Ash Ketchum (Anime)

Ash Dynamax Band

Matéria atualizada por: Tom Santos

  • Nome: Ash Ketchum
  • Nome Japonês: Satoshi
  • Cidade Natal: Pallet, Kanto
  • Voz Brasileira: Fábio Lucindo (Episódios 001 - 901), Charles Emanuel (Episódios 903 - 1097) e Matheus Perissé (Episódios 1098 - atual)
  • Voz Americana: Veronica Taylor (Episódios 001 - 419) e Sarah Natochenny (Episódios 420 - atual)
  • Voz Original: Rica Matsumoto (Episódios 001 - atual)

História

Ash Ketchum é o protagonista do anime Pokémon. Nascido na Cidade de Pallet, seu maior sonho é se tornar um Mestre Pokémon. Sua jornada em busca de realizar tal sonho começa quando ele completa 10 anos, idade em que aspirantes a treinadores recebem sua licença Pokémon e sua primeira criatura.

Por conta de sua empolgação e agitação por finalmente estar pronto para iniciar sua jornada, Ash tem uma noite inquieta, o que o faz quebrar seu despertador e acordar tarde no dia seguinte. Isso o faz chegar atrasado no laboratório do Professor Carvalho, o deixando sem opção entre os Pokémon reservados para treinadores iniciantes: Bulbasaur, Charmander e Squirtle.

Felizmente, o Professor ainda possuía um outro Pokémon, que Ash aceita sem questionar. Este Pokémon era um teimoso Pikachu, que não gostava sequer de ser tocado por Ash e se recusava a entrar em sua Pokébola. No começo, Pikachu se recusava a obedecer qualquer comando de Ash, forçando-o a tentar capturar um Pokémon por conta própria. Na ocasião, com toda sua ingenuidade de treinador iniciante, Ash decide atirar uma pedra em um Pokémon que ele pensava ser um Pidgey, mas logo ele descobre que se tratava de um Spearow. 

Esta ação imprudente de Ash resultou no ataque de uma horda de Spearow, e como o foco do ataque era o Pokémon, Ash fez o possível para protegê-lo, chegando até a enfrentar toda a horda sozinho. Quando Pikachu viu que ele estava disposto a comprometer sua segurança para mantê-lo seguro, os dois formaram uma ligação extremamente forte que foi notada e comentada por muitos personagens do anime. Essa amizade inquebrável definiria seu curso para o futuro.

Ash amadureceu ao longo da série. No início, contava somente com a força bruta de sua equipe e muita sorte, além dos conselhos de Brock e Misty. Mas, à medida que foi progredindo, Ash passou a pensar em estratégias, lutando e vencendo por mérito próprio, além de ter aprendido a valorizar o relacionamento com seus Pokémon, tendo-os como grandes amigos. Contudo, mesmo depois de tanto tempo, os maiores pontos fracos do treinador ainda são a impulsividade, o excesso de confiança e uma boa dose de ingenuidade.

O principal objetivo de Ash é se tornar um Mestre Pokémon, embora até o momento nunca tenha ficado claro o que exatamente isso significa. Contudo, segunda a perspectiva de Ash, um passo crucial para atingir este objetivo é vencer a Liga Pokémon.

É partindo desta premissa que Ash traça um rumo para sua jornada e, sempre bem acompanhado, viaja de cidade em cidade a fim de desafiar os Ginásios e conquistar oito insígnias, para, assim, ingressar na conferência da Liga Pokémon daquela região.

Ash viajou por sete regiões diferentes para finalmente alcançar sua primeira meta: ser campeão da Liga. Porém, como já foi dito, este é somente um passo no caminho para alcançar seu objetivo e realizar seu sonho.

A Jornada de Ash em Kanto

Ash Kanto

Ash inicia sua Jornada pela região de Kanto. Durante sua fuga da horda de Spearow, ele pula no rio e é arrastado pela correnteza. Então, uma garota ruiva que é apaixonada por Pokémon aquáticos e que estava pescando naquele rio acaba fisgando o garoto. Esta garota é Misty. Sem tempo para apresentações, pois ainda estava sendo seguido pelos Spearow, Ash pega "emprestada" a bicicleta de Misty para fugir. A fuga se conclui com Pikachu usando o poder de um raio para potencializar seu ataque e finalmente afugentar o bando. Quando as coisas finalmente se acalmam, Ash e Pikachu vislumbram um Pokémon pássaro belo e brilhante voando em direção ao Arco-Íris. Naquela época, Ash não tinha ideia que se tratava do Pokémon Lendário Ho-Oh.

Pouco tempo depois do ocorrido, no Centro Pokémon da Cidade de Viridian, Ash se reencontra com Misty, que imediatamente o questiona sobre sua bicicleta. Ash explica que ela acabou sendo fritada pelo ataque de Pikachu. É neste momento que Ash e Misty conhecem um trio de vilões nada convencional, escandaloso e um tanto atrapalhado, mas que também estava sempre em cartazes de "procurado", dando a impressão de serem perigosos. 

Trata-se de Jessie, James e Meowth, também conhecidos como Equipe Rocket, que, naquele momento, planejavam roubar todos os Pokémon daquele Centro Pokémon. Este plano foi frustrado por Ash e Pikachu. Vendo todo o poder de Pikachu, o trio decide roubá-lo a todo custo. Desde então, até os dias atuais, Ash precisa se preocupar não só com sua jornada para se tornar um Mestre, mas também salvar seu parceiro dos planos desta equipe atrapalhada.

Misty segue viagem com Ash, primeiramente, para que possa lhe cobrar uma bicicleta nova, mas com o tempo, os dois foram criando um forte vínculo. Sua jornada segue com a descoberta do campeonato regional da Liga Pokémon e os Líderes de Ginásio. Embora Misty o alerte de que esse tipo de desafio não seria fácil para um treinador iniciante e sem experiência como ele, Ash ainda assim quis encarar o desafio e saiu correndo para o Ginásio da Cidade de Pewter, onde conheceu Brock. Em seu Ginásio, Brock se mostrava um treinador duro como rocha, mas fora dele, era uma pessoa doce, amorosa e atenciosa - qualidades vistas quando Brock é mostrado cuidando de seus nove irmãos.

Ash é derrotado sem nenhuma chance de revidar em sua primeira batalha contra Brock. O Líder do Ginásio se mostrou um treinador experiente e centrado, mostrando sua maestria no controle de Pokémon do tipo Pedra. Como Pikachu estava encurralado no ataque prensa de Onix, Ash não viu outra solução a não ser se render. A derrota, contudo, não foi suficiente para que Ash desistisse! Ele disse que poderia vencer se conseguisse energizar Pikachu. Foi então que Flint, disposto a ajudar, levou Ash a uma usina de energia para que isso fosse feito.

Com Pikachu energizado, Ash desafiou Brock novamente, e, mais uma vez, mesmo com os ataques de Pikachu potencializados, o desfecho seria o mesmo, se não fosse um dos Raios do rato elétrico incendiar as instalações elétricas, acionando os extintores e enfraquecendo Onix. Antes que Ash comandasse o ataque final, os irmãos e irmãs de Brock o impediram. Ash então percebeu que não seria justo vencer de tal maneira, e deu a batalha por encerrada.

Impressionado com o espírito e senso de justiça de Ash, Brock resolve entregar a insígnia de seu Ginásio ao desafiante, e junto com ela faz um pedido: que Ash saia em sua jornada e lute para conquistar todos os seus sonhos, coisa que ele mesmo não pôde fazer por ter a responsabilidade de cuidar de seus irmãos. É neste momento que Flint, que esteve disfarçado o tempo todo, se revela para Brock e diz que ele pode seguir com sua jornada e deixar essa responsabilidade com o pai. E é a partir deste momento que Ash e Brock se tornam parceiros de viagem, vivendo muitas aventuras, aprendizados e construindo uma amizade firme e sólida.

Continuando sua jornada, agora na companhia de Brock e com Misty ainda no seu pé por conta da bicicleta, Ash vai para o Ginásio de Cerulean e, chegando lá, descobre que Misty era uma das Líderes do Ginásio. Embora a luta tenha sido interrompida quando a Equipe Rocket tentou roubar o Pokémon do Ginásio, as irmãs de Misty concederam à Ash uma Insígnia de Cascata quando Pikachu salvou o Ginásio com um Choque do Trovão. Ele continuou sua jornada com Misty, que sonhava em se tornar a maior Mestre Pokémon de Água do mundo.

Cada vez que ele pensava que estava indo bem, Ash, de alguma forma, cruzava com seu rival de infância, Gary. Gary e o professor Carvalho lembravam a Ash que ele sempre estava um passo atrás de Gary. No episódio 13 - Mistério no Farol!, o Professor Carvalho disse para Ash que Gary havia capturado 45 Pokémon em um ponto em que Ash tinha apenas sete.

Muitas das primeiras insígnias de Ash foram dadas a ele meramente por gratidão a sua ajuda. Das cinco primeiras insígnias obtidas por ele, somente a insígnia do Trovão, dada por Lt. Surge, foi conseguida graças a uma vitória no desafio do Ginásio.

Os problemas de Ash ficaram ainda maiores quando seu Charmander evolui para Charmeleon, e depois para Charizard. Por ter se tornado um Pokémon poderoso, provavelmente não viu em Ash um treinador digno de treiná-lo, e por isso se recusava a ouvi-lo. Algumas raras exceções aconteciam, como quando Ash enfrentou Blaine no Ginásio de Cinnabar. Contudo, naquele momento, Charizard decidiu lutar porque viu em Magmar um Pokémon digno de ser seu oponente, não por querer obedecer a Ash.

Com o tempo, a dedicação de Ash ao seu objetivo valeu a pena. Depois de ganhar suas primeiras oito insígnias, Ash passou a competir na Conferência do Planalto Índigo, avançando para a quinta rodada - uma a mais que Gary - e terminando no Top 16. Ele foi derrotado por Ritchie, um treinador muito parecido com Ash em termos de personalidade e Pokémon utilizados. Essa batalha é lembrada pelo fato de que Ash perdeu graças a teimosia de seu Charizard.

Após a derrota de Ash na Liga Indigo, o Professor Oak pediu-lhe para viajar para a Ilha de Valência no Arquipélago Laranja para recuperar a Bola GS de uma Professora Pokémon chamada Ivy. Enquanto estava no Arquipélago Laranja, Ash conheceu a Equipe Laranja, um grupo de elite de treinadores não muito diferente dos Líderes de Ginásio, que fornecia desafios para os treinadores superarem na Liga Laranja.

Depois que Brock decidiu ficar com a Professora Ivy e ajudá-la em seu trabalho, Ash e Misty se juntaram a um entusiasta observador de Pokémon chamado Tracey Sketchit. Ash, Misty e Tracey atravessaram as Ilhas Laranja nas costas de um Lapras, que ficou com Ash depois que ele o salvou de treinadores que o maltratavam. Ele finalmente derrotou os quatro membros da Equipe Laranja e venceu a Liga Laranja ao triunfar sobre o Líder do Ginásio supremo: Drake. Antes de deixar o Arquipélago Laranja, Ash conseguiu encontrar o grupo de seu Lapras, o devolvendo assim à natureza.

Ao retornar para a Cidade de Pallet, Ash descobriu que Brock havia retornado devido a algum incidente desconhecido que deixou o aspirante a Criador Pokémon com pavor de ouvir o nome da Professora Ivy. Enquanto isso, Tracey ficou no Laboratório do Professor Carvalho como seu assistente e Brock se juntou a Ash e Misty. Após sua vitória na Liga Laranja, Ash encontrou Gary novamente, e depois de ser derrotado em uma batalha um-a-um, ele soube que seu rival havia treinado muito para participar da Conferência de Prata em Johto.

A Jornada de Ash em Johto

Ash Johto

Empolgado com a perspectiva de conhecer novos Pokémon e enfrentar Gary novamente, Ash e seus amigos partiram para a região de Johto para coletar oito insígnias dos Líderes de Ginásio e competir na Liga Johto. Assim como suas viagens por Kanto, Ash, Misty e Brock impactaram as muitas pessoas e Pokémon que encontraram ao longo do caminho (sendo um deles Kurt , a quem Ash entregou a Bola GS).

Além da tradicional jornada em busca das insígnias de Johto, Ash participou de algumas competições menores, como um campeonato de tipos Planta com seu Bulbasaur, um campeonato de captura de tipo Inseto e também a Copa Redemoinho, uma competição de treinadores de Pokémon aquáticos, que Misty também participou. Na ocasião, Ash fica no top 16, perdendo para Misty.

Outro marco importante para sua jornada em Johto foi quando Ash, junto com Ritchie, salvou Silver, um bebê Lugia e seu pai dos planos maléficos da equipe Rocket. Dessa vez, não se tratava somente do conhecido trio atrapalhado, mas também de membros que realmente causam problemas, como o Doutor Namba.

Ash encontrou Gary ocasionalmente em Johto, e, enquanto eles ainda eram rivais, Gary parecia ver Ash com um pouco mais de respeito do que antes. O crescimento do personagem de Ash ficou evidente ao longo deste arco de história, enquanto ele continuava a pensar mais e mais em seu Pokémon e menos em si mesmo. Depois de ganhar oito medalhas nos Ginásios de Johto, Ash entrou na Conferência de Prata com Gary. Finalmente, os dois rivais lutaram no torneio em uma batalha completa. 

Embora tenha sido uma batalha acirrada, Ash saiu vitorioso contra seu rival pela primeira vez em sua carreira como Treinador Pokémon, marcando uma de suas maiores viradas. Após a batalha, Gary e Ash partiram em bons termos um com o outro, finalmente superando sua animosidade de infância e se reconhecendo como iguais. Ash terminou a Liga no Top 8, perdendo para Harrison em uma incrível batalha final entre Charizard e Blaziken. A jornada de Ash através de Kanto e Johto chegou ao fim quando ele foi forçado a se separar de Brock e Misty devido aos dois receberem mensagens para voltar para casa.

A Jornada de Ash em Hoenn

Ash Hoenn

Harrison era de Hoenn, uma região com novos Pokémon e novos desafios. Era de se esperar que Ash, pouco tempo depois de ter voltado para casa, iniciasse uma nova jornada por esta região. Lá, Ash conhece duas pessoas: uma garota chamada May, e seu irmão, Max. Mais tarde, ele viria a descobrir que ambos eram filhos do Líder do Ginásio de Petalburg, Norman. May e Max, então, decidem se juntar a Ash em suas viagens. Pouco depois que os três companheiros deixaram a Cidade Petalburg, Brock voltou ao grupo quando os salvou de um bando de Taillow furioso e seu líder.

Desse ponto em diante, Ash viajou por Hoenn com um velho amigo e dois novos amigos, coletando insígnias de Ginásio da mesma maneira que antes. Uma vez que May decidiu se tornar uma Top Coordenadora, Ash a apoiou sempre que pôde, mantendo seu foco em ganhar insígnias. Durante essas viagens, Ash e seus amigos acabaram se envolvendo nas tramas das duas equipes vilões rivais da região: Equipe Aqua e Equipe Magma, com Pikachu sendo possuído por Groudon no auge de seu conflito. Graças à ajuda (não intencional) da Equipe Rocket, eles ajudaram a salvar toda a região de Hoenn.

Embora Ash não tivesse nenhum rival recorrente em Hoenn, ele encontrou certos treinadores várias vezes e formou rivalidades amigáveis com eles. Um desses amigos era Morrison, muito semelhante e competitivo como Ash, e foi apresentado pela primeira vez perto do final das viagens do grupo em Hoenn. Assim como as conferências do Planalto Índigo e Prata, Ash não venceu a Conferência Sempre Grande, ficando novamente no Top 8 e perdendo para Tyson, que venceu o torneio. 

Depois de se separar de May, Max e Brock, Ash voltou para a Cidade de Pallet. Ao passar pela cidade de Viridian no caminho de volta para casa, ele conheceu Scott e Agatha e aprendeu sobre a Batalha da Fronteira em Kanto. Ele decidiu enfrentar a Batalha da Fronteira e ficou surpreso, mas feliz, ao saber que Brock, May e Max se juntariam a ele nessa aventura também. Eventualmente, Ash conquistou os sete Símbolos da Fronteira e lhe foi oferecida a oportunidade de se tornar um Cérebro da Fronteira, mas recusou-se por querer continuar sua jornada Pokémon.

Após a vitória de Ash sobre a Batalha da Fronteira, May se voltou para os Concursos Pokémon na região de Johto e viajou para lá enquanto Max voltava para casa na Cidade Petalburg, em Hoenn. Depois de encontrar e lutar contra seu antigo rival, Gary (que agora se tornou um pesquisador Pokémon), e aprender sobre uma nova região com novos Pokémon, Ash decidiu partir para a região de Sinnoh para ganhar as Insígnias de Ginásio disponíveis por lá. 

A Jornada de Ash em Sinnoh

Ash Sinnoh

Como antes, ele levou apenas Pikachu consigo no início, mas trouxe seu Aipom junto quando ele entrou furtivamente no navio que Ash estava deixando. Embora Brock não tenha acompanhado Ash diretamente na viagem para Sinnoh, ele se encontrou com Ash enquanto estava na região e viajou com ele através de Sinnoh - assim como fez em Kanto, Johto e Hoenn. Desta vez, eles foram acompanhados por outra aspirante a Coordenadora Pokémon, chamada Dawn.

Ash apoiou entusiasticamente Dawn em seus esforços para se tornar uma Top Coordenadora. Ao contrário de May, ele assistiu a todos os torneios de Dawn sem se distrair com a necessidade de treinar. Assim como ele apoiou Dawn em suas competições, ela também o apoiou em suas batalhas de Ginásio. Para comprovar isso, ela até mesmo se vestia como uma líder de torcida com seus Pokémon às vezes para torcer por ele.

Enquanto viajava por Sinnoh, Ash formou uma rivalidade acalorada com um treinador chamado Paul. Ao longo da jornada de Ash, Paul constantemente o colocava no chão e os dois frequentemente discutiam sobre seus estilos de treinamento quase opostos. Enquanto Paul era duro, distante e às vezes totalmente cruel com seus Pokémon, Ash insistia que a melhor maneira de criar Pokémon era com paciência, carinho e amizade. A rivalidade deles veio à tona depois que eles competiram em um Torneio de Batalhas em Dupla juntos, quando Paul abandonou seu Chimchar depois de ele não atender às suas expectativas.

Ash, então, decidiu aceitar Chimchar e prometeu torná-lo forte usando sua metodologia de treinamento. Embora Ash sempre se considerasse igual a ele, Paul muitas vezes o superava em batalhas, pois seus Pokémon eram muito poderosos, uma vez que ele mantinha apenas Pokémon que eram naturalmente muito fortes. Os Pokémon de Ash, embora fortes em seus próprios méritos, ainda não se comparavam aos de Paul. Isso resultou em uma derrota devastadora de Ash no Lago Acuidade, em que ele perdeu uma Batalha Completa enquanto nocauteou apenas dois Pokémon de Paul. Ash reconheceu que deveria levar Paul com mais seriedade e cautela no futuro.

Ash e Paul

Enquanto esteve em Sinnoh, Ash competiu em dois Torneios Pokémon: uma vez em Cidade Jubilife e outra vez na Copa Wallace, por recomendação do próprio Wallace, idealizador da competição. Além disso enquanto estavam na região, Ash e seus amigos acabaram se envolvendo fortemente com as lendas da região, com Ash sendo pessoalmente escolhido por Azelf, um dos guardiões dos lagos. Junto com Cynthia, Looker e a Equipe Rocket, eles enfrentaram a Caçadora Pokémon J, bem como a malvada Equipe Galáctica. Graças aos seus esforços, a região de Sinnoh foi poupada do plano insano de Cyrus.

Eventualmente, Ash finalmente obteve todas as insígnias que precisava para entrar na Conferência da Liga Pokémon de Sinnoh. Durante suas batalhas na Conferência Lírio do Vale, ele conseguiu avançar para o Top 4. Pela segunda vez desde que conheceu Paul (a primeira foi em um torneio PokéArgola durante o qual Staravia de Ash evoluiu para um Staraptor e derrotou Honchkrow de Paul), Ash conseguiu derrotar seu rival amargo, usando Infernape (que evoluiu do Chimchar que Paul abandonou) para desferir o golpe final. Isso confirmou as crenças de Ash sobre como criar Pokémon, mostrando que, embora ele demorasse a criar seus Pokémon com cuidado e amizade, eles alcançariam os mesmos resultados que os métodos de Paul. 

Essa derrota fez com que Paul finalmente reconhecesse Ash como um Treinador de algum mérito, encerrando assim seus argumentos. Ash, mais tarde, lutou contra Tobias, tornando-se o único treinador conhecido a derrotar seu Darkrai. Embora Ash tenha perdido a batalha no final das contas, ele não ficou muito chateado porque estava mais próximo de seus Pokémon do que nunca. Na conclusão de sua jornada em Sinnoh, Ash, Dawn e Brock se separaram, com Brock confirmando que não se juntaria a Ash em suas viagens para Unova, pois decidiu perseguir seu novo sonho de ser um médico Pokémon.

A Jornada de Ash em Unova

Ash Unova

Ash, então, viajou com Delia (sua mãe) e o Professor Carvalho para a região de Unova. Depois de perder em uma batalha para Trip e ver o poder do Lendário Pokémon Zekrom, Ash ficou interessado em viajar por Unova para conhecer novos Pokémon e novos amigos. Em Unova, ele trouxe apenas seu Pikachu, como fez em Hoenn.

Logo depois de começar sua jornada, Ash conheceu Iris, uma garota selvagem que é (como ele descobre mais tarde) uma possível sucessora do Ginásio de Opelucid e deseja ser uma Mestra de Dragões, e Cilan, um dos Líderes do Ginásio de Striaton, que aspira ser o maior Especialista Pokémon do mundo. Após Ash ganhar o interesse deles contando a Iris sobre seu encontro com Zekrom e lutando contra Cilan pela Insígnia do Trio, os três decidem viajar juntos.

Durante seu tempo em Unova, junto com sua busca pelas insígnias, os três amigos também participaram das competições locais do Clube de Batalha, Clube Explosão e a Copa Junior do Torneio Mundial. Apesar de lutar muito bem, Ash não conseguiu vencer nenhum dos torneios, sendo vice-campeão em dois dos três. Apesar desses contratempos, ele não ficou chateado ao ver seus amigos ganharem as competições em vez dele.

Enquanto eles viajavam, Ash e amigos acabaram novamente sendo apanhados no novo enredo da Equipe Rocket, que estava sendo supervisionada pessoalmente por Giovanni. Desta vez, a Equipe Rocket planejava dominar o mundo usando uma Meloetta com a qual Ash fez amizade para liberar o poder das Forças da Natureza. Graças a Cynthia e Ridley, Ash e seus amigos conseguiram frustrar o plano maligno da Equipe Rocket.

Depois de conseguir obter as oito insígnias de Unova, Ash foi autorizado a participar da Conferência de Vertress junto com seu atual e alguns novos rivais. Na rodada preliminar, Ash lutou contra Trip, derrotando-o pela primeira vez e encerrando sua rivalidade. Ash também derrotou seu amigo e rival, Stephan, no torneio. Ele então lutou contra um de seus mais novos rivais, Cameron, que usou apenas cinco Pokémon, pois achou ser o número de Pokémon que se usava em uma batalha total. Ash perde a batalh, terminando no Top 8 da Conferência Vertress.

Após a Conferência, os três amigos decidiram verificar algumas ruínas que o pai da Professora Juniper, Cedric Juniper, descobriu. No caminho, eles se encontraram com um jovem estranho chamado N. Eles logo se envolveram nas tramas de Ghetsis, Colress e Equipe Plasma enquanto tentavam dominar o mundo usando o poder de Reshiram. Ash e seus amigos, junto com Looker, o trio da Equipe Rocket, Professor Cedric, N, e Paz e Amor, conseguiram frustrar o esquema maligno de Plasma.

Com suas aventuras começando a chegar ao fim, Ash e seus amigos decidiram pegar o longo caminho de volta à Kanto navegando em uma série de navios de luxo através de uma cadeia de ilhas chamadas Ilhas Decolore. No caminho, Ash encontrou Alexa, uma jornalista Pokémon, de quem soube da região de Kalos. Logo depois de chegarem a Kanto, Ash se separou de Iris e Cilan, que desejavam seguir em direções diferentes para seguir seus sonhos.

A Jornada de Ash em Kalos

Ash-Greninja Kalos

Ash chegou à região de Kalos com Alexa e prontamente visitou a Cidade de Lumiose, onde se separou da jornalista e tentou desafiar o Ginásio da cidade na Torre Prisma. Ele foi ejetado à força da torre quando o sistema de segurança computadorizado, mais tarde revelado ser o Clembô, descobriu que ele não tinha nenhuma insígnia de Kalos. Ele foi resgatado por Clemont e Bonnie.

Depois, Ash trouxe um Froakie ferido para o Professor Sicômoro, que contou para ele sobre um estágio adicional da evolução dos Pokémon que ele estava pesquisando chamado Mega Evolução. Auxiliado por Pikachu e Froakie, Ash acalmou um Garchomp furioso pertencente a Sicomoro que estava atacando a Cidade Lumiose. Além disso, ele viu um Pokémon Mega Evoluído pela primeira vez quando um Mega Blaziken salvou ele e Pikachu de cair da Torre Prisma. Froakie então se permitiu ser capturado por Ash, e Clemont e Bonnie começaram a viajar com o garoto.

Ash ganhou sua primeira insígnia de Kalos, a Insígnia de Inseto, após derrotar a Líder do Ginásio de Santalune, Viola. O grupo se juntou a Serena, uma garota que se lembrava de ter conhecido Ash em sua infância, quando ele a ajudou com sua perna machucada depois de encontrá-la perdida na floresta. Por conta disso, Serena decide seguir viagem com Ash, ainda que ele não se lembre de terem se conhecido no passado. Ash e Serena descobrem que Clemont era o Líder do Ginásio Lumiose, que foi exilado do local por sua própria invenção. Eles ajudam Clemont a enfrentar Clembô, e depois que o problema foi resolvido, os dois garotos prometem lutar depois que Ash cumprisse as condições originais estabelecidas por Clembô - mesmo que não fosse mais necessário - de ter quatro insígnias. 

Com isso, o grupo retomou sua jornada. Durante suas viagens, eles ocasionalmente encontraram o menino ninja Sanpei, cuja presença sempre levou a um progresso na força de Froakie (e mais tarde de Frogadier e Greninja). Ash também viajou brevemente com a Líder do Ginásio de Shalour, Korrina, para descobrir mais sobre Mega Evolução e as Mega Pedras.

Ash e seus amigos participaram do Acampamento de Verão Pokémon do Professor Sicômoro, onde conheceram o trio Shauna, Tierno e Trevor, com quem o grupo iniciou uma rivalidade amigável. No caso de Ash, sua rivalidade seria principalmente com Trevor e Tierno, enquanto Serena e Shauna seguiam com as Exibições Pokémon.

Durante sua jornada, Ash pegou um Goomy perdido e traumatizado que ele transformou em um Sliggoo e, mais tarde, em um poderoso Goodra. Depois de ganhar sua quarta insígnia de Ginásio, Ash finalmente enfrentou Clemont em sua prometida batalha de Ginásio. Na ocasião, ele venceu com a ajuda de Goodra, ganhando sua quinta insígnia. Mais tarde, Ash e amigos encontraram a antiga casa de Goodra, onde descobriram que ela fora ocupada por um Florges e seus companheiros. 

Depois de salvar o pântano de Goodra da Equipe Rocket ao mesmo tempo em que resolveu o problema de Florges, Ash deixou Goodra nos pântanos para que pudesse agir como protetor de seu pântano e dos Pokémon que nele viviam. Algum tempo depois, quando Ash chegou à Cidade de Laverre para desafiar o Ginásio, ele fez um novo rival em Sawyer, um treinador novato vindo de Hoenn. Ao longo do caminho, Ash também apoiaria Serena em sua busca para se tornar a Rainha de Kalos e deu-lhe alguns conselhos úteis quando ela acabou perdendo, dizendo a ela que perder é simplesmente mais um passo para a vitória.

Mais tarde em suas viagens, Ash e seus amigos chegaram à cidade de Anistar e, junto com o professor Sicomoro, encontraram a Líder do Ginásio, Olympia. Ela revelou o passado de Frogadier como um Froakie antes de conhecer Ash e forneceu um vislumbre de Frogadier, seu amigo, Sicômoro, Equipe Rocket e seu destino, indicando que todos eles teriam um papel vital no futuro de Kalos. Ash a desafiou para uma Batalha em Dupla, situação na qual ele venceu usando Frogadier e Talonflame.

Pouco depois, o grupo se deparou com um Pokémon misterioso, apelidado de Geleca por Bonnie, que estava sendo perseguido implacavelmente pela vilã Equipe Flare. Por isso, o grupo o colocou sob sua custódia protetora. Algum tempo depois, Ash e seus amigos se envolveram em um conflito na cidade natal de Sanpei, o que levou Frogadier a evoluir para Greninja, além de alcançar a Forma Vínculo pela primeira vez. Durante outro confronto com a Equipe Flare na Caverna Terminus, Ash aprendeu que a Forma Vínculo teve um custo, já que ele foi capaz de compartilhar os sentidos de Greninja, mas também compartilhar sua dor.

Mais tarde, Ash se encontrou com Alain, que ficou intrigado com o fenômeno da Forma Vínculo de Greninja e pediu para lutar com Ash. Ash lutou decentemente, mas acabou perdendo. Após sua derrota para Alain, Ash e Greninja começaram a treinar para aperfeiçoar a nova forma de Greninja. Ash e Greninja mais tarde tiveram uma revanche com Alain e uma batalha contra Diantha. Durante esta última, Greninja conseguiu alcançar sua forma Ash-Greninja final. Apesar de seu treinamento, os dois não tiveram sucesso em dominar a transformação quando Ash desmaiou de exaustão durante as duas batalhas por usar a forma.

Depois de perder uma revanche contra Sawyer, na qual Greninja ainda não conseguiu se transformar, Ash começou a duvidar de sua habilidade de dominar a transformação. Sua confiança foi abalada ainda mais depois de perder brutalmente para Wulfric, o Líder do Ginásio de Snowbelle. Depois de ver o quão gravemente Greninja se machucou durante a batalha e se culpando pela derrota, um deprimido Ash partiu sozinho para a floresta. 

Depois de uma discussão com Serena, Ash foi capaz de voltar ao que era antes. Mais tarde, ele se encontrou com Greninja, e ao tentar salvar um Spewpa selvagem, os dois foram capazes de aperfeiçoar a Forma Vínculo. Com a forma Ash-Greninja aperfeiçoada, Ash foi capaz de derrotar Wulfric em uma revanche, ganhando sua última insígnia de Kalos e qualificando-se para a participação na Conferência Lumiose.

Após retornar à cidade de Lumiose, Ash entrou na Conferência da cidade. Após várias vitórias notáveis, Ash fez Goodra se juntar à sua equipe para a batalha semifinal contra Sawyer. Depois de uma luta apertada, Ash conseguiu derrotar Sawyer e chegar às finais da Conferência, marcando sua primeira aparição nas finais de uma Liga Pokémon - em que ele enfrentaria Alain. Na noite anterior à batalha final, ele e seus amigos aprenderam mais sobre a transformação Ash-Greninja. 

Nas finais da Conferência Lumiose, Ash e Alain começaram uma batalha de ida e volta que acabou chegando ao Mega Charizard X de Alain contra o Greninja de Ash em sua forma Ash-Greninja. Depois de uma batalha feroz, Greninja foi derrotado, fazendo com que Ash terminasse como o vice-campeão da Conferência Lumiose. Ash mostrou grande sinceridade e princípios após a batalha, apertando a mão de Alain independentemente do resultado.

Durante a cerimônia de encerramento da conferência, a Equipe Flare começou sua operação final, usando o poder do Zygarde Núcleo Z2 azul para causar raízes massivas para destruir partes da cidade de Lumiose. Ash e seus Pokémon foram sequestrados pela Equipe Flare e presos no topo da Torre Prisma, já que Lysandre pretendia usar o Vínculo de Ash e Greninja em seus planos para utilizar o raio de energia da Mega Evolução da Equipe Flare para controlá-los.

No entanto, ao ouvir a voz de Pikachu, Ash resistiu à influência da máquina e foi capaz de influenciar Greninja para que fizesse o mesmo. Depois de falar um pouco com Alain, Ash e Greninja se libertaram de suas amarras usando a transformação de Ash-Greninja. Ash e Alain logo se envolveram em uma batalha contra Lysandre, e, finalmente, conseguiram derrotá-lo. Quando Ash ouviu sobre a Pedra Gigante, ele se reuniu com o resto do grupo para combatê-la. Graças ao esforço conjunto de todos, Chespie (Chespin de Mairin, amiga de Alain) foi salvo da Pedra Gigante. Geleca e Z2 finalmente destruíram a criatura, antes que os dois Zygarde partissem.

Após a crise, Ash ajudou Alain e Serena a resolver seus assuntos e se despediu de seus rivais. Mais tarde, depois de deixar Goodra nos pântanos novamente, o grupo encontrou Xerosic, um dos cientistas da Equipe Flare. Ash, seu Greninja e seus amigos foram finalmente capazes de frustrar os planos de Xerosic e entregá-lo à Oficial Jenny. O grupo logo se reuniu com Geleca e Z2, que pediram a ajuda de Greninja para obliterar a energia negativa restante deixada pela crise da Equipe Flare.

Sabendo que isso era por causa de Kalos, Ash se despediu de Greninja antes que ele partisse com os dois Zygarde. Depois de libertar Greninja, Ash e sua turma voltaram para a Cidade de Lumiose para se despedir. Depois de se despedir de Serena, que se dirigiu para Hoenn, Ash também se separou de Clemont e Bonnie e voltou para sua cidade natal.

A Jornada de Ash em Alola

Ash Ultra Guardião

Após suas aventuras por Kalos, Ash viajou com Delia para a região de Alola depois que Mimey (o Mr. Mime) ganhou a viagem na loteria. Foi mostrado que Ash deixou seus Pokémon de Kalos com o Professor Carvalho, que deu a ele e sua mãe um Ovo Pokémon para entregar a seu primo Samson. Enquanto esteve na Ilha Melemele, Ash tropeçou na Escola Pokémon, onde conheceu Vitória, Lilian, Lulú, Kiawe, Cris, Samson e Professor Nogueira, e aprendeu sobre a Pulseira Z e os Movimentos Z.

Mais tarde, ele conheceu Tapu Koko, o guardião da Ilha Melemele, que deu à Ash uma Pulseira Z e uma Eletrium Z, um cristal especial necessário para usar o Movimento Z de tipo Elétrico, parte de um grupo de cristais especiais conhecidos como Cristais Z. Com essas descobertas, Ash decidiu permanecer em Alola para estudar na escola e aprender mais sobre Movimentos Z, morando com o professor Nogueira.

Mais tarde, Tapu Koko desafiou Ash e Pikachu para uma batalha. A Electrium Z de Ash quebrou depois que Ash e Pikachu usaram o Movimento Z Gigavolt Destruidor em Tapu Koko. Ash, então, decidiu aceitar o desafio da ilha para obter novos Cristais Z e provar seu valor.

Ash pegou vários Pokémon na Ilha Melemele, como seu Rowlet, Rockruff e Litten. Ele também conseguiu um Normalium Z após sua luta com Totem Gumshoos na Ilha Melemele. Tapu Koko deu a ele um novo Eletrium Z depois que Ash venceu sua grande batalha experimental com Hala, Kahuna da Ilha Melemele. Além disso, Ash iniciou uma rivalidade amigável com o irmão de Lilian, Gladion. Ele então ganhou um Plantium Z e um Pedrium Z durante seus desafios, bem como o grande desafio na Ilha de Akala. Ele também se reuniu brevemente com Brock, Misty e alguns de seus Pokémon durante uma viagem de campo a Kanto para uma atividade extracurricular.

Um dia, Ash foi encarregado de cuidar de um Cosmog por Solgaleo e Lunala, que ele viu em um sonho. Cosmog, apelidado de Nebulino por Lilian, gostou de Ash e frequentemente causou problemas com sua habilidade de teletransportar pessoas ao redor. Em um certo momento, Fábio sequestrou Nebulino enquanto Ash estava destraído. Quando Ash e Lilian souberam disso, eles recrutaram Gladion e Samina para ajudá-los a resgatá-lo. Quando os quatro encontraram Fábio, eles também descobriram que ele forçou Nebulino a invocar um Nihilego de uma Ultra Fenda Espacial. Depois que Nihilego sequestrou Samina e se retirou para a Ultra Fenda Espacial, Ash descobriu que o incidente fez com que Nebulino evoluísse para um Cosmoem.

Ash, seus colegas de classe e Gladion assistiram as divindades guardiãs ajudarem Nebulino a evoluir para o Pokémon Lendário Solgaleo e atualizar o Pulseira Z de Ash em uma Pulseira Z Power. Com um Solganium Z que recebeu de Nebulino, Ash ativou o Movimento Z de Solgaleo, Colisão Solar Abrasadora, e fez Nebby abrir uma Ultra Fenda Espacial, permitindo com que todos atravessassem o Ultra Espaço nas costas de Nebulino.

Lá, depois que o Eletrium Z de Ash temporariamente se transformou em um Pikashunium Z, Ash e Pikachu o usaram para lançar um Choque do Trovão Fulminante. O ataque derrotou Nihilego, enfraquecendo-o por tempo suficiente para que Lilian e Gladion puxassem sua mãe de seu domínio. O Pikashunium Z então reverteu para um Eletrium Z. Com sua missão concluída, Samina foi levada de volta através da Ultra Fenda Espacial para o Altar do Sol.

Após os acontecimentos com Nebby, Ash começou a conhecer e entender mais a fundo sobre as Ultra Criaturas, Pokémon que vivem no Ultra Espaço. Com a ocorrência de diversas Ultra Criaturas chegando em Alola pelas Ultra Fendas Espaciais, a Fundação Aether, comandada por Samina, designa a Ash e seus colegas de classe a tarefa de combatê-las e capturá-las em Poké Bolas especias conhecidas como Bola Criatura, usadas especialmente para capturar Ultra Criaturas. Nasce assim a equipe chamada de Ultra Guardiões.

Mais tarde, Ash encontrou um Poipole que parecia estranhamente ligado a Pikachu. Depois de um tempo, Poipole foi confirmado como uma Ultra Criatura. Ash foi autorizado a capturá-lo, embora ele tenha falhado várias vezes, pois Poipole pensava que o processo de captura era um jogo. Depois que Ash o ajudou a entender o que estava acontecendo, Poipole se permitiu ser capturado e ficou com o grupo até que eles pudessem encontrar sua Ultra Fenda Espacial e enviá-lo de volta.

Ash liderou a investigação dos Ultra Guardiões em misteriosas nuvens escuras que apareceram sobre a região de Alola, fazendo com que todos os adultos em Alola perdessem sua energia e motivação. A causa foi revelada ser um Necrozma perseguindo um Lunala, o que resultou em uma batalha massiva contra Necrozma. Durante esse tempo, Solgaleo entrou na luta; Necrozma possuiu Lunala e Solgaleo para se tornarem Necrozma Asas da Alvorada e Juba do Crepúsculo, respectivamente; e os Ultra Guardiões perseguiram Necrozma até o mundo de Poipole. Lá, eles aprenderam sobre como Necrozma precisava recuperar sua verdadeira forma para libertar Solgaleo.

Depois que Ash e Gladion adquiriram os Cristais Z para Solgaleo e Lunala, os Ultra Guardiões, com a ajuda de seus Pokémon, Lunala, amigos de Poipole e todos os outros em Alola, compartilharam seu Poder Z com Necrozma, fazendo com que ele liberasse Solgaleo. Depois disso, Ash e Gladion usam os Movimentos Z de Solgaleo e Lunala em Necrozma, que, combinados, restauraram totalmente sua luz, dando-lhe a força para se tornar sua verdadeira forma, Ultra Necrozma. Depois disso, os Ultra Guardiões, Solgaleo e Lunala viajaram de volta para Alola através da Ultra Fenda Espacial, enquanto Ash se despedia de Poipole, que escolheu ficar para trás em seu mundo.

Após conseguir vencer todos os desafios das ilhas e conseguir seus respectivos Cristais Z, Ash entrou na primeira Conferência Manalo, idealizada pelo professor Nogueira, junto com seus colegas. Ele finalmente chegou às semifinais, em que enfrentou o Líder da Equipe Skull, Guzma. Depois de uma luta difícil, Ash foi capaz de derrotá-lo e avançar para as finais, em que enfrentaria Gladion. Na noite anterior à batalha final, o Meltan de Ash se fundiu com seus outros companheiros Meltan, evoluindo para Melmetal, que Ash acabou usando como seu primeiro Pokémon nas finais. A partida acabou resultando em uma batalha entre os Lycanroc dos dois treinadores, com o Lycanroc de Ash emergindo vitorioso. Dessa forma, Ash ganhou o seu tão sonhado título de Campeão da Liga Pokémon. Como se não bastasse, Ash se torna o primeiro Campeão da Liga Alola existente.

Ash Campeão da Liga Alola

Como desafio final na região de Alola, Ash participa de uma batalha de exibição contra o Professor Nogueira, mas não antes de resolver um problema com a Ultra Criatura Guzzlord. Esta é uma batalha total Seis contra Seis, e o professor se mostra ser um experiente treinador, dando muito trabalho para Ash.

Os maiores destaques desta batalha são o retorno de Poipole, já evoluído para Naganadel, a rivalidade entre o Incineroar de Nogueira e o Torracat de Ash, que resulta na evolução de Torracat para Incineroar após sua vitória, e também a interferência de Tapu Koko, que decide lutar ao lado de Nogueira como seu último Pokémon. Após um confronto de Movimentos Z, Ash sai vitorioso. Assim, com muita dificuldade para se despedir por conta de sua forte ligação com seus amigos de Alola, mais uma jornada de Ash se encerra.

Jornadas Pokémon

Ash Jornadas Pokémon

Finalmente em Kanto, o Professor Carvalho convida Ash e sua mãe para a inauguração do Instituto de Pesquisa Cerejeira, na Cidade de Vermilion. Durante a cerimônia de inauguração, o dono do Instituto, o Professor Cerejeira, detecta um fenômeno que pode significar a aparição de um Pokémon Lendário. Ash não se controla e corre para onde este fenômeno está acontecendo. Já no local, outro garoto também está analisando o fenômeno e aguardando a aparição do Pokémon. Ash chega no momento em que o Pokémon aparece, revelando ser Lugia.

Ash, assim como outros treinadores que ali estavam, tenta atacar Lugia sem nenhum êxito, e, ao ver Lugia fugindo, Ash o persegue. Em uma manobra arriscada, ele pula na perna de Lugia sem perceber que outra pessoa teve a mesma atitude. Trata-se daquele garoto que estava analisando o fenômeno: Goh, um jovem apaixonado por Pokémon que tem o sonho de capturar Mew.

Após sua viagem nas costas de Lugia, Ash e Goh retornam ao Instituto Cerejeira, e Goh mostra os registros que fez em seu celular para o Professor Cerejeira. Deste momento em diante, Ash e Goh passam a ser assistentes de pesquisa do Instituto Cerejeira, além de residentes fixos do Instituto, já que Délia lembrou a Ash que não seria possível viajar de Pallet a Vermillion todos os dias.

Ash e seu novo amigo então passam a viajar por várias regiões ajudando o Professor Nogueira em suas pesquisas. Em uma dessas viagens, Ash conhece uma nova região chamada Galar e um fenômeno que deixa os Pokémon gigantes, conhecido como Dynamax. Também em Galar, Ash conhece Leon, o Campeão da região de Galar, que enfrenta o Campeão de Kanto em uma competição conhecida como Campeonato da Coroação Mundial, competição esta que dá ao vitorioso o título de melhor treinador do mundo - conhecido como Monarca.

Impressionado com o poder de Leon ao vê-lo derrotar Lance na competição, Ash decide se inscrever no Campeonato da Coroação Mundial, batalhando assim com diversos treinadores, capturando novos Pokémon, criando novas rivalidades e encontrando velhos conhecidos. Ash, atualmente, é o Campeão de Alola, mas este não foi seu último desafio. Hoje, ele segue rumo a uma nova meta: vencer Leon e ser reconhecido como o melhor treinador do mundo. Contudo, até que este dia chegue, ele ainda tem um longo caminho a percorrer.

Equipe de Ash em Jornadas

Pikachu

Pikachu Ash

Lucario

Lucario Ash

Dragonite

Dragonite Ash

Gengar

Gengar Ash

Sirfetch'd

Sirfetchd Ash

Dracovish

Dracovish Ash

Equipe de Ash em Alola

Atualmente, os Pokémon que Ash capturou em Alola estão morando com o Professor Nogueira.

Rowlet

Rowlet Ash

Incineroar

Incineroar Ash

Lycanroc

Lycanroc Ash

Melmetal

Melmetal Ash

Equipe de Ash em Kalos

Os Pokémon que Ash capturou em Kalos estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho, em Kanto.

Talonflame

Talonflame Ash

Hawlucha

Hawlucha Ash

Noivern

Noivern Ash

Equipe de Ash em Unova

Os Pokémon capturados por Ash na região de Unova estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho em Kanto.

Unfezant

Unfezant Ash

Oshawott

Oshawott Ash

Pignite

Pignite Ash

Snivy

Snivy Ash

Scraggy

Scraggy Ash

Leavanny

Leavanny Ash

Palpitoad

Palpitoad Ash

Boldore

Boldore Ash

Krookodile

Krookodile Ash

Equipe de Ash em Sinnoh

Os Pokémon capturados por Ash na região de Sinnoh estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho em Kanto.

Staraptor

Staraptor Ash

Infernape

Infernape Ash

Torterra

Torterra Ash

Buizel

Buizel Ash

Gible

Gible Ash

Gliscor

Gliscor Ash

Equipe de Ash em Hoenn

Os Pokémon capturados por Ash em Hoenn estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho em Kanto.

Swellow

Swellow Ash

Sceptile

Sceptile Ash

Corphish

Corphish Ash

Torkoal

Torkoal Ash

Glalie

Glalie Ash

Equipe de Ash em Johto

Os Pokémon capturados por Ash na região de Johto estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho em Kanto.

Heracross

Heracross Ash

Bayleef

Bayleef Ash

Quilava

Quilava Ash

Totodile

Totodile Ash

Noctowl

Noctowl Ash

Donphan

Donphan Ash

Equipe de Ash em Kanto

Os Pokémon que Ash capturou na região de Kanto estão vivendo no Laboratório do Prof. Carvalho, que fica na mesma região.

Bulbasaur

Bulbasaur Ash

Charizard

Charizard Ash

Kingler

Kingler Ash

Muk

Muk Ash

Tauros

Tauros Ash

Snorlax

Snorlax Ash

Pokémon que deixaram a equipe de Ash

Squirtle

Squirtle Ash

Primeape

Primeape Ash

Butterfree

Butterfree Ash

Pidgeot

Pidgeot Ash

Lapras

Lapras Ash

Greninja

Greninja Ash

Goodra

Goodra Ash

Naganadel

Naganadel Ash

Histórico de Pokémon

#001 - Pokémon Eu Escolho Você!
Ash inicia sua jornada com Pikachu.

#003 - Ash pega um Pokémon!
Ash pega Caterpie e Pidgeotto.
Neste episódio, Caterpie evolui para Metapod.

#004 - O Desafio do Samurai!
Metapod evolui para Butterfree.

#010 - Bulbasaur e a Vila Perdida!
Ash pega Bulbasaur.

#011 - Charmander, o Pokémon Perdido!
Ash pega Charmander depois de salvá-lo da chuva.

#012 - Aí vem o Esquadrão Squirtle!
Ash pega Squirtle.

#013 - O Mistério do Farol!
Ash pega Krabby.

#015 - Batalha a Bordo do St. Anne:
Ash troca Butterfree por um Raticate.
Ash desiste da troca e pega de volta Butterfree.

#021 - Adeus Butterfree! 
Ash diz adeus para Butterfree após ele fazer par com uma Butterfree Rosa.

#023 - A Torre do Terror!
Ash faz amizade com Haunter.

#024 - Hunter vs Kadabra!
Ash deixa Haunter com a Líder de Ginásio de Saffron, Sabrina.

#025 - Primeape Endoidece!
Ash pega Primeape.

#029 - O Pokémon Lutador!
Primeape é deixado com o treinador Anthony, para ser treinado.

#030 - Faíscas Voam pelo Magnemite!
Ash pega Muk.

#035 - A Lenda de Dratini!
Ash pega 30 Tauros na Zona do Safári.

#045 - A Marcha dos Exeggutor!
Charmander evolui para Charmeleon.

#048 - O Ataque dos Pokémon Pré-Históricos!
Charmeleon evolui para Charizard.

#077 - Começa o Primeiro Round!
Krabby evolui para Kingler.

#083 - Uma Festa de Arromba!
Pidgeotto evolui para Pidgeot. Pidgeot fica na floresta para cuidar do bando.

#086 - O Lapras Perdido!
Ash pega um Lapras.

#096 - Fome de Snorlax!
Ash pega Snorlax.

#115 - Viva Las Lapras!
Lapras é devolvido à natureza após Ash e seus amigos encontrarem seu grupo.

#121 - Uma História Melosa!
Ash pega Heracross.

#128 - O Resgate de Chikorita!
Ash pega Chikorita.

#136 - O Desejo Ardente de Charizard!
Charizard decide ficar no Vale Charicifico para treinar.

#143 - A Temporada de Caça!
Ash pega Cyndaquil.

#149 - Os Soldados do Fogo!
Squirtle se une à Guarda Jenny e sua antiga turma, o Esquadrão Squirtle, deixando a equipe.

#153 - Duelando pelo Totodile!
Ash pega Totodile.

#156 - Cérebro de Ave!
Ash pega Noctowl.

#163 - O Bicho vai Pegar!
Ash captura um Beedrill no Concurso de Caça aos Insetos.
Ash dá seu Beedrill para a Casey.

#201 - Um Dia Eletrizante!
Chikorita evoluir para Bayleef.

#230 - Pokémon ao Extremo!
Ash ganha um Ovo.

#232 - Criando um Plano!
Phanpy nasce do Ovo.

#280 - Ninguém Pode com o Taillow!
Ash pega Taillow.

#283 - Três é Demais!
Ash pega Treecko.

#299 - Pegando um Corphish!
Ash pega Corphish.

#334 - O Torkoal!
Ash pega Torkoal.

#342 - O Exploud!
Treecko evolui para Grovile.

#356 - Esse é o Swellow!
Taillow evolui para Swellow.

#384 - Deixa Nevar, Deixa Nevar, Deixa Snorunt!
Ash pega Snorunt.

#399 - Rapsódia em Drew!
Snorunt evolui para Glalie.

#430 - Invertendo as Cargas!
Phanpy, que retorna à equipe de Ash para a Batalha da Fronteira, evolui para Donphan.

#437 - O Fora do Pokémon!
Grovyle evolui para Sceptile.

#459 - Canalizando a Zona da Batalha!
Ash captura Aipom.

#470 - Dois Degraus de Separação!
Ash pega Starly.

#473 - Engalhado em Confusões!
Ash pega Turtwig.

#481 - Nasce um Staravia!
Starly evolui para Staravia.

#520 - Tem Jeito de Espírito de Equipe!
Ash pega Chimchar após ser abandonado por Paul.

#523 - A Hora da Troca!
Ash troca seu Aipom pelo Buizel de Dawn.

#532 - Voando Pelas Asas da Mudança!
Ash pega Gligar.

#553 - Combatendo Medo com Medo!
Gligar evolui para Gliscor.

#568 - Ajudando o Inimigo!
Turtwig evolui para Grotle.

#586 - A Grande Competição da Área!
Staravia evolui para Staraptor.

#600 - Evoluindo Estratégias!
Chimchar evolui para Monferno.

#623 - O Senhor dos Ventos!
Ash deixa Gliscor com o Mestre de Batalhas Aéreas para treinar suas habilidades.

#625 - Peguei um Gible!
Ash pega Gible.

#631 - Fogo Contra Fogo!
Monferno evolui para Infernape.

#634 - A Torre dos Sentimentos de Sunyshore!
Grottle evolui para Torterra.

#623 - O Senhor dos Ventos!
Ash deixa Gliscor com o Mestre de Batalhas Aéreas para treinar suas habilidades.

#650 - Uma Antiga Combinação de Família!
Cyndaquil evolui para Quilava.

#663 - Entram Iris e Axew!
Ash pega Pidove.

#664 - Um Sandile Louco Para Mudar!
Ash pega Oshawott. O Sandile de óculos escuros aparece pela primeira vez.

#665 - O Clube de Batalha e a Escolha de Tepig!
Ash pega Tepig.

#668 - Snivy Joga Duro!
Ash pega Snivy.

#673 - Aí Vem o Esquadrão Trubbish!
Ash recebe um Ovo.

#678 - Scraggy Nasceu Para Ser Selvagem!
Scraggy nasce do Ovo.

#679 - Sewaddle e Burgh na Floresta Pinwheel!
Ash pega Sewaddle.

#681 - Dançando Com o Trio Ducklett!
O Sandile de óculos escuros evolui para Krokorok, quando ainda era selvagem.

#683 - A Debandada dos Venipede!
Pidove evolui para Tranquill.

#684 - Batalhando por Amor aos Tipo Inseto!
Sewaddle evolui para Swadloon.

#693 - Enfrentando o Medo de Olhos Abertos!
Ash pega Palpitoad.

#695 - Tenho Que Pegar o Roggenrola!
Ash pega Roggenrola.

#722 - Batalhando Contra o Rei das Minas!
Roggenrola evolui para Boldore.

#726 - Batalhando Contra o Valentão!
Ash finalmente pega o Krokorok de óculos escuros.

#729 - Uma Incrível Batalha Aérea!
Tranquill evolui para Unfezant.

#735 - Na Batalha Contra os Devoradores de Folhas!
Swadloon evolui para Leavanny.

#738 - No Fogo da Evolução!
Tepig evolui para Pignite.

#753 - Ash, Iris e Trip: o Lugar dos Três é Aqui!
Krokorok evolui para Krookodile.

#777 - Uma Reunião Acalorada!
Charizard retorna para a equipe de Ash.

#807 - Perseguição na Cidade de Lumiose!
Ash pega Froakie.

#808 - Uma Batalha de Mobilidade Aérea!
Ash pega Fletchling.

#841 - O Campeão da Floresta!
Ash pega Hawlucha.

#842 - Batalhas no Céu!
Fletchling evolui para Fletchinder.

#859 - Um Desafio Furtivo!
Froakie evolui para Frogadier.

#862 - Um Encontro Escorregadio!
Ash pega Goomy.

#868 - Um Oásis de Esperança!
Goomy evolui para Sliggoo.

#873 - Bons Amigos, Grandes Treinos!
Sligoo evolui para Goodra.

#878 - Além do Arco-Íris!
Ash deixa Goodra em seu lar no pântano.

#884 - Para o Alto Mas Não Muito Avante!
Ash recebe o ovo de Noibat, que choca no mesmo episódio.

#894 - Uma Missão Fotográfica Lendária!
Fletchinder evolui para Talonflame.

#909 - Um Festival de Decisões!
Frogadier evolui para Greninja, mostrando pela primeira vez o fenômeno do Vínculo.

#919 - Uma Raiva Elétrica!
Noibat evolui para Noivern.

#948 - Encarando a Necessidade de Muitos!
Greninja é liberado para ajudar Geleca e Z2 com os vestígios da energia negativa deixada pela Equipe Flare.

#955 - A Primeira Captura em Alola, no Estilo Ketchum!
Ash pega Rowlet.

#958 - É Por Isso que o Litten é um Rebelde!
Primeira aparição de Litten.

#966 - Agitos na Colina da Marca de Garra!
Ash pega Rockruff.

#972 - Uma Jornada Termina e Outra Começa!
Ash pega Litten.

#988 - Evolução nas Ruínas!
Rockruff evolui para Lycanroc Forma do Crepúsculo.

#1006 - A Nova Aventura dos Professores!
Primeira aparição de Poipole.

#1014 - Chegando ao Limite!
Litten evolui para Torracat.

#1018 - Amor à Primeira Rodada!
Ash pega Poipole.

#1040 - O Prisma Entre a Luz e a Escuridão!
Poipole é liberado em seu mundo para ficar junto de sua espécie.

#1062 - Um Banquete Metálico!
Ash pega Meltan.

#1089 - Rivais Finais!
O Meltan de Ash se funde com outros Meltan, evoluindo para Melmetal.

#1091 - Confronto de Movimentos-Z!
Poipole retorna de seu mundo, já como Naganadel.

#1094 - Surpresas Ardentes!
Torracat evolui para Incineroar.

#1096 - Sonhando Com o Sol e a Lua!
Naganadel retorna para o seu mundo.

#1107 - Um Teste no Paraíso!
Ash pega Dragonite.

#1108 - Melhor Amigo... Pior Pesadelo!
Primeira aparição de Gengar.

#1113 - Uma Maldição Assustadora!
Ash pega Gengar.

#1118 - Em Busca de um Mistério!
Ash pega Riolu.

#1124 - Resistindo!
Ash pega Farfetch'd de Galar.

#1142 - Espada e Escudo: A Lenda Desperta!
Riolu evolui para Lucario.

#1147 - Fósseis de Galar! Colem Eles!*
Ash pega Dracovish.

#1157 - O Desejo de se Tornar o Mestre do Alho Poró! Fique Comigo, Bravura!*
Farfetch'd de Galar evolui para Sirfetch'd.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

52 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. e muito legal´! mais o tepig vai evoluir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra pignite e não vai para emboar

      Excluir
  2. como voce disse o tepig evoluiu!obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. sei que devo ser chato,não postei comentario quando o tepig evoluiu,mas o krokorok do ash vai evoluir.

    ResponderExcluir
  4. Ai acho que vocês deveriam colocar a equipe de ash de acordo de como está aqui no Brasil :D

    ResponderExcluir
  5. o copa que vai ter que ash ira participar ele irá para as finais e nas finais o krokorok dele vai evoluir para krookodile fazendo ele ganhar a copa

    ResponderExcluir
  6. Na descrição da roupa dele em Sinnoh, vocês puseram Jaqueta, mas na verdade o que ele usa é uma camisa branca com um "colete" social preto.

    ResponderExcluir
  7. a sou eu bolinha eu não consigo mandar comentarios não sei porque,bom o krokorok do ash vai evoluir vai ganhar a batalha contra iris,mas infelismente vai perde contra trip, fiquei triste mas oque posso fazer então tchau!

    ResponderExcluir
  8. sou eu bolinha ainda tentando,mas não vim aqui para falar disso, essas postagens são muito boas e vim para parabenizar dan poke e mega blast pelas otimas postagens [não os conheço mas por favor me respondam ]então ja vou indo fui!

    ResponderExcluir
  9. o Ash chega a morrer sem reviver num filme de black and white, e que eu nao queria e acho estranho o ash nao aparecer no black and white 2 :( podiam me dizer?

    ResponderExcluir
  10. Ele revive sim. Não aparece em Black 2 & White 2 por ter protagonistas diferentes. Na verdade o ash mesmo não aparece em nenhum jogo.

    ResponderExcluir
  11. Umas novas imagens saiu no Bulbapedia da Unfezant e do Krookodile do Ash,coloquem elas ,elas são mais legais ....eu acho .....essas tb são mas aquelas são novas e a posição do pokemon está mais bonita ...é só uma ideia

    ResponderExcluir
  12. o ASH é uma criança que amadureceu com as suas viagens e eu espero que ele consiga se tornar um mestre pokemon e digo e repito ash eu gosto muito de ti não desista. tchau

    ResponderExcluir
  13. EU GOSTEI MAIS DA EVOLUÇÃO DO TEPIG MAIS EU GUERIA QUE O SNIVY OU O OSHAWOTT EVOLUISE

    ResponderExcluir
  14. Unfezan esta com professor carvalho

    ResponderExcluir
  15. no 1 episodio de pokemon da! a professora fala que vai enviar os pokemon de ash que esta com ela para professor carvalho

    ResponderExcluir
  16. o oshawott vai evoluir para dewott


    ResponderExcluir
  17. o charizard de ash ta com ele desde o episodio do bw2 queime charizard vs dragonite e os outros pokemons de unova que não são o charizard, pikachu, oshawott, snivy, pignite e krokodile estão com o professor carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei que ja acabou mas ao inves do krokodile o ash ficou como screggy

      Excluir
  18. Tem que atualizar isso ai, o charizard está no time principal do Ash!

    ResponderExcluir
  19. Uma pergunta, qual eh o pokemon mais forte do Ash?

    ResponderExcluir
  20. Tepig não tinha que evoluir, ele é bom pequeno e se evolui fica inútil e feio, quem tinha que evoluir era os outros u.u

    ResponderExcluir
  21. ash esta com roupa nova e seus pokemon de unova ele deixou todos e partil para karlos nova saga

    ResponderExcluir
  22. Gliscor esta no laboratorio junto com outros pokemon de ash hoje foi confirmado

    ResponderExcluir
  23. FROKIE VAI EVOLUIR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. completamente não mas seria legal ele virar greninja ne

      Excluir
  24. coloca foto do Hawlucha

    ResponderExcluir
  25. ta faltando o mais novo pokemon de ash ,hawlucha

    ResponderExcluir
  26. Ash sempre teve o olho castanho, só que agora com o formato maior se percebe mais, mas é só procurar uma imagem dele bem de perto e com o olho antigo que vão ver que o que digo é verdade...
    Sempre foi castanho...

    ResponderExcluir
  27. vei, na boa, os poke que o ash usa, ta faltando um, o pikachu euheuhue

    ResponderExcluir
  28. olha com essa nova abertura de xy (a terceira para ser azato) o froakie irá evoluir e ele irá capturar um goomy e parece que ele vai evoluir para a última evolução, mas como a abertura foi lançada a pouco tempo então podem mudar e pode acontecer outras coisas

    ResponderExcluir
  29. atualiza ae froakie de ash já evoluil e ele já capturou goomy hoje

    ResponderExcluir
  30. ash vai capturar noibate

    ResponderExcluir
  31. O frogadier evoluiu já,atualiza logo

    ResponderExcluir
  32. O frogadier já evoluiu pra geninja vc ainda não trocou a imagem

    ResponderExcluir
  33. noivern e greninja ash já tem

    ResponderExcluir
  34. Esperando a volta de ,Primeape,Pidgeot é Butterfree

    ResponderExcluir
  35. atualiza um goodra do ash retornou, noibat e frogadier evoluirão

    ResponderExcluir
  36. queria que aparecessem um squirtle e um primeape do ash novamente.

    ResponderExcluir
  37. Time final de Ash em Kalos, Pikachu, Greninja, Talonflame, Hawlucha, Novern e Goodra.

    ResponderExcluir
  38. Atualiza o time do Ash

    ResponderExcluir
  39. AFF Ash perdeu a liga, essa eu achei que ele ganharia, pois em outras regiões os rivais que ele não derrotou na jornada ele venceu na liga..

    ResponderExcluir
  40. Na próxima temporada Ash vai pra escola kkkk até que enfim, só espero que o Greninja continue aparecendo, alias Ash podia fazer um rodízio com seus pokémon, seria bem bacana.

    ResponderExcluir
  41. Um pouco desatualizado, mas ok

    ResponderExcluir
  42. Se eu fosse escrever a história colocaria o pai de Ash como o Giovanni da Equipe Rocket para dar um ar dramático como em Star Wars. EU SOU SEU PAI!!!!!! nãooooooooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  43. atualizem mais depois, principalmente sobre os pokemons quandosão capturados em alola

    ResponderExcluir
  44. Abandonou o site??

    Time atual do Ash:
    Pikachu; Rowlet; Lycanroc (forma
    crepusculo); Litten;
    Cosmoem

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال