Pokémon Shiny nos Jogos

Pokémon Shiny Sword Shield

Texto atualizado por: Guilherme Henn

Os Pokémon Shiny surgiram a partir dos jogos da 2ª geração - Pokémon Gold, Silver e Crystal - e são muito raros de achar ou breedar. Eles são exatamente iguais em status e habilidades. A única diferença é a cor diferente do padrão, além de liberar um brilho quando saem da Poké Bola. Alguns possuem cores inovadoras, muito bonitos de se ver, outros não mudam muito. Saiba como conseguir eles nos jogos Pokémon!

Método padrão

Pokémon Shiny Brilliant Diamond Shining Pearl

Depende principalmente de sorte para conseguir um Shiny, ou seja, você pode achar um bem no início de sua jornada ou pode levar horas e horas para achar seu primeiro. Pokémon Shiny podem ser achados na natureza e em ovos. A chance de encontrar um Pokémon Shiny na natureza ou num ovo são de 1 em 8.192. Esta taxa foi alterada a partir de Pokémon X e Pokémon Y para tornar os Pokémon Shiny um pouco mais fáceis de encontrar, com a chance diminuindo para 1 em 4.096.

Métodos alternativos

Nos jogos principais da franquia Pokémon, alguns métodos específicos foram implementados para facilitar a busca por Pokémon Shiny, cobiçados por muitos jogadores. A seguir, há uma descrição dos métodos conhecidos.

Método Masuda

Método Masuda Pokémon Shiny

Na quarta geração, surgiu um método conhecido como Método Masuda, em homenagem ao desenvolvedor do jogo e à pessoa que o revelou: Junichi Masuda. Ao procriar dois Pokémon com nacionalidades diferentes, isso aumentará as chances de nascer um Shiny de 1 em 8.192 para 1 em 2.048, reduzindo-o em 75% na quarta Geração. Na quinta Geração, é aumentado ainda mais de 1 em 8.192 para 1 em 1.365,3. Na sexta Geração aumentou ainda mais a probabilidade graças à diminuição da taxa de Shiny padrão, sendo 1 em 682,7. Esse método é muito popular, e o Pokémon mais buscado para realizar o Método Masuda é o Ditto de uma nacionalidade diferente.

PokéRadar Chaining

Pokeradar Pokémon Shiny

Também um método disponível a partir da quarta geração. Este método faz com que você carregue uma corrente no PokéRadar dentro de Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, X, Y, Brilliant Diamond e Shining Pearl. À medida que você batalha contra o Pokémon e sua corrente aumenta, as chances de ver um Pokémon Shiny também aumentam até chegar na 40ª. Continue a corrente e você poderá ver a grama brilhar em vez de tremer. Se isso ocorrer, há um Pokémon Shiny garantido lá. Quando você derrota ou captura um Pokémon que você descobriu com o PokéRadar, a cadeia começa e você precisa continuar a cadeia, achando o mesmo Pokémon sempre. A cadeia quebra quando um Pokémon diferente aparece, quando algum Pokémon foge da batalha ou você encontra um Pokémon Selvagem fora do local definido, sendo melhor usar itens como Repel.

Pesca consecutiva

Fishing Chain Pokémon Shiny

A partir de Pokémon X e Y, surgiu o método da Pesca Consecutiva. Com isso, ao pegar Pokémon na pescaria, você aumenta as chances de obter um Pokémon Shiny. Isso aumentará a cada Pokémon que você pescar sem sair do local, independentemente de um deles ser derrotado, capturado ou fugir da batalha. Se você não tiver sua isca mordida, ou se você se mudar do lugar onde estava pescando, você quebrará a corrente. A cadeia também é reiniciada quando você obtém um Pokémon Shiny.

Friend Safari

Friend Safari Pokémon Shiny

Em Pokémon X e Y, a Friend Safari pode ser acessada em Kiloude City após o jogador entrar no Hall of Fame. O safari representa uma área com grama que o jogador pode encontrar até 3 espécies diferentes de Pokémon, definidas especificamente para cada um dos amigos que o jogador possui no sistema do 3DS. Os Pokémon da Friend Safari sempre estão no nível 30 e possuem uma chance maior de ser Shiny. As chances de encontrar um Pokémon Shiny na Friend Safari é 5 em 4.096.

SOS Battles

SOS Battles Pokémon Shiny

Em Pokémon Sun e Moon, assim como em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, conforme os Pokémon nas SOS Battles continuam chamando aliados, a chance de serem Shiny aumenta. Em Pokémon Sun e Moon, o comprimento da cadeia é redefinido para 0 após 255, mas em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon ele não é redefinido. 

Combo de captura

Pokémon Shiny Lets Go Pikachu Eevee

Em Pokémon Let's Go, Pikachu & Let's Go, Eevee, se você capturar o mesmo Pokémon sempre, vai criar um Combo de Captura. Quanto maior o combo, maior a chance de aparecer um Shiny na natureza. O combo máximo é de 31.

Número de Batalhas

Number Battled Pokémon Shiny Sword Shield

Em Pokémon Sword e Shield, um método nativo do jogo que permite o aumento das chances de encontrar um Pokémon Shiny é derrotando o maior número possível de uma determinada espécie que o jogador deseja encontrar. O número de Pokémon derrotados para cada espécie pode ser visualizado no sumário do Pokédex. Esse número tem chances progressivas, podendo chegar a 1 em 585,87 caso o jogador tenha derrotado um mesmo Pokémon pelo menos 500 vezes.

Dynamax Adventures

Pokémon Shiny Dynamax Adventures

Em Pokémon Sword e Shield,  Dynamax Adventures se torna acessível com a expansão Crown Tundra. Aqui, o jogador deverá desafiar quatro Pokémon em sequência com outros amigos, sendo o último um Pokémon Lendário. Aqui há mais chances de conseguir um Pokémon Shiny, sendo 1 em 300 sem o Shiny Charm, e 1 em 100 com o Shiny Charm. É um método bastante acessível para conseguir Lendários Shiny. Confira nosso guia de Shiny Hunting na Dynamax Adventures com mais dicas clicando aqui.

Grand Underground

Pokémon Shiny Grand Underground

Em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, o jogador pode aumentar a chance de conseguir um Pokémon Shiny no Grand Underground de forma temporária, ao somar 40 pontos coletados com Digglet e Dugtrio que aparecem no labirinto. Ao chegar em 40 pontos, o jogador tem 4 minutos com mais chances de encontrar Pokémon Shiny, com uma taxa de 1 em 2.048,25.

Mass Outbreaks

Mass Outbreaks Pokémon Legends

Em Pokémon Legends: Arceus, tivemos a implementação das Mass Outbreaks, tendo uma chance maior de spawn de Shiny. Ele aumenta para 26 em 4.096 como padrão. Apenas 4 Pokémon aparecem em Mass Outbreaks de uma vez, mas mais podem estar nele quando você derrota os que aparecem. Massive Mass Outbreaks também têm uma chance maior de brilho, mas não tanto quanto Mass Outbreaks. Para saber mais sobre como encontrar Pokémon Shiny em Pokémon Legends: Arceus, clique aqui.

Shiny Charm

Shiny Charm Pokémon

Em Pokémon Black 2 & White 2, surge um novo item, o Shiny Charm. Você obtém esse item ao completar a National Dex, aumentando as chances de Pokémon Shiny para 1 em 2.730,6. Se você estiver usando o Método Masuda para breedar, reduz de 1 em 1.365,3 para 1 em 1.024 e, de Pokémon X e Y em diante, 1 em 512. O efeito do Shiny Charm é aplicado também quando o jogador realiza um dos métodos alternativos descritos acima.

Pokémon Shiny dentro do jogo

Em alguns jogos de Pokémon, existe um Pokémon que com certeza você achará na forma Shiny. Confira quais são estes Pokémon e em quais jogos eles podem ser obtidos:

Gyarados

Gyarados Shiny Pokémon HeartGold SoulSilver

Em Pokémon Gold, Silver, Crystal, HeartGold e SoulSilver, você achará um Gyarados Shiny nível 30 no Lake of Rage. Esse Gyarados era um Magikarp normal que foi afetado por uma máquina da Equipe Rocket, evoluindo forçadamente para um Gyarados vermelho furioso.

Dratini e Gible

Dratini Gible Shiny Gift Pokémon Black 2 White 2

Em Pokémon Black 2 e White 2, depois de derrotar Benga na Black City ou na White Florest, vá para Flocessy Town e fale com Benga e Alder. Se você estiver em Black 2, receberá um Gible Shiny. Se estiver em White 2, será um Dratini Shiny, ambos nível 1, equipados com Exp. Share.

Haxorus


Em Pokémon Black 2 e White 2, depois de completar a Unova Dex, você recebe uma licença para viajar de avião de Mistralton City para Nature Preserve. Lá, você encontrará um Haxorus Shiny nível 60, que terá que batalhar e capturar.

Ponyta

Pokémon Legends Ponyta Shiny

Em Pokémon Legends: Arceus, depois de derrotar Kleavor e capturar um Ponyta, você receberá uma request sobre um Ponyta estranho em Horseshoe Plains. Vá para lá e achará um Ponyta Shiny nível 15.

Pokémon Shiny não disponíveis

Pokémon Shiny Locked

Nos dados internos do jogo, todos os Pokémon possuem sua forma Shiny. No entanto, alguns deles não podem ser obtidos normalmente dentro do jogo, sendo considerados "Shiny Locked". Essa característica normalmente está associada aos Pokémon Lendários de determinado jogo, mas a lista dos Pokémon Shiny que não podem ser obtidos muda em cada jogo. Se você possuir ou já ter visto um desses Pokémon na forma Shiny, quer dizer que ele não é Legítimo, ou seja, é Hackeado.

Os seguintes Pokémon não podem ser obtidos em sua forma Shiny em qualquer jogo já lançado:

  • Pikachu (Cosplay e com Chapéu)
  • Victini
  • Keldeo
  • Meloetta
  • Ash-Greninja
  • Vivillon (Fancy e Poké Ball Patterns)
  • Hoopa
  • Volcanion
  • Cosmog
  • Cosmoem
  • Magearna
  • Marshadow
  • Gigantamax Melmetal
  • Eternatus
  • Kubfu
  • Urshifu (Single e Rapid Strike)
  • Zarude (Normal e Dada)
  • Glastrier
  • Spectrier
  • Calyrex
  • Enamorus

A partir de Black e White, certos Pokémon que encontramos durante o jogo, sendo por batalha selvagem ou ganhando por presente, simplesmente não podem ser achados em sua forma Shiny, não importa quanto tempo você gaste tentando achar. Confira os Pokémon que não podem ser obtidos em sua forma Shiny nos respectivos jogos:

  • Pokémon Black e White: Victini, Reshiram e Zekrom.
  • Pokémon Black 2 e White 2: Reshiram e Zekrom.
  • Pokémon X e Y: Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Xerneas, Yveltal e Zygarde.
  • Pokémon OmegaRuby e AlphaSapphire: Kyogre, Groudon, Rayquaza e Deoxys.
  • Pokémon Sun e Moon: Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu, Tapu Fini, Cosmog, Solgaleo, Lunala, Nihilego, Buzzwole, Pheromosa, Xurkitree, Celesteela, Kartana, Guzzlord e Necrozma.
  • Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon: Zygarde, Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu, Tapu Fini, Cosmog, Solgaleo, Lunala e Necrozma.
  • Pokémon Let's Go Pikachu e Let's Go Eevee: Pikachu (inicial) e Eevee (inicial).
  • Pokémon Sword e Shield: Grookey, Scorbunny, Sobble, Charmander, Gigantamax Pikachu, Gigantamax Eevee, Galarian Slowpoke (Wedgehurst), Type: Null, Toxel, Zacian, Zamazenta e Eternatus.
  • Isle of Armor: Bulbasaur, Squirtle, Kubfu, Porygon, Alolan Meowth, Slowpoke, Alolan Vulpix, Alolan, Sandshrew, Alolan Raichu, Alolan Marowak, Alolan Exeggutor, Rowlet, Litten, Popplio e Alolan Diglett.
  • The Crown Tundra: Cosmog, Poipole, Keldeo, Galarian Articuno, Galarian Zapdos, Galarian Moltres, Glastrier, Spectrier e Calyrex.
  • Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl: Mew e Jirachi.
  • Pokémon Legends Arceus: Cyndaquil, Oshawott, Rowlet, Alolan Vulpix, Dialga, Palkia, Uxie, Mesprit, Azelf, Heatran, Regigigas, Giratina, Cresselia, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus, Tornadus, Thundurus, Landorus e Enamorus.

Diferentes Padrões de Pokémon Shiny

Pokémon Shiny Squares

Em Pokémon Sword e Shield, exclusivamente, existem dois tipos de animação Shiny. O padrão de estrelas e o novo padrão com quadrados. A chance de obter os dois é aleatório. Ao encontrar um Pokémon Shiny, ele terá 15/16 de chance de ser um Pokémon com o brilho Estrelar e 1/16 de chance de ter o brilho dos Quadrados, ou seja, o brilho quadrado é ainda mais raro do que o Shiny padrão. Para saber mais sobre como encontrar Pokémon Shiny em Pokémon Sword e Shield, clique aqui.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Afinal,o que são bits?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qalidade de graficos,exemplo:Red e Blue não tinham os melhores graficos eles tinham 8 bits,mesma coisa com Gold e Silver só que dessa vez coloridos,ruby e saphire tinham 32 bits....eu acho,bom é so pegar uma imagem de pokemon red e comparar com pokemon ruby

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال