Beta dos Jogos - Pokémon Ruby e Sapphire

Os jogos Ruby e Sapphire marcaram o início de uma nova era do mundo Pokémon. Durante o desenvolvimento dos jogos, muitas ideias foram surgindo, algumas foram usadas e outras alteradas ou descartadas. Como exemplo disto, temos os betas dos Pokémon, que podem ser encontrados em outra matéria. Este material ''removido'', na verdade permanece no jogo, mas pode ser acessado apenas através de Hacks. Vamos ver alguns destes materiais ocultos na programação dos jogos:

Treinadores

Existem dados não usados para uma batalha com Archie, líder da equipe Aqua. Em seu time ele estaria apenas com um Togetic level 17. Isso indica que ele seria encontrado provavelmente no início do jogo, e seu time sofreria mudanças drásticas.

Gráficos

Certos elementos gráficos foram achados na codificação do jogo. Além disso, algumas imagens mostram estes gráficos.

  • Sprite Beta de um membro da equipe Aqua: Existem alguns sprites ocultos na codificação do jogo sobre um sprite para os soldados da equipe aqua. O Sprite é muito semelhante, exceto pelo corpo na direção oposta, cores um pouco diferentes, uma bandana no braço e um bigode;
  • Sprite da Pokédex: Existe também um Sprite diferente do usado na Pokédex dos jogos. O Sprite em questão seria usado para as entradas dos Pokémon que o jogador ainda não tivesse visto. Ele consiste em dois pontos de interrogação brancos, ao invés do círculo com o ponto dentro;
  • Tilesets: Existem dados de Tilesets não usados, que provavelmente seriam para a Trick House ou para o ginásio de Mossdeep;
  • PokéMart: Existem algumas antigas Screenshots onde os PokéMarts estão com um teto vermelho ao invés de azul;
  • Barra de Hp: Existem também imagens de uma barra de Hp diferente da usada na versão final;
  • Sprites betas de Pokémon: Existem vários sprites diferentes no estilo de desenhar dos Pokémon. Entre estes estão os sprites de: Shroomish, Duskull, Wailmer, Poochyena Wynaut e Sharpedo.

Protótipos de Músicas


  • Alguns trechos musicais usados na trilha sonora dos jogos da segunda geração estão presentes inacessíveis na programação de Ruby e Sapphire.
  • Músicas de fundo das rotas 39 e 38, Música de fundo da cidade Saffron, Música de fundo do Centro de Comunicações Pokémon quando o adaptador móvel GB está plugado e música de fundo das batalhas contra Raikou, Entei e Suicune de Pokémon Crystal.
  • O Tema da equipe Rocket.

Outras Músicas

A música que toca nos torneios durante o round de apresentação, aparece tanto inteira, como dividida em quatro subfaixas. Estas sub-faixas estão juntas à seção músicas na programação do jogo, indicando que elas seriam usadas, mas em condições desconhecidas.

Outra faixa foi encontrada, esta parece ser uma beta da música da cidade Littleroot. Ela, por sua vez, não tem uma introdução, indo diretamente ao ponto do Loop sonoro.

Textos Antigos

Algumas mensagens fazem referência ao primeiro nome do jogo, Pokémon AGB (abreviatura de Pokémon Advanced Game Boy). Isto indica que provavelmente a mensagem seja ainda do primeiro período de desenvolvimento do jogo. Confiram as três amostras de mensagens (Provavelmente estavam testando o sistema do jogo):

  • "Message 1: This is sample message 1. Welcome to the world of POKéMON AGB! We hope you enjoy this!"
  • "Message 2: This is sample message 2. Welcome to the world of POKéMON AGB! We hope you enjoy this!"
  • "Message 3: This is sample message 3. Welcome to the world of POKéMON AGB! We hope you enjoy this!"
  • Todas as mensagens dizem: Mensagem (1)(2)(3): Esta é uma amostra da mensagem (1)(2)(3). Bem vindo ao mundo de Pokémon AGB! Esperamos que você se divirta!

Carta do Day Care

Existe uma carta enviada pelo homem do Day Care. Ela seria usada para quando um Pokémon seu cruzasse com o Pokémon de outro treinador. É desconhecido por que este recurso foi retirado da versão final. Confiram a mensagem:

  • ''By the way, about your (PKMN) it seemed to be friendly with (TRAINER?)'s (PKMN2). I may even have seen it receiving a piece of MAIL."
  • ''Pela maneira que seu Pokémon está, parece amistoso com o Pokémon do Treinador. Eu posso talvez vê-lo receber uma carta.''

Remanescentes da Depuração

Ainda nos textos, temos alguns remanescentes da época da depuração do jogo, isto é, da época em que estavam sendo retiradas as falhas do jogo. A primeira delas é de textos de opções não presentes no jogo final. Os textos fazem referência a opções como ''Init. Comm. data'', ''Set High Score'', ''Reset High Score'' e ''Set All Art Museum Itens''. A segunda é de uma cópia do protótipo da versão Ruby alemã, vendida por motivos desconhecidos a um usuário anônimo ''drx''. O jogo tem muitos fatores da depuração, que podem ser acessados numa seção presumivelmente relevante para o responsável deste processo do jogo. Por exemplo, escolhendo ''WATANABE'' o jogo tenta salvar o processo, e apertando ''KAGAYA'', você vê seu Trainer Crad, o do oponente e uma interface da máquina de cassino do Game Corner.

Batalhas duplas com Pokémon Selvagem

Aparentemente as batalhas em dupla com Pokémon selvagens, fator introduzido na Geração IV, estaria disponível já nestes jogos. Isso é evidenciado pelo código do jogo: "Wild \v[&H05] and \v[&H03] appeared!", sendo que os códigos \v[&H05] e \v[H03] seriam substituídos pelos Pokémon encontrados pelo jogador.

Habilidades

Todos sabemos que as habilidades foram introduzidas na terceira geração. Mas de todas habilidades, uma ficou de fora, a habilidade Cacophny (Cacofonia). Seu efeito era o mesmo da habilidade Soundproof, e permite que todos os Pokémon com ela deem evasivas aos ataques sonoros. Por ser igual a Soundproof, é especulado se a Cacofonia não seria a habilidade especial das evoluções de Whismur, Loudred e Exploud.

Um Pokémon pode vir a ter Cacofonia se os códigos da versão forem alterados através de hacks. Mas, se transferido para geração IV, o Pokémon com a habilidade terá ela substituída pelas suas habilidades normais (de acordo com seus valores de personalidade).

Demo

Apresentado na Pokémon Festa de 2002, o demo dos jogos estava com uma demo da rota 104 e da floricultura Pétalas Bonitas (Pretty Petals), que segundo a mulher do lado de fora ainda não estava aberta. Além disso, foi mostrado que na época a mão do jogador ainda estava em desenvolvimento, e que o sistema de batalhas podia se considerar completo se comparado a outras imagens antigas. Quando a batalha começava, não era possível ver quantos Pokémon o adversário tinha e alguns ataques como Surf ou Faint Attack tinham animações diferentes que as finais. Foi mostrado também que Sharpedo não tinha nenhuma habilidade, dando a sensação de que nem todos os Pokémon teriam habilidade. Sharpedo também estava com um level baixo, podendo indicar que não existiam os Carvanha na época.

  • Os demos de tanto a rota 104 quanto a floricultura ainda existem nos dados do game. No entanto, os dados do Tileset da rota 104 foram removidos da programação.
  • As faixas de batalhas demo com treinadores foram usadas nas batalhas com Pokémon selvagens.
  • Um diálogo não usado referente a Pokémon Festa de 2002 permanece intacto nas versões japonesas, mas foi traduzido para as versões específicas, como Americana e Europeia. 

Limitações

Durante o planejamento dos jogos, surgiu a ideia de romper e alterar algumas limitações. Junichi Masuda disse da ideia de alterar o número de ataques e o número de Pokémon que o treinador podia ter. A ideia foi descartada e não se sabe se será posta em prática algum dia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال