Tipos de Pokémon



Tipos Pokémon são classificações a que estão submetidos todos os Pokémon e técnicas (moves). Atualmente há 18 tipos, sendo que dois deles foram introduzidos na segunda geração (Dark e Steel), e o último foi criado na sexta geração (Fairy). A partir dos tipos, além de ser possível conhecer um pouco mais a natureza de cada Pokémon, dá também para elaborar estratégias de batalha. Isso porque cada tipo tem vantagens e desvantagens sobre outros tipos, conforme a tabela abaixo. Ghost, por exemplo, é super efetivo contra Psychic e Ghost, pouco efetivo contra Dark e Steel e não tem efeito sobre o tipo Normal.
Tabela de vantagens e desvantagens de tipos (válida a partir da Geração VI)

Cada Pokémon pode pertencer a até dois tipos, sendo o primeiro deles o primário e o outro, o secundário. Charizard, por exemplo, é Fire/Flying, enquanto que Pikachu é apenas Electric (é um Pokémon Electric puro). Por outro lado, cada técnica tem só um tipo. Um Pokémon pode ter até quatro técnicas, mas elas não precisam ser do mesmo tipo que a criaturinha. Exemplificando: Pikachu, mesmo sendo só Electric, pode aprender Iron Tail, técnica do tipo Steel. Contudo, quando o tipo da técnica e o do Pokémon que a aprendeu coincidem, o poder da técnica aumenta em 50% (isso é chamado de STAB = Same Type Attack Bonus = Bônus do Ataque de Mesmo Tipo). Além disso, geralmente um Pokémon tem a possibilidade de aprender mais técnicas de seu(s) tipo(s) do que de quaisquer outros.


Os tipos

Os 18 tipos que existem hoje no mundo Pokémon são elementos que encontramos em nosso dia-a-dia, seja na natureza (fogo, água, planta), seja nas lendas e histórias (fantasma, dragão, fada). Alguns tipos também são mais referentes a comportamentos de pessoas e animais (noturno, psíquico).

Como já foi dito, foi apenas na segunda geração que foram introduzidos os tipos Steel e Dark, o que gerou, inclusive, uma mudança nos tipos de alguns Pokémon da primeira geração: Magnemite e Magneton ganharam o tipo Steel para complementar o Electric que já possuíam. O mesmo ocorreu quando foi criado o tipo Fairy, na sexta geração: alguns Pokémon, como Jigglypuff, adquiriram Fairy como tipo secundário (ficando Normal/Fairy).

Havia também um tipo especial, introduzido na segunda geração, mas que foi abolido na quinta geração. O tipo ??? não abrangia nenhum Pokémon por meios normais e se manifestava regularmente em apenas uma técnica, Curse (hoje pertencente ao tipo Ghost). Mais detalhes a respeito desse tipo se encontram abaixo.

Outro caso à parte é o do tipo Shadow (sombra). Formalmente ele não existe, apesar de que nos jogos Pokémon Colosseum e Pokémon XD: Gale of Darkness, ambos da plataforma Nintendo GameCube, há os Shadow Moves, aprendidos apenas por Pokémon Shadow. Essas técnicas não têm um tipo específico, mas são incluídas pelos fãs no ilusório tipo Shadow.

Há também uma série de tipos chamados de Glitch types, um fenômeno que não se manifesta no jogo regular, apenas nos Glitch Pokémon, nada mais nada menos que erros na programação dos jogos da franquia.

Pela classificação antiga, o tipo Fire era Especial 
Os 17 tipos existentes na terceira geração eram então separados em dois grupos que classificavam suas técnicas em Físicas e Especiais. As Físicas são aquelas em que o Pokémon precisa fazer contato com o adversário para atacá-lo, diferentemente das Especiais, que causam dano sem a necessidade de contato físico. Isso serve para diferenciar as técnicas quanto aos stats necessários para sua realização e/ou para que se resista à sua ação. Técnicas físicas lidam com o Attack do Pokémon atacante e Defense do Pokémon que é atacado, enquanto que as especiais lidam com o Special Attack e Special Defense dos respectivos Pokémon. Você pode conferir em que grupo se enquadrava cada tipo clicando na lista de tipos que se encontra no fim da matéria. Com uma mudança na quarta geração, além de ter surgido a classificação Status, cada técnica passou a ser colocada individualmente em seu grupo, não importando seu tipo.

Obs: Técnicas no grupo Status não causam dano direto no oponente, mas podem mudar as condições climáticas ou alterar os stats e a habilidade dos Pokémon ou ainda provocar problemas de status em Pokémon que estão na batalha, dentre outros efeitos.


Combinações de tipos

Bulbasaur, Pokémon tipo Grass/Poison
A combinação de tipos é algo que aumenta o leque de possibilidades de técnicas de um Pokémon. Considerando os atuais 18 tipos, seria possível fazer 171 diferentes combinações (considerando que as combinações Bug/Poison e Poison/Bug, por exemplo, são a mesma coisa). Muitas delas já foram feitas; outras, continuam inéditas. E é notável como os diretores da franquia tentam cada vez mais criar novas reuniões de tipos. Afinal, segundo a Bulbapedia, a quinta geração foi a que mais introduziu Pokémon com combinações exclusivas de tipos; foram 32.

O tipo que mais se combina com os outros é o Water. O único que nunca se associou com ele é o Fire, o que faz com que um Pokémon de tipos Water/Fire seja um dos mais requisitados pelos fãs para as próximas gerações.

Uma característica geral da combinação de tipos é fazer com que o Pokémon que a possui ganhe novas fraquezas, resistências e imunidades em relação a outros tipos. Usando o lendário Moltres (Fire/Flying)
como exemplo:
Moltres
   Sendo um Pokémon tipo Fire, deveria ter fraqueza a Water (2x). Sendo tipo Flying, deveria receber dano normal de Water (1x). Resultado: Moltres tem fraqueza a Water (2 x 1 = 2).
   Sendo tipo Fire, deveria ser resistente a Ice (1/2x). Sendo tipo Flying, deveria ter fraqueza a Ice (2x). Resultado: Moltres leva dano normal de técnicas Ice (1/2 x 2 = 1).
   Sendo tipo Fire, deveria ter fraqueza a Ground (2x). Sendo tipo Flying, deveria ser imune a Ground (0x). Resultado: Moltres é imune a técnicas Ground (2 x 0 = 0).
   Sendo tipo Fire, deveria ter fraqueza a Rock (2x). Sendo tipo Flying, deveria ter fraqueza a Rock (2x). Resultado: Moltres é duplamente fraco a Rock (2 x 2 = 4).
   Sendo tipo Fire, deveria ter resistência a Bug (1/2x). Sendo tipo Flying, deveria ter resistência a Bug (1/2x). Resultado: Moltres é duplamente resistente a Bug (1/2 x 1/2 = 1/4).

A combinação de tipos mais vantajosa até hoje é Ghost/Dark (ou Dark/Ghost), dos Pokémon Sableye e Spiritomb. Ela faz com que esses Pokémon não tenham fraquezas, pois as fraquezas de um tipo são compensadas pelas vantagens/imunidades do outro.


Anime e TCG

A lógica de vantagens e desvantagens estabelecidas nos videogames da franquia muitas vezes não é seguida em outras mídias, como o anime e o TCG. Não era incomum vermos nas primeiras temporadas do anime, por exemplo, o Pikachu de Ash nocautear Pokémon de terra com ataques elétricos. Ainda mais recentemente, continuava sendo possível técnicas do tipo Ghost acertarem Pokémon Normal. Hoje, porém, já se toma mais cuidado com isso no desenho, para que as batalhas fiquem com regras um tanto mais semelhantes às dos videogames. Já no TCG (Trading Card Game), Pokémon tipo Fire tem desvantagem contra o tipo Ice, assim como Electric costuma perder para Fighting. Isso porque, no TCG, cada tipo representa um ou mais dos tipos dos videogames, afinal há apenas 10 deles no TCG (contra os 18 dos videogames). Para entender a relação de tipos TCG – videogame, observe a tabela abaixo (clique na imagem para ampliar):


Obs: No anime, apesar de haver algumas incoerências de relações de vantagem e desvantagem com os jogos, sempre é reforçada a ideia de que não são os tipos dos Pokémon que determinam o resultado de uma batalha, mas a experiência dos monstrinhos e de seu treinador. Essa mesma lógica aparece nos jogos, em que Pokémon com nível maior têm mais chances de ganhar.


Um pouco mais sobre cada um

Clique em um tipo para descobrir mais a seu respeito:

   Normal

   Fogo

   Água

   Grama

   Elétrico

   Gelo

   Lutador

   Veneno

   Terra

   Voador

   Psíquico

   Inseto

   Pedra

   Fantasma

   Dragão

   Noturno

   Metálico

   Fada

   ???

26 comentários:

  1. Minha primeira matéria aqui no PBN, espero que tenham gostado ^^

    Ainda vou reescrever a matéria de todos os tipos e postá-las aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. parabens, contiue com o excelente trabalho e animçao

    ResponderExcluir
  3. Grande matéria Nekko, explicou bem tudo, e ainda fez o type chart, que achei que seria impossível devido ao pouco espaço oferecido pelo layout do blogger. Parabéns. Depois de terminar as matérias de tipos, você deverá fala comigo, para me ajudar em um grande projeto.

    ResponderExcluir
  4. Interessante sua materia, principalmente por ser escrita por voce mesmo, so recomendo mais organização principalmente na parte das fontes :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua materia nekko.
    Quase perfeita.
    Só faltou colocar um estilo de combinação de tipos que são dos ataques "pledges" que agua + fogo traz arcoiris, planta + agua traz pantano e fogo + planta traz um campo quente.
    Enfim ta demais só dei uma dica

    ResponderExcluir
  6. Valeu! Já até me falaram do projeto e mandei uma ajudinha pro Diego. Quando precisarem de mim, é só falar. Steven, onde e como vc acha que eu devo melhorar minha organização? É bom receber ideias pra melhorar as próximas matérias.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela matéria, porém, tem algo errado, no anime de fato pikachu aplicava golpes em pokémons de terra, mas, tanto geodude como onix eram apenas do tipo pedra e não terra no anime, logo, pikachu estava com uma sobrecarga e conseguiu atingir o Onix e ele ainda estava molhado. Isso explica essa confusão de dizerem que no anime, pokémons elétricos conseguiam aplicar golpes nos tipo terra.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo das 22:56 --> obrigado pela sugestão, mas acho que a matéria sobre tipos não o lugar certo pra colocar um tópico de combinações de moves, não é? Em breve uma matéria sobre isso deve aparecer aqui na PBN ^^

    ResponderExcluir
  10. Referências usadas na matéria:
    •3djuegos.com
    •bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Main_Page
    •pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
    •pokemonmythology.110mb.com
    •poke-recording.weebly.com
    •shinyscyther.devianart.com
    •pokemon.wikia.com
    •serebii.net
    •polyvore.com
    •pkmsinnohpoketibia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, Guilkwe, não foi apenas o Onix do Brock que o Pikachu nocauteou com ataques Elétricos. Teve outros, como o Golem que apareceu no primeiro filme :D

    ResponderExcluir
  12. Bem, fui informado de que já tem um artigo sobre os combos de pledges. Ainda não tem um link nos tópicos do site, mas para conferir basta colocar "combos de pledges" na barra de buscas do PBN

    ResponderExcluir
  13. Este é o link de Combo Pledges ---> http://www.poke-blast-news.net/2012/08/eventos-japoneses-3ds-do-pikachu.html

    ResponderExcluir
  14. Então, Matheus, o 'Tipos de Pokémon' é um projeto que iniciei em fevereiro e está quase sendo finalizado. Ainda falta postar a matéria dos tipos Rock, Fairy, ??? e Normal. Ainda essa semana o tipo Rock deverá estar aqui ^^

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Nekko!!!
    Suas matérias são exelentes! Continue seu ótimo trabalho na PBN!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  16. Se você puder Nekko, por favor atualize a tabela de danos conforme for revelando efeitos, pois ela é muito útil! E também poderemos ver os efeitos contra o novo tipo.
    Responde ai, se você atualizará ou se vai deixar assim mesmo! para que possamos conferir sempre esta página, falow?!
    Tudo de Bom pra você cara!!

    De: Aipom-man

    ResponderExcluir
  17. Unknown --> Valeu ˆˆ

    Aimpom-man --> Quando as relações de vantagem/desvantagem de Fairy forem revelados, a matéria será mesmo atualizada. Mas acredito que os outros tipos não precisarão ser atualizados (na tabela), pois não deverão sofrer mudanças, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Ok! Valew por responder Nekko!!

    De: Aipom-man

    ResponderExcluir
  19. Dae amigo nekko, muito boa a tua materia! me assustei cara, faz um tempo que não venho aki e agora mudou tudo, pensei que tinha vindo no lugar errado, mais a PBN ficou muito fera com o novo visual! mais vamos ao que interessa: estou assistindo pokemon desde o começo (de novo!) e notei que no eps 177- A encrenca com Snubbull, quando ash olha na pokeagenda para identificar Granbull, fala que Granbull é do tipo fada, ouvi certo? pois só agora estão falando neste tipo! um abraço cara e obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mudou tudo mesmo ^^ Ficou muito melhor, mais prático e limpo!
      Então, fui assistir ao episódio e, realmente, eles falam de Granbull como o Pokémon Fada. Isso porque ele, Snubbull, Clefairy e Clefable compartilham a mesma espécie, de Pokémon Fada. Mas isso não nem a ver com o tipo, não. Espero ter respondido!

      Excluir
  20. Crítica construtiva: Por que vocês não atualizam as páginas de tipos? A página Poison não consta que Bug tem desvantagem ao tipo; Dark e Dragon não têm Yveltal e Zygarde adicionados; algumas páginas não têm os novos líderes de ginásio e elite 4... Isso ajudaria a melhorar a qualidade do site.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo (08/03 - 21:20) --> Com certeza isso será feito! A ideia era começar em fevereiro, mas o tempo foi muito mais curto para mim do que eu esperava. Por enquanto não há previsão de quando essas páginas serão atualizadas...

    ResponderExcluir
  22. Apenas um erro, Sableye e Spiritomb eram pokemon sem desvantagens, porém não são mais, já que tipo fada agora é vantajoso contra sombrio

    ResponderExcluir
  23. no começo tem um erro tem uma tabela dizendo que tipo fada não é efetivo contra dragon mais isso ta errado (sem ofensas)

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!