pokémon para eles é uma lembrança boa e mostrar para eles uma nova forma do Mewtwo é "ferir" essa boa lembrança que eles tem. '' é exatamente assim que eu me sinto , eu que vi o primeiro filme no cinema , me emocionri quandoo Ash virou pedra , me sinto extamente assim , ferido . Eu tbm continuo Fã de pokemon , com certez tm jogarei X e Y , mais que aquela "magia'' fo perdida isso foi , por isso parei de seguir com o anime ,e acredito que todos os fãs mais antigos como eu , sonham o dia que o anime voltara a ser o que era ,a volta dos nossos velhos personagens .

    ResponderExcluir
  31. Sugestão pra próxima matéria: Mudanças de Forma e Fusão entre Pokémon ^^

    ResponderExcluir
  32. Muito certo eu amo unova nãos ei porque tantos criticam '-'

    ResponderExcluir
  33. Maarcos Viniciius02/05/2013, 15:13

    Quem me dera escrever assim, seu português é tão bom que eu que me deu câncer de inveja kkkkkkkkk parabéns pela matéria, conteúdo espetacular.

    ResponderExcluir
  34. Amei a coluna , spu mente aberta a esse respeito , tanto que minha região favorita é Hoen!
    claro , algumas vezes acontece de a gente nao achar determinado Pokemon interessante , mas é so nao capturar ele e pronto!
    o meu time nos jogos da terceira geração é o Blaziken( meu inicial favorito por causa da May ), a Roselia , Os Tres Regis algum outro lendario , como Rayquazza ou Kyogre , dependendo da versao do jogo .

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال