Doenças no Mundo Pokémon

Assim como os humanos, os Pokémon também contraem doenças e viroses. Fora da batalha, alguns estados alimentares podem se agravar e causar condições mais graves, necessitando cuidados, especialmente com os humanos, que são mais suscetíveis a problemas quando afetados por alguma condição. No geral, sempre que um Pokémon fica doente, é bom alimenta-lo com Berries ou utilizar soluções com algas como Salveyo e Remeyo. Hoje veremos algumas das doenças que Pokémon podem contrair, mas antes, veremos um pouco do seu sistema imunológico:

 Sistema imunológico

É provável que assim como o nosso, o sistema imunológico dos Pokémon atue utilizando anti-corpos nas correntes sanguíneas. Entretanto, este sistema parece só entrar em ação quando o Pokémon está em movimento, fora das boxes, e também, ele não previne a propagação de vírus, como o caso do Pokérus, que é fácilmente espalhado na party. Para se livrar de doenças, o sistema precisa na maioria das vezes de alguma ajuda externa, seja ela uma berry, gelo, ou um tratamento intensivo nos centros Pokémon. Algumas doenças que um Pokémon pode contrair são:

Febre

Talvez a enfermidade mais comum que pode acontecer com algum Pokémon. É desconhecido se a febre dos Pokémon é um mecanismo de defesa do organismo como com os humanos, mas o principal sintoma - assim como a nossa - é a elevação extrema da temperatura corporéa. Meowth já desenvolveu um tipo de febre. A sua foi curada rapidamente por uma mistura de ervas, assim como comprimidos tomados com as refeições mais tarde. Manter o corpo dos Pokémon resfriado enquanto ele está febrio é bom para o tratamento dele. Durante o período em que esteve doente, Meowth ( e o Ralts mais abaixo) ficaram apáticos.

Gripes e Pneumonias

No episódio ''Eu ouvi um Ralts'' Ash e sua turma encontram-se com um Ralts doente. Inicialmente eles constatam que o Pokémon estava sofrendo de uma febre mais grave e o trataram resfriando-o e alimentando-o. O Pokémon foi levado ao centro Pokémon onde recebeu um tratamento mais adequado. Tal tratamento é desconhecido, porém, sabe-se que ele utiliza máscaras de oxigênio. A enfermeira Joy diz que se demorasse mais para o Pokémon chegar ao centro provavelmente seu resfriado tornaria-se uma pneumonia e sua recuperação seria inconclusiva. Assim que acordou, Ralts foi embora do centro Pokémon sem ter de ficar de observação ou tomar algum medicamento extra.

Brock ao atravessar uma caverna de gelo (Ice Path) pega um resfriado bem forte. Ele sofreu de gripes e alucinações, além de ficar em coma inconsciente. A enfermeira Joy explica que muitas pessoas pegam gripe enquanto passam na caverna, que age como um frigorífico gigante, ideal para Pokémon dos tipo gelo.

Sobrecarga

A sobrecarga afeta somente Pokémon do tipo elétrico, com exceção da linha evolutiva de Magnemite (provavelmente pelo fato de serem do tipo Steel também). Esta doença é causada pela exposição a altos níveis de energia eletromagnética. Os sintomas parecem variar por espécies. Pikachu já teve essa doença. Ele parecia muito sonolento quando afetado. Também, pode-se dizer que existem diferentes níveis da doença, a primeira vez que Pikachu obteve, ele só teve sintomas de gripe, um tempo depois, no entanto, ficou tão grave que havia uma ameaça de explosão devido aos altos índices de energia elétrica acumuladas no seu pequeno corpo. Quando contraiu a doença, Pikachu ficou com os olhos vermelhos e com faíscas alaranjadas. A principal maneira de se livrar da sobrecarga é retornar os níveis de eletricidade ao habitual, geralmente usando fortes descargas, por isso, Pokémon afetados pela sobrecarga tornam-se mais agressivos e tendem a atacar tudo que tem em frente.

O Pachirisu de Dawn teve o mesmo problema, mas foi curado após ingerir uma fruta Oran e descarregar seus raios na equipe rocket.

Doença desconhecida

Antes do começo das séries, o Volcarona de Alder pegou uma doença desconhecida que o levou a falecer. Não se sabe mais detalhes sobre a enfermidade.

Pokémonitis

Doença psíquica que afeta jovens quando expostos a ondas hipnóticas de Hypno. os adultos não são afetados pela Pokémonitis por algum motivo desconhecido. Ela faz com que as crianças pensem que são Pokémon, agindo como tal, sem se lembrar de nada. A ''cura'' é o ataque Dream Eater, que acorda as crianças do transe.

Provavelmente, não existam tantas doenças no mundo Pokémon devido aos altos avanços tecnológicos de lá, mas mesmo com pouco incidência de doenças, existem sim grandes unidades médicas especializadas em cuidar de humanos.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Esqueceu do Pokérus! o virus que deixa os pokémons mais fortes!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال