Blackout e Payout

Toda vez que batalhamos, sempre há dinheiro envolvido. Quando ganhamos, dizemos que há um Payout, porém quando perdemos, há um Blackout. Hoje veremos um pouco mais sobre cada uma destas situações:

A moeda

No mundo Pokémon, há moeda que circula se chama Pokédollar (, o símbolo deriva basicamente do ''€'', mas com um ''P'', indicando Pokémon). A principal forma de se adquirir os Pokédollars, é em batalhas, seja ganhando elas ou com Pay Day (valor ganho entre 2 à 5 vezes o level do usuário). Também, pode-se vender itens (uma utilidade para os Nuggets) nos PokéMarts ou com os Item Maniaics. Não há muito o que falar sobre a moeda, exceto pelo fato dela não ser a única em circulação, já foram vistos ienes em um episódio (embora na adaptação ocidental o símbolo tenha sido alterado para o dóllar).

Nas batalhas, dependendo de uma fórmula que veremos pouco abaixo, é possível ganhar determinada quantia após sua vitória, essa quantia se chama Payout. Em estabelecimentos de batalha fechados, como a Battle Frontier o dinheiro fora substituído pelos Battle Points (BP), devido à existência de um mercado interno no local, que não depende diretamente do Pokédollar.

O Payout

Chegamos ao que interessa, o lucro. O payout é calculado pela seguinte fórmula do jogo: Payout = Level x Base (embora seja necessária confirmação da aplicação da fórmula na geração V, ela provavelmente não sofreu alterações). O level, se refere ao level do último Pokémon do oponente, enquanto a base depende de cada tipo de treinador. As bases de Payout variam de 16 à 200 pokédollars, ou seja, o máximo que pode-se ganhar (hipotéticamente) é 20000 em uma batalha. Para as batalhas duplas com mais de um treinador, o jogo soma o resultado das equações (de ambos) e assim gera um novo valor. Abaixo, vejam base dos treinadores em BW para o Payout:


▪  4 --> Preschooler;
▪  16 --> Youngster, Lass, Swimers, Twins;
▪  24 --> Roughneck, Backpacker;
▪  32 --> Hiker, Biker, Fisherman, Black Belt, Guitarist, Cyclist, Clown, Dancer, Motorcyclist, Musician;
▪  40  --> Grunt, Waiter, Waitress, Worker, Maid, Baker, Depot Agent, Janitor, Nurse, Nursery Aide;
▪  48 --> Scientist, Pokémon Breeder, Artist, Backers;
▪  56 --> Beauty;
▪  60 --> Ace Trainer, Doctor, Pilot;
▪  80 --> Veteran, Clerk, Game Freak, Boss Clerk;
▪ 100 --> Infielder, Striker, Hoopster, Linebacker, Smasher, Subway Boss, N (durante as terceira e quarta batalhas), Pokémon Trainer;
▪ 120 --> Gym Leader, Elite Four;
▪ 160 --> Lady, Rich Boy;
▪ 180 --> Team Plasma;
▪ 200 --> Gentleman, Socialite, Janitor Geoff, The Richies, N (durante a batalha final e em B2W2), Champion.

* Lista com a base de payout adaptada de uma tabela da Bulbapedia.

O Blackout

O Blackout acontece quando estamos sem nenhum Pokémon capaz de lutar. Assim, perdemos uma certa quantia em dinheiro - que se perde em batalhas com Pokémon selvagens ou é dada ao treinador que ganhou a batalha - e somos mandados aos centros Pokémon.

A fórmula do Blackout é a mesma do Payout: Blackout = Level x Base, porém, o level é do Pokémon mais forte da equipe, enquanto a base não é dos treinadores que nos derrotaram, mas sim dependente do número de insígnias que ganhamos. As bases do Blackout são as seguintes:

▪ 0 insígnia --> 8
▪ 1 insígnia --> 16
▪ 2 insígnias --> 24
▪ 3 insígnias --> 36
▪ 4 insígnias --> 48
▪ 5 insígnias --> 60
▪ 6 insígnias --> 80
▪ 7 insígnias --> 100
▪ 8 insígnias --> 120

Assim, o máximo que podemos perder em batalha são 12000. Na primeira geração, existe um glitch bizarro que causa o Blackout se o treinador depositar todos seus Pokémon no PC ficando apenas com um já fora de combate.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال