Beta dos Jogos - Pokémon Red e Green

Os jogos Pokémon Red e Green levaram um período de seis anos para ficarem prontos. Durante todo o processo de montagem dos games muitos recursos foram sendo retirados, até resultar na versão final que conhecemos. Alguns destes recursos deixam vestígios de sua existência na versão Beta dos jogos.

Além destes, as versões americanas, Red e Blue, tiveram outros aspectos que sofreram alteração entre os dois anos do lançamento japonês de Blue e do Americano. Abaixo veremos estes recursos que compuseram o Beta destes jogos:

Batalha contra o Professor Carvalho

No início dos jogos o Professor Carvalho (Oak) apresenta ao jogador o mundo Pokémon e entrega seu inicial, mas no Beta dos jogos era possível ter uma batalha contra o Professor. Ele tem um time de cinco Pokémon programado no jogo que consiste em Tauros no level 66, um Exeggutor level 67, um Arcanine que está no level 68, a última forma do inicial que não foi escolhido nem por você nem por Blue no level 69 e um Gyarados level 70.

Seu time está em um level mais elevado que seu Rival no fim da Liga. Isto nos leva a crer que ele podia ser desafiado após o jogador derrotar a elite dos 4. A sua batalha pode ser desbloqueada pelo Mew Glitch usando um Pokémon com o Status especial de 226, pelo GameShark e também em Pokémon Yellow.

Tipo Bird

O Tipo Bird (Pássaro) é um tipo presente nos jogos e supostamente um protótipo do tipo voador (Flying). O único Pokémon com este tipo é MissingNo, que é dos tipos Normal/Bird. Ele também está presente na programação dos jogos da segunda geração, possivelmente pelo fato dos jogos serem baseados nos da primeira, a presença deste tipo é para manter um determinado grau de compatibilidade.

Direções

Nos betas, era possível forçar situações onde o jogador tinha opção de escolher a qual direção seguir - NORTH, EAST, WEST e SOUTH (Norte, leste, oeste e sul respectivamente) - ao contrário das versões finais cujas únicas opções são Yes/No e Heal/Cancel.

Personagem Feminina

Já nas primeiras versões estava planejado uma personagem feminina, como pode ser visto em um antigo esboço. A personagem Green do mangá Pokémon Adventures, parece ser baseada nesta personagem. Ela foi redesenhada e estava presente nos Remakes, FireRed e LeafGreen, para manter o padrão estabelecido em Crystal de personagens de ambos os genêros.

Ausência de Mew

Em uma entrevista dada para Satoru Iwata, Tsunekazu Ishihara e Shigeki Morimoto sobre o lançamento de HeartGold e SoulSilver, eles admitiram que após fazer o processo de ''Depuração'' (Retirar os Bugs) eles adicionaram Mew em um espaço vazio do jogo. A Nintendo pensou que isto seria arriscado, pois adicionar novos dados aos jogos que já haviam sido testados e passado pela depuração poderia gerar novos Bugs e Glitches. As práticas de programação padrão muitas vezes desencorajam as pessoas a mexer nos códigos dos jogos após ele já terem sido testados, mas isto não foi o suficiente para impedir Morimoto.

Classe de treinador não usada

Uma classe de treinador chamada de Chef (Chief) foi retirada da versão final do jogo. Ela tinha o sprite de um Cientista (Scientist), e assim como a batalha com Professor Oak, este treinador pode ser encontrado através de Cheats ou pelo Glitch de MissingNo. No jogo ela foi mencionada apenas por um soldado da equipe Rocket em Celadon.

Frases não utilizadas

Na tradução americana algumas frases foram retiradas do seu Beta. Entre elas estão as frases:

  • "The <Trainer's class/name> wants to fight!" (O Classe do treinador e seu nome quer batalhar), foi retirada porque na primeira geração os treinadores como por exemplo Youngsters não tinham nomes próprios.
  • "<Player> sent <Pokémon> out!" (O jogador enviou Pokémon tal para fora) esta frase é pouco diferente e somente sua ordem é alterada, ao invés de ser ''<Player> sent out <Pokémon> (O jogador enviou para fora Pokémon tal).
  • "The enemy <Pokémon> fainted!" (O Pokémon inimigo está fora de combate) esta frase foi substituída por "The foe's <Pokémon> fainted!" (O Pokémon do oponente está fora de combate) e por "The wild <Pokémon> fainted!" ( O pokémon selvagem está fora de combate) ela foi substituída para dar uma melhor definição dos Pokémon do oponente aos selvagens.
  • "<Pokémon> CUT down a bush!" ( Pokémon cortou um arbusto) esta frase foi substituída por "<Pokémon> hacked away with CUT!" ( Pokémon cortou fora com Cut), ela foi retirada porque nas primeiras gerações era possível arrancar os matinhos com Cut, e a primeira "<Pokémon> CUT down a bush!" da ideia que somente é possível cortar os arbustos.

Lugares alternativos

Há três lugares no mapa que permaneceram idênticos na última versão do jogo exceto pelo seu tema musical. Estas localidades são:

  • A casa em Cerulean invadida pela equipe Rocket tinha o número de index 69 ao invés de 62 e toca a música do Monte Lua (Mt.Moon).
  • A entrada da rota 6 para o subterrâneo (Underground Path) tinha o número de index 75 ao invés do 74 e tocava a música da cidade Vermilion.
  • O Poké Mart da ilha Cinnabar tinha o número de index 173 ao invés de 172 e tocava a música tema da ilha.

Localização extra acessível via Fly

Dados formatados revelaram um local acessível via Fly. Os dados referentes a ela estão em branco, embora ela tenha um cabeçalho e coordenadas (pelo gameplay normal seria no meio de Pallet, com as coordenadas 0,0). Se o jogador tentar viajar para este local, o jogo irá simplesmente congelar.

Nos dados formatados citados acima também existem alguns sobre uma loja. Entre os produtos que seriam vendidos nela estão: Great Balls, Super Potions, Hyper Potions, Full Heals e Revives.

Pokébolas

Algumas artes conceituais retratam Pokébolas no chão, em duas partes. Isso é provável que seja para carregar algum Pokémon, em seu primeiro conceito dos CapuMon. Estranhamente, os sprites originais das Pokébola em Red e Green não apresentam seu botão no meio.

Pokédex

Nos betas também era possível usar a Pokedex no meio da batalha como Ash faz no anime. Este recurso foi retirado devido ao fato da Pokedex causar erros nos gráficos.

Prancha de Surf

Este item permitia que o jogador ''surfasse", ou seja, era possível atravessar a água sem um Pokémon com Surf. Isso levou alguns fãs a pensarem que inicialmente Surf não seria um HM ou então que ele não pudesse ser usado fora das batalhas.

Insígnias

Um outro recurso que restou da época do desenvolvimento dos jogos. No total eram 8 itens que possuíam o nome das insígnias da liga Índigo. Isto supõe que as insígnias que ganhamos nos ginásios eram itens que podiam ser usados tanto dentro quanto fora das batalhas. As únicas insígnias que ainda mantém sua programação original são a Boulder Badge e a Cascade Badge, elas jogam pedras ou iscas nos Pokémon do oponente, de forma similar aos itens da Zona do Safari. Fora das batalhas elas alteram a música de fundo do local onde o oponente está.

Faixas não utilizadas

Uma faixa não utilizada foi descoberta recentemente na programação dos jogos. A música é originalmente de alta-frequência e incompleta, uma vez que apenas os canais de áudio individuais restam.

Protótipos dos Nomes

Durante o período que antecedeu o lançamento americano, vários Pokémon foram apresentados com um nome diferente do que conhecemos atualmente. Alguns destes nomes são parecidos com os nomes americanos atuais, outras se assemelham mais aos japoneses e outros ainda não se parecem com nenhum. Curiosamente, os nomes pareciam ser limitados a ter somente 7 letras ao invés do padrão de 10 que segue até hoje.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Gostei! muito legal! :D

    ResponderExcluir
  2. queria mais disso *-* saber de coisas de pokemon ainda mais na 1 geraçao eh d+

    ResponderExcluir
  3. A zuera começa quando o nome do Cubone era Orphan.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال